Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de memória


BAGA

Posts recomendados

  • Membro VIP

Instalar mais memória no micro para torná-lo mais rápido é, aparentemente, uma tarefa extremamente simples: basta comprar a memória na loja e instalá-la na placa-mãe do micro, com ele desligado, obviamente.

Só que incompatibilidades de placas-mãe antigas com módulos de memória mais novos estão cada vez mais comuns: você compra o módulo, instala no micro e a placa-mãe não reconhece toda a capacidade do módulo (por exemplo, você compra um módulo de 128 MB de memória e o micro só conta ele como se ele fosse de 64 MB).

Existem dois limites no upgrade de memória do micro. O primeiro é a capacidade máxima de cada módulo que a placa-mãe aceita. Este limite está especificado no manual da placa. Por exemplo, se a sua placa-mãe só aceita módulos de até 64 MB de capacidade, não adianta tentar instalar módulos de uma capacidade maior porque a sua placa-mãe não aceitará. Placas-mãe mais antigas (soquete 7, isto é, para os processadores Pentium, Pentium MMX, 6x86, 6x86MX, MII, K5 e K6) estão limitadas a módulos de 64 MB cada. Já placas-mãe para os processadores Super 7 (K6-2 e K6-III) aceitam módulos de memória de até 256 MB cada.

Se você não tiver mais o manual da sua placa-mãe para saber a quantidade máxima de memória que cada soquete de memória da placa-mãe aceita (64 MB, 256 MB, 512 MB, etc), basta usar o programa Sandra (http://www.sisoftware.co.uk, baixe a versão shareware). Rode o programa e clique no ícone Mainboard Information. Na janela que aparecerá, preste atenção ao item System Memory Controller. Nele aparecerá discriminado o número de soquetes de memória que o seu micro tem (Number of Memory Slots) e a quantidade máxima de memória que o seu micro aceita (Maximum Installable Memory). Basta dividir a quantidade máxima de memória pelo número de soquetes de memória para saber o módulo máximo de memória que o seu PC aceita. Por exemplo em um micro onde a capacidade máxima de memória é de 768 MB e ele tem três soquetes de memória, isso significa que ele aceita módulos de até 256 MB.

O segundo limite refere-se à densidade de cada chip de memória. É nesse limite que se encontram os maiores problemas de compatibilidade atualmente. Cada módulo de memória possui uma série de chips de memória RAM. Dividindo-se a capacidade do módulo de memória pela quantidade de chips que ele tem, temos a capacidade de memória que cada chip armazena, em MB. Por exemplo, em um módulo de memória de 256 MB com 16 chips, significa que cada chip armazena 16 MB (256 MB / 16). Só que a unidade mais usual de se representar a densidade de cada chip de memória é o megabit e não o megabyte. Como um megabyte equivale a oito megabits, basta multiplicar o valor encontrado por oito para ter o resultado em megabits. Ou seja, esse mesmo módulo de memória tem uma densidade de 128 Mbits.

O problema todo é o seguinte: placas-mãe que aceitam módulos de até 256 MB só aceitam chips de memória com densidade de até 128 Mbits.

Se instalarmos o módulo de memória de 256 MB de densidade de 128 Mbits de nosso exemplo em um K6-2, ele será aceito sem problemas.

Entretanto, suponha um módulo de 128 MB de memória usando quatro chips. A densidade desse módulo será de 256 Mbits (128 MB / 4 x 8). Módulos com densidade de 256 Mbits só são aceitos em placas-mãe onde o limite de capacidade de cada módulo de memória é de até 512 MB ou mais. Ou seja, esse módulo de memória de 128 MB não será reconhecido em um K6-2, por exemplo, mesmo a placa-mãe desse micro permitindo a instalação de módulos de memória de até 256 MB. Apesar de aparentemente a placa-mãe aceitar a capacidade do módulo (128 MB) o problema é que ela não reconhece a densidade dos chips usados (256 Mbits).

Nesse caso, essa placa-mãe só aceitará módulos de 128 MB com pelo menos oito chips e módulos de 256 MB com pelo menos 16 chips.

* Esse texto foi elaborado pelo Professor Gabriel Torres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa cópia foi feita devido ao fato de que muitas pessoas não consultarem o clube, dai não veem as dicas e coisas que existem lá e como esse assunto é insistentemente perguntando aqui o usuário achou por bem colocar esse tópico e logo após ele foi fixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por « | »Hide Fire« | »®@18 Mai. 2003,11:13

Essa cópia foi feita devido ao fato de que muitas pessoas não consultarem o clube, dai não veem as dicas e coisas que existem lá e como esse assunto é insistentemente perguntando aqui o usuário achou por bem colocar esse tópico e logo após ele foi fixado.

Eu sou um deles! Quase nunca entrei no Clube do Hardware.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz meus velhos !

Baixei o Sandra ...

tenho o win 98, só que quando executo o programa e confirmo

a instalação ele pede pra que eu faça um update do win...

para pegar o seguinte arquivo MDAC 2.5 !!

Só que não acho isso !!  :(

Que¨coisa !! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por flavioac@13 Junho 2003,20:51

Este valor você consegue alterando o setup ou no modo by spped ele já identifica a latência em 2t?

tive que alterar no setup!

descobri quando passei o hwinfo e fui dar uma olhada na memória e lá vi que ele suportava!  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por Bone@27 Mai 2003,02:30

Putz meus velhos !

Baixei o Sandra ...

tenho o win 98, só que quando executo o programa e confirmo

a instalação ele pede pra que eu faça um update do win...

para pegar o seguinte arquivo MDAC 2.5 !!

Só que não acho isso !!  :(

Que¨coisa !! :(

O MDAC (Microsoft Data Access Components) é fornecido pela Microsoft. Ele está na versão 2.7 e você o baixa no próprio site da MS.

Download:

MDAC 2.7 SP1 Refresh (5.15 MB)

Té+ :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

ola, eu consegui tirar algumas duvidas a esse respeito

porque li a materia do clude do hardware, e quem puder

entre la, tem tópicos muito interessantes.

esses dias teve uma enquete sobre ter certificação ou

não ter ( cursos tambem)

e esse assunto da para contar no dedo quem ensine,beleza. :oba:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E colocar módulos de densidades diferentes, mesmo a placa aceitando os dois dá algum problema? Eu tinha um módulo dde 128MB com oito chips, ddr, comprei outro também de 128 com quatro chips, os dois foram reconhecidos corretamente, mas o windows ficou doidão, depois de várias tentativas pra resolver descobri que o problema estava com meu módulo antigo, o de oito chips, mas antes ele funcionava na boa, só deu problema quando coloquei os dois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Acontece nconpatibilidade com memos ddr sim, eu esto com 2 pentes de 256mb (ambos samsung) e um 266mhz e outro 333mhz.

o caso é que quando eu coloco só o pente 266 beleza vai na boa, transferência alta e ok as latências o minimo que posso pôr etc é uma ótima memória (quem dera samsung sempre foi a melhor)

e quando eu coloco só o pente 333 também vai beleza ok roda super bem e tranfeência max e latências no mínimo.

o grande problema é quando eu ligo os dois juntos, tenho q obrigatoriamente colocar eles @ 200mhz, senão não tem jeito, fica travando, dando pau e tudo mais.

já fiz de tudo (tudo mesmo gastei um dia inteiro)

troquei os bank's, aumentei as latências e etc, mas nda :muro: então so quero me livrar do pente 266 (n~q ele seja ruim, pelo contrário, ele é ótimo como eu já disse) mas eu quero o pc rodando @ 333 de qualquer maneira, por isso tenho q pegar + 1 módulo 333 ( e vou pegar um idêntico aê não tem erro)

ok t+ :bandeira:

Editado por ter sido escrito originalmente em letras maiúsculas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ocean,

referi pela questão de densidade da memória, pois isso é problema que ocorre nos chipsets mais antigos onde nem existia (pelo menos no mercado) as memórias DDR, e com as novas SDR alguns chipsets não as suportam!

incompatibilidade nas DDR existem sim, mas é em relação da placa mãe com alguma memória ou entre modelos (e marcas) diferentes de memória!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pode parecer uma pergunta *****, porém, me surgiu a dúvida de resolvi perguntar, tenho uma Soyo Dragon Plus Kt-333, Memoria 256Mb DDR 2700 333Mhz, se eu colocar outra memoria 512Mb DDR PC 2700 333Mhz, poderia haver algum tipo de incompatibilidade??? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BAGA@10 jun 2003, 22:08

<font color='#000080'>eu uso a spectek de 128mb DDR266 na minha placa, que é a mesma!

pode comprar sem problemas!

a novidade que tive com essa memória foi o suporte a CAS Lantency 2T!</font>

Quanto a isso ainda, quer dizer então que as Spectek são C.L. 2 ? Esse CAS Latency igual a 2t comentando por vocês anteriormente, é o mesmo que C.L. 2, certo ? Engraçado é que, eu não sabia que Spectek tivessem C.L. 2, independente do modelo. Isso é facilmente alterado no Setup ? Como pode e deve ser feito ?

Vlew, abraços

até + !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, devido ao topico e eu estar fazendo upgrade d memoria, gostaria d saber, tenho 256mb d DDR 266 Elixir, seria uma boa estar trocando por 512mb(2x 256mb) DDR 333 Kingston ? O que me diriam disso, dessas memorias, da Kingston ? Na verdade tenho procurado por Samsung, só que infelizmente não tenho conseguido encontrar. Poderiam me ajudar ?!

Agradeço desde já, abraços

até + !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Esfola_Cranio@13 dez 2003, 01:19

Olá, pode parecer uma pergunta *****, porém, me surgiu a dúvida de resolvi perguntar, tenho uma Soyo Dragon Plus Kt-333, Memoria 256Mb DDR 2700 333Mhz, se eu colocar outra memoria 512Mb DDR PC 2700 333Mhz, poderia haver algum tipo de incompatibilidade??? Obrigado.

a principio não!

pode ocorrer incompatibilidade dessa memória em relação a placa-mãe, ou entre as marcas!

sempre é bom dar uma passada no site do fabricante da placa-mãe e ver se não tem nenhum aviso de incompatibilidade de alguma em relação a placa-mãe!

mas é difícil ter problemas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por gu574vo@15 dez 2003, 00:56

Pois bem, devido ao topico e eu estar fazendo upgrade d memoria, gostaria d saber, tenho 256mb d DDR 266 Elixir, seria uma boa estar trocando por 512mb(2x 256mb) DDR 333 Kingston ? O que me diriam disso, dessas memorias, da Kingston ? Na verdade tenho procurado por Samsung, só que infelizmente não tenho conseguido encontrar. Poderiam me ajudar ?!

                                                               Agradeço desde já, abraços

                                                                                                        até + !

gustavo,

as memórias da kingston são boas, é uma boa escolha!

a samsung seria uma opção mais barata!

sobre a pergunta anterior, foi no modelo DDR266 pois a DDR333 só foi apenas 2.5

CAS 2T é o mesmo que C.L.2 que se referiu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estou preocupado com a questão do CL 2.5. O q é isso? tensão?

Pretendo comprar uma:

DDR PC2100 CORSAIR 256MB

CORSAIR MEMORY 256MB PC2100 DDR RAM - OEM VS256MB266 DDR, PC2100 32x64 184-Pin, CAS 2.5, Non-ECC Unbuffered Requires DDR supported Motherboard - Lifetime Warranty.

E minha placa-mãe é uma ECS K7S5A V. 3.1 No manual esta questão está bem confusa, alguém pode me explicar e dizer se vai funcionar na minha placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por F0rbIz0n@04 jan 2004, 11:13

Estou preocupado com a questão do CL 2.5. O q é isso? tensão?

Pretendo comprar uma:

DDR PC2100 CORSAIR 256MB

CORSAIR MEMORY 256MB PC2100 DDR RAM - OEM VS256MB266 DDR, PC2100 32x64 184-Pin, CAS 2.5, Non-ECC Unbuffered Requires DDR supported Motherboard - Lifetime Warranty.

E minha placa-mãe é uma ECS K7S5A V. 3.1 No manual esta questão está bem confusa, alguém pode me explicar e dizer se vai funcionar na minha placa-mãe?

CL (Cas Latency), é a latência, ou seja, o tempo que a memória leva para armazenar um dado. Desta forma, quanto menor a latência, melhor o desempenho.

Dentre essas memórias, recomendo a corsair. Porém se quiser uma memória estável e não pretende fazer overs radicais, uma boa pedida é a Samsung.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

quanto tá custando essa memória?

pois acho que não seja um bom negócio, pois ela é mais recomendada pra aqueles que vão fazer overclock e sua placa-mãe não tem suporte pra over!

nisso recomendo que pegue uma DDR400 como as samsung e a infineon, são boas. Essa corsair pelo que vi tem cas de 2.5 em 266mhz, e eu por exemplo com uma DDR333 spectek coloquei o cas a 2 quando rodou a 266mhz (que é o máximo que essa placa-mãe trabalha)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...