Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Caveira Vermelha

FDC Failure

Recommended Posts

Ola a todos,

Após atualizar a bios de uma antiga placa mãe obtenho esta mensagem:

FDC Failure

Press F1 to continue.

Após apertar F1 o sistema inicia normalmente, mas o drive de disketes, o drive de cd e o mouse não funciona.

Como havia feito o backup da antiga bios, instalei novamente e o sistema funciona perfeitamente.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Ate+

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Illidian@07 de janeiro de 2006, 14:56

Ola a todos,

Após atualizar a bios de uma antiga placa mãe obtenho esta mensagem:

FDC Failure

Press F1 to continue.

Após apertar F1 o sistema inicia normalmente, mas o drive de disketes, o drive de cd e o mouse não funciona.

Como havia feito o backup da antiga bios, instalei novamente e o sistema funciona perfeitamente.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Ate+

você tem certeza q baixou a bios correta pra sua placa mãe?? pode estar ai o problema!!

E qual a sua configuração completa???

falou :joia:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por ddo@07 de janeiro de 2006, 20:01

você tem certeza q baixou a bios correta pra sua placa mãe?? pode estar ai o problema!!

E qual a sua configuração completa???

É um pc muito antigo.

Pentium MMX 200, 32M Ram, 2GB HD, video trident 9680. placa-mãe pcchips VXPROII (alguns falam q é Holteck, outros falam q é Hsing Tech) .

A bios não tenho certeza se é a correta, o site da da pcchips não dá mais suporte. Achei no google um endereço que leva ao download da bios (a original é datada dia 27/12/1997 e a do site é 04/04/1998).

O unico problema que acontece é este FDC Failure. o mouse e os drives de disk e cd deixam de funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Illidian@07 de janeiro de 2006, 22:28

É um pc muito antigo.

Pentium MMX 200, 32M Ram, 2GB HD, video trident 9680. placa-mãe pcchips VXPROII (alguns falam q é Holteck, outros falam q é Hsing Tech) .

A bios não tenho certeza se é a correta, o site da da pcchips não dá mais suporte. Achei no google um endereço que leva ao download da bios (a original é datada dia 27/12/1997 e a do site é 04/04/1998).

O unico problema que acontece é este FDC Failure. o mouse e os drives de disk e cd deixam de funcionar.

Provavelmente a bios q você baixou é de uma placa mãe parecida com a sua, mas não identica, talvez uma revisão diferente.

O jeito é procurar mais um pouco ne net pra ver se encontra a bios correta :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por ddo@08 de janeiro de 2006, 12:03

Provavelmente a bios q você baixou é de uma placa mãe parecida com a sua, mas não identica, talvez uma revisão diferente.

O jeito é procurar mais um pouco ne net pra ver se encontra a bios correta :-BEER

Eu achei uma outra versão e fiz o flash. Provavelmente a bios estava corrompida, pois o pc ferrou e nem liga mais.

Mas consegui resolver o problema, vou deixar aqui minha "aventura" em arrumar essa carroça.

A placa-mãe é uma PCCHIPS M559 (chips remarcados VXPROII), ela não reconhece HDs maiores que 20Gb (não tenho certeza, mas meu HD ela não reconhece) e tambem não instala o Windows 2000 Profissional, dá tela azul com o erro "INACCESSILE_BOOT_DEVICE". Está placa não é minha e de um amigo q insiste em instalar o Win2k (não sei pra q, instalar uma coisa mais avançada numa coisa veia :tantan:).

Bom, descobri em foruns que poderia ser a bios muito antiga, pensei que atualizando poderia resolver o problema. Foi um custo pra achar a bios dessa placa-mãe. Encontrei 3 versões de bios mas nenhum dos programas flash da AMI conseguia atualizar dando a mensagem de erro "Chipset/flash part isn't avalaible".

Achei um programa UNIFLASH, um flash universal para a maioria das bios. Lendo o arquivo txt q acompanha o programa descobri q o chipset desta bios necessitava de 12V para programar e esse placa-mãe não foi testada no UNIFLASH. Tentei assim e não deu certo.

No arquivo txt havia tbem uma informação a respeito dos 12V, era possivel através de um jumper. MAS QUAL JUMPER??? Volta eu no google procurar o pdf desta placa-mãe, pois meu amigo não tinha. Com muito custo achei!!!

Mudei o jumper e UNIFLASH nela (claro q fiz backup da antiga bios)! DEU CERTO! Mas não deu, FDC ERROR e o diskete, mouse e cdrom não funcionam! Tentei a outra bios, mas continua o FDC ERROR.

A próxima bios ferrou com tudo, o pc não ligou mais.

Desesperado por ter estragado o pc do moleque voltei aos foruns e consegui achar algumas soluções.

1) Gravar o backup da bios em um diskete com o nome AMIBOOT.ROM pressionar CTRL+HOME e ligar o computador (só funciona em AMI).

2) Fazer um diskete de boot, adicionar o UNIFLASH.EXE, o backup da bios e um AUTOEXEC.BAT com a linha @UNIFLASH -E backup.bin

3) HotSwapping, consiste em ligar uma placa-mãe identica a que ferrou, retirar o chip bios dela , colocar o q ferrou e fazer o flash.

Bom, os passos 1 e 2 não funcionaram, já dizia o Murph com suas leis, tudo tem q ser tudo do jeito mais difícil.

Como nunca na vida irei achar uma placa-mãe identica a esta neste fim de mundo em q moro, procurei no sucatão aqui em casa e achei um pentium 100!

Trata-se de uma PCCHIPS M520, com chip AWARD. Quando olhei aquilo tudo enferrujado, logo pensei "não vale a pena o sofrimento". Mas a insistencia do moleque foi maior q resolvi tentar.

Faltava memoria, placa de video e o socket do processador estava quebrado e o cooler não ficava preso. Sem contar q o chip da bios fica entre dois slots ISA de dificilimo acesso.

Mas vamo lá. Arrumei uma placa video ISA, arranquei as memorias da outra, afrouxei com sacrificio o chip e o cooler ficou no lixo, não funcionava, foi sem cooler mesmo. Pentium 100 faz milagre sem cooler!

Aquela "maravilha" iniciou! Rapidamente, e com a mão tremendo e morrendo de medo de levar um p*ta choque, troquei os chips. E finalmente o UNIFLASH!

VIVA!!! ATUALIZOU!!!!

Rezando, implorando e envocando o devil :devil: pra aquela placa-mãe funcionar liguei tudo novamente, e FUNCIONOU! De tanta alegria mandei o pentium 100 na parede, espatifou tudo!

Remontei o pc, instalei o win98 malemá e devolvi pro moleque.

NUNCA MAIS NA VIDA VOU MEXER COM ESSES TRANQUERA VEIA!

Aqui fica uma experiência pra todos que tentarem ressuscitar essas porcarias. Não vale a pena. Perdi meu tempo, eu poderia estar bebendo e enchendo a cara, mas não sempre tem um pra importunar a gente querendo windows 2000 em pentium 200 (Caipira, espero q um dia você leia isso!!!!)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais