Ir ao conteúdo

Memória no windows 98/98SE/ME

Visitante

Posts recomendados

Postado

tipo, o meu também da esse erro de protessaum quando, o lance é q u num consigo instalar o win e quando eu pego um hd emprestado com o w98 da esse erro de protessaum...

Postado

Ainda não chegaram a uma conclusão.. :)

hehe.. mas olha só..

uso Windows 98SE, tenho 256mb DDR 266..

Recentemente precisei trabalhar com um banco de dados MySQL, de 35MB, e quem trabalha com SQL, sabe que um banco deesses.. Rodando num

Duron 1.3, 256mb de ram hd 6.4gb quase lotado..

é um problemão.. pois o SQL depende 90% da RAM..

Pois bem..

Abri um programa MemDefrag, que me mostrou 180mb livre na RAM, uso 16mb de video compartilhada.. Bom o Correto seria pelo menos 240mb livre.. mas como precisa carregar drivers e tudo mais.. Eu acho que deveria ter pelo menos 215, 210mb livre..

Ou seja.. o WIN98SE não gerencia bem.. não quer dizer que ele não gerencia.. mas não gerencia bem quando se passa de 128mb de ram....

Peguem o Xteq-xSetup

que vai lhe ajudar muito.. :) (acho que é ess o nome do prog esqueci, saiu até na Info - Abril essa dica ótima.. )..

[]'s

Postado

cara, se tu quer q o windows 98 use mais de 128Mb de ram, faz o seguinte:

Clica em iniciar, executar.

Na caixa de dialogo escreve system.ini.

Procure a chave [386ENH] (ou algo bem parecido com isto, não me lembro bem agora)...

escreve a seguinte linha embaixo:

ConservativeSwapfileUsage=1

(As letras maiúsculas são improtantes) e deixa uma linha em branco

ficando mais ou menos assim:

--------------------

[386ENH]

ConservativeSwapfileUsagw=1

--------------------

aí é só salvar e reiniciar q o windows já vai usar todo o potencial de tua memoria RAM..

na verdade o X-Setup faz exatamente isso q acabei d falar, só q automático...

• 2 semanas depois...
Postado

O win 98 reconhece mais q 128mb mas só gerencia 128mb (ou seja se você tiver mais q 256mb não vai ver nenhuma diferença na velocidade do pc :muro: ) e o Win ME gerencia 256mb mas também reconhece mais q 256mb.

Se tiver 128mb é bom usar o win98, se tiver até 256 winME win2000 e win XP. Agora se mais q 256 recomendo win2000 ou winXP.

• mês depois...
Postado
Postado Originalmente por Z£®O@02 mar 2004, 13:59

cara, se tu quer q o windows 98 use mais de 128Mb de ram, faz o seguinte:

Clica em iniciar, executar.

Na caixa de dialogo escreve system.ini.

Procure a chave [386ENH] (ou algo bem parecido com isto, não me lembro bem agora)...

escreve a seguinte linha embaixo:

ConservativeSwapfileUsage=1

(As letras maiúsculas são improtantes) e deixa uma linha em branco

ficando mais ou menos assim:

--------------------

[386ENH]

ConservativeSwapfileUsagw=1

--------------------

aí é só salvar e reiniciar q o windows já vai usar todo o potencial de tua memoria RAM..

na verdade o X-Setup faz exatamente isso q acabei d falar, só q automático...

Vou testar e digo se melhorou alguma coisa!

minha maquina 2 está com o Win 98se para que eu faça mais testes com ela!!

e ela tem 512 DDR

• 4 semanas depois...
Postado

Não resisti e tive que meter o nariz na conversa.

Eu tenho um P3 800 com 128Mb de Ram com o WIN98 SE. Até o mês passado eu tinha 256Mb...QUE FORAM PRO BREJO! Pifaram.

aí eu roubei 128Mb de outra máquina que eu tenho e deixei ela com 32Mb (dane-se eu não uso ela mesmo).

NOTA 1: Quando eu tinha 256Mb, meus programas (Autocad 2002, Corel 11, 3D viz 4, Photoshp 7, Word XP, exel XP e etc), sim são pesados, rodavam BEM MAIS RAPIDOS, tanto na inicialização quanto no uso e às vezes utilizava 3 ou 4 destes ao mesmo tempo!!!!

NOTA 2: Com 128Mb ficou bem perceptível que meu HD é bem mais utilizado do que antes e meu desempenho reduziu sensivelmente, MAS...>>

NOTA 3: Com 256Mb depois de um certo tempo, quando minha memória RAM já devia estar bem bagunçada, era comum erros do tipo - não há memória disponível - (a famosa tela azul) - travamentos e etc... Quando comecei a tentar não exigir tanto da máquina e a fazer salvamentos constantes dos meus arquivos...

NOTA 4: Devo admitir que, mesmo LERDAMENTE, meu computador tem travado BEM menos com 128 Mb. Tá certo que eu deveria usar o Win 2K mas é chato pra burro ter que formatae e perder um dia inteiro instalando dúzias de programas...

OU SEJA, por conclusão e experiência prória devo admitir:

256Mb - Mais rápido. Certamente o Win 98 se gerencia, mas faz muita kagada

128Mb - Lerdo. Porém MAIS ESTAVEL. Trava pouco.

Agora tecnicamente PORQUE isso?

É UMA PERGUNTA QUE não QUER SE CALAR.

FUI.

• mês depois...
Postado

já li em varios lugares que o Windows 9x/ME não reconhece mais do que 128 MB de RAM, como também já li que ele reconhece ate 1 GB de RAM.

Já vi várias dicas como esta abaixo, já fiz o que ela fala, mas não notei diferença no meu computador, não sei se porque o Windows reconhece mesmo mais de 128 MB.

Mas não custa temtar... testem vocês tambem.

System.ini

-Faça com que o Windows 9x/Me utilize o disco rígido como memória virtual apenas quando a memória física do sistema se esgotar adicionando a linha ConservativeSwapfileUsage=1 ao final da seção 386Enh do SYSTEM.INI. Um modo rápido de edição deste arquivo é digitando no Executar sysedit.exe (Win95/98) ou edit c:\windows\system.ini (Win95/98/Me).

-O arquivo system.ini situado na pasta Windows é um dos principais armazenadores de comandos de inicialização do sistema operativo. Pode adicionar certos comandos que não pode adicionar por outros meios.

Terá que editar este arquivo. Ao fazê-lo, tenha muito cuidado, pois determinadas modificações poderão impedir o Windows de iniciar. Acima de tudo, não modifique as entradas presentes na secção [boot].

Dirija-se à seção [386Enh] e adicione esta linha no fim dessa seção: PageBuffers=32. Isto aumentará a quantidade de buffers do chamado "paging", que melhora relativamente o processamento.

Vá a [vcache] (se não existir essa seção, crie-a no fim do arquivo) e adicione estas linhas:

MinFileCache=numero

MaxFileCache=numero

Chunksize=512

O "número" tem que ser substituido pelos valores desta lista. Veja quais os valores para o seu computador mediante a sua memória RAM:

Se tiver de RAM----MinFileCache----MaxFileCache

8 MB-----------------1024-----------------2048

16 MB----------------2048-----------------4096

32 MB----------------4096-----------------8912

64 MB----------------8912----------------16384

128 MB--------------16384---------------32768

256 MB--------------32768---------------65536

Após estes procedimentos, salve o arquivo com estas modificações e reinicie o computador. Deverá notar um incremento considerável da velocidade.

• 3 semanas depois...
Postado

Fala, galera!!

Gente, este papo está um pouco cansativo, não acham? As perguntas que não se calam:

"O Windows 98SE gerencia mais de 128MB?"

"O Windows Me também sofre deste problema?"

"A partir de que quantidade de RAM o Windows fica lento?"

"É verdade que o Windows apresenta erros de proteção a partir de uma quantidade de RAM?"

"É verdade que a partir de 1GB o sistema fica instável?"

Enfim, perguntas, perguntas e perguntas, que necessitam de respostas, respostas e respostas!! Mesmo com as dicas apresentadas ainda existe um tabu em relação ao assunto. Posso adiantar que com 640MB o 98/Me funcionam normalmente (o 98 fica um pouco mais lento, mas nada assustador).

No próximo dia 16 entro de férias (finalmente!). Vou ter tempo para passar esta história a limpo. A máquina da assinatura vai ser a cobaia! De repente eu devo comprar um módulo de 512MB para totalizar 1024MB de RAM ((2x256) + (1x512)). Vou testar o Windows 98 1ª Ed., SE e Me. vou aplicar as dicas do SYSTEM.INI e de registro, se for o caso. Rodarei programas como Office o Photoshop e também alguns jogos. Enfim vou tentar, por conta própria como quebrar este tabu. Com os testes concluídos devo postar um novo tópico com um link para um PDF que criarei com os resultados. Neste PDF também terá dicas de desempenho e dicas de instalação sólida e segura do Windows. Bom, até lá!

Postado

O tópico 2 sobre este assunto, postado pelo Fernando Pinheiro (depois que postei a mensagem acima é que reparei no tópico 2) resolveu os mitos. Parabéns ao autor. Bom, neste caso vou fazer testes mais para desempenho do Windows com as memórias. Valeu, Fernando.

O que eu suspeito é que como os chipsets de placas Super7 só conseguem endereçar os primeiros 128MB com eficácia, este mito pode ter vindo daí. E realmente, placas super7 com mais de 128MB perdem desempenho.

• mês depois...
Postado

aí galera...

eu usava o win98 com 256 mb de ram...

ate aí beleza... mas os problemas críticos começaram a surgir quando, eu coloquei mais 512 de ram...

o pc começava a travar...

porque o maioer problema está quando você, preecisa rodar aplicativos pesados..e que necessita de ram.... ai vem todo os problemas...

acima de 256 não dáááááá....

flws

[]s

• mês depois...
Postado

Constatei problemas e soluções no meu micro tb. Rodo em Windows98, antes com 128MB, mas coloquei 256MB DDR 300MHz. Justamente por observar os tópicos aqui no Clube do Hardware, não mantive os dois pentes juntos, conciente de q o sistema não gerenciaria adequadamente toda essa quantidade de memória.

Observei que tudo ficou bem mais rápido!! Photoshp, abertura de programas, e até minha conexão dial-up ficou bem mais estável. Consigo conectar com alguns programas pesados abertos sem perder a conexão ou desempenho.

Com 256MB, observei entretanto q em alguns momentos, quando jogo Civilization, por exemplo, ocorrem erros que antes não ocorriam. não sei se por bug do programa (o q é bem improvável) ou por falha no gerenciamento de memória do Windows98.

Quero lembrar, como vocês devem saber, q gerenciar memória é tarefa das mais difíceis, até para os projetistas da Microsoft. Acho q é exatamente isso q ocorre: o Windows 98 não gerencia bem grande quantidade de memória, apesar de reconhecer. Provavelmente, 128MB é um limite seguro, mas acima disso, é viável usar um sistema diferente.

não retomarei a configuração de 128MB no meu micro porque por hora isso não me convém ... as melhoras apresentadas justificam!!

De qualquer modo, assim q garantir um HD maiorzinho, trocarei meu sistema p Windows 2000 ou XP.

Muito Grato a todos q me ajudaram a compreender esses problemas!!

• 2 meses depois...
Postado

E quando a máquina não tem hardware compatível c/ Win98?

Possuo um PC c/ placa M748LMRT q vai bem c/ o 98 mas quando instalei o XP não funcionou modem e teve outros conflitos ...

Diante de tal fato só posso perguntar como usar o XSETUP p/ gerenciar + de 128MB em

PC que não aceita outros SO mais novos ?

Valeu a atenção !!! :tantan:

:help:

Postado

:tantan: Meu caro RogerMecanic:

O fato de sua máquina não ter rodado o XP nada tem a ver com a placa mãe e sim com a ausência dos devidos drivers para seus dispositivos e talves falta de memoria entre outras coisas, e tb o Xsetup foi feito para o Windows 98(NOVENTA E OITO) e ME (ME É)sistemas mais novos (2K, XP, 2K3) não precisam dele já que eles gerenciam e muito bem toda a memoria Ram do micro!

PS: Você pergunta: E quando a máquina não tem hardware compatível c/ Win98?

Mas logo abaixo diz: Possuo um PC c/ placa M748LMRT q vai bem c/ o 98...

Você pergunta: Diante de tal fato só posso perguntar como usar o XSETUP p/ gerenciar + de 128MB em PC que não aceita outros SO mais novos ? :tantan:

Ag pergunto eu "diante de tal fato" qual é o sentido da sua pergunta? :tantan:

Aproveito para esclarecer o que faz o Xsetup:

As versões 98 e Me do Windows têm a mesma base (kernel).

Ela foi criada quando só servidores tinham mais que 128 MB de memória

RAM. Por isso, esses Windows só conseguem acessar até os tais 128 MB.

Os megabytes que o micro tiver a mais são solenemente ignorados.

Mas existe um excelente programa para fazer o Windows enxergar toda

a memória disponível. É o X-Setup. Basta selecionar System,

Memory e Swap File Usage. Então marque a opção Use maximum available

physical RAM before using a swap file. Reinicie a máquina e pronto.

O Windows passa a usar mais que 128 MB. Quem usa Windows 2000 ou XP

não precisa modificar nada, pois o sistema já usa toda a RAM instalada.

Abraço do Gordo!

Postado

o problema que o RogerMecanic com o XP, não teve nada a ver com memória, porque eu usava XP Pro com 128MB de Ram e não tive problemas, a não ser um pouco de lentidão pra abrir pastas, programas e etc, mas sim drivers.

• 5 meses depois...
Postado

Vou esquentar, um pouquinho tenho uma duvida cruel...........

Tenho pouco tempo pra perder fazendo uma instalação a toa........

Sei que meu win98 roda já um bomtempo com 256MB PC100 muito bem obrigado. Quando fui colocar 384, tela azul direto, então constatei que o win98 só funciona bem com até 256, isso eu vi ná prática!!!!

Queria saber se um PII-300mhz roda bem o winxp? Alguém pode me dizer????

Postado

eu instalei o X-Setup e realizei todas as intruções e não adiantou nada, o windows não gerenciou mais que 128, por que eu acionei o windows media player e o internet explorer e o sistema indicou 0% de recursos livres, quer dizer que ele não gerenciou os 512, por que esses tres programas não gastam esta quantidade

• Membro VIP
Postado

Mesmo com apenas 128 MB não era pra ter indicado 0% de recursos livres. Com certeza há algum problema com seu Windows. Você pode estar infectado com malwares e vírus ou pode ter software indesejados residentes (os grande "ladrões de memória").

Abraços!

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por flavioac@08 de dezembro de 2003, 07:34

É pessoal o problema é que complicou este negócio do win 98 ter um limite de gerenciar memória, recentemente montei um mq com SO win xp e win 98, o win xp uso 90% o problema é que tenho alguns programas que tenho que rodar no win 98 como tenho 2 pentes de memória funcionando no modo dual channel de 512Mb cada, quando inicializo o SO no win 98 aparece a mensagem "ERRO DE PROTEÇÃO DO WINDOWS........" a solução até agora encontrada é que cada vez que preciso utilizar o win 98 tenho que retirar um dos pentes :angry: será quu esta é a única solução para um sistema? afff, deste jeito vou detonar o slot da memória :angry:

*** Isso tá parecendo é erro de endereçamento da memória, geralmente quando há defeito na memória ou no slot da memória, procure usar só o slot 1 de memória com uma e depois com a outra, em ambos os sistemas e veja se dá esse erro, se o problema for no slot 1 use o 2 ou o 3 ***

• 8 meses depois...
Postado

Olá pessoal é claro que o windows 98 gerencial mais de 128MB de ram. Teste pratico use seu pc com windows 98 e 128mb de ram depois coloque mais 256 ou coloque de uma vez 512 e você vai notar a diferença então não me venham com teoria na pratica é que as coisas funcionam. :bandeira:

• 3 meses depois...
Postado

Caro Juliano Dalle Molle, a maior parte dos participantes deste forum estão querendo saber se o Win98/ME GERENCIA corretamente a memória que está instalada no PC. Lógico que, se você aumentar a memória o pc fica mais rápido; o problema é saber se o Win98/ME sabe gerenciar corretamente a quantidade de memória instalada.

Att

• 2 meses depois...
Postado

Poxa intao o que acontec comigo

Tenho um celeron434''IMORTAL'' q tnha o win98 com 192 de ram

estava uma caca aí instalei o me na intenção d melhorar

ficou pior aí me falaram q o xp não rodava

ai na teimosia botei o xp lá rodo perfeito e parecia q tinha mtu maix de ram

Motherboard:M748MLTR rev 1.3 C

Processor:Intel Celeron Genuine 434MHZ e com a

Bios:AMI

Bios Relase:05/05/1999 Desatualizada

também bostaria de saber a quanto a minha placa desse jeito suporta de hd!!!!

• 6 meses depois...
Postado
Poxa intao o que acontec comigo

Tenho um celeron434''IMORTAL'' q tnha o win98 com 192 de ram

estava uma caca aí instalei o me na intenção d melhorar

ficou pior aí me falaram q o xp não rodava

ai na teimosia botei o xp lá rodo perfeito e parecia q tinha mtu maix de ram

Motherboard:M748MLTR rev 1.3 C

Processor:Intel Celeron Genuine 434MHZ e com a

Bios:AMI

Bios Relase:05/05/1999 Desatualizada

também bostaria de saber a quanto a minha placa desse jeito suporta de hd!!!!

Olá. Você usa o mesmo modelo de placa-mãe que eu uso. Você pode usar tranquilo um HD de 80 GB nela. Não sei quando a capacidades superiores, mas eu uso um de 80 com o XP Pro SP2 e está tudo ótimo. Exeto pelo processador ser um Celeron 566 MHz. :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!