Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sempron BX 3000+ e K8N


lamon

Posts recomendados

Pessoal,

Estou precisando da ajuda de vocês.

Estou com um Sempron64 3000+ rodando em uma placa K8N com 2 pentes de memória Kingston KVR400X64C3A/1G, e tudo isso alimentado por uma fonte Seventeam ST-420BKV. E o problema é que não estou conseguindo fazer um Overclock maior do que 2160 MHz (20% de Over é brincadeira né ... :muro: ).

Eu gostaria que vocês me dessem alguma dica ou uma luz de como posso superar essa "Barreira", eu estou achando que o problemas estão nas memórias, mas como sou novo em fazer Overclock, não me arrisco a bater o martelo ...

Segue abaixo maiores detalhes da situação atual ....

Abraços a todos !!!!!!

post-82497-13884919008802_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sua memória é pessima de over

na bios diminui elas pra 333 ou 266 e vai subindo o htt

Salve !!!

Na Bios as memórias já estão em 266, e com isso o HTT máximo que eu chego é

240 ... mais do que isso não da boot.

Só consigo passar de 240 no HTT se eu colocar na Bios as memórias a 200, mas

parece que nessa velocidade se perde muito com o desempenho das memórias.

É nessas horas que as "Genéricas" fazem a diferença .... <_<

Abraços !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Resident.A placa é ruim de over mesmo.Muito instavel.Te falo isso pois com uma DFI testada aqui em kza por uma semana ela é surpreendente.Logo de cara fui a 2500mhz com TOTAL estabilidade.Primado por 12 horas. Depois disso coloquei 2600mhz e mais uma vez TOTAL estabilidade.Me baseei em outros overs de pessoas na internet que tinha o mesmo processador mesma placa-mãe e memórias com as nossas TCCC.Conclusão:Pra over muito agressivos(qualquer coisa acima de 2400 mhz ou 265 de HTT) a ASUS K8N é péssima apresentando muita instabilidade.Mesmo colcando dissipadores nos mosfets e trocando o cooler do chipset não mudou muito.

Assim sendo, para outros usuários que tem a mesma placa e usam SEMPRON'S até mesmo o 3300 ou o 3400 que tem o multiplicador 10 e permitem grandes overs ela não e uma boa opção.Passando de 265 no HTT já começam os problemas.Coisa que não vi nas DFI a nas Abit.As Gigabyte são boas tambem.

então quem estiver fazendo over nesta ASUS K8N fiquem cientes das limitações dela.Pois over bom e aquele que provem TOTAL ESTABILIDADE comprovada por programas que fazem este tipo de teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você vai fazer IKY?? vai trocar de placa??? Eu mesmo vou ficar um tempo e quero trocar tudo,,,não sei o que no momento! mas vamos ver quanto vai ficar o Conroe mais barato para poder descidir por ela ou por um AM2 caso os preços estejam bons. Agora mesmo sabendo que possa ser a placa não tenho inteção de gastar dinheiro nessa platafoma mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou vender esta placa-mãe mais uma placa de video fx5600 que tenho guardada aqui em casa e comprar uma ABIT NF8 ou uma DFI que já vi por preços muito bons.Até achei uma no mercado livre (abit nf8) por 200,00 R$.Com o que eu pegar da venda da minha mais a placa de video da e sobra.Ou ate mesmo uma gigabyte ga-k8ns que li em outros foruns que e muito boa se comparada a asus k8n.Ate mesmo porque depois de ver que o meu processador e bom de over e ter certeza que não era ele ou a minha memória, tomei ódio desta placa miserável.Vou troca-la.E como te falei vendendo ela e mais a placa de video vou comprar outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu talves passe o meu para frente logo,,,mas vai ser porque estou pensando em pegar uma Asus ou MSI 939 com um venice 3000 ou 3200 dando pouquissima diferença. Mas estou pensando ainda, pois vou passar uns dias sem pc com essa troca.

Quanto ao fato que você falou sobre HT eu acho estranho você falar que a placa não passa dos 267 com estabilidade! tendo em vista que com os processadores 2600+ e 2800+ ela trabalha a 300x8=2400mhz perfeitamente e com vcore default e sendo dessa forma o ht não é problema.

Vi também algumas pessoas em foruns gringos trabalhando com ela a 2700mhz 300x9 no talo,,,e olha que não foi uma só.

Outro fato que gosto muito dessa placa é que ele aguenta muita doideira,rss......já fiz muito over maluco e ela nem liga, da reboot e tenho que dar clear de cmos e tudo beleza com meu windows do dia que eu montei a 1 ano atras. Meu colega com uma Gigabyte 754 já corrompeu o win tantas vezes que ele nem mexe mais,kkkkkkkk e olha que nem de longe ele forçou igual a mim.

Talvez eu até passe para frente meu PC antes do fim do ano....mas vai ser para pegar um 939 com uns 100 ou 150 de diferença na placa com processador venice 3200.

(obs)Aproveitei hoje e fiz over para 2600mhz com 1.52v e embora não rode o prime eu deixei o winavi fazendo ripagem de um DVD e depois fiz outro DVD dessa vez passando diversos videos para o DVD e esse processo no nero vision passa umas 2h a 100% de uso e rolou na boa....tó pensando em deixar assim mesmo não tendo primado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...e neste ponto que fico encafifafo...em outras placas que já testei meu sempron consegui over's otimos como os que te falei.já nesta não passa de 2400mhz. Passar até passa mas logo da problema.Coloco 2400 mhz 9x267 com 1.52 de vcore e deixo as latencias de minha samsung tccc em 2.5-3-3-7(até um pouco menos do que a sua) a 1T e passa o prime por 5 horas sem problemas.Aí rodo jogos tipo most wanted e outros como doom3 que sao pesados, faço dvds,cds e tudo mai se fica de boa.Mas passa um tempo e quando vou ligar o pc de novo da falha no overclock.

Bem mas me diz uma coisa: você falou que vai trocar seu processador e placa-mãe por um 939.Onde você achou por estes preços? Até tenho vontade mas minha placa de vídeo e uma 6800XTreme e ela é muito boa mesmo.Roda tudo no talo na boa.E eu não gostaria de ter de me desfazer dela.Sera que teria alguma placa pra 939 com agp? Ou ate mesmo um que tenha os dois:agp e pci-e? Te pergunto pois comprei pra uma amiga um p4v800-d que tem os dois slots e é pra p4 478 ainda.

O preço do athlon 939 que você pretende pegar e da placa.Onde você achou?Ficaria por quanto os dois?

UM abraço!

Ps: vou testar mais configurações diferentes na minha placa.Uma hora acredito que eu ache a certa.Ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IKY essa diferença que eu estou falando em pagar é porque no meu trabalho tenho 2 PCs recém montados com 2 meses somente e o meu chefe usa somente para tarefas cotidinas e sem muitas exigências. Assim fiz um proposta de trocar com o meu e votar uma grana com o cara do CPD e ele pediu um tempo de 2 meses para poder rolar a troca já que esses PCs vão para outra filial nesse tempo e ai enviava o meu no lugar e não dava bronca,rssss. Quanto a placas 939 existe muitas AGP,,basta você olhar no ML,,,embora eu vendia ela também, pois com a grana dela você pode pegar outra PCIe e ainda sobra grana,rsss.

Aqui a configuração que eu faço 100% de estabilidade é 2502Mhz 278x9 e com 1.52v e latências eu deixo no talo 2,5,3,3,5 1T e elas vão na boa com 227mhz e até 234 elas aguenta assim mesmo.

Acima de 2500mhz ele vai na boa e não acontece nada e nunca veio mensagem de over com problemas mesmo que eu coloque over agressivo que o prime de erro imediato.

Agora cara na boa eu acho que é noia mesmo essa de correr atrás de 2700mhz, pois 300mhz em um jogo não da diferença alguma em desempenho. Nesse caso eu tivesse uma boa placa de video como essa sua eu setava um bom over como você fez e estava feliz;;;;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resident beleza?!

Olha só resolvi fazer o mesmo que voce: 9x278=2502mhz com 1.52 vcore mais memória em 2.5-3-3-5 1T a 227 mhz com 2.7v.Entra no windows na boa.

No everest home 2.20 obtive as seguintes leituras:

Leitura: 3480mb/s

Escrita:1306mb/s

Latência:43.6ns

Agora no Everest Ultimate 3.0

Leitura:3501mb/s

Escrita:3460mb/s

Latência:44.6ns

Cópia da memoria:3500mb/s(este item não tem no everest home)

Pelo que se nota o desempenho de acesso a memoria fica muito bom. :joia:

Mas uma pergunta: O chipset, este azul que tem na nossa placa esquenta muito aponto de prejudicar o over?Seria talvez ele que estaria a prejudicar meu over?

Tenho uma 6800 que tem um pcb grande e fica em cima do chipset.Existe algum modo de colocar outro dissipador mais eficiente que não encoste ou seja atrapalhado pela placa de video? você recomenda alguma marca especifica?

Com este over você tem estabilidade? Da pra usar no dia a dia sem o pc ficar reiniciando ou coisa parecida??

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iky os seus resultandos no Everest batem com os meus. :joia:

No caso do chipset eu troquei o dissipador no outro dia em que eu comprei a placa mãe e coloquei o Zalmam e com isso tive um redução grande da temperatura em 6c, embora eu não ache que isso chegue a atrapalhar no over.

No seu caso um Zalmam não vai prestar, pois ele é bem grande e vai esbarrar em algum capacitor de sua pv. Mas eu mesmo tenho um cooler de placa de vídeo que troquei a ventoinha por uma com mais rpm e esta pronta para equipar a K8N se eu pegar outra pv que o zalmam esbarre. No ML existe alguns coolers para chipset até em cobre na faixa de 35 reais que ia bem na sua placa.

Quanto a estabilidade a 2502mhz é total como eu mesmo te mostrei com o prime de 9h a uns posts atrás

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ha sim..quase ia me esquecendo: como você faz pra ler a temperatura do seu chipset?Qual programa você usa?Motherboard monitor? Everest? No dedometro mesmo?rsrsrs...

Outra coisa...to usando em 2500mhz.No windows fica tudo estavel.Ate most wanted já joguei(tudo no talo em 1024x768) e rodou liso liso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resident, já me dicidi: vou trocar a placa -mae e o processador por um athlon 939 e uma asus a8v-deluxe por ela ter agp.Ta num preço bom aqui em Brasilia.E a melhor coisa que faço já que na plataforma 754 ta difícil achar boas placas mae e o desempenho e um pouco inferior ao 939.Fora que ficarei atualizado por um bom tempo até o AM2 vingar de vez.

Mas meu over ta indo lá em kza.Até agora a 2502mhz não deu pau ainda.Verei no decorrer dos próximos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa forma fica legal então! pois 939 vai render um tempo ainda porque o AM2 não mostrou ser muito superior. eu devo fazer o mesmo se não for com aquele rolo que falei entes eu vou esperar o preço desabar ainda mais e trocar.

Mas o melhor mesmo é pegar uma grana e pedir essa criança aqui com AGP,PCIe,DDR e DDR2..

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=173367

na newegg ela já esta sendo vendida a 58 dolares e pega um core duo mais barato e você fica todo pronto e com gás para muitos upgrades e com um foguete que faz AM2 nem ver poeira :devil: ,,,,,essa placa é o ouro :joia::D:joia::D !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar melhorar meu over aqui, mas não consigo encontrar na Bios onde alterar o vcore do processador que está em stock. Alguém aí me dá uma luz? E o que quer dizer 1t e 2T? Sei que as minhas memos estão em 2t, mas não sei o que isso significa...

Salve !!!

Rapaz, da uma olhada na opção ADVANCED, e coloca a opção FID/VID Change em MANUAL ....

.... ai vai abrir a opção para mudar o vCore ....

Mas cuidado com essa brincadeira ai heim .....

Eu tenho a mesma placa e processador que você. Da uma olhada nesse meu tópico:

Overclock Sempron64 3000+ com ASUS K8N

Tem algumas dicas que eu recebi nesse tópico.

Abraços !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com a risadinha! pois Epox também não vejo ser tão boa em over,,,alias tenho um primo com uma que nem chega a os 2500 que eu uso no dia a dia 100%primado,,over é muito de sorte também!! por tanto abre o olho quando fala que não vai pegar fusca porque não anda e vai pegar um fiat 147, :D

pois é, andei pesquisando a placa, e vi que ela só tem 2 reguladores de tensão :3::ph34r:

bem, como não posso pagar os olhos da cara numa DFI, que por menos de 400 não se acha, vou partir pelo menos pra Abit, não sao estão boas quanto antes, mas tenho uma NF7 e sei da qualidade dela hehehe :D

mas o meu sempron que eu tenho aqui que é um 2800 já consegui ligar a 2.7GHz numa K8N4-E eheheheh :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba...o k8n que tem me dado raiva....Resident não tem jeito. não consigo estabilidade de jeito nenhum com essa placa maledita.Parece que so fica bom em ridiculos 9x265=2385.Se coloco mais 15 mhz e vou pra 2400mhz ele da pau, reinicia ou trava.E não e memória pois ela e uma samsung TCCC e já testei com todo tipo de latencia e não da certo.Fonte não é pois a minha e uma Seventeam.Processador não é tambem pois como te falei antes já rodei ele totalmente estavel a 2700 mhz numa k8nf4 e a 2850 numa DFI.então só pode ser esta placa.Mas o pior e que você tem a mesma placa a mesma memoria e mesmo processador e da certo com voce.Mas aqui não da de jeito nenhum.Juro que ontem quase tirei ela do meu gabinete e botei fogo nel.Faltou pouco.afffffffff.......

Mas estou na expectativa de pegar logo minha a8v-deluxe e meu athlon 939 que por uma caso ta num preço bom aqui em Brasilia.Ate a placa ta num preço bom tambem.Pois não quero me desfazer de minha 6800 não.E depois que vi que o AGP não quer e parece que não vai morrer de vez nem tão cedo.até uma 7600 gt já tem pra agp.E a 7800 gs.Um monstro de placa e é AGP.Ou seja vida longa ao agp que ate hoje não percebi grande diferença de desempenho.

Mas continuo minha insessante rodada de testes com a k8n.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente colega eu não sei o que acontece com você, pois o que você fala eu faço aqui tranquilamente.

2360mhz com 1.35v.

2400mhz com 1.42v

2430mhz com 1.44v

2502mhz com 1.52v

2603mhz com 1.62v- não deixo assim porque as memórias não trabalham a 237mhz e dessa forma rebaixar para 266 na bios vai me deixar com 180mhz o que não acho legal,,,fora que o vcore também não agrada.

Fora essas configuração primadas eu posso deixar em outras que não rodam o prime mas que fazem tudo e nunca deu uma tela azul reset. Quando exgero no over tipo tentar 300x9=2700 ele simplemente não liga,rss.

estava olhando em outro forum um cara que fala que o dele esta dessa forma 2700mhz 300x9,,,mas só vou acreditar com o screen.

Mas com certeza se pintar um micro para montar e for um sempron vou pedir uma Abit e trocar de placa-mãe na hora,rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tenho o processador 3100+, mas é o mesmo clock e mult.

Acontece o seguinte aqui:

O divisor do HT não funciona setado em 2 (o pc nem liga)

O FSB máximo que eu consigo é 286 com mult. em 9X (2574MHz). Baixando o mult. pra 8X o FSB não passa de 275 (2200MHz), o que me leva a crer que o processador não está no limite, e isso sem mexer no vcore, que não faz diferença nenhuma.

As memórias não devem serm pois setadas em 200MHz ou 266MHz também não faz diferença, e elas trabalha abaixo do limite delas (367 ou 286MHz).

O HT, como não funciona o mult. 2, eu deixo em 3, o que resulta em 858MHz, e não sei se não é esse o meu limitante.

Veja o over

Antes que alguem sugira, já testei em uma fonte melhor também, e não alterou nem eu 1MHz.

Acho estranho isso. O processador parece estar sobrando, e eu não sei mais o que fazer melhorar isso.

Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!