Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV-OUT para HDTV


ethraza

Posts recomendados

Ola!

Nesse natal me dei de presente uma Philips 29" HDTV Real Flat (29PT8422).

Essa TV tem entrada para V. Composto, S. Video e V. Componente.

Meu PC atualmente tem uma nVidia GeForce 4 MX 4000 com saida S. Video.

Estou ligando a o PC na TV com o cabo S. Video, da para assistir um DVD e jogar mas não da pra navegar proque fica difícil de ler as coisas.

Eu estou comecando a ficar desesperado porque não encontro uma resposta boa na internet inteira. :muro:

Como faço pra ligar o PC na HDTV e utiliza-la a 720p ou 1080i ou sei la? :help:

Existe um adaptador VGA (HD15) => V. Componente (YPbPr) que funcione descentemente?

:blink:

Vou ter que comprar uma placa de video com saida DVI? Neste caso vai existir um adaptador DVI => V. Componente?

Existe uma placas nVidia com Component OUT e suporte HDTV? Qual?

Tambem tenho uma ATI Radeon 9200 SE no PC do meu irmão e posso trocar com ele. Essa tem saida Super S. Video (7 pinos) e DVI. Mas vai adiantar trocar?

Jogo essa HDTV na privada, subo em cima e dou descarga? :priv:

Help please... :help:

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém? :(

Procurando na net sem parar o máximo que encontrei foi em alguns anúncios de vendas placa de vídeo, umas Geforce 6xxx que tem HDTV/TV-Out.

Mas não consigo encontrar se isso é suporte a Vídeo Componente Out pelo plug 10-pin S. Vídeo ou o que.

E também não acho uma lista que diga qual placa tem e qual não tem isso, mesmo porque eu não tenho R$ 900,00 pra dar numa placa de vídeo agora e acho que nunca vou ter hehe. Precisava ser uma no máximo nuns R$ 250,00 e olha lá.

E sim precisa ser nVidia, porque eu uso Linux e não to afim de passar semanas me debatendo com os drivers porcos (pra falar o mínimo) da ATI.

Se alguém tiver aquela dica que vai salvar o mundo... eu agradeço!

Help, F1, :help: ...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, as placas série 6xxx da nvidia geralmente tem suporte a HDTV a partir das 6600, essa conexão é feita através de um cabo vídeo componente e não é preciso de adaptador. Fique esperto que tem algumas placas (a grande maioria das XFX é um exemplo) que dizem que tem suporte a HDTV mas não vem com o cabo de conexão para vídeo componente, o que acaba não resolvendo sua questão. Outra alternativa é comprar uma placa com saída DVI, existe o adaptador dessa saída para o vídeo componente, mas não é muito fácil de achar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ethraza@02 de janeiro de 2006, 23:49

valeu, cara!

Agora só falta achar uma que me sirva e que caiba no meu bolso  :D

T+  :bye:

A 6600 da Prolink e da Gigabyte e da MSI é certeza que tem o cabo e suporte para HDTV.A minha Gigabyte tem mas como minha TV não é HDTV to usando S-video mesmo pela praticidade(fora que a imagem ficou otima com um cabo S-video blindado de qualidade que to usando).Configurar HDTV é um pouco mais complicado mas se você tem a TV e comprar a placa de video adequada pode conseguir excelentes resultados.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai bele!

Tipo assim, a GeForce 6600 é uns R$ 500,00 + ou -, ta meio fora da minha realidade para o momento. já uma GeForce 6200 é uns R$ 250,00 - R$ 300,00, um pouco mais acessível.

Mas ai vem a pergunta que não quer calar... As 6200 suportam HDTV-Out? :bored:

Peguei a descrição de uma Inno3D 6200A e é meio obscuro o que diz:

The Ultimate Multi-Display Solution with nVIDIA® nView Display Technology :

NVIDIA's nView hardware and software technology combination leverages nVIDIA's industry-leading hardware and software expertise to deliver multi-display functionality of immense flexibility. nView incorporates built-in attribute and performance tuning for each of the different display devices - including CRTs, Televisions, and flat panel LCDs - and provides for completely intuitive and flexible work environments.

Dual, 400MHz RAMDAC's for display resolutions up to and including 2048x1536 @85Hz.

Integrated NTSC/PAL TV encoder support resolutions up to 1024x768 without the need for panning with built-in Macrovision copy protection.

DVD and HDTV-ready MPEG-2 decoding up to 1920x1080i resolutions

DVI support for compatibility with next-generation flat panel displays with resolutions up to and including 1600x1200.

:goff:

Ai (sublinhado) fala que o TV encoder vai só até 1024x768, mas também fala que é HDTV-ready e o que confunde de verdade, que o DVI vai até 1600x1200.

Mas num fala nada de Vídeo Componente que é o que eu quero. :huh:

E ai? O que acham? :blink:

valeu o :help: galera!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem que ver se esse modelo vem com adaptador que tem conecsão para Video componente.você mora em São Paulo onde tem muitas lojas boas algumas na St.efigenia ou seja eu se fosse você ia nas lojas boas e perguntava.Pedia pra ver se tem o adaptador com saida Video componente nele e isso aparece entre os componentes que vem com a placa.Sites de fabricante ajudam a minha Gigabyte lista no site dela o adaptador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Amigo, realmente está na especificação dessa TV que ela suporta HDTV. Mas isso não quer dizer muita coisa. Hoje em dia tem muita coisa mal explicada a respeito disso. Na especificação apesar de dizer que tem suporte a HDTV não diz qual a resolução da TV. É bem capaz que o que ela faça seja sintonizar HDTV mas converter o sinal para analógico antes de mostrar na tela.

Uma boa indicação disso é que não existem entradas digitais nesse aparelho. Apesar de que uma entrada de vídeo componente tem uma qualidade muito boa de imagem, ainda é uma entrada analógica. Além disso a resolução de imagens HDTV costumam ser no formato 16:9 e não 4:3 como o seu aparelho portanto, melhor visualizado em uma TV widescreen.

Para conseguir ver uma imagem realmente digital e que entre na sua televisão com a resolução adequada você precisa de uma entrada digital na TV, ou seja, uma entrada DVI ou uma entrada HDMI.

DVI e HDMI são compatíveis e basta um cabo para ligar uma saída DVI em uma entrada HDMI. A DVI permite resolução de até 1920x1200 a 60Hz, o que já é o suficiente para o melhor sinal de alta definição (1920x1080) em uma TV. Isso tudo está na wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Digital_Visual_Interface). Saídas DVI estão disponíveis na maioria das placas de vídeo mais modernas.

Muitas TVs à venda no Brasil hoje não possuem essas entradas e, quando possuem raramente mostram uma imagem verdadeiramente de alta definição. É só sair olhando por aí que mesmo as caríssimas TVs de plasma 42" que tem no mercado não tem resolução suficiente para HDTV. Muitas suportam apenas 480p (que é 704x480 e não é considerado alta definição) e convertem o sinal 720p e 1080i para 480p antes de mostrar na tela. Entra em qualquer site de comércio eletrônico grande e começa a ler as especificações das TVs que tá tudo escrito lá.

Enfim, sinto te dizer isso mas acho difícil que você consiga ver uma imagem de alta definição nesse aparelho. Como você só tem entradas analógicas você necessariamente terá que converter um sinal digital (de qualquer placa de vídeo) para analógico. Francamente eu até esperaria mais um ou dois anos pra comprar um aparelho HDTV já que ainda nem sequer definiram qual o padrão que será usado no Brasil.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

dsouza42,

Muito esclarecedor seu post. Gostaria de fazer uma pergunta se possível.

Se eu entendi corretamente, qualquer PV que tenha saída DVI pode ser transformada para vídeo componente para televisores HDTV, por exemplo usando esse apaptador que existe da ATI:

http://shop.ati.com/product.asp?sku=2537967

Isso está correto?

Mais uma pergunta um pouco mais específica sobre a ATI:

Se olhar nos detalhes desse adaptador da ATI ele diz que serve para placas Radeon 9500, 9600, 9700 e 9800. Se, por exemplo, eu tentar utilizar esse adaptado numa saída DVI de outro modelo da ATI, digamos uma 9250 que não consta dessa lista, deveria funcionar também, correto? Afinal todas com essa saída usam o mesmo padrão DVI-I.

Trek1701

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

caro Dsouza:

Vi que você disse que uma tv que não tiver entrada digital não mostrara HDTV real. Tenho uma TV de 34 polegadas LG que possui uma entrada componente indicando 480i/1080i. Quer dizer que se eu conectar meu PC com placa de vídeo que tenha saida HDTV de 1080i pelo component video, eu não estarei vendo HDTV?. Eu li em outros fóruns dizendo que Componente pode sim transmitir imagens em HDTV de qualidade impecável.

Uma outra pergunta: toda imagem HDTV é digital? não existe HDTV analógico? pelo que sem, quando o HDTV foi prametrizado, a TV digital ainda nem existia...

outra coisa. Aguém aqui já testou alguma placa de vídeo ligada uma tv HDTV ready CRT, e gerou imagem HDTV perfeita? se alguém já conseguiu, gostaria de saber qual foi placa utilizada, pois temos no mercado zilhões de marcas diferentes com saída em princípio HDTV, mas que ninguém tem certeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Depois de muito tempo volto aqui pra deixar registrada um pouco da minha experiência com o assunto.

Atualmente eu tenha uma placa mãe Asus com uma GeForce 6150 onboard que possui saída vídeo componente. Ela está ligada na HDTV. Tb tenho ligado ao PC, na minha Sound Blaster Live 5.1 um Home Theater Dynacom 5.1 e eu uso para jogar e assistir DVDs.

Já pra tranalhar ou navegar fica impossível pois não da pra ler nada. Se deixar em 640p até da pra ler, mas dai a tela fica com muito pouco espaço para as janelas. Sem contar que quanto maior a resolução HD, maior a perda nas laterais, ou seja, a 720p e 1080i perde-se mais de 35 pixels de cada lado da tela.

A GeForce não consegue ativar a saída HDTV e a VGA ao mesmo tempo, então pra trocar entre um e outro, eu uso um programinha legar chamado Xgame, que serve para chamar outro servidor X e nele é possível configurar 2 parametros essenciais, o software q quero rodar nesse X e o arquivo xorg.conf que quero usar, assim tenho um arquivivo pra cada resolução HDTV, já que não é possível trocar de resolução HD pois a resolução que se quer usar vai escrita de maneira fixa no arquivo xorg.conf.

Pra assistir filmes eu uso o Oxine (lançado via Xgame) que tem uma interface OSD que torna possível a leitura mesmo a 1080i e também tem um recurso prático de zoon, assim eu posso colocar os filmes em 97% do tamanho original, fazendo-os ficar inteiros na tela.

obs. Eu uso o Mandriva Linux (atualmente na versão 2007.0) B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Depois de muito tempo volto aqui pra deixar registrada um pouco da minha experiência com o assunto.

Atualmente eu tenha uma placa mãe Asus com uma GeForce 6150 onboard que possui saída vídeo componente. Ela está ligada na HDTV. Tb tenho ligado ao PC, na minha Sound Blaster Live 5.1 um Home Theater Dynacom 5.1 e eu uso para jogar e assistir DVDs.

Já pra tranalhar ou navegar fica impossível pois não da pra ler nada. Se deixar em 640p até da pra ler, mas dai a tela fica com muito pouco espaço para as janelas. Sem contar que quanto maior a resolução HD, maior a perda nas laterais, ou seja, a 720p e 1080i perde-se mais de 35 pixels de cada lado da tela.

Caro ehtraza,

Tenho um caso muito parecido com o seu. Tenho uma HDTV Sony só com entrada vídeo componente e um Home Theater Sony 5.1. Uma vez conectei meu PC pela entrada S-Vídeo e realmente só consegui usar pra jogo.

Por isso estava pensando em comprar uma placa ASUS com vídeo onboard GeForce 6150 e saída vídeo componente. Eu achava que, conectando minha HDTV pela saída vídeo componente desta placa, a imagem ficaria muito melhor do que pela entrada S-Vídeo. Mas, pela sua experiência, isso não aconteceu! Você me salvou de uma roubada!

Uma coisa é certa: o tal do "HDTV resolution" que eles anunciam sempre é em relação às saídas digitais de vídeo (VGA, DVI e HMDI). Como a placa de vídeo tem que converter o sinal digital para analógico, a resolução máxima nunca é atingida pela saída analógica (TV-OUT), mesmo usando conectores & cabos vídeo componente.

Realmente para encontrar especificações decentes de qualquer placa de vídeo tem que garimpar muito! Tanto que a única placa de vídeo que encontrei até agora que verdadeiramente suporta 1920x1080i pela saída TV-OUT é a GeForce 7300GT. Só que essa placa de vídeo custa aprox. U$120 no Paraguas!!!

Valeu.

FDL1973.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro ehtraza,

Tenho um caso muito parecido com o seu. Tenho uma HDTV Sony só com entrada vídeo componente e um Home Theater Sony 5.1. Uma vez conectei meu PC pela entrada S-Vídeo e realmente só consegui usar pra jogo.

Por isso estava pensando em comprar uma placa ASUS com vídeo onboard GeForce 6150 e saída vídeo componente. Eu achava que, conectando minha HDTV pela saída vídeo componente desta placa, a imagem ficaria muito melhor do que pela entrada S-Vídeo. Mas, pela sua experiência, isso não aconteceu! Você me salvou de uma roubada!

Uma coisa é certa: o tal do "HDTV resolution" que eles anunciam sempre é em relação às saídas digitais de vídeo (VGA, DVI e HMDI). Como a placa de vídeo tem que converter o sinal digital para analógico, a resolução máxima nunca é atingida pela saída analógica (TV-OUT), mesmo usando conectores & cabos vídeo componente.

Realmente para encontrar especificações decentes de qualquer placa de vídeo tem que garimpar muito! Tanto que a única placa de vídeo que encontrei até agora que verdadeiramente suporta 1920x1080i pela saída TV-OUT é a GeForce 7300GT. Só que essa placa de vídeo custa aprox. U$120 no Paraguas!!!

Valeu.

FDL1973.

É realmente, imagino q pela TV-Out seria so esta placa mesmo, tenho um GF6600 256Mb VGA DVI-I S-Video. O maximo de resolucao q eu consegui no S-Video foi de 1280x720 , e não vi diferença nitida nenhuma entre ela e a 800x600 padrão.

Eu já vasculhei a net pra tudo quanto é lado, ate uns sites russos, achei alguns projetos, como ligar o RGB na sequencia do YPbPr, fazendo um circuito simples para incrementar o HV no sinal Y do Component, o maximo q consegui foi uma tela meia avermelhada piscando tipo monitor antigo com resolucao alta, (mesmo mudando a freqüência de saida), achei tb um projeto com alguns ICs que dizia funcionar, (estou trabalhando na construcao ). Tambem vi umas placas (6600 por exemplo) que vem com um cabo S-Video > HDTV http://www.dhcp.com.br/produtos.asp?ic=999...&busca=hdtv

nas imagens da placa tem uma seta, vai passando q vocês veem os adaptadores de S-Video para HDTV.

To a procura das pinagens deste cabo para saber se funciona, já q a saida da minha placa sao 9 pinos, e tem a especificaçao HDTV-Ready (quem sabe tenho essa sorte)

Aviso se conseguir algum avanço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!