Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

oi Luciano...

obrigado pela resposta.

me tire só essas ultimas dúvidas.

vou trabalhar com audio...

uso dois hds de 80 ou de 160? (precisa de mais performace do q espaço)

e a partição... FAT32 ou NTFS?? o que você recomenda?

aguardo

obrigado

Cassio

É indiferente a capacidade do disco para a performance, ou seja, no seu caso creio que 2 x 80GB seja a melhor opção caso o seu problema não seja capacidade de armazenamento.

Luciano não entendo nada de raid mais tentei fazer =pp e não consegui

tenho uma placa mãe da Gigabyte GA-8I945G e 2 HD da seagete ST3120813AS Barracuda 7200.9

gostaria de saber se esse hd rola fazer RAID0?

e tipo conectei esses 2 hds na placa mais não sei como começar a fazer o RAID gostaria mt dessa ajuda obrigado.

O RAID não depende dos HD´s e sim da placa mãe / controladora RAID, no seu caso a sua placa por ser a versão GA-8I945G não ter suporte para RAID com HD´s SATA porque a sua ponte sul é uma ICH7 senão me engano e somente a ICH7R (presente na versão GA-8I945G PRO) tem suporte para RAID com HD´s SATA.

Porém a sua placa tem suporte para RAID com HD´s IDE através do chip ITE8212 que é um bom controlador RAID/IDE... caso você tenha interesse em instalar HD´s IDE´s em RAID nessa placa posta ai que eu te explico o procedimento para poder montar o RAID.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Luciano... obrigado pelas respostas.

e a formatação dos hds? para trabalhar com audio...

FAT32 ou NTFS?? o FAT32 é realmente mais rápido...

mas já vou estar usando dois hds SATA II em RAID 0

já deve dar uma ótima performance... você acha q usando

em FAT32 teria uma melhora significativa de desempenho??

qual sua opinião?

obrigado

Cassio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Luciano... obrigado pelas respostas.

e a formatação dos hds? para trabalhar com audio...

FAT32 ou NTFS?? o FAT32 é realmente mais rápido...

mas já vou estar usando dois hds SATA II em RAID 0

já deve dar uma ótima performance... você acha q usando

em FAT32 teria uma melhora significativa de desempenho??

qual sua opinião?

obrigado

Cassio

O FAT32 realmente é mais rápido e pode chegar a ser cerca de 17% mais rápido no seu caso, porém como você deve saber ele é muito mais pré-disposto a apresentar falhas e corrompimentos, ou seja, se você achar que o ganho de performance vale o risco...

Eu particularmente gosto de utilizar as partições FAT32 no máximo para o sistema operacional... quando o hardware não é tão poderoso, quando tenho uma boa maquina deixo tudo em NTFS.

valeu pela resposta luciano

se der quero sim uma explicação de RAID/IDE

e por acaso a minha placa mãe suporta hd SATAII? se não irei devolver os 2 HDs

valeu aí mais uma vez

Sua placa mãe suporta SATA-3Gb/s, só não suporta fazer RAID nesse tipo de HD´s o RAID somente pode ser feito com HD´s IDE (PATA).

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luciano!

Estava pesquisando sobre RAID no google, e achei seu tópico aqui no Clube do Hardware, muito interessante mesmo. E como pra mim é uma tecnologia ainda meio distante estou procurando aprimorar meus conhecimentos, visto que estou montando um novo servidor na empresa onde trabalho e gostaria se possivel de algumas dicas do colega de como fazer e que tipo de RAID daria melhor nesta máquina.

Portanto, a princípio vou lhe passar a configuração e modelo de placa mãe e HD´s. Temos uma placa mãe ASUS A8N-SLI Premium, com 2GB RAM, CPU K8 3800+ Dual Core e dois HD´s SATAII SAMSUNG modelo: HD160JJ (160GB/7200rpm/8M).

Luciano, vamos utilizar este servidor como base para um sistema interno aqui da empresa no qual pretendo instalar com sistema operacional linux e nosso banco de dados é PostgreSQL, já tenho um server aqui rodando isto e estamos migrando pra esta maquina um pouco melhor onde pretendo fazer então o esquema de RAID.

Gostaria então se possível, se o colega daria a dica de como proceder com a instalação desde física dos HD´S na placa mãe até que tipo de RAID se encaixaria melhor pra nossa necissade.

Desde já agradeço e fico grato pela atenção.

abraço

Camilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luciano!

Estava pesquisando sobre RAID no google, e achei seu tópico aqui no Clube do Hardware, muito interessante mesmo. E como pra mim é uma tecnologia ainda meio distante estou procurando aprimorar meus conhecimentos, visto que estou montando um novo servidor na empresa onde trabalho e gostaria se possivel de algumas dicas do colega de como fazer e que tipo de RAID daria melhor nesta máquina.

Portanto, a princípio vou lhe passar a configuração e modelo de placa mãe e HD´s. Temos uma placa mãe ASUS A8N-SLI Premium, com 2GB RAM, CPU K8 3800+ Dual Core e dois HD´s SATAII SAMSUNG modelo: HD160JJ (160GB/7200rpm/8M).

Luciano, vamos utilizar este servidor como base para um sistema interno aqui da empresa no qual pretendo instalar com sistema operacional linux e nosso banco de dados é PostgreSQL, já tenho um server aqui rodando isto e estamos migrando pra esta maquina um pouco melhor onde pretendo fazer então o esquema de RAID.

Gostaria então se possível, se o colega daria a dica de como proceder com a instalação desde física dos HD´S na placa mãe até que tipo de RAID se encaixaria melhor pra nossa necissade.

Desde já agradeço e fico grato pela atenção.

abraço

Camilo

Olá Camilo,

Sem duvidas no seu caso é indicadissimo o uso de RAID para segurança de dados com performance avançada... Por isso as melhores opções para você seriam o RAID 5 ou o RAID 0+1. O unico detalhe é que para instalação desses níveis de RAID talvez você precise de mais HD´s para implantação.

A instalação fisica desses HD´s não tem segredo nenhum e na sua placa especificamente é um simples "encaixar os cabos e ligar"... somente na criação do seu array nãe esqueça de deixar o tamanho dos blocos no menor numero disponivel, pois para aplicações de banco de dados esse é o perfil que mais se encaixa. Quanto ao sistema operacional que você ira utilizar nesse seu array, é ótimo que você utilize o linux.

Você realmente deve fazer um estudo mais a fundo nesses dois níveis de RAID que eu indiquei e escolher qual o melhor para a sua necessidade especifica, levando em conta fatores como; valor de implantaçao, facilidade de manutençao, etc.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Primeiro lugar, Parabens pelo tópico e disposição em responder as perguntas. :palmas:

Montando um sistema com tamanho de cluster 16K irei ter melhor performance para grandes arquivos, certo?

Existe a necessidade do HD ser formatado nessa mesma configuração de cluster? Tem como formatar o HD em Raid fora do instalador do Windows? Ou isso não iria representar diferença no desempenho final do Raid0?

Na minha placa mãe(K8N4-E Dlx) existe uma opção de Raid chamada Spaming, o que seria?

T+

Anderson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Primeiro lugar, Parabens pelo tópico e disposição em responder as perguntas. :palmas:

Montando um sistema com tamanho de cluster 16K irei ter melhor performance para grandes arquivos, certo?

Existe a necessidade do HD ser formatado nessa mesma configuração de cluster? Tem como formatar o HD em Raid fora do instalador do Windows? Ou isso não iria representar diferença no desempenho final do Raid0?

Na minha placa mãe(K8N4-E Dlx) existe uma opção de Raid chamada Spaming, o que seria?

T+

Anderson

Obrigado amigo,

Parabéns pela placa mãe que realmente é muito boa...

Primeiramente a opção Spanning (creio que essa seja a descrição certa) nada mais é do que um RAID JBOD, ou seja, você juntar o tamanho de todos os discos rigidos instalados em um grande e unico volume sem ganho nenhum de desempenho.

Quanto ao tamanho dos clusters que você mencionou é verdade que quanto maior o seu tamanho maior o desempenho do sistema, porém existem alguns fatores negativos que poucos sabem como problemas sérios para desfragmentar o volume, impossibilidade de compactar arquivos, etc...

Não é recomendado você formatar o HD fora do SETUP da controladora RAID, mas se o que você quer é modificar o tamanho dos clusters posteriormente é possivel pelo Partition Magic por exemplo.

O RAID 0 trabalhara com bom desempenho com o tamanho dos clusters em 16KB e você pode ainda experimentar o tamanho de 32KB porque acho que sera melhor ainda.

Qualquer informação é só postar...

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ola luciano

tenho umas duvidas sobre raid ....

a minha placa-mãe é uma abit nf8-v

tenho um hd sata apenas...este um maxtor 60gb que segundo o hd tach

o modelo é: 6Y060M0 YAR51HW0, e uso ele na porta sata1 de minha placa

será que encontro um semelhante para usar em raid 0??

outra duvida o sistema operacional já esta instalado e os drivers sao os do cd...

porque quando eu coloco um disco na IDE ocorrem varios erros, como por exemplo imagem dupla no windows

erros no carregamento..

será q é porque os dois tem sistema operacional...

outra coisa se eu usar raid 0 no meu pc, tem como eu deixa um hd de 40 gb da seagate como master na ide2

para salvar algumas coisas importantes??

outra pergunta o se o raid 0 usa dois hds , onde fica a tabela de alocaçao de dados?

desulpa o monte de perguntas mas é q eu nunca montei um raid

ai vem essas duvidas :D

falou

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola luciano

tenho umas duvidas sobre raid ....

a minha placa-mãe é uma abit nf8-v

tenho um hd sata apenas...este um maxtor 60gb que segundo o hd tach

o modelo é: 6Y060M0 YAR51HW0, e uso ele na porta sata1 de minha placa

será que encontro um semelhante para usar em raid 0??

outra duvida o sistema operacional já esta instalado e os drivers sao os do cd...

porque quando eu coloco um disco na IDE ocorrem varios erros, como por exemplo imagem dupla no windows

erros no carregamento..

será q é porque os dois tem sistema operacional...

outra coisa se eu usar raid 0 no meu pc, tem como eu deixa um hd de 40 gb da seagate como master na ide2

para salvar algumas coisas importantes??

outra pergunta o se o raid 0 usa dois hds , onde fica a tabela de alocaçao de dados?

desulpa o monte de perguntas mas é q eu nunca montei um raid

ai vem essas duvidas :D

falou

abraços

É difícil encontrar essa placa da ABIT atualmente, mas lembro que era uma boa placa... que suporta somente SATA-I (1,5Gb/s) sem NCQ (chipset nForce 3) e suporta também RAID 0 e 1.

O seu HD é razoavelmente difícil de ser encontrado mas não creio que seja impossivel, só te dou uma dica de olhar sempre quando for comprar esse HD se a versão do firmware dele é a mesma do seu (YAR51HW0).

Os erros de quando você instala um HD IDE é muito difícil de dizer exatamente qual é... mas provavelmente uma atualização de BIOS deva resolver esse seu caso e você poderá deixar sem problemas um HD ATA de 40GB somenta para armazenamento de algums dados... inclusive o melhor é você deixa-lo na propria IDE1.

A tabela de alocação de arquivos quando utilizamos um RAID 0, é dividida entre os 2 ou mais discos do array da mesma forma que qualquer arquivo, e é exatamente por isso que quando perdemos um desses discos não conseguimos acessar nenhum dado dos outros discos, ou seja, o RAID 0 não é tolerante a falhas.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas dicas :-BEER

então quer dizer que pode terum hd do mesmo modelo, mas com um firmware diferente

e se eu instalar em raid 0 ele pode dar problema

abraços

Não ira dar problemas... só que o idel é que até mesmo a versão do firmware seja a mesma para o desempenho do RAID ser 100%... mas não se preocupe porque mesmo com versões diferentes de firmware o desempenho sera muito bom.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Instalei um Raid 0 com 2 HDs Sata2 samsung 160Gb em uma placa-mãe m2n32 - sli. Fiz a instalação pela controladora da Nvidia. Instalei o Xp 32Bits e rodou normalmente.Li todas as páginas deste tópico e tenho algumas difilcudades tecnicas e dúvidas. Vamos a elas:

- Quando tento instalar o driver de raid e de sata para o Xp 64 - bits ele diz que meus arquivos estão corrompidos. Já tentei diversos disquetes diferentes inclusive o que eu usei na instalação do Xp32 e sempre da o mesmo erro e com os 2 arquivos tanto o de sata quanto o de raid. Já baixei do site da Asus o driver mais atualizado e deu o mesmo erro de arquivos corrompidos. Não acredito que os arquivos estejam mesmo corrompidos pois já testei arquivos de várias fontes. Alguem tem alguma ideia do que pode estar a contecendo?

- Para tentar contornar o problema descrito acima tentei fazer um disco de instalação do Xp 64 usando o nLite como o Luciano recomendou la em cima na página 12. O problema é que não sei se o nLite suporta o XP 64. Ele aparentemente funciona direito, reconhece o XP 64 como configuração 2180. O problema é que não sei usar direito. Ele reconhece os drivers que eu estou querendo incorporar (Nvidia Nforce Storage Controller - Nvidia Raid Class Driver) mais eu não sei se devo utilizar Drive de PNP regular ou Modalidade de texto de Drive?? Não sei o que quer dizer. Outro problema que eu tenho é que quando eu criei uma imagem iso autoexecutável num cd a inicialização deste cd dava que o disco que eu estava usando não era um disco válido de boot para a instalação do sistema?? Alguém sabe me dizer o que devo fazer para criar um disco de instalação do windows com o nLite?? Já procurei no forum mas a única ocorrência que eu encontrei do nLite foi a desta mesma explicação do Luciano.

- Na verdade a pergunta acima foge um pouco do tópico mas o que eu queria saber mesmo é se tem como colocar os drivers em uma pendrive ao invés de executa-los do disquete?

- Minha última dúvida tem a ver com desmpenho. No forum de Benchmark. Um usuário usando estes mesmos HDs que eu uso conseguiu no HdTach um BurstSpeed de 309 Mb/s o meu só chega a 240Mb/s. Será que eu estou com algum problema? Se eu fizer overclock posso melhorar a velocidade do meu teste? Estou usando sistema de arquivo NTFS. Será que é isso??

Só para constar. Usei o Acronis para particionar o HD e o desempenho não mudou nada realmente continuou nesse patamar de 240mb/s.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Instalei um Raid 0 com 2 HDs Sata2 samsung 160Gb em uma placa-mãe m2n32 - sli. Fiz a instalação pela controladora da Nvidia. Instalei o Xp 32Bits e rodou normalmente.Li todas as páginas deste tópico e tenho algumas difilcudades tecnicas e dúvidas. Vamos a elas:

- Quando tento instalar o driver de raid e de sata para o Xp 64 - bits ele diz que meus arquivos estão corrompidos. Já tentei diversos disquetes diferentes inclusive o que eu usei na instalação do Xp32 e sempre da o mesmo erro e com os 2 arquivos tanto o de sata quanto o de raid. Já baixei do site da Asus o driver mais atualizado e deu o mesmo erro de arquivos corrompidos. Não acredito que os arquivos estejam mesmo corrompidos pois já testei arquivos de várias fontes. Alguem tem alguma ideia do que pode estar a contecendo?

- Para tentar contornar o problema descrito acima tentei fazer um disco de instalação do Xp 64 usando o nLite como o Luciano recomendou la em cima na página 12. O problema é que não sei se o nLite suporta o XP 64. Ele aparentemente funciona direito, reconhece o XP 64 como configuração 2180. O problema é que não sei usar direito. Ele reconhece os drivers que eu estou querendo incorporar (Nvidia Nforce Storage Controller - Nvidia Raid Class Driver) mais eu não sei se devo utilizar Drive de PNP regular ou Modalidade de texto de Drive?? Não sei o que quer dizer. Outro problema que eu tenho é que quando eu criei uma imagem iso autoexecutável num cd a inicialização deste cd dava que o disco que eu estava usando não era um disco válido de boot para a instalação do sistema?? Alguém sabe me dizer o que devo fazer para criar um disco de instalação do windows com o nLite?? Já procurei no forum mas a única ocorrência que eu encontrei do nLite foi a desta mesma explicação do Luciano.

- Na verdade a pergunta acima foge um pouco do tópico mas o que eu queria saber mesmo é se tem como colocar os drivers em uma pendrive ao invés de executa-los do disquete?

- Minha última dúvida tem a ver com desmpenho. No forum de Benchmark. Um usuário usando estes mesmos HDs que eu uso conseguiu no HdTach um BurstSpeed de 309 Mb/s o meu só chega a 240Mb/s. Será que eu estou com algum problema? Se eu fizer overclock posso melhorar a velocidade do meu teste? Estou usando sistema de arquivo NTFS. Será que é isso??

Só para constar. Usei o Acronis para particionar o HD e o desempenho não mudou nada realmente continuou nesse patamar de 240mb/s.

Obrigado.

Bom Acabei de passar pelo mesmo processo... acho q posso dar umas dicas.

Bom primeiro q não sei se é uma vantagem usar o xp 64... já q muitos usuarios dizem que o desempenho não é bom... alguns dizem que ficou até mais lento que o xp 32. não existem muitos drivers para ele e muita gente teve problema com isso. e o pricipal.... a maioria dos programas ainda são 32 bits e alguns não rodam no xp 64. então não vejo vantagem ainda. mas se você quiser usar assim mesmo vai ter q instalar os drivers da sua controladora para xp 64.

você pode usar o nlite para editar a instalação com xp64 tambem sem problemas.

quando fui instalar meu raid com o cd que criei a insalação não reconhecia os drivers da minha controladora.... não sei bem porque... mas li posts de pessoas q tambem não conseguiram.

eu só consegui instalar o windows com raid depois de montar um cd com o nlite... adicionando um DriverPack MassStorage que peguei no site http://www.driverpacks.net/DriverPacks/

e mesmo assim tive q descompactar o arquivo com o winrar... e jogar no nlite tudo na parte de adicionar drivers pois o arquivo cab não funcionou.

a tela q aparece falando "Drive de PNP regular ou Modalidade de texto de Drive" tambem não ficou bem claro pra mim... mas pnp é "plug n play" e a maioria dos drivers o nlite reconhece sozinho como pnp.... acredito q ele só vai mostrar a modalidade de texto quando tiver mais de um driver para o mesmo hardware... ai você escolhe qual é o certo... ou em alguns casos seleciona os dois... a minha controladora por exemplo precisa de dois drivers... ele vai dizer quando mais de um driver é nescessário.

e quanto ao desempenho parece q está um pouco baixo mesmo.

eu montei o raid 0 com a controladora nVidia 4 sli e dois hds samsung sata II de 160gb

o resultado maximo é de 320mbps e average read 100mbps. o average read q é o realmente importa

a maior parte do tempo... já q a maxima depende do cache.... e não são todos os casos q utilizam cache.

qual é o seu average read?

bom espero ter ajudado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dica para o amigo mmpalmeira sobre a criação do CD bootavel pelo nLite... lembre-se que o CD tem que ser finalizado para que ele funcione corretamente. Acho que o Psyche Logos respondeu a maioria das suas outras duvidas e ele é gabaritado pois enfrentou os mesmos problemas que você.

O problema do WinXP64 é que a maioria dos seus drivers são Beta e nem os proprios fabricantes garantem 100% de funcionalidade desses drivers.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Acabei de passar pelo mesmo processo... acho q posso dar umas dicas.

Bom primeiro q não sei se é uma vantagem usar o xp 64... já q muitos usuarios dizem que o desempenho não é bom... alguns dizem que ficou até mais lento que o xp 32. não existem muitos drivers para ele e muita gente teve problema com isso. e o pricipal.... a maioria dos programas ainda são 32 bits e alguns não rodam no xp 64. então não vejo vantagem ainda. mas se você quiser usar assim mesmo vai ter q instalar os drivers da sua controladora para xp 64.

Eu estava tendo um problema quando instalava o Driver de som no Win Xp SP1. O sistema ficava travando uns 10 segundos e depois voltava. Resolvi testar com o SP2 e melhorou este problema mais o Start up do windows ficou umas 4X mais lento. Por isso queria testar com o 64Bits pra ver se não dava problema.

você pode usar o nlite para editar a instalação com xp64 tambem sem problemas.

quando fui instalar meu raid com o cd que criei a insalação não reconhecia os drivers da minha controladora.... não sei bem porque... mas li posts de pessoas q tambem não conseguiram.

Não conseguia como? Dizia que não reconhecia o sistema de arquivos ou chegava a tentar usar os driver e dizia que os arquivos destes drivers estavam corrompidos? Depois de procurar direito no Forum (Desculpem minha ignorância, eu estava usando o search lá de baixo que só procura dentro do tópico que você esta lendo) consegui montar um disco que ao ser iniciado falava que os arquivos dos drivers de sata e raid estavam corrompidos e parava a instalação.

eu só consegui instalar o windows com raid depois de montar um cd com o nlite... adicionando um DriverPack MassStorage que peguei no site http://www.driverpacks.net/DriverPacks/

e mesmo assim tive q descompactar o arquivo com o winrar... e jogar no nlite tudo na parte de adicionar drivers pois o arquivo cab não funcionou.

a tela q aparece falando "Drive de PNP regular ou Modalidade de texto de Drive" tambem não ficou bem claro pra mim... mas pnp é "plug n play" e a maioria dos drivers o nlite reconhece sozinho como pnp.... acredito q ele só vai mostrar a modalidade de texto quando tiver mais de um driver para o mesmo hardware... ai você escolhe qual é o certo... ou em alguns casos seleciona os dois... a minha controladora por exemplo precisa de dois drivers... ele vai dizer quando mais de um driver é nescessário.

A minha também precisa de 2 o problema é que o sistema sempre diz que ambos estão corrompidos. Não sei o que fazer. Achei que pudesse ser do Download Accelerator Plus que estivesse corrompendo os arquivos mas eu testei com as arquivos originais do CD e deu o mesmo problema. Vou tentar baixar novamente sem usar o DAP para ver se resolve meu problema mas estou achando difícil.

e quanto ao desempenho parece q está um pouco baixo mesmo.

eu montei o raid 0 com a controladora nVidia 4 sli e dois hds samsung sata II de 160gb

o resultado maximo é de 320mbps e average read 100mbps. o average read q é o realmente importa

a maior parte do tempo... já q a maxima depende do cache.... e não são todos os casos q utilizam cache.

qual é o seu average read?

Bem agora o burst speed caiu para 233 o average read está em 93,9. Não tenho ideia do que possa estar prejudicando o desempenho. Pensei em começar tudo novamente usando a controladora da Silicon mais ela só aceita 2 Hd sendo que um externo. Acho que vou ter de me conformar com o XP 32 mesmo e este desempenho abaixo do esperado. Se alguem tiver alguma ideia do que fazer pra melhorar eu agradeço.

bom espero ter ajudado....

Valeu. Obrigado. Eu tentei tirar algumas destas dúvidas no Forum da Asus e ninguém me responde nada nunca. vocês me respondem em menos de 24 horas com a maior boa vontade. Valeu mesmo.

Só uma dica para o amigo mmpalmeira sobre a criação do CD bootavel pelo nLite... lembre-se que o CD tem que ser finalizado para que ele funcione corretamente. Acho que o Psyche Logos respondeu a maioria das suas outras duvidas e ele é gabaritado pois enfrentou os mesmos problemas que você.

O problema do WinXP64 é que a maioria dos seus drivers são Beta e nem os proprios fabricantes garantem 100% de funcionalidade desses drivers.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Eu acho que eu fiz o cd direito mas continuei com o meu problema de arquivos carrompidos. você tem alguma ideia do que pode estar prejudicando o desempenho do meu RAID? Como eu falei lá em cima fiz o teste andes de particionasr com o Acronis e já dava um valor nesta faixa. Meus Hds são identicos inclusive da mesma revisão. Será que algum deles pode estar com problemas? Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, gostaria de saber se um HD sata 2 funcionaria na minha placa-mãe, que seria no caso ASUS A7V600-X com chip set da VIA VT8237 (ponte SUL)

Pois vi em varios post que não funcionam, pois a minha placa so da suporte para sata 1.

Eu queria fazer RAID 0 com 2 HDs sataII de 320 da seagate.

Aguardo Respostaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, gostaria de saber se um HD sata 2 funcionaria na minha placa-mãe, que seria no caso ASUS A7V600-X com chip set da VIA VT8237 (ponte SUL)

Pois vi em varios post que não funcionam, pois a minha placa so da suporte para sata 1.

Eu queria fazer RAID 0 com 2 HDs sataII de 320 da seagate.

Aguardo Respostaa

Não é que não funcione mas normalmente é necessario instalar o jumper de limitação de velocidade para que eles sejam reconhecidos.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Luciano meu micro passou a apresentar a seguinte mensagem :

O dispositivo, \Device\Harddisk2\D, possui um bloco defeituoso.

Para obter mais informações, visite o Centro de ajuda e suporte em http://go.microsoft.com/fwlink/events.asp.

Bom... eu tenho dentro do meu micro 4 HDs sendo que 2 estão no modo RAID e são SATA e os outros estão nas controladoras IDE como master em cada canal ( controladora 1 e 2 )

Minha duvida é como eu localizo no windows o HD que esta com o Bad Block ????? desculpe a pergunta que pode parecer obvia mas o fato de ser hard disk 2 não me diz qual HD é.....

Agradeço mais uma vez sua atenção....

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano meu micro passou a apresentar a seguinte mensagem :

O dispositivo, \Device\Harddisk2\D, possui um bloco defeituoso.

Para obter mais informações, visite o Centro de ajuda e suporte em http://go.microsoft.com/fwlink/events.asp.

Bom... eu tenho dentro do meu micro 4 HDs sendo que 2 estão no modo RAID e são SATA e os outros estão nas controladoras IDE como master em cada canal ( controladora 1 e 2 )

Minha duvida é como eu localizo no windows o HD que esta com o Bad Block ????? desculpe a pergunta que pode parecer obvia mas o fato de ser hard disk 2 não me diz qual HD é.....

Agradeço mais uma vez sua atenção....

Marco

Pelo descrito provavelmente esse "bad" se encontra no HD que você utiliza como a Letra D:\ do seu computador...

Olá Luciano, sou de MG, gostaria cvs com você sobre RAID mesmo, só que se possivel pelo telefone, porque tenhum muitas perguntas a fazer e também sobre uma ilha de edição não-linear que estou montando aqui ai queria que você desse uma olhada...abração

Olá amigo,

Infelizmente eu não tenho como atender pelo telefone porque isso seria um serviço profissional de consultoria e teria que ser cobrado, além de ter que ser em um horario em que eu não esteja trabalhando (O que atualmente é bem raro...), porém sempre que possivel eu consigo responder duvidas aqui mesmo pelo fórum ou então por MP.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Luciano!!!

Sou novo aqui no fórum e não pude de deixar de ler seu tópico sobre RAID, muito bom mesmo, parabéns!!!! To com a seguinte dúvida, to com 02 HD's Seagate 250GB SATA II e queria uma sugestão pessoal tua se possível!!! A RAID 0 sem dúvidas é a melhor pra desempenho, porém sem tolerância a falhas, mas me diga na RAID 1 o tempo de escrita é o dobro, ou seja ficará mais lenta do que só usando um HD??? Pois se for o mesmo tempo de escrita de 1 HD, compensa, porque a leitura será a mesma que em RAID 0?! Aguardando auxílio agradeço-o!!!

Olá Luciano!!!

Sou novo aqui no fórum e não pude de deixar de ler seu tópico sobre RAID, muito bom mesmo, parabéns!!!! To com a seguinte dúvida, to com 02 HD's Seagate 250GB SATA II e queria uma sugestão pessoal tua se possível!!! A RAID 0 sem dúvidas é a melhor pra desempenho, porém sem tolerância a falhas, mas me diga na RAID 1 o tempo de escrita é o dobro, ou seja ficará mais lenta do que só usando um HD??? Pois se for o mesmo tempo de escrita de 1 HD, compensa, e a leitura será a mesma que em RAID 0?! Aguardando auxílio agradeço-o!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luciano!!!

Sou novo aqui no fórum e não pude de deixar de ler seu tópico sobre RAID, muito bom mesmo, parabéns!!!! To com a seguinte dúvida, to com 02 HD's Seagate 250GB SATA II e queria uma sugestão pessoal tua se possível!!! A RAID 0 sem dúvidas é a melhor pra desempenho, porém sem tolerância a falhas, mas me diga na RAID 1 o tempo de escrita é o dobro, ou seja ficará mais lenta do que só usando um HD??? Pois se for o mesmo tempo de escrita de 1 HD, compensa, porque a leitura será a mesma que em RAID 0?! Aguardando auxílio agradeço-o!!!

Olá amigo, seja bem vindo ao Fórum...

A maioria das controladora SATA trabalha da seguinte forma; grava os dados ao mesmo tempo em ambos os HD´s, porém com um pouco de perda de performance em relação a sistemas com apenas um HD e "pode" ler os dados em ambos os HD´s... o que na verdade só acontece com arquivos maiores na maioria dos casos, pois quando os arquivos são pequenos a controladora busca os dados em somente um HD, ou seja, sua performance de leitura é maior do que um sistema convencional porém não tão grande quanto à de um RAID 0.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!