Ir ao conteúdo

Sempron BX 3000+ e K8N

lamon

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, ontem peguei um combo S64 3000+ com uma ASUS K8N no lugar de um XP mobile.

É impressionante o poder de overclock deste Sempron coloquei 2,4 Ghz com o vcore default as temperaturas nunca passaram de 45 graus em full com o Smart Case Fan II a 2800 RPM.

Recomendo a todos!

O mobile a 2,4 Ghz esquentava muito e fazia 42 segundos no superPI com temperaturas de 50 graus com o Smart case Fan a 4800 RPM.

O Sempron ta fazendo 38 segundos!! Tem coisas que so a AMD faz para voce.

Pena que minhas memorias estão limitando meu over e acho que não compensa passar as mesmas para 133 Mhz. Pena que não tenho os ajustes da DFI

Recomendo a todos este combo. e me custou 300 reais o processador com cooler Akasa + 260 reais da placa-mãe aqui em Belo Horizonte. Excelente custo benecifio.

Abraço a todos.

Postado

Boa escolha, Esses semprons são bons mesmo.. você pode ir mais longe com ele..

Fiz um overclock aqui, estou a 3 dias testando ele.. Rodando jogos direto e etc..

Só estou esperando meu hyper 48 para fazer outros testes, pretendo chegar a 2.5ghz com 1.45V e memórias a 250mhz.. Vamos ver.. Quanto ao pi O seu esta bom, Estou fazendo 37S aqui..

fiz 2.4ghz com 1.36V no windows..

post-12358-13884903582999_thumb.jpg

Postado

Eduardo você esta fazendo teste para diminuir o vcore? Pois você já tinha conseguido 2500mhz ou até mais.

Aqui esta difícil saber a limitação a partir de 2400mhz, pois se colocar 2430mhz 270x9 ele não fica estavel nem com 1.5v,,,que alias quanto mais vcore eu coloco mais travamento ocorre e minha temps estão em 38c idle e 49 full. As memórias eu estava pensando ser elas, pois quando faço o SP2004 teste só CPU ele roda bem, mas quando coloco teste só ram ele da erro logo. Mas acho que esse programa não consegue fazer essa separação de teste entre CPU e RAM. Agora estou me acalmando forçadamente a 2400mhz com vcore default.

Vi que você esta rodando a 240mhz nas memos em que divisor,,,,150? Aqui nem posso usar cas 3, pois se colocar ele não ligam e se eu colocar auto ela não ligam também,,,,eita que essa TCCC são cheias de luxos.

Postado

e ai eduardo, estou realmente muito satisfeito. infelizmente ta difícil subir mais devido a placa-mãe e minhas memorias.

falou.

Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@10 de janeiro de 2006, 21:47

Boa escolha, Esses semprons são bons mesmo.. você pode ir mais longe com ele..

Fiz um overclock aqui, estou a 3 dias testando ele.. Rodando jogos direto e etc..

Só estou esperando meu hyper 48 para fazer outros testes, pretendo chegar a 2.5ghz com 1.45V e memórias a 250mhz.. Vamos ver.. Quanto ao pi O seu esta bom, Estou fazendo 37S aqui..

fiz 2.4ghz com 1.36V no windows..

Postado

resident aqui ta rock solid a 270 com o mult do htt em 3x. tentei subir mais setando as memos para 133mhz não consegui. vou tentar com mais calma e posto aqui.

com relação do chipset que todos falar que é quente, realmente ele é eskentadinho, mas quando o cooler da CPU esta ligado no maximo um grande fluxo de ar "bate" nas memorias e vai direto no dissipador. alem disso tenho um fan de 120 mm da enermax como exaustor e o fan akasa puxando ar fresco. a temperatura do dissipador é de 39 graus (tenho um gabinete que indica temperatura com sensor), placa-mãe a 33 e processador em 46 graus primando nesse exato momento.

me tira uma duvida? o asus Qfan na K8N so funciona para o cooler da CPU? estava crente que o do chassis também modulava....

abraços..

Postado Originalmente por Resident@11 de janeiro de 2006, 01:09

Eduardo você esta fazendo teste para diminuir o vcore? Pois você já tinha conseguido 2500mhz ou até mais.

Aqui esta difícil saber a limitação a partir de 2400mhz, pois se colocar 2430mhz 270x9 ele não fica estavel nem com 1.5v,,,que alias quanto mais vcore eu coloco mais travamento ocorre e minha temps estão em 38c idle e 49 full. As memórias eu estava pensando ser elas, pois quando faço o SP2004 teste só CPU ele roda bem, mas quando coloco teste só ram ele da erro logo. Mas acho que esse programa não consegue fazer essa separação de teste entre CPU e RAM. Agora estou me acalmando forçadamente a 2400mhz com vcore default.

Vi que você esta rodando a 240mhz nas memos em que divisor,,,,150? Aqui nem posso usar cas 3, pois se colocar ele não ligam e se eu colocar auto ela não ligam também,,,,eita que essa TCCC são cheias de luxos.

Postado

Faz esta fazendo 2430mhz estavel primado? ou só porque roda tudo você esta falando que esta primado? Aqui eu posso colocar 2430mhz também com 1.4v Default e roda PI até de 32mb e também qualquer mark, ou seja totalmente usavel. Mas para você falar Rock solid mesmo tem que primar no minimo umas 4 ou 5 horas já esta bom.

Postado

já tem umas duas horas que ta primando sem erros. mas so no fim de semana que conseguirei testar com calma. e eu estou com 1,42 pra ficar estavel. com 1,40 trava logo de cara.

o resident me tira uma duvida? o asus Qfan na K8N so funciona para o cooler da CPU? estava crente que o do chassis também modulava....

Postado Originalmente por Resident@11 de janeiro de 2006, 22:19

Faz esta fazendo 2430mhz estavel primado? ou só porque roda tudo você esta falando que esta primado? Aqui eu posso colocar 2430mhz também com 1.4v Default e roda PI até de 32mb e também qualquer mark, ou seja totalmente usavel. Mas para você falar Rock solid mesmo tem que primar no minimo umas 4 ou 5 horas já esta bom.

Postado

Nunca usei o Qfan. Mas aqui mesmo com 1.45v não prima mais que 2h com 2430mhz. Existe uma barreira entre meus 2403 primados e esses 2430. Mas quem sabe um dia que tiver *¨&@%¨&@ da vida vou setar ela a 1.6v e deixar ele rodando a 2600mhz sem querer nem saber da bronca,rsss.

Postado

o meu combo k8n + S3000+ parece ter bronca acima de 2430, não sei porque.

quanto ao qfan vou perguntar em algum outro forum. alias no manual fala que você pode configurar o start voltage das ventoinhas mas não vi esse opção.

mas no geral pelo preço que foi esta placa não tenho do que reclamar.

abraço a todos.

Postado Originalmente por Resident@11 de janeiro de 2006, 22:45

Nunca usei o Qfan. Mas aqui mesmo com 1.45v não prima mais que 2h com 2430mhz. Existe uma barreira entre meus 2403 primados e esses 2430. Mas quem sabe um dia que tiver *¨&@%¨&@ da vida vou setar ela a 1.6v e deixar ele rodando a 2600mhz sem querer nem saber da bronca,rsss.

Postado

ta bom esse over maz faz um esforço que sobe mais isso ai.

galera num esquece de trocar o disipador de chipset heim que ele torra.

Postado

vi isso na pratica aqui hoje. hehe

o dissipador ate fica numa temperatura "razoalvel" com over 42 graus +/- mais isso com o smart case fan no talo. estava testanto o superpi 32M hoje a tarde (estava super quente aqui) ai o dissipador chegou a 47 graus +/- e deu erro no superpi logo de cara, sendo que já tinha feito varios outros testes em outras ocasioes.

coloquei um fan ###### de 80mm proximo do dissipador do chipset e ta estavel de novo e com temps de 37 graus em full.

então, todo mundo já falou e simplesmente reforço, pra pazer over com essa placa tem que trocar o dissipador do chipset ou então colocar um fan soprando o bicho o tempo todo.

Postado Originalmente por paro@13 de janeiro de 2006, 08:19

ta bom esse over maz faz um esforço que sobe mais isso ai.

galera num esquece de trocar o disipador de chipset heim que ele torra.

Postado

se colocar o fan direitinho fica rlz, mas se não num vai adiantar nada, o mas recomendado e trocar o disipador por um zalman ou evercool ;)

Postado

valeu pelo toke. na verdade vou ver se coloco um dissipador de duron no chipset. enquanto a placa-mãe tiver na garantia vou colocar emcima do dissipador original. vou ver se melhora as temps. agora muito quente aqui to com 42 graus no dissipador do chipset em full.

falou.

Postado Originalmente por paro@14 de janeiro de 2006, 10:33

se colocar o fan direitinho fica rlz, mas se não num vai adiantar nada, o mas recomendado e trocar o disipador por um zalman ou evercool ;)

Postado

até la ela pode morrer com essa temperatura no chipset ( num to rogandu praga não :D ) troca por um zalman se acontecer algo na placa-mãe se coloca o default de volta e manda pro RMA, compra o zalman ou evercool e coloca.

Postado

coloquei o cooler de duron sobre o cooler do chipset com pasta termica e prendi com uma abraçadeira de nylon, fez toda e diferença. as temperaturas do chipset não passam de 37 graus em full load no prime e occt. antes variava entre 40 e 42.

Postado Originalmente por paro@16 de janeiro de 2006, 03:03

até la ela pode morrer com essa temperatura no chipset ( num to rogandu praga não :D ) troca por um zalman se acontecer algo na placa-mãe se coloca o default de volta e manda pro RMA, compra o zalman ou evercool e coloca.

Postado

e galera no combo aqui estaguinou nos 2,4 ghz, não esta ruim não, mas...

resident to o mesmo barco que voce amigo consigo ate 270 de htt mas da erro no prime. deve ser as memorias que estão me limitando. dia a dia so ate 268 mhz.

o que achei estranho é que quando seto 133 mhz nas memorias o sistema fica instavel. imagino que para minha placa não consiga mais do que 272 mhz com estabilidade. uma pena.

Postado
resident to o mesmo barco que voce amigo consigo ate 270 de htt mas da erro no prime. deve ser as memorias que estão me limitando. dia a dia so ate 268 mhz.

Pois é amigo! Aqui liga e faz tudo com 270 mas erro no prime também!!! Alias da erro no prime com 267 também, só que isso nos 10K do prime com 54min aproximadamente. você rodou o prime por quanto tempo messa configuração 267x9=2403mhz?

Aqui achei estabilidade com 265x9=2385mhz vcore default e as memórias em 432mhz primado por mais de 4 horas.

Veja que as memórias estão trabalhando a 2,5,3,3,6 1T mas elas também passaram com 2,5,3,3,5 1T na boa.

Se subir 15mhz eu fico sem estabilidade no prime que não rola nem 1hora com vcore de 1.45v. Não sei se é placa-mãe, memória ou mesmo processador,,,,,Talvez o conjunto todo devia ir para o :priv::P

post-6075-13884903993426_thumb.jpg

Postado

rodei pime por 4 horas e pouco. rodei occt, sp2004, estability test do systool. tudo que tenho direito a 268 com memos a quase 220 mhz. com vcore setado a 1,425 na bios. 100% estavel! temperaturas em 38 graus idle e 46 graus em full load com o smart case fan limitado a 3700 rpm com cooler akasa,

deve ser limitação do clock base da placa para a tensão default e como não temos ajsutes dessa tensão já viu..... cara no geral é uma boa placa, mas se eu não tivesse com pressa de comprar teria pego uma gigabyte k8ns-pro ou uma nf8 usada pelo preço dessa asus. agora não tem mais jeito. heheh

mas to satisfeito, poderia ser melhor mas ta bom.

Postado Originalmente por Resident@18 de janeiro de 2006, 21:48

Pois é amigo! Aqui liga e faz tudo com 270 mas erro no prime também!!! Alias da erro no prime com 267 também, só que isso nos 10K do prime com 54min aproximadamente. você rodou o prime por quanto tempo messa configuração 267x9=2403mhz?

Aqui achei estabilidade com 265x9=2850mhz vcore default e as memórias em 432mhz primado por mais de 4 horas.

Veja que as memórias estão trabalhando a 2,5,3,3,6 1T mas elas também passaram com 2,5,3,3,5 1T na boa.

Se subir 15mhz eu fico sem estabilidade no prime que não rola nem 1hora com vcore de 1.45v. Não sei se é placa-mãe, memória ou mesmo processador,,,,,Talvez o conjunto todo devia ir para o  :priv:  :P

Postado

A 268 eu não estou com 100% estavel mesmo! uso 15mhz abaixo do seu clock,,,,em compensação uso em 1.4v originais e cas mais apertado em 2,5.

você esta fazendo quanto no Pi com essas latências? Uma pena mesmo não ter chegado o que eu esperava que era usar dia a dia em 2500mhz com 1.5v. Mas estou me acalmando, pois não tem jeito mesmo. :naonao:

Postado

po galera será que ninguém vai pegar mais que 2400mhz ? pelo jeito que ninguém ta conseguindu então não vale a pena pegar o 3000+ pois o 2800+ ou 2600+ pega 2300mhz 2400mhz em media, mesma coisa por um preço bem menor :D , agora com o cooler ta outra coisa ehhee, agora pode socar OC :devil:

Postado

Concordo em parte com você! realmente os 2600 e 2800 estão chegando a 2.3 e 2.4ghz também, pois o núcleo é o mesmo, mas acho que o fato só esta acontecendo mais isso com placas Asus série K8N e de luxe que são muito limitadas mesmo para over. Já a difêrença de preço eu não paguei nem 40 contos a mais no 3000+ e você ainda fica com mult mais alto para se pegar uma placa melhor poder socar overvolt já que essas Asus não dão acima de 1.45v.

Postado

ah sim com aumento de vcore sobe mas claro, mas eu particularmente não gosto de usar vcore acima do default para dia a dia.

Postado

e ai paro beleza. olha minha limitação não esta sendo o processador e sim o conjunto memorias e placa-mãe. o estranho e que mesmo passando as memorias para 133 e aumentando o htt não obtenho estabilidade. testes mais demorados so no fim de semana mesmo. engraçado é que vi um cara aqui do forum com 2,5 ghz não sei se esta estavel. e eu estou acompanhando um projeto de bios mod de um forum internacional já tem cara colocando htt de 313 para o dia a dia em um Sempron 2800+. a noite posto o link para todos acompanharem também. vamos tentar contribuir para o desenvolvimento do biosmod e tentar melhorar nossos overs com essa placa.

Usuarios de k8n´s univos. heheheh

resident a noite posto la de casa o resultado exato do superpi. com htt em 270 apesar de instavel no prime e superpi maiores consegui 38 e tantos segundos.

Postado Originalmente por paro@19 de janeiro de 2006, 11:22

po galera será que ninguém vai pegar mais que 2400mhz ? pelo jeito que ninguém ta conseguindu então não vale a pena pegar o 3000+ pois o 2800+ ou 2600+ pega 2300mhz 2400mhz em media, mesma coisa por um preço bem menor  :D , agora com o cooler ta outra coisa ehhee, agora pode socar OC  :devil:

Postado

e ai turma pesquisei aqui e achei o link com os mods para a k8n. o link é http://www.ocworkbench.com/ocwb/ultimatebb...opic/44/71.html

observem o usuario majinvegeta com 325 mhz de htt. é verdade que ele alem do bios mod fez alguns voltage mods também. mas "arrancou um caldão" da k8n.

Postado Originalmente por lamon@19 de janeiro de 2006, 13:12

e ai paro beleza. olha minha limitação não esta sendo o processador e sim o conjunto memorias e placa-mãe. o estranho e que mesmo passando as memorias para 133 e aumentando o htt não obtenho estabilidade. testes mais demorados so no fim de semana mesmo. engraçado é que vi um cara aqui do forum com 2,5 ghz não sei se esta estavel. e eu estou acompanhando um projeto de bios mod de um forum internacional já tem cara colocando htt de 313 para o dia a dia em um Sempron 2800+. a noite posto o link para todos acompanharem também. vamos tentar contribuir para o desenvolvimento do biosmod e tentar melhorar nossos overs com essa placa.

Usuarios de k8n´s univos. heheheh

resident a noite posto la de casa o resultado exato do superpi. com htt em 270 apesar de instavel no prime e superpi maiores consegui 38 e tantos segundos.

Postado

já vi essa bios mod, inclusive teve um usuario que colocou ela aqui no forum e disse que a bios num pegava nem 301 de htt =\,

até quanto suas memos estão aguentandu ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!