Ir ao conteúdo

PROGRAMA PARA DETECTAR BADBLOCK

Agent Smith

Posts recomendados

Postado

Caros, estou precisando urgente de algum link seguro que me leve até algum software que detecte badblock em HD, pois não estou conseguinto isso pelo WIN XP.

Por falar nisso, existe como saber se o seu HD está com badblock usando o WINXP?

Qual programa eu posso usar para "apagar" o badblock?

Grato a todos que ajudem.

• Membro VIP
Postado

O Scandisk do XP (CHKDSK) não mostra graficamente falando os BAD BLOCKS. Tente o Norton Disk Doctor.

E não tem como apagar BADBLOCK visto que eles são defeitos físicos e não lógicos do HD e portanto nenhum programa pode simplesmente apaga-lo, alguns programas fazem é isolar ele para que nada seja escrito naquele lugar.

Até Mais B)

Postado

minha maquina demora uns 20 minutos para carregar o xp, algumas vezes quando inicio o xp, ele da a mensagem de ´´erro de disco´´, ai tenho que formatar a maquina e instalar o xp, isso demora mais ou menos 06 horas para formatar a maquina, fico usando o xp tranquilamente, mas depois de algumas reiniciações, o erro de disco aparece, ai tenho de fazer tudo de novo.

voce acha que o norto disk pode resolver isso?,

sera que e bad block?

qual o programa ideal para meu problema?

Valeu!

Postado

Geralmente os programas ideias para bloquearem os bad blocks são os programas proprios para cada Hd, fornecidos no site do fabricante em forma de download, como o HUTIL, da Samsung. Passe a marca de seus HDs para melhorar minha ajuda!

Postado

ola colega, meu hd e um western digital wd200 de 20gb, andei pesquisando no forum e vi que ten um programa ´´hdd regenerater´´ que restaura parte dos badblocks do hd, voce tem algum conhecimento sobre a funcionalidade real deste programa?

o programa do fabricante tem por funcionalidade isolar os bads?

Valeu!

Postado

Bom, ...

na verdade o HD não é meu. É de um amigo que pediu ajuda.

O fabricante é SEAGATE, modelo ST340810A, de 40Gb.

Preciso de um software que mostre fisicamente se há badblock, pois o HD está corrompendo arquivos (não tem vírus, com certeza) e preciso de outro software que "apague" (está entre aspas. OK?) ou isole as possíveis áreas danificadas.

Grato.

Postado

Para detectar os badblocks, erros etc. pelo win xp, utilize o scandisk pelo windows explorer e marque a opção de executar o scandisk na reinicialização do windows. Reinicie o computador e o win xp entrará na tela azul e executará o scandisk completo e no final é exibido um log c/ os erros, setores defeituosos(bad blocks) etc.

Para isolar os bad blocks e deixar o HD como original, é preciso do software que fará o low level format no HD, cada fabricante tem o seu. Procure no site da seagate que você vai encontrar o software.

Postado

Desculpe, mas não vi nenhuma "caixa" com a "pção de executar o scandisk na reinicialização do windows."

Lembro que no Win 98 isso existia, mas não estou encontrando no XP.

• Membro VIP
Postado

Se você estiver no XP faça o seguinte:

Digite no Executar: cmd

No prompt digite: CHKDSK X: /F /R

Onde /F é para que o CHKDSK corrija os erros automaticamente e /R localiza setores defeitosos e recupera arquivos legiveis nesses setores defeituosos. X: é a letra da unidade que você quer verificar.

Se o HD estiver sendo usado pelo Windows de alguma forma vai aparecer a mensagem perguntando se você quer agendar para a próxima inicialização, aí você digite S (Sim) e dá Enter e reinicie o computador.

Até Mais B)

Postado
Postado Originalmente por wesleymyau@16 de janeiro de 2006, 00:24

ola colega, meu hd e um western digital wd200 de 20gb, andei pesquisando no forum e vi que ten um programa ´´hdd regenerater´´ que restaura parte dos badblocks do hd, voce tem algum conhecimento sobre a funcionalidade real deste programa?

o programa do fabricante tem por funcionalidade isolar os bads?

Valeu!

Encontrei este link do site da western digital onde baixa os utilitarios para remover os bad blocks: http://support.wdc.com/download/index.asp?cxml=n

mas o modelo que você passou do seu HD não se encontra lá, tente encontrar o modelo mais expecifico deo seu HD ou o Serial dele!

Postado

É só entrar em propriedades da unidade no Windows Explorer, clicar em ferramentas e verificação de erros. Vai abrir uma caixa p/ executar o scandisk, é só selecionar as 2 opções e ele vai perguntar que somente procederá na próxima reinicialização, então clique em SIM e reinicie o computador que ele executará o scandisk completo. Tem também. a outra opção pelo DOS como o usuario sonic mencionou.

Eu já usei o low level format em hd samsung e foi normal, marcou e desapareceu os bad blocks no sistema operacional, cada fabricante tem o seu utilitário que efetua o low level format.

O do seagate esta neste link:

http://www.seagate.com/support/kb/disc/faq...llfmt_what.html

Para fazer o download:

http://www.seagate.com/support/disc/drivers/discwiz.html

Não sei como é o da seagate, mas no samsung tem algumas opções e aparece algumas mensagens de caution, etc. mas utilizei mesmo assim e formatou e marcou os bad blocks. Pode ser que c/ procedimento errado danifique o hd e inutilize o mesmo, eu utilizei e arrisquei e funcionou no samsung ATA. Se der certo o low level format, o HD fica como se nunca tivesse existido um bad block. O risco fica por sua conta, mas só dá p/ aprender e resolver deste jeito.

Postado
Postado Originalmente por Horizon@18 de janeiro de 2006, 00:40

É só entrar em propriedades da unidade no Windows Explorer, clicar em ferramentas e verificação de erros. Vai abrir uma caixa p/ executar o scandisk, é só selecionar as 2 opções e ele vai perguntar que somente procederá na próxima reinicialização, então clique em SIM e reinicie o computador que ele executará o scandisk completo. Tem também. a outra opção pelo DOS como o usuario sonic mencionou.

Eu já usei o low level format em hd samsung e foi normal, marcou e desapareceu os bad blocks no sistema operacional, cada fabricante tem o seu utilitário que efetua o low level format.

O do seagate esta neste link:

http://www.seagate.com/support/kb/disc/faq...llfmt_what.html

Para fazer o download:

http://www.seagate.com/support/disc/drivers/discwiz.html

Não sei como é o da seagate, mas no samsung tem algumas opções e aparece algumas mensagens de caution, etc. mas utilizei mesmo assim e formatou e marcou os bad blocks. Pode ser que c/ procedimento errado danifique o hd e inutilize o mesmo, eu utilizei e arrisquei e funcionou no samsung ATA. Se der certo o low level format, o HD fica como se nunca tivesse existido um bad block. O risco fica por sua conta, mas só dá p/ aprender e resolver deste jeito.

usei o scandisk como voce disse, mas quando terminou o scaneamento, o xp se iniciou e não consegui ver o resultado, esse resultado fica guardado em algum lugar?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!