Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

Postado Originalmente por luciano3001@28 de abril de 2006, 13:45

Veja no fórum sobre teste de discos rigidos ou benchmark se encontra algo que funcione no seu caso... eu acho que o HDTune funciona para ver a temperatura do HD. Quanto as especificações, não conheço sinceramente nenhum programa que informe corretamente em ambiente operacional.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

o hd tune n funcionou... o modelo acabei achando no everest mesmo, ai fui no site da samsung e vi as especificações, agora a temperatura n to conseguindo de jeito nenhum.... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

o hd tune n funcionou... o modelo acabei achando no everest mesmo, ai fui no site da samsung e vi as especificações, agora a temperatura n to conseguindo de jeito nenhum.... :(

Veja com o pessoal no fórum sobre benchmark porque acho que eles devem ter algum programa que funcione no seu caso para monitorar a temperatura, rotação e outros parametros do seu HD, beleza?

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo gostaria muito de contar com a sua ajuda, pois vi que você entende muito de RAID, é o seguinte, estou montando pra minha empresa um servidor com a placa-mãe K8N4-E Deluxe, e 2 SATA de 80 Samsung em RAID, só que to tendo problema pra fazer esse raid, pois quando coloco em raid na hora de reiniciar o micro trava, e se tiro o raid funciona normal... o que devo fazer para funcionar certinho? to desesperado com isso já, muito obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo gostaria muito de contar com a sua ajuda, pois vi que você entende muito de RAID, é o seguinte, estou montando pra minha empresa um servidor com a placa-mãe K8N4-E Deluxe, e 2 SATA de 80 Samsung em RAID, só que to tendo problema pra fazer esse raid, pois quando coloco em raid na hora de reiniciar o micro trava, e se tiro o raid funciona normal... o que devo fazer para funcionar certinho? to desesperado com isso já, muito obrigado desde já.

Você esta instalando corretamente os drivers da controladora SATA dessa placa? Pois não vejo nenhum outro motivo para que esse RAID esteja travando o boot da sua maquina. Acontece que em muitas placas mãe como a sua por exemplo não necessitam dos drivers do disquete (pre-install drivers) para que os HD´s SATA sejam reconhecidos automaticamente, porém para se "montar" um RAID esses drivers se tornam necessarios e indispensaveis.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo muit esse negóciode RAID, mas tenho um só HD de 250GB SATAII. Devo por ele em algum nível RAID ???

Leia o tópico inicial que creio que as suas duvidas serão sanadas.

Para se fazer um RAID via Hardware é necessario pelo menos 2 HD´s distintos.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu fiz tudo certinho, usando os drivers pelo disquete, mas não funciona, acho que a placa mãe esta com algum problema... vou troca-la e depois posto pra dizer se era ela mesmo.. abraços...

Beleza, apesar da possibilidade de ser a placa mãe a causadora do problema ser muito pequena eu te desejo boa sorte.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

luciano3001, pode me tiar uma dúvida? Apenas por curiosidade, e não levando em consideração o custo, qual destas tres opções seria a mais rápida:

1) HD WD SERIAL ATA 150GB 10000rpm com 16MB de buffer

2) 2WD SERIAL ATA 36.7GB 10000rpm,8Mb de buffer em RAID

ou 3) 2HD WD SERIAL ATA II 250GB 7200rpm - 16MB em RAID

Devo ressaltar que não preciso nem um pouco de espaço! Uso menos que 20Gb e não preciso mais que isto. E preço é um fator que esrá considerado posteriormente. Analisando somente o desempenho, qual das opções é a melhor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

luciano3001, pode me tiar uma dúvida? Apenas por curiosidade, e não levando em consideração o custo, qual destas tres opções seria a mais rápida:

1) HD WD SERIAL ATA 150GB 10000rpm com 16MB de buffer

2) 2WD SERIAL ATA 36.7GB 10000rpm,8Mb de buffer em RAID

ou 3) 2HD WD SERIAL ATA II 250GB 7200rpm - 16MB em RAID

Devo ressaltar que não preciso nem um pouco de espaço! Uso menos que 20Gb e não preciso mais que isto. E preço é um fator que esrá considerado posteriormente. Analisando somente o desempenho, qual das opções é a melhor ?

Provavelmente das opções apresentadas a melhor opção seria a segunda porque com certeza se refere aos HD´s Raptor da WD que são 10.000RPM e sem duvidas eles são os mais rápidos do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma MSI K8MM-V e 3HDS IDE

1 - Samsung SP0802N - 80gb

1 - Samsung SP2014N - 200gb

1 - Maxtor 6Y120L0 - 120gb

da pra fazer algo de raid com isso sem perder espaco dos hds ?

e raid pelo proprio windows server tem como ?

A sua placa é baseada no chipset K8M800 né? Acho que sim e se for você tera nela opção para fazer RAID apenas com HD´s SATA e não existe nela opção para RAID com HD´s IDE e mesmo nos SATA só existem opções para RAID 0 (stripped) e RAID 1 (Mirroring).

OBS.: Mesmo se existisse opção para RAID com os IDE´s o unico RAID que pode ser montado sem perca de espaço de armazenamento é o JBOD que não tem vantagem nenhuma de performance e redundancia.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano,

Estou com uma dúvida aqui, não se se você pode ajudar... :joia:

Tenho um HD Seagate modelo ST3250823AS de 250GB e quero comprar mais um pra colocá-los em RAID 0 (tenho um HD Maxtor de 80GB que quero usar pra fazer banckup dos dados mais importantes) e minha placa-mãe é uma Asus A7N8X-E Deluxe que permite Raid por hardware.

Minha ideia é comprar um outro de 250 GB modelo ST3250824AS (muito parecido) porém não sei se terei algum problema por ele ser mais rápido que o outro.

[]s

tuba3d

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano,

Estou com uma dúvida aqui, não se se você pode ajudar... :joia:

Tenho um HD Seagate modelo ST3250823AS de 250GB e quero comprar mais um pra colocá-los em RAID 0 (tenho um HD Maxtor de 80GB que quero usar pra fazer banckup dos dados mais importantes) e minha placa-mãe é uma Asus A7N8X-E Deluxe que permite Raid por hardware.

Minha ideia é comprar um outro de 250 GB modelo ST3250824AS (muito parecido) porém não sei se terei algum problema por ele ser mais rápido que o outro.

[]s

tuba3d

Olá amigo,

Na verdade o ST3250824AS não é mais rápido do que o ST3250823AS os dois são 7.200RPM com 8MB de buffer e 8ms. Existem muito poucas diferenças entre esses HD como por exemplo o metodo de leitura que em um é GMR e no outro é TGMR... mas isso é técnico demais para discutirmos e creio que ele seja uma ótima opção para você montar um RAID 0 com o seu HD atual.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal seguinte, comprei dois HD's Seagate ST380811AS (sata II) e coloquei eles em RAID 0 (portas 1 e 2)

na minha Asus A8N SLI Deluxe (NF4) e fiz esse teste com o HD tach e achei muito estranho porque

oscila muito a velocidade de transferencia, alguem saberia me diz por qual motivo isso poderia estar acontecendo???

Valeu...abraços

post-62409-13884914578178_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já fiz um monte de mexe nas configurações, troquei de porta, formatei,

fiz partição, sem partição e continua o mesmo problema. Também testei

os HD's sozinhos e tudo certo. Vou tentar colocar o windows 2003,

será q vai fazer alguma diferença??

Me ajudem.....abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já fiz um monte de mexe nas configurações, troquei de porta, formatei,

fiz partição, sem partição e continua o mesmo problema. Também testei

os HD's sozinhos e tudo certo. Vou tentar colocar o windows 2003,

será q vai fazer alguma diferença??

Me ajudem.....abraços

As oscilações são normais em testes de HD´s e isso acontece não porque a velocidade do seu HD esta oscilando e sim porque o teste envia comandos para varios pontos distintos do seu HD e como cada ponto tem uma velocidade de resposta diferente (isso acontece porque os pontos mais proximos do centro do HD tem tempos de resposta menores pois sua rotação acontece mais rápido) as velocidades das respostas oscilam e isso não quer dizer que o seu HD tem velocidade oscilando...

Em ultimo caso é bom você utlizar um programa de monitoramento de HD como o HD tune e verificar como anda a velocidade dele pois existe uma possibilidade muito pequena de ser um problema na controladora SATA da sua placa mãe... mas essa chance é muito pequena.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, como eu posso fazer pra tirar a dúvida, se é o chipset ou não???

Tem algum programa que faça isso, e como cuidar???

Porque pagar por dois HD's Sata II e não levar vantagem não dá.

Só para referência, o modelo que o Windows dá é ST3808110AS, e não como eu tinha dito antes.

To achando que só trocando de placa mesmo pra testar, né!!!!!

Valeu

post-62409-13884915033057_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, como eu posso fazer pra tirar a dúvida, se é o chipset ou não???

Tem algum programa que faça isso, e como cuidar???

Porque pagar por dois HD's Sata II e não levar vantagem não dá.

Só para referência, o modelo que o Windows dá é ST3808110AS, e não como eu tinha dito antes.

To achando que só trocando de placa mesmo pra testar, né!!!!!

Valeu

Para saber se é o chipset uma alternativa para você realizar um teste é pegar um HD que esteja instalado em outra placa mãe e que esteja com o seu teste normal e instala-lo na sua placa mãe e verificar se as oscilações continuam.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Luciano, muito bom o TOPIC, você é bem atencioso com o pessoal! Isso é muito bom!

Pergunta, eu tenho uma empresa e o servidor que montei foi com

1 plc. mae Asus A8U-X, Athlon 3000+

1 HD de 8 mb (Windows XP)

1 HD de 80gb

1 HD de 120gb

e finalmente.. 2 HD Maxtor de 300gb 16mb(buffer) 150Mb/s com NCQ em RAID 1....

Fiz o Raid 1 pela BIOS e funcionou aparentemente normal, mas logo vi que tinha ficado MUITO lento o acesso, atrapalhando o tráfico na rede e nas transferencias de arquivos. Tive que tirar um HD p/ a empresa funcionar normalmente, no final do dia liguei novamente p/ tentar descobrir o erro... e TCHANAN.. perdi um dia de trabalho pois o HD que estava ativado fez cópia do HD que estava desligado. :( ... menos mal do que se tivesse feito isso 1 mês depois.

Então agora vou formatar o que está desligado (desliguei novamente pois não consegui corrigir o problema de lentidão) e fazer uma cópia de um pra outro manualmente p/ não ter erros (com o RAID desligado).

E vou tentar ativar o RAID pela "BIOS" novamente e fazer o que não tinha feito: ativar o RAID pelo programa da "placa mãe" também!!

É isso mesmo? Tem alguma outra coisa a se fazer? Outra possibilidade do problema?

Agradeço,

Pablo de Regino

Goiânia-GO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saber se é o chipset uma alternativa para você realizar um teste é pegar um HD que esteja instalado em outra placa mãe e que esteja com o seu teste normal e instala-lo na sua placa mãe e verificar se as oscilações continuam.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Luciano a minha placa tem duas controladoras, o próprio chipset (NF4) e outro da

Silicom porém esse é Sata 150. Eu coloquei os Hd's no Silicom e fiz o teste no

HD tune e deu tudo normal. Não teve aquelas oscilações todas.

Posso tirar disso que o problema seria com o chipset NF4 que estaria com algum defeito????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!