Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

não entendí o Raid 7, alguem pode explicar tipo, quero saber mais, que tipo de hardware ou HDs, eles pedem, pra falar que o custo é alto xD? expliquem me pls xD

Olá amigo,

O RAID 7 antes de tudo é uma "tecnologia proprietária" da empresa americana Storage Computer Corporation e foi baseado na arquitetura dos níveis de RAID 3 e 4, com melhorias e avanços significativos nas limitações desses níveis. Como avanços posso citar a inclusão de um cache em multiplos níveis e um processador dedicado em tempo real para controlar o array de forma assincrona. A performance desse nível de RAID é muitissimo alta defido ao seu Cache extra digamos o que permite que a maioria das operações de leitura não precisem nem mesmo acessar o array para entregar os dados desejados, além disso por causa de sua capacidade de calculo de paridade caso você tenha que remontar o seu RAID 7 isso é feito de uma forma muito facilitada como em poucos outros níveis de RAID.

O RAID 7 exige, para ser implementado, uma controladora especifica da empresa que eu citei acima, no minimo 4 HD´s e um hardware de altissimo desempenho para acompanhar as exigencias da controladora, além do que o consumo de energia elétrica desse nível de RAID é incomparavel com qualquer outro pois o cache desse nível exige muita energia para funcionar (estamos falando de uns 400w reais somente para a controladora RAID). E além de tudo isso como é fornecido somente por uma empresa no planeta imagine o custo de manutenção de um RAID desses aqui no Brasil por exemplo!!!

Espero ter ajudade e sanado as suas duvidas, qualquer coisa poste novamente.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, desculpa se já foi perguntado, mas como eu instalo um hd em raid 0 na ASUS A7N8X- DELUXE??? Já tenho o HD SATA ele está instalado com o windows já. Tem como???

Obrigado

Você precisa de 2 Hd´s para fazer um RAID 0, se no seu caso só tem um HD não existe maneira de se fazer um RAID 0 via hardware.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida:

Não entendi o que você quis dizer com grava a mesma coisa em vários Discos. Se eu compro um HD SATA RAID 1 qual será a utilidade se ele grava em vários Discos? :help:

Na verdade o que você não esta entendendo é o conceito do RAID 1...

Não dá pra comprar um HD SATA RAID 1, porque o RAID 1 nada mais é do que um sistema que trabalha no mesmo computador com dois HD e todos os dados que você utiliza são gravados em ambos os HD´s, assim se por acaso algum dos dois falhe o outro tem uma cópia automatica "backup" do conteudo do disco perdido, entendeu??? No RAID 0 é a mesma coisa só que ao invés de gravar o mesmo dado duas vezes uma em cada disco ele pega o arquivo e grava metade dele em cada um dos HD´s assim aumentando a performance de leitura/gravacao porque um arquivo menor leva menos tempo para ser acessado.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que você não esta entendendo é o conceito do RAID 1...

Não dá pra comprar um HD SATA RAID 1, porque o RAID 1 nada mais é do que um sistema que trabalha no mesmo computador com dois HD e todos os dados que você utiliza são gravados em ambos os HD´s, assim se por acaso algum dos dois falhe o outro tem uma cópia automatica "backup" do conteudo do disco perdido, entendeu??? No RAID 0 é a mesma coisa só que ao invés de gravar o mesmo dado duas vezes uma em cada disco ele pega o arquivo e grava metade dele em cada um dos HD´s assim aumentando a performance de leitura/gravacao porque um arquivo menor leva menos tempo para ser acessado.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

OK, então quer dizer que o RAID não me serve de nada se eu tiver apenas 1 HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, então quer dizer que o RAID não me serve de nada se eu tiver apenas 1 HD?

Exatamente, inclusive não é que não serve para nada e sim que é impossivel "montar" um RAID com apenas um HD... Leia o post inicial pois lá coloquei inclusive o numero de HD´s que é necessario para cada nível de RAID.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAID Nível 1

O nível 1 também é conhecido como "Mirror", “Duplexing” ou “Espelhamento”.

No RAID 1 os dados do são gravados em 2 ou mais discos ao mesmo tempo, oferecendo portanto redundância dos dados e fácil recuperação, com proteção contra falha em disco. Uma característica do RAID 1 é que a gravação de dados é mais lenta, pois é feita duas ou mais vezes. No entanto a leitura é mais rápida, pois o sistema pode acessar duas fontes para a busca das informações.

Tenho uma dúvida:

O RAID 1 cria uma imagem do disco principal em um disco secudário certo?

Eu trabalho com Banco de Dados, meu Banco tem aproximadamente 100GB, se eu fizer um RAID 1 eu terei todo o conteudo do disco principal gravado em um segundo disco.

Caso eu precise formatar o disco principal, como eu recupero as informações contidas no disco secundário? Ou o RAID 1 não tem esta finalidade?

Ex.: O RAID 1 serve para caso algum arquivo esteja corrompido, em RUN TIME ele vai no hd 2 e busca o mesmo arquivo. Conclusão: não server de backup??

O RAID 1 pode ser usado para Servidores pelas características de ter uma leitura muito rápida e tolerância à falhas.

Com o RAID 1 eu perco muito no tempo de gravação? A performace do meu banco de dados será muito afetada para INSERT, UPDATE, etc??

O ganho de leitura em query de SELECT, etc será significante??

Podem me ajudar?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida:

O RAID 1 cria uma imagem do disco principal em um disco secudário certo?

Eu trabalho com Banco de Dados, meu Banco tem aproximadamente 100GB, se eu fizer um RAID 1 eu terei todo o conteudo do disco principal gravado em um segundo disco.

Caso eu precise formatar o disco principal, como eu recupero as informações contidas no disco secundário? Ou o RAID 1 não tem esta finalidade?

Ex.: O RAID 1 serve para caso algum arquivo esteja corrompido, em RUN TIME ele vai no hd 2 e busca o mesmo arquivo. Conclusão: não server de backup??

Com o RAID 1 eu perco muito no tempo de gravação? A performace do meu banco de dados será muito afetada para INSERT, UPDATE, etc??

O ganho de leitura em query de SELECT, etc será significante??

Podem me ajudar?

Grato.

O RAID 1 não tem finalidade especifica de Backup porque muitas vezes quando há uma falha no sistema operacional os dois HD´s ficam identicamente danificados... mas serve sim para os casos onde um dado foi corrompido em um dos HD´s e o sistema automaticamente procura esse dado no segundo HD. Caso você queira utilizar esse nível de RAID somente para Backup também é valido uma vez que se você "desmontar" a matriz do seu RAID você terá dois HD´s identicos em todos os dados e drivers instalados. A performance de gravação é sim um pouco prejudicada nesse nível de RAID mas não chega a ser muito perceptivel para nós usuarios. Quanto à leitura também o ganho de performance não chega a ser muito perceptivel a não ser em controladoras RAID de ótima qualidade como as Promises e HighPoint.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Luciano.... você é minha ultima esperança antes de desmontar meu sistema Raid 0 e voltar ao convencional....

Tenho um maquina P4 2.8 HT Prescott em uma placa mãe Intel 875PBZ com 1g de memoria( 4 modulos de 256 DDR 400 ) rodando em dual chanel, e alguma tempo venho namorando a ideia de ter um sistema montado em Raid 0 e me faltava a coragem de comprar 2 HDs identicos para que a montagem não tivesse erro. Comprei 2 Hds Sata Samsung de 80 g, atualizei a bios de minha placa mãe baixei os drives mais recentes da minha controladora raid, efetuei toda a configuração na bios e até ai tudo estava ficando as mil maravilhas, instalei o Windows XP com SP2 particionei o Hd em 3 partes 2 de 50g e 1 de 60g, fiquei maravilhado no momento que formatei os hds..... levou algo em torno de 7 segundos.... putz.... nunc tinha visto nada tão rápido.....

O que ocorre..... minha maquina toda vez que inicializa, entra a tela da Intel e trava !!!!!.... apertando o botão de reset a maquina inicializa novamente e beleza..... enquanto ela esta ligada não apresenta nenhum erro ou sequer o problema esta quando desligo e ligo ...... sempre trava na primeiro vez !!!!... já fiz de tudo que possa imaginar, reformatei tudo de novo, desmontei e remontei o Raid na bios e nada do problema sumir !!!!....

O que voce me diz a respeito disso ???...., sera que um dos hds esta com problemas ????, esta placa tem algo que tenha de ser feito que eu não saiba ????....

Pode ser algo em relação a memoria ( 4 pentes e não 2 ).... ? devo salientar que a maquina não demonstra que é pane de memoria pois a maquina trava no momento de montar o raid.....

Já não sei mais o que fazer, comprei no desespero outra placa mãe uma ASUS P5VDC-X tambem com a finalidade de fazer um UP- Grade mas antes de gastar toda essa grana montando um maquina nova quero ter a certeza que todas as alternativas em minha placa Intel foram esgotadas....

Tambem tenho uma duvida em relação ao tamanho do cluster, já li em outras partes deste topico mas não consegui entender direito, eu estou usando 128k ( a bios já tinha pré definido este valor ) mas eu vi que dependendo do uso este valor pode deixar lento ou rápido !!!!, afinal, qual o valor deve ser deixado para quem vai utilizar o micro para edições de video, edição de imagens e renderização ?????

Agradeço de antemão qualquer dica ou ajuda que alguem possa passar....

Marco

(19) 9208-9160

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera....

Eu uso dois HDs da Samsung (HD160JJ) em RAID 0, sendo que um é de revisão "A" e o outro revisão "B" e com chips diferentes, samsung e EMCT..algo assim!!!

Mas, ambos são do mesmo modelo HD160JJ.....

Será que não seriam 100% compatíveis com o RAID???

Abraços..... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Luciano.... você é minha ultima esperança antes de desmontar meu sistema Raid 0 e voltar ao convencional....

Tenho um maquina P4 2.8 HT Prescott em uma placa mãe Intel 875PBZ com 1g de memoria( 4 modulos de 256 DDR 400 ) rodando em dual chanel, e alguma tempo venho namorando a ideia de ter um sistema montado em Raid 0 e me faltava a coragem de comprar 2 HDs identicos para que a montagem não tivesse erro. Comprei 2 Hds Sata Samsung de 80 g, atualizei a bios de minha placa mãe baixei os drives mais recentes da minha controladora raid, efetuei toda a configuração na bios e até ai tudo estava ficando as mil maravilhas, instalei o Windows XP com SP2 particionei o Hd em 3 partes 2 de 50g e 1 de 60g, fiquei maravilhado no momento que formatei os hds..... levou algo em torno de 7 segundos.... putz.... nunc tinha visto nada tão rápido.....

O que ocorre..... minha maquina toda vez que inicializa, entra a tela da Intel e trava !!!!!.... apertando o botão de reset a maquina inicializa novamente e beleza..... enquanto ela esta ligada não apresenta nenhum erro ou sequer o problema esta quando desligo e ligo ...... sempre trava na primeiro vez !!!!... já fiz de tudo que possa imaginar, reformatei tudo de novo, desmontei e remontei o Raid na bios e nada do problema sumir !!!!....

O que voce me diz a respeito disso ???...., sera que um dos hds esta com problemas ????, esta placa tem algo que tenha de ser feito que eu não saiba ????....

Pode ser algo em relação a memoria ( 4 pentes e não 2 ).... ? devo salientar que a maquina não demonstra que é pane de memoria pois a maquina trava no momento de montar o raid.....

Já não sei mais o que fazer, comprei no desespero outra placa mãe uma ASUS P5VDC-X tambem com a finalidade de fazer um UP- Grade mas antes de gastar toda essa grana montando um maquina nova quero ter a certeza que todas as alternativas em minha placa Intel foram esgotadas....

Tambem tenho uma duvida em relação ao tamanho do cluster, já li em outras partes deste topico mas não consegui entender direito, eu estou usando 128k ( a bios já tinha pré definido este valor ) mas eu vi que dependendo do uso este valor pode deixar lento ou rápido !!!!, afinal, qual o valor deve ser deixado para quem vai utilizar o micro para edições de video, edição de imagens e renderização ?????

Agradeço de antemão qualquer dica ou ajuda que alguem possa passar....

Marco

(19) 9208-9160

Pelo visto ninguém se interessou pela duvida mesmo assim agradeço....

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Luciano.... você é minha ultima esperança antes de desmontar meu sistema Raid 0 e voltar ao convencional....

Tenho um maquina P4 2.8 HT Prescott em uma placa mãe Intel 875PBZ com 1g de memoria( 4 modulos de 256 DDR 400 ) rodando em dual chanel, e alguma tempo venho namorando a ideia de ter um sistema montado em Raid 0 e me faltava a coragem de comprar 2 HDs identicos para que a montagem não tivesse erro. Comprei 2 Hds Sata Samsung de 80 g, atualizei a bios de minha placa mãe baixei os drives mais recentes da minha controladora raid, efetuei toda a configuração na bios e até ai tudo estava ficando as mil maravilhas, instalei o Windows XP com SP2 particionei o Hd em 3 partes 2 de 50g e 1 de 60g, fiquei maravilhado no momento que formatei os hds..... levou algo em torno de 7 segundos.... putz.... nunc tinha visto nada tão rápido.....

O que ocorre..... minha maquina toda vez que inicializa, entra a tela da Intel e trava !!!!!.... apertando o botão de reset a maquina inicializa novamente e beleza..... enquanto ela esta ligada não apresenta nenhum erro ou sequer o problema esta quando desligo e ligo ...... sempre trava na primeiro vez !!!!... já fiz de tudo que possa imaginar, reformatei tudo de novo, desmontei e remontei o Raid na bios e nada do problema sumir !!!!....

O que voce me diz a respeito disso ???...., sera que um dos hds esta com problemas ????, esta placa tem algo que tenha de ser feito que eu não saiba ????....

Pode ser algo em relação a memoria ( 4 pentes e não 2 ).... ? devo salientar que a maquina não demonstra que é pane de memoria pois a maquina trava no momento de montar o raid.....

Já não sei mais o que fazer, comprei no desespero outra placa mãe uma ASUS P5VDC-X tambem com a finalidade de fazer um UP- Grade mas antes de gastar toda essa grana montando um maquina nova quero ter a certeza que todas as alternativas em minha placa Intel foram esgotadas....

Tambem tenho uma duvida em relação ao tamanho do cluster, já li em outras partes deste topico mas não consegui entender direito, eu estou usando 128k ( a bios já tinha pré definido este valor ) mas eu vi que dependendo do uso este valor pode deixar lento ou rápido !!!!, afinal, qual o valor deve ser deixado para quem vai utilizar o micro para edições de video, edição de imagens e renderização ?????

Agradeço de antemão qualquer dica ou ajuda que alguem possa passar....

Marco

(19) 9208-9160

Olá amigo,

Desculpe a demora mas é que você postou tarde na sexta e eu não posto nos finais de semana.

Aparentemente o erro que esta acontecendo na sua maquina é devido a atualização de BIOS que provavelmente nem teria sido necessaria para você instalar os seus HD´s SATA.

Verifique se você consegue uma outra versão de BIOS ou a antiga que você esta utilizando e faça uma atualização/Downgrade que o problema provavelmente ira ser resolvido. Antes de fazer isso caso a sua placa tenha uma opção de QuickBoot desabilite ela e também o Logo (display logo) para você verificar exatamente em qual momento do post que esta travando, mas fique tranquilo porque é praticamente impossivel ser um erro nos seus HD´s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros

tenho uma dúvida muito importante, pois preciso implementar um sistema desse dentro de uma ilha de edição.

estarei necessitando de aproximadamente 3Tb de HD, externos, que estejam conectados a um mac via fire-wire. qual hardware necessito? principalmente no que diz respeito a "torre" para que eu plugue os hds. não consigo encontrar um fornecedor para os equipamentos(não procurei muito, além dos meus fornecedores habituais os quais não encontro nada do gênero).

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Desculpe a demora mas é que você postou tarde na sexta e eu não posto nos finais de semana.

Aparentemente o erro que esta acontecendo na sua maquina é devido a atualização de BIOS que provavelmente nem teria sido necessaria para você instalar os seus HD´s SATA.

Verifique se você consegue uma outra versão de BIOS ou a antiga que você esta utilizando e faça uma atualização/Downgrade que o problema provavelmente ira ser resolvido. Antes de fazer isso caso a sua placa tenha uma opção de QuickBoot desabilite ela e também o Logo (display logo) para você verificar exatamente em qual momento do post que esta travando, mas fique tranquilo porque é praticamente impossivel ser um erro nos seus HD´s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Luciano muito agradecido pela sua atenção..... o fato é que na verdade eu acabei atualizando a bios para ver se o problema parava, vou tentar desabilitar o quick boot, uma fato que não mencionei é que se eu precionar o reset após o power ter sido ligado o problema não ocorre, já havia feito um teste com o logo desabilitado para ver exatamente onde poderia estar travando..... a maquina inicia, lê a memoria, le os dispositivos USB e tenta ler os HDs ( acho ) após isso dá uma mensagem de falha na montagem Raid....

Não falamos sobre isso mas poderia ser problema de fonte ????.... minha fonte é de 550 watts e é nova...., existe diferença de eu alimentar os 2 HDs em cabos separados ????.... o que acha ???

Não sei mais o que fazer..... fico novamente no aguardo de uma nova dica......

Muito agradecido + 1vez

Marco - (19) 9208-9160

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Desculpe a demora mas é que você postou tarde na sexta e eu não posto nos finais de semana.

Aparentemente o erro que esta acontecendo na sua maquina é devido a atualização de BIOS que provavelmente nem teria sido necessaria para você instalar os seus HD´s SATA.

Verifique se você consegue uma outra versão de BIOS ou a antiga que você esta utilizando e faça uma atualização/Downgrade que o problema provavelmente ira ser resolvido. Antes de fazer isso caso a sua placa tenha uma opção de QuickBoot desabilite ela e também o Logo (display logo) para você verificar exatamente em qual momento do post que esta travando, mas fique tranquilo porque é praticamente impossivel ser um erro nos seus HD´s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Luciano sou eu novamente, após outras verificações notei que ao inicializar a montagem do raid, na tela eu tinha uma mensagem de erro dizendo que o HD na segunda controladora havia falhado.

Como disse os HDs são novos e resolvi ver se existia algum jumper neles ou algo que me indicasse algo a mais.... realmente existe uma configuração de jumpers na traseira mas não é para MASTER ou SLAVE e sim para selecionar se quero força ele para SATA 1 ou SATA 2 !!!!!!.... entre no site do fabricante e descobri que comprei 2 HDs Sata II !!!! Samsung modelos HD080HJ....

Conforme a imagem que estou postando aqui posso configurar eles para serem forçados a trabalhar em 1.5 p/segundo, minha controladora é antiga e só funciona a 1.5.....

A duvida é se ao trocar esses jumpers não irei perder toda a instalação que tenho e se isso pode ser o problema.... conto com sua ajuda.....

Agradeço muito...

Marco

MSN - [email protected]

post-12133-13884922911914_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano sou eu novamente, após outras verificações notei que ao inicializar a montagem do raid, na tela eu tinha uma mensagem de erro dizendo que o HD na segunda controladora havia falhado.

Como disse os HDs são novos e resolvi ver se existia algum jumper neles ou algo que me indicasse algo a mais.... realmente existe uma configuração de jumpers na traseira mas não é para MASTER ou SLAVE e sim para selecionar se quero força ele para SATA 1 ou SATA 2 !!!!!!.... entre no site do fabricante e descobri que comprei 2 HDs Sata II !!!! Samsung modelos HD080HJ....

Conforme a imagem que estou postando aqui posso configurar eles para serem forçados a trabalhar em 1.5 p/segundo, minha controladora é antiga e só funciona a 1.5.....

A duvida é se ao trocar esses jumpers não irei perder toda a instalação que tenho e se isso pode ser o problema.... conto com sua ajuda.....

Agradeço muito...

Marco

MSN - [email protected]

Os jumpers somente limitarão a velocidade de transferencia dos seus HD´s não causando nenhum tipo de perda de dados deles. Agora o problema que você teve na montagem da matriz RAID pode com certeza estar sendo o causador desse seu travamento.

Para você ter um sistema confiavel e 100% estavel eu sugiro que você "infelizmente" comece novamente do zero o seu RAID. E caso a mensagem de erro persista troque o HD no qual esta o erro de controladora e veja se o erro continua no mesmo HD ou na mesma porta SATA pois podem ser qualquer um desses dois dispositivos o causador do problema.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os jumpers somente limitarão a velocidade de transferencia dos seus HD´s não causando nenhum tipo de perda de dados deles. Agora o problema que você teve na montagem da matriz RAID pode com certeza estar sendo o causador desse seu travamento.

Para você ter um sistema confiavel e 100% estavel eu sugiro que você "infelizmente" comece novamente do zero o seu RAID. E caso a mensagem de erro persista troque o HD no qual esta o erro de controladora e veja se o erro continua no mesmo HD ou na mesma porta SATA pois podem ser qualquer um desses dois dispositivos o causador do problema.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Certo Luciano..... vou primeiramente fazer o teste do jumper, se não resolver vou trocar o HD citado ( já comprei outro acabei de pegar neste instante )..... vou remontar tudo do zero novamente....

Duvidas....

1 - No caso de trocar o HD devo setar os mesmo em sata I ou devo deixar como sata II ???

2 - Na hora de montar o Raid o sistema me diz que o recomendado é usar blocos de 128k, mas existem as opções de 32k e 64k ... o que me recomenda ???... eu uso a maquina para renderização de videos e tratamento de imagem....

3 - Tenho junto + um HD de 60gigas que uso de backup de arquivos que uso no dia a dia..... é aconselhavel que na nova instalação eu deixe eles no sistema ou devo retirar e reinstalar após o Windows estar tudo ok ?

Agradeço sua paciencia em me ajudar mas como disse este é meu ultimo recurso antes de desistir...

Abs

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo Luciano..... vou primeiramente fazer o teste do jumper, se não resolver vou trocar o HD citado ( já comprei outro acabei de pegar neste instante )..... vou remontar tudo do zero novamente....

Duvidas....

1 - No caso de trocar o HD devo setar os mesmo em sata I ou devo deixar como sata II ???

2 - Na hora de montar o Raid o sistema me diz que o recomendado é usar blocos de 128k, mas existem as opções de 32k e 64k ... o que me recomenda ???... eu uso a maquina para renderização de videos e tratamento de imagem....

3 - Tenho junto + um HD de 60gigas que uso de backup de arquivos que uso no dia a dia..... é aconselhavel que na nova instalação eu deixe eles no sistema ou devo retirar e reinstalar após o Windows estar tudo ok ?

Agradeço sua paciencia em me ajudar mas como disse este é meu ultimo recurso antes de desistir...

Abs

Marco

Olá amigo,

1-) Se eles estão sendo reconhecidos sem o jumper teoricamente você não precisa instalar eles, porém o melhor no seu caso é verificar através de um programa de benchmark em qual configuração (com ou sem jumper) que os seus HD trabalham mais rapidamente.

2-) Para você realmente o melhor tamanho é o de 128k, tamanhos menores do que isso são indicados somente para pessoas que trabalham com banco de dados ou programas que fazem muitas leituras pequenas no HD, o que é exatamente o contrario do seu uso.

2-) Não é necessario você desligar o seu HD não e inclusive você até pode utilizar para realizar algumas tarefas nos HD´s que vai instalar (formatar, particionar, etc).

OBS.: Se você for particionar o HD com o RAID 0 utilize o programa Acronis Director Suite (Partition) pois ele é o unico que testamos que particiona sistemas RAID sem perda de desempenho.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Luciano... tudo certo??

Parabens pelo seu tópico... está me ajudando muito.

mas ainda restou algumas dúvidas.

Estou montando uma maquina nova e preciso da sua ajuda,

já que nunca usei RAID mas gostaria de começar.

Bom vamos lá...

O Computador será usado para produção musical e gravação de áudio profissional.

Então preciso de uma boa performance dos HDS.

__________________________________________________

A motherboard é uma ASUS A8N-SLI

__________________________________________________

2 HDs S-ATA II - 8 Mega Cache (7.200 rpm) de 160GB cada.

__________________________________________________

Gostaria de usar duas partiçoes.... uma para sistema e programas...

outra para os arquivos de áudio... mas não quero comprometer o desempenho do raid.

Li que o programa bom para particionar raid é o acronis Disk Director Suite...

mas vi tambem voce mencionar o Acronis Partition Expert... qual é melhor?

realmente não vou ter perda de desempenho usando os discos particionados?

outra dúvida quanto a formatação dos hds...

para o meu caso que vou trabalhar com gravaçao de audio... é melhor usar o raid 0 em FAT32

ou em NTFS?? normalmente eu vinha usando o FAT32 por ser mais rápido... o que você sugere??

li muito sobre os dois formatos... e vi até alguns graficos q comprovam q o FAT32 é realmente

mais rápido... mas não sei o quanto... não sei se é tão significativa essa diferença.

me fale você...

Obrigado

Cassio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Luciano... estou aguardando sua resposta

por favor... vou montar a maquina amanhã

seria ótimo ter a sua opinião antes de começar.

vi em varios casos o pessoal falando q precisou fazer um disquete com o driver

para a instalação do win xp reconhecer o raid.

o caso é que meu computador não tem floppy... tem outro jeito de fazer?

posso carregar do cd da motherboard? minha placa-mãe é a ASUS A8N-SLI.

e o tamanho dos clusters?? qual seria o mais indicado?? eu vou trabalhar com gravacao de audio profissional...

os arquivos de audio costumam ser bem grandes.

outra...

li que dois hds de 80 em raid 0 sao mais rapidos do q dois de 160.

isso é verdade? essa diferença é significativa? alguem já mediu isso?

ainda vou comprar os hds... estou na dúvida entre os de 80 e 160...

já q dois de 80 juntos já seria um bom espaço para o meu trabalho.

To no aguardo!

Valeu!

Cassio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

1-) Se eles estão sendo reconhecidos sem o jumper teoricamente você não precisa instalar eles, porém o melhor no seu caso é verificar através de um programa de benchmark em qual configuração (com ou sem jumper) que os seus HD trabalham mais rapidamente.

2-) Para você realmente o melhor tamanho é o de 128k, tamanhos menores do que isso são indicados somente para pessoas que trabalham com banco de dados ou programas que fazem muitas leituras pequenas no HD, o que é exatamente o contrario do seu uso.

2-) Não é necessario você desligar o seu HD não e inclusive você até pode utilizar para realizar algumas tarefas nos HD´s que vai instalar (formatar, particionar, etc).

OBS.: Se você for particionar o HD com o RAID 0 utilize o programa Acronis Director Suite (Partition) pois ele é o unico que testamos que particiona sistemas RAID sem perda de desempenho.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Oi Luciano....

Antes de mais nada quero agradecer por todas as dicas postadas e pela sua iniciativa em ajudar aqueles que buscam ajuda seria e profissional !.... parabens pela sua participação neste forum....

Eu acabei optando pela troca do HD que mencionei e remontei todo o raid e reparticionei o HD no proprio Windows ( achei mais fácil fazer isso no momento da instalação do proprio Windows )....

Estou rodando normalmente a cerca de 5 dias sem nenhum travamento na inicialização...... espero que meu problema tenha sido resolvido.

Grato pela ajuda

Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Luciano... estou aguardando sua resposta

por favor... vou montar a maquina amanhã

seria ótimo ter a sua opinião antes de começar.

vi em varios casos o pessoal falando q precisou fazer um disquete com o driver

para a instalação do win xp reconhecer o raid.

o caso é que meu computador não tem floppy... tem outro jeito de fazer?

posso carregar do cd da motherboard? minha placa-mãe é a ASUS A8N-SLI.

e o tamanho dos clusters?? qual seria o mais indicado?? eu vou trabalhar com gravacao de audio profissional...

os arquivos de audio costumam ser bem grandes.

outra...

li que dois hds de 80 em raid 0 sao mais rapidos do q dois de 160.

isso é verdade? essa diferença é significativa? alguem já mediu isso?

ainda vou comprar os hds... estou na dúvida entre os de 80 e 160...

já q dois de 80 juntos já seria um bom espaço para o meu trabalho.

To no aguardo!

Valeu!

Cassio

Caso você não tenha um drive de disquete na sua maquina é possivel você pegar os drivers que estão no cd da sua placa mãe e integra-los no seu cd de instalação do windows xp fazendo que este sejam reconhecidos automaticamente durante a instalação, para isso eu normalmente utilizo um software chamado nLite e que é muito fácil de usar além de ser Freeware. Pesquise no fórum que encontrara a maneira de fazer essa integração.

Quanto ao tamanho dos clusters para o seu uso eu recomendo um numero intermediario (512 por exemplo) mas caso você sinta uma queda no desempenho procure opções que se adequem melhor ao seu uso ou utilize a opção padrão que é sempre uma boa pedida.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano não entendo nada de raid mais tentei fazer =pp e não consegui

tenho uma placa mãe da Gigabyte GA-8I945G e 2 HD da seagete ST3120813AS Barracuda 7200.9

gostaria de saber se esse hd rola fazer RAID0?

e tipo conectei esses 2 hds na placa mais não sei como começar a fazer o RAID gostaria mt dessa ajuda obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!