Ir ao conteúdo

Unix

Visitante

Posts recomendados

Postado

E aí,

estou tentando entender o mundo Unix, mas não estou encontrando material sobre isso, se alguém puder me ajudar,

Unix é só um ou existem vários, igual ou linux?

FreeBSD é Unix?

De onde surgiu o Unix?

Quem o criou?

Não são apenas estas as duvidas que eu tenho, coloquei assim para que vocês possam entender o que estou procurando, ou seja, tudo sobre Unix.

Postado

Cara existem várias versões!!!

Uma das mais conhecidas e provavelmente a original é a seguinte!!!

O UNIX, foi criado nos Laboratorios Bell da AT&T, nos EUA, em 1969, é a base de muitas coisas que conhecemos hoje!!

Ele é o PRIMEIRO sistema operacional escrito em Linguagem C, Antes dele tudo era Assembly, como era escrito em C, era Portavel a várias plataformas, e como é modular, permite que os programadores adicionem mais funções a ele por meio de módulos adicionais.

Existem várias versões do Unix hoje em dia, e vários sistemas baseados nas Regras POSIX, o quê permite que um software GNU pro exemplo possa rodar em vários sistemas diferentes, por isso você encontra o Enligthenment, XMMS, WindowMaker para FreeBSD por exemplo!!

Pra onde ele vai??

Boa pergunta, acho que no caso do Unix, ele vai ficar onde sempre esteve, já no caso do Linux que não contem nenhuma linha de código de Unix, já que o Linus fez o favor de reescrever o código fonte do zero, acho que o Linux sim pode dominar uma boa parcela do mercado de Desktops e concorrer com o Windows, a não ser que o pessoal decida por usar o HURD no Lugar do Linux como Kernel do sistema GNU, mas acho isso complicado, o pessoal não costuma deixar o certo pelo duvidoso, mas é possivel comprar descolar o Debian GNU/HURD e usar o sistema Gnu com Kernel HURD pra fazer um teste.

Um Maldito me falou que me descolava um de presente e até hoje estou esperando!!.

Bem vélho!!

É isso, a na verdade a Vida do Unix é marcada de acontecimentos, mudanças, existem vários :

SCO, FreeBSD, OpenBSD, SunOS, Solaris, AIX, Sistem V ... ... ... , e falar de todos eles deve dar um trabalho enorme!!

Até mais!!

Postado

Valeu cara,

mas de onde você tirou estes dados?? foi de algum site??

se for me posta qual é, deve ter mais de onde veio isto...

nossa, isso já me ajuda bastante, ce sabe né, duvidas é o que não faltam.

Postado

Isso ai eu sei por que li muitos livros cara!!

normalmente em Livros de Linguagem C e Livrios de Unix mesmo, a até Livros de Linux.

Mas você pode achar muitas informações legais neste Endereço:

Dicas Linux da UNICAMP

Lá você pode procurar informaçôes sobre Unix, Linux e sobre GNU-Hurd acho que o melhor link é o da CIPSGA, dewve ser :

CIPSGA

Acho que é essa a URL!!

Até mais!! :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!