Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan da CPU "travado" em 2500rpm


Krlão

Posts recomendados

Colegas do Forum,

Procurei ler todas as dúvidas postadas nesse fórum sobre coolers e não encontrei nada parecido com o que está acontecendo comigo. Se, ainda assim, estiver repetindo algum tópico, por favor, me perdoem.

Tenho o meu PC com a mesma configuração a 1 ano e meio e nunca tive problemas com a temperatura da CPU (o Asus Probe nunca soou o alarme nesse período). No entanto, depois que troquei a fonte do meu PC em Dezembro passado (a fonte antiga havia queimado), a temperatura da CPU fica em torno dos 50C com a CPU em IDLE e alcança rapidinho os 72C com a CPU em FULL :blink: , disparando o alarme do Asus Probe. Verifiquei na BIOS e as temperatura são as mesmas que as indicadas pelo Asus Probe.

Depois de observar esse comportamento, percebi que a rotação do fan da CPU permanecia sempre em torno de 2500rpm, independente da CPU estar IDLE ou FULL e, por isso, a CPU esquentava tanto e tão rápido. Isso, a meu ver, mostra que a tecnolgia Q-Fan, por algum motivo, não está funcionando corretamente. Já entrei na BIOS e alterei a velocidade do fan para ficar sempre na máxima possível, mas os rpm´s do fan começam em torno de 2900 quando a máquina inicia e depois se estabilizam em 2500rpm. Antes, quando carregava qualquer joguinho, o fan ficava até barulhento, por causa da rotação maior. Agora, quando carrego um jogo, o fan fica lá, calminho, enquanto a temperatura vai lá para as alturas. :cry:

O que será que acontece?? Será que a queima da fonte antiga, de alguma forma, prejudicou o funcionamento do Q-Fan??

Alguém poderia me ajudar??

Desde já agradeço qualquer dica ou sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é uma Seventeam 420W. A anterior, que queimou, era uma genérica (Dr. Hank 300W) e eu a usei por 1 ano e meio, sem problemas.

O meu cooler é o que veio junto com o box do processador, portanto original da Intel.

Há um cooler na parte traseira do gabinete jogando ar para dentro.

Já fiz o teste tirando a tampa do gabinete, com o meu ventilador ligado bem na cara da placa-mãe, mas ficou tudo igual: CPU esquentando e o fan da CPU sem alterar a sua rotação com o aumento da temperatura.

Como eu já disse, meu PC tem essa configuração a 1 ano e meio, sempre joguei com ele com a tampa do gabinete fechado e nunca tive problemas com temperatura da CPU.

PS: Eu havia me esquecido de colocar a fonte na minha assinatura... sorry! :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que sei o seu problema. É o seu cooler traseiro jogando ar para dentro, já fiz isso em casa e isso diminui a rotação do cooler do processador. Inverta o cooler para jogar ar para fora. Outra coisa, essa fonte (que eu também tenho) diminui a rotação do cooler do processador também, só que a temperatura geralmente diminui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por Krlão@05 de janeiro de 2006, 14:58

Colegas do Forum,

Procurei ler todas as dúvidas postadas nesse fórum sobre coolers e não encontrei nada parecido com o que está acontecendo comigo. Se, ainda assim, estiver repetindo algum tópico, por favor, me perdoem.

Tenho o meu PC com a mesma configuração a 1 ano e meio e nunca tive problemas com a temperatura da CPU (o Asus Probe nunca soou o alarme nesse período). No entanto, depois que troquei a fonte do meu PC em Dezembro passado (a fonte antiga havia queimado), a temperatura da CPU fica em torno dos 50C com a CPU em IDLE e alcança rapidinho os 72C com a CPU em FULL  :blink: , disparando o alarme do Asus Probe. Verifiquei na BIOS e as temperatura são as mesmas que as indicadas pelo Asus Probe.

Depois de observar esse comportamento, percebi que a rotação do fan da CPU permanecia sempre em torno de 2500rpm, independente da CPU estar IDLE ou FULL e, por isso, a CPU esquentava tanto e tão rápido. Isso, a meu ver, mostra que a tecnolgia Q-Fan, por algum motivo, não está funcionando corretamente. Já entrei na BIOS e alterei a velocidade do fan para ficar sempre na máxima possível, mas os rpm´s do fan começam em torno de 2900 quando a máquina inicia e depois se estabilizam em 2500rpm. Antes, quando carregava qualquer joguinho, o fan ficava até barulhento, por causa da rotação maior. Agora, quando carrego um jogo, o fan fica lá, calminho, enquanto a temperatura vai lá para as alturas.  :cry:

O que será que acontece?? Será que a queima da fonte antiga, de alguma forma, prejudicou o funcionamento do Q-Fan??

Alguém poderia me ajudar??

Desde já agradeço qualquer dica ou sugestão.

Amigo, seguinte..

Faca um teste, passe a alimentar a fan não pela placa-mãe, e sim pela fonte.. Liguei preto com preto e vermelho com amarelo, assim ela vai rodar no maximo dela, e não vai sofrer nenhuma perda nos rpm dela devido ao q-fan..

Outra coisa, eu tambem tinha uma fonte generica, daquelas normais, que so tem uma fan, localizada na parte traseira dela, e quando eu mudei para a Seventeam 420 bkv minha temp aumentou, devido ela ter so uma fan, e ao meu ver, mt que ineficiente, pois agora na parte de cima do gabinete ficou uma grande quantidade de ar quente acumulado, coisa que não acontecia antes com a generica, resultado, o processdor ficou bem mais quente.. Dai, como já estava a fim de fazer isto e pensando também em outro mod pro meu pc, eu abri uma janela em cima do pc, coloquei uma fan de 12x12 e pronto, a temp ficou melhor do que antes! Outra coisa, como ta a ventilacao de seu gab? voce tem fan frontal jogando ar para dentro e fan traseira jogando ar pra fora? Fora isto, você pode trocar a pasta termica, tirar a poeira acumulada no dissipador, e fazer um lapping na base do mesmo pra já melhorar de cara a temp do processador!

Ah, e eu não acho que a queima da fonte tenha prejudicado o q-fan, ate porque ele é uma tecnologia do software da bios.. então, é so atualizar a bios (ou passar mesmo bbios novamente)..

Posta ai qualquer melhora falou!??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Krlão, já vi que com a troca do cooloer você resolveu o problema. Mas me permita uma sugestão: o ventilador traseiro jogando ar pra dentro não é uma boa, porque ele está captando parte do ar quente que a fonte joga pra fora, além de trazer poeira pra dentro do gabinete. Na traseira o fan tem que fucionar como exaustor. Tenta isso, é só inverter a posição do fan, e você vai notar mais melhoras nas suas temperaturas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas sugestões! Como eu disse, com a troca do cooler o problema foi resolvido, mas não custa tentar algumas das outras melhorias que vocês sugeriram. Só preciso ter um pouquinho mais de tempo para poder fazer isso agora (estava de férias e voltei a trablhar agora :chicote: ).

Acabei não comentando, mas quando o cooler foi trocado, a pasta térmica também foi e o fan traseiro teve a posição invertida, jogando o ar pra fora.

Mais uma vez, obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!