Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

aí galera tenho um athlon 64 3500+ S939 2.2 GHZ placa ASUS A8N-E ChipSet NForce4 512 DDR 400 256+256 dual channel 128 bits HD SATA samsung 80GB VGA geforce 6600 GT PCEX.........

estou tendo problemas com minha placa mãe quando ativo meu hd no modo striper....para funcionar como raid0 ele detecta instala windows tudo beleza.....tudo funciona uma maravilha......mas quando eu vou desligar ou reiniciar o micro acontece que ele não desliga e não reinicia........fica como se tivesse em modo de espera........os coolers todos funcionando, disco rigido tbem.....só não manda video para o monitor .......aí pra ele voltar a ligar eu tenho que resetar ou desligar na unha e ligar novamente.......alguém tem uma placa dessa e já viu esse tipo de problema??? ou o modo raid0 não funciona para um hd só??

existe alguma configuração que posso fazer amais na BIOS da minha placa....desde já agradeço a ajuda de todos.....!!!!! valeu........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so uma duvida tenho um placa Asus K8N você sabe me dizer se aceita raid acredito q sim mas preciso q me confirme por favor se der, se sim me respodna se os HDS tem q ser igual ou pode ser diferentes pois eu tenho aqui 1 hd 200 gb da Seagate e outro de 200 gb da Maxtor sabe me dizer se sera possivel fazer Raid 0 nesses HDS ou tera q ser marcas iguais se der ficarei com 400 gb no modo raid 0 certo posso deixa 20 gb pro c: e os 380 gb para o d: aguardo contato obrigado desde já !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado Luciano ...

No caso, como vou ter uns 20% de perda de velocidade, você acha que seria mais negócio colocar o hitachi como principal nos arquivos de mais uso e o wd como armazenagem ou vai perder MUITO pro raid ??

Na verdade, caso n de instabilidade e eles se "entendam" a velocidade vai ser +- a mesma ou um poquinho melhor que dois WD daqueles juntos certo ?? Os 19% de perda seria comparado com 2 hitachis identicos ? Ta certo ??

Muito Obrigado mais uma vez

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por roneydourados@17 de abril de 2006, 16:35

aí galera tenho um athlon 64 3500+ S939 2.2 GHZ placa ASUS A8N-E ChipSet NForce4 512 DDR 400 256+256 dual channel 128 bits HD SATA samsung 80GB VGA geforce 6600 GT PCEX.........

estou tendo problemas com minha placa mãe quando ativo meu hd no modo striper....para funcionar como raid0 ele detecta instala windows tudo beleza.....tudo funciona uma maravilha......mas quando eu vou desligar ou reiniciar o micro acontece que ele não desliga e não reinicia........fica como se tivesse em modo de espera........os coolers todos funcionando, disco rigido tbem.....só não manda video para o monitor .......aí pra ele voltar a ligar eu tenho que resetar ou desligar na unha e ligar novamente.......alguém tem uma placa dessa e já viu esse tipo de problema???  ou o modo raid0 não funciona para um hd só??

existe alguma configuração que posso fazer amais na BIOS da minha placa....desde já agradeço a ajuda de todos.....!!!!!  valeu........

Como assim RAID 0 com um unico HD???

O RAID 0 é feito com 2 HD´s trabalhando como se fossem um dividindo os dados entre os dois HD´s.

Se você tivesse lido o post inicial desse tópico com certeza teria tirado essa duvida.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por X-Blade+17 de abril de 2006, 17:09-->
so uma duvida tenho um placa Asus K8N você sabe me dizer se aceita raid acredito q sim mas preciso q me confirme por favor se der, se sim me respodna se os HDS tem q ser igual ou pode ser diferentes pois eu tenho aqui 1 hd 200 gb da Seagate e outro de 200 gb da Maxtor sabe me dizer se sera possivel fazer Raid 0 nesses HDS ou tera q ser marcas iguais se der ficarei com 400 gb no modo raid 0 certo posso deixa 20 gb pro c:  e os 380 gb para o d: aguardo contato obrigado desde já !

Sim a K8N é baseada no chipset nForce3 250 e tem funções para RAID 0, RAID 1, RAID 0+1 e JBOD.

Os HD´s preferencialmente tem que ser iguais porém se ambos os seus HD´s tem a mesma capacidade e a mesma velocidade de rotação já é o suficiente para um BOM RAID0, na verdade você pode montar o RAID 0 até mesmo com HD´s bem diferentes porém a performance não sera boa, além disso se você fizer RAID 0 com 2 hd´s de capacidades diferentes o RAID 0 não somara a capacidade dos dois e sim sera igual a 2x a capacidade do HD de menor capacidade.

Outra coisa que é bom dizer é que se você pretende particionar o RAID 0 conforme você comentou é bom fazer isso pelo Acronis Partition Expert.

Atenciosamente,

Victor43@17 de abril de 2006, 21:11

Muito Obrigado Luciano ...

No caso, como vou ter uns 20% de perda de velocidade, você acha que seria mais negócio colocar o hitachi como principal nos arquivos de mais uso e o wd como armazenagem ou vai perder MUITO pro raid ??

Na verdade, caso n de instabilidade e eles se "entendam" a velocidade vai ser +- a mesma ou um poquinho melhor que dois WD daqueles juntos certo ?? Os 19% de perda seria comparado com 2 hitachis identicos ? Ta certo ??

Muito Obrigado mais uma vez

Abraço

Respondi via MP ok.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Luciano ... Td bom Cara...

Então, fiz os testes ... Infelizmente não consegui formar o RAID com esses HDs. Até da pra criar mais não consegui instalar nenhum SO.

No momento to usando normal mesmo..

È possível desabilitar o NQC na placa mãe pra eu tentar novamente o RAID ??

Caso não tenha jeito e eu tenha que usar esses HDs separadamente, teria diferença de performance eu particiona-los na instalação do SO ou depois pelo director disk suite ?? ( Meu pc antigo tinha só 40gb e eu nunca particionei, então não tenho base )

Muito Obrigado

Abraço

Até Mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Victor43@24 de abril de 2006, 01:39

Oi Luciano ... Td bom Cara...

Então, fiz os testes ...  Infelizmente não consegui formar o RAID com esses HDs. Até da pra criar mais não consegui instalar nenhum SO.

No momento to usando normal mesmo..

È possível desabilitar o NQC na placa mãe pra eu tentar novamente o RAID ??

Caso não tenha jeito e eu tenha que usar esses HDs separadamente, teria diferença de performance eu particiona-los na instalação do SO ou depois pelo director disk suite ?? ( Meu pc antigo tinha só 40gb e eu nunca particionei, então não tenho base )

Muito Obrigado

Abraço

Até Mais

Então o meu pensamento estava correto né... realmente a dificuldade técnica no seu caso impossibilita a correta gravação/leitura dos dados...

O melhor no seu caso realmente é trabalhar com os seus HD´s separadamente sem o RAID e nesse caso você pode particionar como bem entender que o desempenho não sera prejudicado.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta certo ... Muito Obrigado Luciano ...

Aproveitando pra te perguntar, como te disse antes tenho 2 HDs SATA 300, um com e um sem NQC...

Pra funcionar o NQC e outros tem que habilitar o AICH na BIOS né ??

Habilitando esse modo eu não consigo instalar o SO também...

Eu instalei o x64 colocando STANDART IDE ENCHANCED SATA e depois habilitei e ele não entra no SO... Não sei se é falta de driver, mas acho que peguei uma versão bugada do x64..

Passei o HD tech nele e a velocidade do primário ( NQC ) ta em 130 e o outro em 198 ... muito baixo pra SATA 300 né ?? ( Coloquei o com nqc como terceiro master e o outro como quarto ) ....

como eu faço pra deixar td com melhor performance aqui amigo ??

Muito Obrigado mesmo ...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Victor43@24 de abril de 2006, 15:18

Ta certo ... Muito Obrigado Luciano ...

Aproveitando pra te perguntar, como te disse antes tenho 2 HDs SATA 300, um com e um sem NQC...

Pra funcionar o NQC e outros tem que habilitar o AICH na BIOS né ??

Habilitando esse modo eu não consigo instalar o SO também...

Eu instalei o x64 colocando STANDART IDE ENCHANCED SATA e depois habilitei e ele não entra no SO... Não sei se é falta de driver, mas acho que peguei uma versão bugada do x64..

Passei o HD tech nele e a velocidade do primário ( NQC ) ta em 130 e o outro em 198 ... muito baixo pra SATA 300 né ?? ( Coloquei o com nqc como terceiro master e o outro como quarto ) ....

como eu faço pra deixar td com melhor performance aqui amigo ??

Muito Obrigado mesmo ...

Abraço

Ola amigo,

Acho que já estamos nos distanciando demais do proposito do tópico, que tal criar um novo topico para a sua dificuldade...

Acho que assim você tera mais resultados do que apenas postando nesse tópico.

A proposito o x64 tem drivers na maioria das vezes beta e por isso apresenta muitos bugs.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta certo ...

Desculpe então ai e obrigado mais uma vez ...

Se você tiver disponibilidade, responde por MP pra mim essa questão do AICH e das velocidades, não sei se estão normais por serem SATA 2, me parece um pouco baixo... To pesquisando nesse exato momento mas parece que tem muita gente com a mesma dúvida...

Abraço

Victor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Victor43@24 de abril de 2006, 15:50

Esta certo ...

Desculpe então ai e obrigado mais uma vez ...

Se você tiver disponibilidade, responde por MP pra mim essa questão do AICH e das velocidades, não sei se estão normais por serem SATA 2, me parece um pouco baixo... To pesquisando nesse exato momento mas parece que tem muita gente com a mesma dúvida...

Abraço

Victor

beleza...

Isso é somente para poder "dasafogar" um pouco esse tópico que esta se tornando bastante extenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor alguém pode me ajudar :cry: ?

Estou tentando instalar 2 hds Seagate 250 gb em Raid.

Na placa mãe A8NSLI Premium.

Tenho um hd sata2 de 120 gb p/ sistema e estes 2 de 250 gb Sata 2 em raid.

A A8nSLI premium tem 8 conectores sata. 4 sata e 4 sata raid.

Alguém pode ajudar? onde devo conectar e na bios o que devo ativar?

Obrigado!

post-69855-13884911246222_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Editor Lira@26 de abril de 2006, 09:48

Por favor alguém pode me ajudar  :cry: ?

Estou tentando instalar 2 hds Seagate 250 gb em Raid.

Na placa mãe A8NSLI Premium.

Tenho um hd sata2 de 120 gb p/ sistema e estes 2 de 250 gb Sata 2 em raid.

A A8nSLI premium tem 8 conectores sata. 4 sata e 4 sata raid.

Alguém pode ajudar? onde devo conectar e na bios o que devo ativar?

Obrigado!

Já respondi sua dúvida no tópico que criou.

Não utilize mais de um tópico para tratar o mesmo assunto.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RickRibas@25 de abril de 2006, 22:39

Olá, estou montando um RAID 0 aqui em casa (os hds estão chegando) e gostaria de aproveitar pra tirar uma duvida... montando o raid na placa-mãe pede pra escolher o stripe size, pode ser 8, 16, 64, ou 128kb... qual desses devo utilizar? porque? obrigado

e a minha duvida... niguem sabe? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RickRibas@26 de abril de 2006, 19:39

e a minha duvida... niguem sabe?  :(

É muito simples... os tamanhos que aparecem na "montagem" do RAID 0 são os tamanhos que você pode dar aos "blocos" e esses blocos é que definem o tamanho de cada segmento de um arquivo... entendeu???

Explicando de uma forma mais simples isso significa o seguinte... supondo que você escolha o tamanho de 64KB no seu arranjo e posteriormente for gravar um arquivo que tenha 128KB então o RAID gravara os primeiros 64KB no primeiro disco do seu RAID e os 64KB restantes no segundo disco rigido... agora ficou bem mais fácil de entender né!!

Para uma melhor performance do RAID você deve ajustar o tamanho dos segmentos conforme as aplicações que mais utiliza. Um tamanho de grande é bom para aplicações que exigem muitas requisições de dados pequenas como um banco de dados por exemplo, enquanto aplicações que exigem grandes quantidades de dados de uma unica vez tem melhor performance com tamanhos pequenos de segmentos.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por maluf@27 de abril de 2006, 15:23

Qual é o tipo de RAID que se coloca 4 hd´s e o arquivo é dividido por 4?

vale mais a pena 2x160gb sataII raid 0+ um wd120gb IDE  ou

4x80Gb SataII em Raid + um wd120gb IDE ?

Qualquer RAID que divida os dados entre diversos discos (Stripe) é um RAID 0 não importa o número de discos envolvidos no processo.

Quantos mais discos o RAID 0 tiver mais rápido ele sera pois ele buscara a informação simultaneamente em mais locais e tera a requisição atendida em menos tempo... no caso das opções que você mencionou a melhor opção é a de 4 x 80GB em RAID 0 + 1 120GB IDE.

Um RAID 0 com 4 discos é "Teoricamente" 2x mais rápido do que um com apenas 2 discos.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bom? mais uma duvida...

é o seguinte eu fiz o Raid0 aqui td certinho... só q eu gostaria de ver as especificações dos meus discos rígidos. Pra isso eu sempre usei o Everest, só agora no everest n aparece mais os discos la e sim NVIDIA STRIPE 149,6 GB.

Sendo assim n aparece as temperaturas dos HD e nem as especificações.

Tem algum outro programa em q eu possa ver isso? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Luciano ... Td bom ??

Então consegui fazer o RAID com os discos lá ...

Pelo menos o consegui instalar o SO ( Windows Xp Pro x64 Edition Final) e ainda não fiz mais testes, só rodei o HD tach de cara, sem instalar nenhum driver ...

Eu resolvi pegar os drivers mais recentes do Matrix Storage e acabei conseguindo ...

Já vi review de 2 hds hitachis iguais aos meus baterem burst bem mais altos... O meu deu 350 de burst e 105 de average, to testando ainda os tamanhos de clusters... O WD tá segurando um pouco mas melhor assim que os dois separados ...

Se quiser que eu faça mais algum teste ai me da um toque ...

Alias, tem algum teste bom de estabilidade que eu possa fazer ??

você recomenda algum sofware que particione bem sem perda de desempenho no x64 ??

Muito Obrigado

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RickRibas@27 de abril de 2006, 20:42

Tudo bom? mais uma duvida...

é o seguinte eu fiz o Raid0 aqui td certinho... só q eu gostaria de ver as especificações dos meus discos rígidos. Pra isso eu sempre usei o Everest, só agora no everest n aparece mais os discos la e sim NVIDIA STRIPE 149,6 GB.

Sendo assim n aparece as temperaturas dos HD e nem as especificações.

Tem algum outro programa em q eu possa ver isso? Obrigado

Veja no fórum sobre teste de discos rigidos ou benchmark se encontra algo que funcione no seu caso... eu acho que o HDTune funciona para ver a temperatura do HD. Quanto as especificações, não conheço sinceramente nenhum programa que informe corretamente em ambiente operacional.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Victor43@28 de abril de 2006, 00:35

Fala Luciano ... Td bom ??

Então consegui fazer o RAID com os discos lá ...

Pelo menos o consegui instalar o SO ( Windows Xp Pro x64 Edition Final) e ainda não fiz mais testes, só rodei o HD tach de cara, sem instalar nenhum driver ...

Eu resolvi pegar os drivers mais recentes do Matrix Storage e acabei conseguindo ...

Já vi review de 2 hds hitachis iguais aos meus baterem burst bem mais altos... O meu deu 350 de burst e 105 de average, to testando ainda os tamanhos de clusters... O WD tá segurando um pouco mas melhor assim que os dois separados ...

Se quiser que eu faça mais algum teste ai me da um toque ...

Alias, tem algum teste bom de estabilidade que eu possa fazer ??

você recomenda algum sofware que particione bem sem perda de desempenho no x64 ??

Muito Obrigado

Abraço

Cara o FreshDiagnose tem uma coisa interessante que é fazer bench´s em todos os dispositivos de hardware do seu computador e esses testes costumam consumir muito do S.O e do hardware então considero que seja um bom teste... fora isso o melhor e mais agradavel teste que gosto de fazer em HD é jogar....he he he... alguns jogos pesados tipo Far Cry, SWAT4, etc...

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu veio !!

Quanto ao tamanho dos clusters, qual seria a vantagem e desvantagem de cada um deles ??

Fiz o teste do hd tach com todos e a melhor performance foi a de 16k mas todas muito próximas ... Cabei deixando em 64k porque tinha uma desempenho próximo do de 16 e um pouco melhor que o de 128k ...

Qual seria a vantagem e desvantagem de cada um deles ??

Dei uma pesquisada mas não achei um tópico que explicasse direitinho...

Que que você acha ?? 64 tá bom ??

Vou fazer edição mas não frequentemente, em uso normal e jogos 64 seria uma boa ??

Valeu

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Victor43@28 de abril de 2006, 16:14

Valeu veio !!

Quanto ao tamanho dos clusters, qual seria a vantagem e desvantagem de cada um deles ??

Fiz o teste do hd tach com todos e a melhor performance foi a de 16k mas todas muito próximas ... Cabei deixando em 64k porque tinha uma desempenho próximo do de 16 e um pouco melhor que o de 128k ...

Qual seria a vantagem e desvantagem de cada um deles ??

Dei uma pesquisada mas não achei um tópico que explicasse direitinho...

Que que você acha ?? 64 tá bom ??

Vou fazer edição mas não frequentemente, em uso normal  e jogos 64 seria uma boa ??

Valeu

Abraço

Esse também é o tamanho que uso por ser o meio-termo entre todas as possibilidades e apresenta um desempenho bom tanto para jogos quanto para aplicações mais pesadas como renderização, Auto-cad, SQL...

Não se preocupe muito com a teoria desse assunto, pois esse é uma coisa muito técnica para você esquentar a cabeça, creio que se você não trabalha a maior parte do tempo com edição de video e aplicações de banco de dados o tamanho que você escolheu está muito bom.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!