Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

INTEL X AMD


patricia

Posts recomendados

Oie!!!

Gente, eu sempre tive muitas dúvidas com relação a escolher entre um Pentium 4 OU um Athlon Xp/Athlon64/Sempron...

Li muitos artigos aqui no querido Clube do Hardware.. pesquisei, etc. A principio, muito da inexperiente, atraves de um raciocionio (q reproduzo logo abaixo) eu tinha toda a certeza do universo q PENTIUM4 era não só a melhor escolha como a ÚNICA escolha. O raciocinio era o seguinte:

"pelo que constatei, pagar 200 reais (foi a média de preço entre um Pentium 4 2,66Ghz pinagem LGA775 e um Sempron 2500 pinagem 754) a menos por um sempron vai sair bem caro depois do que comprar um Pentium 4 (pensando em atualização). POR QUE???

Porque por exemplo, se eu quiser migrar de um Sempron 2500 pin. 754 pra um Athlon 64 eu vou ter que comprar o novo chip Athlon 64 + uma nova placa-mãe com plataforma 939 (que é a pinagem pra um Athlon 64).

No entanto, se eu quiser migrar de um Pentium 4 2,66Ghz pin. LGA775 pra um P4 S775 660 3.6GHz FSB800 2MB Cache - BOX ou mesmo um Pentium Extreme Edition 840 S775 3,2GHz FSB800 - BOX eu gastaria apenas com o chip, pois a mesma placa-mãe que eu comprei pro meu Pentium 4 2,66Ghz serviria pro meu Pentium extreme edition 840 (que a proposito custa a mixaria de 4.299 reais - credo, haja dinheiro!rs) pois a pinagem LGA775 é a mesma pra todos."

Eu estava mais do que convencida do meu raciocinio até que... um amigo postou a seguinte bomba (que a proposito foi o argumento que fez compreender A GRANDE MAIORIA desse forum que opta pelos processadores AMD):

"É muito difícil eu fazer um upgrade destes, no máximo de memória eu realizo ... quando vejo que o computador começa a não me atender mais costumo vender e comprar o que está atual .... placas mães e processadores mundam muito rápido e quase não é possível atualização em uma mesma placa. Se quiser realizar upgrade terá que ficar atenta sempre no máximo de 3 em 3 meses, ou se vende o micro todo quando ainda vale alguma coisa ou fique com ele para sempre ... é igual ao meu 486dx que utilizo com linux.

upgrade quase sempre é tapar o sol com a peneira ... viu que está começando a ficar lento aumente a memória percebeu que o problema continua venda o micro e compre outro ... é muito difícil você conseguir vender o processador para uma pessoa ou empresa.

Quando troquei o meu micro dei o meu por 1.000,00 (bonus) que abatido do valor do micro 1.500,00, paguei só 500,00 em dinheiro ... foi o melhor negócio que já fiz. Se fosse esperar mais e realizar upgrade talvez não fosse interessar para a empresa comprar o meu computador."

Gente, só pra me acordar de vez dessa discussão AMD X INTEL... queria a opiniao de vocês se o argumento desse colega é realmente o que move A GRANDE MAIORIA desse forum a optar pelos AMD. (IMPORTANTE!: estou levando em conta essa minha mudança radical de "time" o fato de só ter R$ 1750 pra gastar e que com esse orçamento, eu compraria um computador AMD bem mais potente do que um INTEL com o mesmo preço. também estou levando em conta que, mesmo eu querendo usar o computador mais pra WEBDESIGN - photoshop, adobe premiere, etc - do que pra jogos, optar por um AMD MESMO ASSIM é a melhor opção).

então repito a pergunta, ... depois disso tudo... depois de ter que usar o computador mais pra trabalho com premiere, photoshop, flash... do que pra jogos... com um orçamento pra uma opção LOW-END, optar por um AMD do que um INTEL AINDA é a melhor escolha???

ufa... desde já muito, muito obrigada mesmo!

em termos de computadores de baixo orçamento (o que é o caso da maioria de nós) quem puder responder isso vai estar esclarecendo essa dúvida crucial (Intel ou Amd?) não só agora mas por um bom tempo!!!

Patricia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem onde você quis chegar :P

AMD X Intel é proibido, mas vamos lá:

- Um PC com processador de baixo custo - Sempron ou Celeron - a solução AMD é muito mais vantagem

- Como assim não pode fazer upgrade? É certo que logo, logo, o 754P vai morrer (o 939 também, só Sempron estará neste soquete). Mas, por exemplo, para fazer um upgrade de um Sempron 2500+, temos opções interessantes como Sempron 3400+ ou Athlon 64 3700+ (mesmo sendo de revisão antiga, ainda sim ele é um ótimo processador)

- um P4XE (Extreme Edition) é um processador relativamente caro, o ideal seria mais uma troca de RAM, ou realmente um novo conjunto (processador + Placa Mãe + RAM).

mesmo eu querendo usar o computador mais pra WEBDESIGN - photoshop, adobe premiere, etc - do que pra jogos, optar por um AMD MESMO ASSIM é a melhor opção

Soquete muda muito rápido, então um Sempron 754P cairia bem (Já que o 754P e também o 939P estão prestes a morrer, você também pode esperar o AM2, mas como de início não teria processador baixo custo nesta plataforma, sairia caro)

minha recomendação:

Sempron 3400+

ASUS K8N4-E (com PCI-E)

1GB DDR400

GeForce 6200 (sem turbocache)

Seria uma bela máquina.

Não sei se cheguei no ponto certo na minha reposta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria de AMD não pensaria 2x...

e assim Patricia 200 reais de diferença é pouco heim se você ver em loja de informatica o pessoal vendem os semprons como Pcs de baixo custo e os P4 como Pcs de alto custo que nem sempre é verdade.... o Sempron socket 754 sai muito mas barato que o P4 mais básico heim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de mais nada, muito obrigada pela ajuda trunkeira e Diego! :D

- Como assim não pode fazer upgrade? É certo que logo, logo, o 754P vai morrer (o 939 também, só Sempron estará neste soquete). Mas, por exemplo, para fazer um upgrade de um Sempron 2500+, temos opções interessantes como Sempron 3400+ ou Athlon 64 3700+ (mesmo sendo de revisão antiga, ainda sim ele é um ótimo processador)

eu fui muito artificial ao comparar sempron e Pentium 4. Achei que, só pelo fato da todos os modelos P4 (desde celeron até um P4XE) usarem o mesmo soquete LGA 775, um pentium 4 estaria ganhando dos semprons e athlons no quesito "facilidade e custo-beneficio de upgrade". Vejo que estava bem equivocada com isso! Correto? É como você mesmo disse, se eu so tenho condiçoes de fazer uma atualização de baixo custo, não vai me servir nada eu optar por um Pentium 4 por causa do soquete LGA775, já que provavelmente não será tão cedo que vou ter dinheiro pra trocar por um chip P4XE e como você mesmo disse, quando puder comprar um P4XE (daqui uns 2 anos), os soquetes e consequentemente placas-mae já terão mudado também!

Sempron 3400+

ASUS K8N4-E (com PCI-E)

1GB DDR400

GeForce 6200 (sem turbocache)

nesse caso, mesmo sendo um sempron 3400+, o preço ficaria abaixo dos 1750 reais?

e no caso da GeForce 6200 (sem turbocache), eu andei pesquisando... Ela só tem 16Mbytes de memoria. Só isso de memoria aguenta um 3dmax ou adobe premiere ou jogos???

AH, e mais tres perguntas que não querem calar.

1) pelo orçamento de 1750 reais no maximo... Sempron ou Athlon XP???? Por que eu quase não vejo Athlon XP nesse forum? (é sempre sempron ou athlon 64)

2) AMD sempre teve fama travar maquina a toa por superaquecimento, ... Isso é uma fama antiga causada pelos Durons OU vocês garantem que esse problema já é bobagem, ou seja, que hoje em dia não existe mais isso de evitar sempron, athlon,... por causa de superaquecimento?

3) afinal de contas, se semprons, athlons 64,... são sempre mais baratos do que os Pentium 4 e se tem a mesma perfomance ou até são superiores ... por que existem pessoas que ainda optam por comprar Pentium4 (como eu desinformada era rs)??? Será porque acima dos 3000 reais, investir em Pentium4 como ilha de edição de video, webdesign pesado nesse caso é mais viável, é isso???

vocês estão me salvando mesmo! :palmas:

muito obrigada de novo!!!

Patricia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Patrícia, li o que você disse. E acho também AMD melhor, já por motivos citados como preço, qualidade. Pode ir sussegada.

Agora quanto a sua dúvida, sobre Athlon XP ou Sempron, eu preferiria Athlon XP, agora se for pra pegar K8 baratão aí é Sempron 64 revisão E6 BX, se for pra deixar mais caro ainda é Athlon 64. Os FX particularmente eu acho meio besteira entre aspas entende? com um bom overclock você chega no mesmo clock interno, enfim, mas aí já fica à vontade do freguês...

Abraços, espero ter ajudado..

U.a.G_OzzY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por patricia@10 de janeiro de 2006, 01:52

antes de mais nada, muito obrigada pela ajuda trunkeira e Diego!  :D

eu fui muito artificial ao comparar sempron e Pentium 4. Achei que, só pelo fato da todos os modelos P4 (desde celeron até um P4XE) usarem o mesmo soquete LGA 775, um pentium 4 estaria ganhando dos semprons e athlons no quesito "facilidade e custo-beneficio de upgrade". Vejo que estava bem equivocada com isso! Correto? É como você mesmo disse, se eu so tenho condiçoes de fazer uma atualização de baixo custo, não vai me servir nada eu optar por um Pentium 4 por causa do soquete LGA775, já que provavelmente não será tão cedo que vou ter dinheiro pra trocar por um chip P4XE e como você mesmo disse, quando puder comprar um P4XE (daqui uns 2 anos), os soquetes e consequentemente placas-mae já terão mudado também!

nesse caso, mesmo sendo um sempron 3400+, o preço ficaria abaixo dos 1750 reais?

Na verdade tanto a Intel quanto a AMD estão com planos de mudar de soquete, a AMD já até digulgou o nome e a pinagem (AM2 e 940 pinos), a Intel ainda não disse nada oficialmente. Esse novo soquete da AMD vai unificar o Sempron e o Athlon64, do mesmo jeito que era com o Athlon XP e Duron, e como a Intel faz atualmente com Celeron e P4. Como já disseram, os dois soquetes da AMD vão sair de linha logo depois do lançamento do AM2,note que não está havendo mais lançamento de processador nenhum, os últimos foram o Sempron 3400+ pro 754 e o FX-57 pro 939.

O Sempron 3400+ tá por volta de 500 reais, provavelmente ele vai estourar seu orçamento...

Postado Originalmente por patricia+10 de janeiro de 2006, 01:52-->
e no caso da GeForce 6200 (sem turbocache), eu andei pesquisando... Ela só tem 16Mbytes de memoria. Só isso de memoria aguenta um 3dmax ou adobe premiere ou jogos???

Só a Turbocache tem 16MB de RAM, algumas tem mais...A 6200 normal tem 128MB ou 256MB.

patricia@10 de janeiro de 2006, 01:52

AH, e mais tres perguntas que não querem calar.

1) pelo orçamento de 1750 reais no maximo...  Sempron ou Athlon XP???? Por que eu quase não vejo Athlon XP nesse forum? (é sempre sempron ou athlon 64)

2) AMD sempre teve fama travar maquina a toa por superaquecimento, ... Isso é uma fama antiga causada pelos Durons OU vocês garantem que esse problema já é bobagem, ou seja, que hoje em dia não existe mais isso de evitar sempron, athlon,... por causa de superaquecimento?

3) afinal de contas, se semprons, athlons 64,... são sempre mais baratos do que os Pentium 4 e se tem a mesma perfomance ou até são superiores ... por que existem pessoas que ainda optam por comprar Pentium4 (como eu desinformada era rs)??? Será porque acima dos 3000 reais, investir em Pentium4 como ilha de edição de video, webdesign pesado nesse caso é mais viável, é isso???

1- Sempron, Athlon XP já saiu de linha...

2- É isso aí, isso não existe mais. Se você usar um dissipador bem forte (Thermalright, etc...), os AMD chegam ao cumulo de quase não precisar de ventoinha.

3- Sim, a arma da Intel é essa, a desinformação, junto com um marketing muito bom. Na verdade tanto faz você investir pesado em P4 ou Athlon, a diferença de performance entre eles não é ENORME, você só vai ver isso em programas de benchmark. E AMD não é sempre mais barato também, os P4 da série 6xx estão com preços bem competitivos, e os Dual Core da Intel são mais baratos que os da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patrícia, como falei no outro tópico que você abriu, eu iria de sempron. Mas se seu orçamento não cabe um 3400+ pegue um 3000+ rev E6, final do código opn com as letras BX. Vai cair 200 MHz (2000 para 1800) mas você recupera isso fácil fácil com overclock, com o cooler original do box. E vai até mais longe. Estive vendo os tópicos de over, tem doido botando 2700 mhz no sempron 3000+. Mas rodando a 2400 estável tem um monte.

Quanto à diferença de chache L2 (128 para 256 no 3400+) não é significativa no desempenho, mas você pode pegar um 3100+ que o chache dele é 256 kb também.

Vai economizar uns 200 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente pode parecer bobeira, mas eu estive fazendo um orçamento para um cliente, mas eu montei um pc de baixo custo intel que compensou mais que um AMD,

no caso peguei um CELERON D 2.53 Ghz soquete 775 BOX EMT64 --- 279

detalhe 64 bits,

placa-mãe MSI 865PE Neo 3 --- 308

pode ser meio exagero mas quem disse que os preços da intel estão pouco competitivos, esta enganado , mas de certa forma já percebi muito aqui, é que ninguém que saber qual marca é melhor, mas ta parecendo torcida organizada, onde mesmo meu time perdendo ELE é o melhor, ou alguma seita religiosa....

pelo que eu estou vendo a disputa esta muito acirrada, e não pode-se falar que uma empresa é melhor q a outra, mas em alguns segmentos uma leva vantagem, por exemplo nesse caso eu optei para um cliente um CELERON D, que é o q esta em vantagem,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempron e celeron D com certeza pega o sempron

P4 e A64= pra min depende , o P4 HT Tem um melhor desempenho geral mas perde me games!.

Dualcore PD e A64 X2 = X2 com certeza tem um melhor desempenho mais sao mais caros.

Eu no seu lugar pegava um Sempron 64.

P4 eu so pegava mesmo se for com HT sem HT pega o sempron 64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2) AMD sempre teve fama travar maquina a toa por superaquecimento, ... Isso é uma fama antiga causada pelos Durons OU vocês garantem que esse problema já é bobagem, ou seja, que hoje em dia não existe mais isso de evitar sempron, athlon,... por causa de superaquecimento?

Hoje em dia ocorre justamente o contrário, os processadores AMD Athlon64 e Sempron consomem muito menos que os pentium4, gerando menor dissipação termica (aquecimento), menor conta de energia no final do mês e tendencia a maior estabilidade

boa sorte

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://techreport.com/etc/2004q4/90nm-power.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

http://www.techreport.com/onearticle.x/7417

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente, nossa.. não vou cansar de agradecer. Muito obrigada mesmo pela ajuda que estão me dando! :)))

bem, depois de finalmente, com a ajuda mais do que querida de todos vocês, a escolha por um SEMPRON me parece a melhor mesmo. :D

então, tcham tcham tcham tchammm.. chegada a hora da verdade, gostaria e preciso mais do que nunca de vocês para me ajudarem a compor o restante do corpo desse computador. Ou seja, a partir da sugestao que vou transcrever abaixo e principalmente, sob o limite de 1750 reais, qual a configuração que vocês me recomendariam?? Amaria se pudessem me ajudar nesse quebra-cabeça até chegar na melhor configuração custo-beneficio... e enfim, só confio em vocês desse forum pra que essa novela acabe e com final feliz! :D

Sempron 3100+ (revisao antiga)

ASUS K8N4-E (com PCI-E) (de preferência uma offboard)

256 DDR/400 Samsung (não conheço nenhuma marca ou modelo pra comparar)

cooler (não conheço nenhuma marca ou modelo pra comparar)

GeForce 6200 (sem turbocache) (achei essa placa com pouca memoria - só 16Mbytes. Imagino que pra jogos como Halflife 2 por exemplo, ela poderia ser insuficiente, to errada?)

HD SATA 40Gbytes Maxtor (a proposito, existe HD SATA de 40Gbytes?)

Combo LG

Fonte Seventeam 350W

Drive 3 1/2

Teclado Vcom

Monitor 17" LG

Tirando a dona desse post com tantas e tantas dúvidas (rs), o que vocês trocariam ?

Outra coisinha, esse micro será comprado em belo horizonte. Alguém conhece alguma loja confiavel e de melhor (le-se "qualidade + preço baixo") orçamento??

E finalmente,... algumas dúvidas ainda teimam em existir:

1) Qual a melhor placa de video (dentre desse orçamento de 1750 acima)?

2) Qual a melhor fonte pra esse computador? (seventeen? qual modelo? e o principal... 350W é suficiente?)

3) Qual o melhor cooler?

4) vocês podem me indicar um bom estabilizador?

5) to muito preocupada com superaquecimento do computador. Baseado no site www.waz.com.br, qual dos gabinetes em termos de visual (pra tornar menos difícil tem que ser cor branca, já que o resto do computador também será branco) e principalmente em termos de ventilação vocês escolheriam? E mais... QUANTOS e quais componentes (ventoinha, dissipador,etc) a mais vocês comprariam para uma garantia total de que esse computador nunca se superaqueceria?

ufa! gente, muito muitoooo obrigada de novo!

beijao!

Priscila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi :D

Sempron 3100+ (revisao antiga)

ASUS K8N4-E (com PCI-E) (de preferência uma offboard)

256 DDR/400 Samsung (não conheço nenhuma marca ou modelo pra comparar)

cooler (não conheço nenhuma marca ou modelo pra comparar)

GeForce 6200 (sem turbocache) (achei essa placa com pouca memoria - só 16Mbytes. Imagino que pra jogos como Halflife 2 por exemplo, ela poderia ser insuficiente, to errada?)

HD SATA 40Gbytes Maxtor (a proposito, existe HD SATA de 40Gbytes?)

Combo LG

Fonte Seventeam 350W

Drive 3 1/2

Teclado Vcom

Monitor 17" LG

Por que Sempron de revisão antiga? Pegue o Palermo (64 bits, 90nm, controladora da memória aperfeiçoada, SSE3 - o que ajuda em multimídia :D )

A ASUS K8N4-E tem compatibilidade com placas de vídeo PCI-E, padrão atual

Não daria para ser 512MB de ram? Não é Exigir :P, é porque para programas gráficos, futuramente fará falta mais ram.

GeForce 6200 não tem só 16MB - um colega nosso já postou isso aqui. Uma vez já vi à venda uma da Gigabyte 128MB/128Bits, creio que seja muito boa. Essa de 16MB/32bits, sãos as TC, o desempenho dela não é nada bom :( .

Só essas colocações.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Patrícia.

E finalmente,... algumas dúvidas ainda teimam em existir:

1) Qual a melhor placa de video (dentre desse orçamento de 1750 acima)?

2) Qual a melhor fonte pra esse computador? (seventeen? qual modelo? e o principal... 350W é suficiente?)

3) Qual o melhor cooler?

4) vocês podem me indicar um bom estabilizador?

5) to muito preocupada com superaquecimento do computador. Baseado no site www.waz.com.br, qual dos gabinetes em termos de visual (pra tornar menos difícil tem que ser cor branca, já que o resto do computador também será branco) e principalmente em termos de ventilação vocês escolheriam? E mais... QUANTOS e quais componentes (ventoinha, dissipador,etc) a mais vocês comprariam para uma garantia total de que esse computador nunca se superaqueceria?

1) A 6200 sem TurboCache. Se tiver 16mb pula fora que é TC. Pega uma 128/128.

2) Seventeam 350w BKV. O melhor custo x benefício.

3) A ar, o Zalman CNPS 9500+, com os Thermalright e Hyper6 da Thermalright. No seu caso o Cooler BOX estaria perfeito.

4) Posso, comprei ontem mesmo um APC Line-R Bivolt de 300VA na www.intersolucao.com por 45 reais.

5) Gabinete escolha por último. Pegue m Vcom CML080 de 110 que está bom, ou se quiser um bom com preço médio de 145 reais pegue o Vcom BK 9959. Bom custo x benefício.

Sobre o processador, pegue um 2600+ revisão E6, vale a pena. Prepare-se para o futuro.

Espero ter esclarecido.

Mais dúvidas?

Continue a postar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi :D

Sempron 3100+ (revisao antiga)

ASUS K8N4-E (com PCI-E) (de preferência uma offboard)

256 DDR/400 Samsung (não conheço nenhuma marca ou modelo pra comparar)

cooler (não conheço nenhuma marca ou modelo pra comparar)

GeForce 6200 (sem turbocache) (achei essa placa com pouca memoria - só 16Mbytes. Imagino que pra jogos como Halflife 2 por exemplo, ela poderia ser insuficiente, to errada?)

HD SATA 40Gbytes Maxtor (a proposito, existe HD SATA de 40Gbytes?)

Combo LG

Fonte Seventeam 350W

Drive 3 1/2

Teclado Vcom

Monitor 17" LG

Por que Sempron de revisão antiga? Pegue o Palermo (64 bits, 90nm, controladora da memória aperfeiçoada, SSE3 - o que ajuda em multimídia :D )

A ASUS K8N4-E tem compatibilidade com placas de vídeo PCI-E, padrão atual

Não daria para ser 512MB de ram? Não é Exigir :P, é porque para programas gráficos, futuramente fará falta mais ram.

GeForce 6200 não tem só 16MB - um colega nosso já postou isso aqui. Uma vez já vi à venda uma da Gigabyte 128MB/128Bits, creio que seja muito boa. Essa de 16MB/32bits, sãos as TC, o desempenho dela não é nada bom :( .

PS: sobre o auqecimento, hoje não existe mais (só para intel :P), isso aconteceu fois só na época dos Duron Spitifire/Athlon Tbird (alguns XP palomino também..), mas também existiu muitas pessoas que ficaram com esses Athlon e Duron por muito tempo. Eu conheço uma pessoa, que até hoje não teve problemas. (mas os Duron Applebred e Athlon 64 não tem problemas de aquecimento)

Só essas colocações.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!