Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Consertar uma fonte ATX ?


Gomesfla

Posts recomendados

Olá, Tenho um conhecimento básico em eletrônica, gosto muito do assunto e estou com uma fonte ATX queimada, e gostaria muito d arruma-la, pra testar meus conhecimentos, mais gostaria muito de algumas dicas, por exemplo:

No conserto de uma fonte ATX, por onde devo começar ?

Já testei o fusível, Os capocitores grandes (2), também testei alguns diodos na placa da mesma.

Se alguém poder me ajudar eu agradeço

Abraços

:-BEER

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro tente aprender , se não sabe, como funcional as fontes comutadas e os varios tipos de funcionamento

o ideal seria ter o esquema da mesma , o que nem sempre é fácil.

por isso tente arranjar dois ou tres esquemas e estude os mesmos vai ver que os principios sao os mesmos ,

depois pode comparar as diferentes partes com a sua fonte.

cuidado não se esqueça que essas fontes tem de ser manuseadas com cuidado dadas as tensoes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um bom começo seria pesquisar o que já postamos sobre isso! :D

Pesquise aqui mesmo no fórum e verá que tem muita coisa.

De qualquer forma, siga o caminho de um elétron.....tomada, fusível, filtro, ponte, capacitores, resistores de partida, NTC, varistor, chaveadores, trafo chopper, isto tudo na etapa primária.

No secundário, basicamente os problemas são com os diodos de saída(schottkys).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
Olá, Tenho um conhecimento básico em eletrônica, gosto muito do assunto e estou com uma fonte ATX queimada, e gostaria muito d arruma-la, pra testar meus conhecimentos, mais gostaria muito de algumas dicas, por exemplo:

No conserto de uma fonte ATX, por onde devo começar ?

Já testei o fusível, Os capocitores grandes (2), também testei alguns diodos na placa da mesma.

Se alguém poder me ajudar eu agradeço

Abraços

:-BEER

Resposta: Bom de toda maneira vale a pena lembrar que é sumamente importante o uso do capacimetro neste tipo de fonte.

Alem deste que você comentou tenho uma dica de quem trabalha com isso a 12 anos, Capacitores ceramicos que ficam proximos dos transistor, sejam eles quais farem, test. Normalmente é mais fácil quando o proplema é de "fonte fraca".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Resposta: Bom de toda maneira vale a pena lembrar que é sumamente importante o uso do capacimetro neste tipo de fonte.

Alem deste que você comentou tenho uma dica de quem trabalha com isso a 12 anos, Capacitores ceramicos que ficam proximos dos transistor, sejam eles quais farem, test. Normalmente é mais fácil quando o proplema é de "fonte fraca".

então quando a fonte etá com corrente fraca o que devo começar a verificar são os capacitores de cerâmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Segue o link do manual fonte pc

http://www.jqs.eti.br/arquivos/Livro_wireless/FontesChaveadasPc.pdf

adicionado 5 minutos depois
Em 06/01/2006 às 17:02, nico disse:

primeiro tente aprender , se não sabe, como funcional as fontes comutadas e os varios tipos de funcionamento

o ideal seria ter o esquema da mesma , o que nem sempre é fácil.

por isso tente arranjar dois ou tres esquemas e estude os mesmos vai ver que os principios sao os mesmos ,

depois pode comparar as diferentes partes com a sua fonte.

cuidado não se esqueça que essas fontes tem de ser manuseadas com cuidado dadas as tensoes

Segue o link do manual fonte pc

http://www.jqs.eti.br/arquivos/Livro_wireless/FontesChaveadasPc.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!