Ir ao conteúdo

Upgrade de memória

BAGA

Posts recomendados

Postado

Primeiramente gostaria de dizer que achei o conteúdo deste tópico nota 10 ! Eu li todas as mensagens, mas me pintou uma dúvida: Como faço para saber a densidade máxima que cada soquete de memória suporta ?! Digamos que eu tenha uma placa mãe que suporte 4Gb de ram e a mesma tenha 4 soquetes, isto quer dizer que posso instalar 1Gb em cada soquete, mas qual seria a densidade máxima que cada um desses soquetes suportariam ?

Grato desde já.

Postado
Postado Originalmente por André M.@16 jan 2005, 14:56

Primeiramente gostaria de dizer que achei o conteúdo deste tópico nota 10 ! Eu li todas as mensagens, mas me pintou uma dúvida: Como faço para saber a densidade máxima que cada soquete de memória suporta ?! Digamos que eu tenha uma placa mãe que suporte 4Gb de ram e a mesma tenha 4 soquetes, isto quer dizer que posso instalar 1Gb em cada soquete, mas qual seria a densidade máxima que cada um desses soquetes suportariam ?

Grato desde já.

Não existe essa relação não.

A melhor forma de saber a densidade suportada, é através do site do fabricante ou pelo manual da placa-mãe.

:joia:

• 2 semanas depois...
Postado

Baga, beleza cara???

Bom, é o seguinte, eu tenho 256MB de memo no meu PC e gostaria de aumentar para 512MB comprando mais 1 modulo de 256MB ou trocando o meu por 1 modulo de 512MB. A minha é DDR. O que você me aconselha a fazer: comprar 1 modulo de 256 ou trocar o meu de 256 por 1 modulo de 512MB? Eu vejo que muitas lojas aqui na minha cidade vendem modulos de 256MB DDR de 333MHz por cerca de 145 reais, só não sei a marca delas, mas em média é esse preço. O que você acha sobre essa memos de 333MHz a 145 reais? Compensa comprá-las? Qual marca com o mesmo valor em média você me aconselha a comprar? No caso eu posso instalar outro modulo que tenha Clock diferente? Por favor, me de algumas dicas pra eu fazer uma boa escolha e não cair em roubadas.

Ah, aproveitando o embalo, eu executei o programa Everest 1.51 que me deu informações gerais do meu PC, e tem um parte que tem citando a memoria com esta info:

Módulos de Memória SPD

DIMM2: Advance Modules 256 MB PC2700 DDR SDRAM (2.5-3-3-7 @ 166 MHz) (2.0-3-3-6 @ 133 MHz)

o que você me diz destas informãções da minha memória? você acha q são boas?

Também queria saber qual o clock exato da minha memo, porque eu vi numa tabela de memos que quando se refere a PC2700 ela tem 333MHz (não sei se estou certo) mas aqui no programa everst mostra vários clocks e eu não sei identificar qual éh qual, e tb queria saber o que são "(2.5-3-3-7 @ 166 MHz) (2.0-3-3-6 @ 133 MHz)"?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

sobre se é melhor ter um de 512mb ou apenas comprar outro de 256mb pra somar com o de 256mb, vai ser de acordo com o seu bolso. Pois nem sempre consegue-se trocar os 256mb sem perder um pouco por ser usado!

Recomendaria você pegar apenas um módulo de 512mb caso sua placa-mãe tiver apenas dois slots de memória, na qual dependendo da sua necessidade e utilidade do micro, colocaria outro de 512mb depois. Embora essa quantidade é suficiente pra rodar a maioria dos programas!

Módulos de Memória SPD

DIMM2: Advance Modules 256 MB PC2700 DDR SDRAM (2.5-3-3-7 @ 166 MHz) (2.0-3-3-6 @ 133 MHz)

A sua memória é uma DDR333, é o mesmo significado de DDR PC2700

As duas informações entre parênteses significa qual a latência essa memória roda, no caso mostrado no everest é 2,5-3-3-7 quando esta a 166mhz (ou DDR333), e consegue diminuir pra 2-3-3-6 trabalhando a 133mhz (ou DDR266).

Essas latências são as da maioria das memórias vendidas, esse valor de 145,00 é a faixa de preço dele, mas lembre-se que são de maracs genéricas. As conhecidas que já usei e gostei foram as da Spectek, Vdata e Samsung, as da Infineon são boas, porém nunca usei!

• 4 semanas depois...
Postado

E aí BAGA, beleza!

Meu PC ta com 256MB de memoria DDR PC2700 333Mhz e eu gostaria de colocar mais 256 megas. No entanto eu queria saber se há algum problema se eu colocar mais um modulo de memoria de 256MB DDR só que do tipo PC3200 de 400Mhz ou maior junto com esse modulo que eu ja tenho instalado q tb é 256MB mas com clock diferente, q é PC2700 333MHz. Também querria saber se pode colocar memorias de marcas diferentes entre si. Poderá haver incompatibilidades??? Minha placa tem apenas 2 slots para memoria, mais informações sobre meu PC estão abaixo.

Eu li que se colocar 2 modulos de memorias com clocks diferentes a velocidade das duas será determinada pela memoria de clock menor, no entando se eu colocar mais esse modulo de 400Mhz junto com o outro de 333Mhz as duas vão trabalhar em 333MHz. É mesmo verdade isso? porque acontece isso?

O que você me diz das memórias genéricas, compenssa comprá-las? As de marcas que você me indicou (Samsung, Infineon, Spectek) são bem mais caras do q as genéricas ou são em conta tb?

Obrigado!

Postado

Ora,

As duas vão funcionar na menor velocidade, exatamente "porque ninguém consegue dar um passo maior que as pernas podem alcançar!" Ora, se as memos DDR333 fosse capazes de "rodarem" num clock maior do que 333Mhz, elas não seriam DDR333...

Se você tiver grana, o melhor que pode fazer é comprar apenas um módulo de 512MB DDR400! E é muito difícil conflito entre memórias de marcas distintas! O máximo que pode ocorrer é uma ter uma latência menor e as duas funcionarem na maior latência(Lembre-se que quando falavamos em latência: quando menor, melhor! ) E ainda, ocupar todos slots de memória custuma ser sinônimo de queda de desempenho!

E para esse fenômeno, o dos hardwares sempre funcionarem na velocidade do mais lento, damos o nome de GARGALO!

E memória genérica não é sinônimo de baixa qualidade e muito menos defeito!

Memória genérica não apresenta mais problemas que as "de marca"! Apenas apresentam um desempenho inferior e não são aconselhaveis para se fazer o overclock!

É isso!

FelicidadeS! :bandeira:

Postado
Apenas apresentam um desempenho inferior e não são aconselhaveis para se fazer o overclock!

Acabou se contradizendo ....

O desempenho de ambas são identicos, mas a real diferença aparece quando trabalha-se com baixas latencys e com as memos em OC.

Fora isso, é a mesmo coisa ....

B)

Postado

Eu tenho o pc:

ASUS A7V8X-X

Athlon XP2400+

256mb 266mhz

256mb 400mhz

Quero comprar mais memória e deixar com 1 giga.

Então fiz o seguinte: comprei um pente de 512mb 400mhz e troquei o pente de 256mb 266mhz por um de 400mhz..

Vai funcionar direitinho?

Eu ouvi falar que por causa do meu processador, tudo vai rodar em 333mhz. É verdade? Ou posso comprar na boa?

Postado

lOcAlZiN,

Uaih?!

(lOcAlZiN Postado em 21 de fevereiro de 2005, 23:29)

Acabou se contradizendo ....

O desempenho de ambas são identicos, mas a real diferença aparece quando trabalha-se com baixas latencys e com as memos em OC.

Ora, lOcAlZiN se as memórias de "marca" trabalham em uma latência menor, elas têm um desempenho melhor, não?! E se as memos de "MARCA" suportam OC, elas apresentam um desempenho superior também, não?!

Assim, não considero que tenha entrado em contradição! Como disse, memórias genérias não são piores, nem apresentam mais defeitos... Memória genérica não é sinônimo de problema, elas apenas não são recomendaveis para uma busca de alto-desempenho - Leia-se: Baixas latências e OverClock!

Acho que é isso!

FelicidadeS! :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por ferjor@21 de fevereiro de 2005, 20:34

Ora,

As duas vão funcionar na menor velocidade, exatamente "porque ninguém consegue dar um passo maior que as pernas podem alcançar!" Ora, se as memos DDR333 fosse capazes de "rodarem" num clock maior do que 333Mhz, elas não seriam DDR333...

Ok, mas eu disse que um moculo é de 333Mhz e o outro modulo tem 400Mhz, e não que as duas memos tem 333Mhz de clock. É óbvio que se as duas tivessem os clocks iguais elas funcionariam com os clocks das mesmas, senão realmente "elas não seriam 333MHz"! Por isso surgiu a dúvida...

Mas tá tudo certo, eu ja dei uma pesquisada nesse assunto e ja resolvi aqui!

Valeu!

Postado
Postado Originalmente por tiagobonfá@23 de fevereiro de 2005, 23:14

Eu tenho o pc:

ASUS A7V8X-X

Athlon XP2400+

256mb 266mhz

256mb 400mhz

Quero comprar mais memória e deixar com 1 giga.

Então fiz o seguinte: comprei um pente de 512mb 400mhz e troquei o pente de 256mb 266mhz por um de 400mhz..

Vai funcionar direitinho?

Eu ouvi falar que por causa do meu processador, tudo vai rodar em 333mhz. É verdade? Ou posso comprar na boa?

alguém pode me ajudar???

• Membro VIP
Postado

tiagobonfá,

não é por causa do processador que funcionará a 333mhz, mas sim da sua placa-mãe. Na realidade ela suporta trabalhar com memos a 400mhz, mas por defeito de construção do chipset, o desempenho cai em relação se estiver trabalhando a 333mhz

Ainda mais que o ideal é o barramento (FSB) e a freqüência da memória estarem trabalhando em sincronia, e o kt400 da A7V8X-X vai até 333mhz de FSB, consequentemente sua(s) memória(s) irão trabalhar bem até 333mhz!

E sobre somar os 3 módulos de memória, tecnicamente não dará nenhum problema, mas como nada é perfeito ou 100%, o mais recomedável seria testá-las antes de comprar

mas coloco mais de 90% de num dar problema :-BEER

Postado
Postado Originalmente por BAGA@24 de fevereiro de 2005, 19:46

tiagobonfá,

não é por causa do processador que funcionará a 333mhz, mas sim da sua placa-mãe. Na realidade ela suporta trabalhar com memos a 400mhz, mas por defeito de construção do chipset, o desempenho cai em relação se estiver trabalhando a 333mhz

Ainda mais que o ideal é o barramento (FSB) e a freqüência da memória estarem trabalhando em sincronia, e o kt400 da A7V8X-X vai até 333mhz de FSB, consequentemente sua(s) memória(s) irão trabalhar bem até 333mhz!

E sobre somar os 3 módulos de memória, tecnicamente não dará nenhum problema, mas como nada é perfeito ou 100%, o mais recomedável seria testá-las antes de comprar

mas coloco mais de 90% de num dar problema  :-BEER

O ideal era eu comprar uma nova placa mãe? Aquela A7N8X Deluxe com dual channel???? Mas daí, teria outro problema... teria que pagar pela diferença das memórias... putz.. que #$%#$@...

Postado

Estou com um problema, primeiramente estava com 128MB DDR 333, instalei mais uma de 512MB DDR 400 (Genérica) até ai tudo OK!! Minha placa é de FSB 200/266 e aceita 2GB. Então instalei mais uma de 512MB DDR 400 (Spectrek) no lugar da 128 DDR 333 e meu monitor fica totalmente preto, a não ser que no valores minimos da resolução e cores onde consigo visualizar.

Já troquei uma pela outra e outra pela uma e isso só ocorre quando estou com a duas 512 DDR 400!

O que pode estar ocorrendo?

Se eu trocar a DDR 400 por uma DDR 333 Vai rodar?

Se instalar uma Placa de Video Off pode resolver, pois acho que o unico problema está ocorrendo com o Video? :muro:

Postado

Placas de Vídeo On-Board custumam "roubar" memória do SLOT1! Sendo assim, qualquer problema/erro/incompatibilidade que ocorrer com o Slot1, a placa de vídeo para de funcionar!

Tente mudar a ordem das memórias... e se der certo, veja se todas estão sendo reconhecidas... sem problemas e sem travamentos!!

É isso!

FelicidadeS!

• Membro VIP
Postado

pstefano,

faça como o amigo ferjor disse, altere as posições!

to crendo que possa ser incompatibilidade da memo, mas seria bom você mencionar o modelo da sua placa-mãe!

Postado
Como disse, memórias genérias não são piores, nem apresentam mais defeitos... Memória genérica não é sinônimo de problema, elas apenas não são recomendaveis para uma busca de alto-desempenho - Leia-se: Baixas latências e OverClock!

Agora sim, concordo plenamente com o que você disse !!

Latencys não alteram o desempenho á ponto de realizarem uma diferença considerável.

B)

Postado
Postado Originalmente por BAGA@25 de fevereiro de 2005, 09:28

pstefano,

faça como o amigo ferjor disse, altere as posições!

to crendo que possa ser incompatibilidade da memo, mas seria bom você mencionar o modelo da sua placa-mãe!

Baga

Agradeço primeiramente agradeço a sua atenção e a do ferjor...

Antes de postar fiz uma pesquisa e troquei as memorias en todas as combinasções posiveis, tentei novamente mas a mesma coisa ocorreu!

Sobre a Placa-Mãe é uma PCChips M825 V7.2A, li que é uma marca inferior, sera que é por isso?

E se eu trocar uma 512 DDR 400 por um 512 DDR 333 Roda?

Ou instalar uma placa de video OFF, resolve??

Grato.

Postado

Eu sou mais uma placa de vídeo-off!

Sobre a marca da sua placa... Sim, PcChip é sinônimo de placa de baixo custo... a fabricantes das famosas Twin... (Até hoje eu só vi, ao vivo, placas Twin da PcChip! Tudo que vejo de mais estranho provém da PcChip ou ECS, que uma sub-divisão da primeira!)

Felicidades!

:bandeira:

• Membro VIP
Postado

pstefano,

pode ser trocando de memória resolva, mas não pelo fato de ser uma DDR400 ou DDR333, mas sim por alguma incompatibilidade!

você testou na placa-mãe separadamente, elas só dão problema quando estão juntas?

Postado
Postado Originalmente por BAGA@27 de fevereiro de 2005, 18:09

pstefano,

pode ser trocando de memória resolva, mas não pelo fato de ser uma DDR400 ou DDR333, mas sim por alguma incompatibilidade!

você testou na placa-mãe separadamente, elas só dão problema quando estão juntas?

Baga

Sim, apenas quando estão juntas,(mesmo trocando a ordem) acha que se pode ser apenas esse pente, se eu trocar por outra igual pode resolver?

E instalando uma plac de video, ainda corro o risco de continuar com o mesmo problema?

Grato.

• Membro VIP
Postado

Pode mas como não, teria que testar!

tente fazer o seguinte antes: entre no setup e coloque as latencias nos valores mais altos possiveis e seta tb pra trabalhar em sincronia com o barramento do processador!

Postado
Postado Originalmente por BAGA@01 de março de 2005, 11:27

Pode mas como não, teria que testar!

tente fazer o seguinte antes: entre no setup e coloque as latencias nos valores mais altos possiveis e seta tb pra trabalhar em sincronia com o barramento do processador!

Baga

Fui no Setup e os itens que encontrei relacionado a memória são:

Dram timing by SPD = Disabled

Dram Cas# latency = 2.5 (2 ou 2.5)

Dram bank interleave = Disable ( 2-way ou 4-way)

Altereie o Dram Cas# latency p/ 2 e nda!

Dram timing by SPD p/ Enable (desabilita Dram Cas# latency e Dram bank interleave) e nda!

Só não alterei o Dram bank interleave pois não em minha pesquisa não achei nda relacionado a ele.

Verifiquei que muitos falam de colocar a memoria trabalhando em sincronia com o FSB...

Bem tenho um Athlon MP 1200, com freqüência alterada de 133 p/ 149 (9X149) voltei p/ 133 o problema continuou!

Sera que é essa falta de sincronia com o FSB? Pois sozinhas ou com a de 128 fica normal apenas a duas juntas que ocorre o problema com o Video on board (S3 Graphics ProSavageDDR 32 MB).

Grato.

Postado

pstefano,

Caro colega!

Sobre Bank Interleave você pode pesquisar aqui! Neste link está uma pesquisa que fiz. E principalmente os sítios em inglês posseum informações preciosas!

Quanto temos problemas... devos AUMENTAR a latência e NÃO diminui-las!

Se tua placa só fornece "2.0" e "2.5", o que apesar de me parecer muito estranho! Principalmente, por se tratar do CAS e possuir apenas tão baixos valores... você precisa configura-los no tempo mais alto! No caso: 2.5, segundo seu último comentário! Colocar ENABLED no SPD seria interessante também! Além de ultilizar 4-way no Bank Interleave para aumentar um pouco o desempenho!

Sobre utilizar o FSB em Sincronia ou Assincronia... me parece ser meio polêmico aqui! Sem qualquer teste/pesquisa... acredito que a tendência é termos maiores desempenhos em Assincronia, desde que estejamos com o clock das memos em uma velocidade maior que o FSB! Porém, em placas-mães mais antigas, o contrário do que acabei de falar é que parece ser verdade, ou seja: Sincronia para maior desempenho!

Se você tem dúvidas... é para isso que existem programas de desempenho!

Mas como você está tendo problemas com suas memos, coloque-as em sincronia!

(...)

Deixa ver se eu entendi!

Você tem:

1º-Um Módulo DDR400 de 512MB; { Justamente o que está tendo problema!!}

2º- m Módulo DDR400 de 512MB Genérico e

3º-Um Módulo DDR333 de 128MB!

Certo?!

Pelo pouco que eu entendi... no

Então instalei mais uma de 512MB DDR 400 (Spectrek) no lugar da 128 DDR 333 e meu monitor fica totalmente preto, a não ser que no valores minimos da resolução e cores onde consigo visualizar.

... então mesmo quando você usa apenas os dois módulos de 512MB, o monitor liga?? Apesar de você ter que utilizar esses "valores mínimos"... o monitor liga?!

Esses "valores mínimos" que você se refere são 800x600 e 256Cores?! É isso?!

Nesta configuração sua placa funciona?!

(...)

Sua placa mãe é essa?!

Então sua placa mãe só tem dois slots! Logo, acredito que, se entendi bem... seu pc funciona quando:

*O 3º e 2º módulos estão conectados! e em qualquer posição;

*O 3* e 1º módulos estão conectados! e em qualquer posição.

Porém, o 1º e 2º módulos simultâneos dão problemas!

Certo?!

Espero respostas!

e

FelicidadeS!

:bandeira:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...