Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

Um olá do outro lado do atlantico para a "galera"! :)

Antes de mais, parabéns pelo tópico e por todas as contribuições. Realmente tem muita informação, mas tenho algumas duvidas relativamente á minha mb que é uma asus p4p800-x e de como fazer uso do raid 0.

Tenho 2 discos seagate iguais ata133 120Gb, ligação ide, e duvido que consiga fazer uma ligação raid sem uma controladora á parte, não é?

Depois poderia juntar ao sistema para alem dos 2 discos ide a funcionar em raid 0, um outro disco sata independente? E caso funcione se comprar um disco sata II (300)a minha board vai limitá-lo a sata 150, certo?

Espero que me possam ajudar...

Um abraço e obrigado

ed

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Minha duvida é a seguinte......tenho em mãos 2 Hds Seagate 160 gb Sata2 8 mb buffer e ....resumindo são identicos .....mas tenho um outro HD de 200 gb da mesma marca e Sata2 tb ...Gostaria de saber se dá pra ligar os 2 hds de 160 em RAID 0 e o outro de 200 normalmente....sem ser em Raid..vou ter perda de desempenho ?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um hd da seagate, modelo ST3250820AS. Quero fazer raid 0, mas só encontro agora para comprar o modelo ST3250823AS.

Os dois têm 250giga, 8Mb de buffer, NCQ, escrita perpendicular...

Com esses 2 modelos posso fazer raid 0? O que pode ser ruim usando esses 2 modelos diferentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um hd da seagate, modelo ST3250820AS. Quero fazer raid 0, mas só encontro agora para comprar o modelo ST3250823AS.

Os dois têm 250giga, 8Mb de buffer, NCQ, escrita perpendicular...

Com esses 2 modelos posso fazer raid 0? O que pode ser ruim usando esses 2 modelos diferentes?

Olá amigo, na verdade somente o ST3250820AS tem escrita perpendicular o outro modelo ST3250823AS não tem escrita perpendicular e é um modelo mais antigo da Seagate (Barracuda 7200.8) enquanto o ST3250820AS é um barracuda 7200.10 (a primeira série da Seagate que tem escrita perpendicular).

Pesquise um pouco mais pois normalmente é mais fácil encontrar o ST3250820As do seu o outro.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações, pessoal do fórum.

Bom, sou novo por aqui.... costumo ler bastante, geralmente nem preciso perguntar, pois consigo esclarecer as dúvidas só na leitura.

Lendo esse tópico desde o início, consegui juntar informação suficiente pra montar um RAID1 num servidor de uma empresa, cliente da loja onde trabalho. A dúvida que ainda permanece é a seguinte:

No Windows Server 2003, o disco aparece com "Tolerância à falhas: Não". Se o volume montado é em RAID1, ele não deveria ter Tolerância à Falhas??

Existe alguma configuração no SO a ser feita, tipo converter o disco p/ dinâmico, ou a criação pelo BIOS da controladora SCSI basta??

Por fim, há alguma maneira de testar com eficiência se o RAID1 está funcionando adequadamente??

Aí vão algumas informações do equipamento:

Placa Mãe ASUS P5WD2 PREMIUM

Processador Pentium4 3.4 GHz

4Gb RAM

Controladora SCSI Adaptec 29320

2 HD's SCSI 146Gb Seagate Chetaah 10K.7

1 HD IDE Hitachi 80Gb (será usado só para backup)

SO: Windows 2003 Server

Se alguém puder me ajudar aí, agradeço.

Abraços

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma duvida em um coisa aqui,

Antes de tudo dar os parabens pelo seu topico que ficou muito bom mesmo,sanando as duvidas de muitos usuarios como eu,meus parabens.

Bem tenho uma A8v DELUXE Rev A2 aqui com um HD SATAII funcionando logicamente em SATAI,da SEAGATE 250GB,8MB BUFFER Com NCQ.

Ai que ta,eu queria saber se o chipset,o promise ou o VIA mesmo no caso daria suporte ao NCQ e se da como eu faria pra ver se esta ativou o não no caso.e aproveitando a pergunta aqui,no caso como rodo com um OC básico aqui,é as Portas do PROMISE que possuem o SATA LOCK né ? Ou a da via possue ou as 2 ?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém???

A resposta para sua duvida é simples, simplesmente como o RAID é feito a nível de Hardware pela controladora algumas vezes o S.O não consegue detecta-lo. E para você testar a funcionalidade do seu RAID 1 basta você desativar um dos dois HD´s e iniciar somente com um HD.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta para sua duvida é simples, simplesmente como o RAID é feito a nível de Hardware pela controladora algumas vezes o S.O não consegue detecta-lo. E para você testar a funcionalidade do seu RAID 1 basta você desativar um dos dois HD´s e iniciar somente com um HD.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Luciano,

Obrigado pela informação.

Eu fiz o teste de desligar um dos hd's e funcionou direitinho, carregou o S.O. td ok.. num outro post aqui desse mesmo tópico (não lembro de quem, agora) disseram que depois de fazer isso, apareceu a msg "Failed" ao reconhecer o RAID, porém o sistema carregou normalmente. Comigo ocorreu isso tb, é normal?

Obs.: Por via das dúvidas refiz td do começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano,

Obrigado pela informação.

Eu fiz o teste de desligar um dos hd's e funcionou direitinho, carregou o S.O. td ok.. num outro post aqui desse mesmo tópico (não lembro de quem, agora) disseram que depois de fazer isso, apareceu a msg "Failed" ao reconhecer o RAID, porém o sistema carregou normalmente. Comigo ocorreu isso tb, é normal?

Obs.: Por via das dúvidas refiz td do começo.

É normal porque quando você desativa um dos HD´s o RAID realmente falha... pois não tem os dois discos para realizar a copia...

O problema é o seguinte: quando você inicia o seu S.O ele grava varios arquivos de paginação e etc mesmo se você não instalar ou mexer em nada nesse HD... quando você recoloca o dois discos a controladora RAID verifica se os dois HD´s tem exatamente o mesmo conteudo e como o HD que você não desligou gravou dados que o que estava desativado não gravou o array falha... em muitas vezes podemos burlar essa falha, na grande maioria das controladoras é necessario você fazer simplesmente um Rebuild do seu array deixando o disco mais atualizado sempre na primeira posição do RAID 1, pois o Rebuild copia todos os dados desse HD para o segundo HD.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, o que que proporciona maior desempenho: colocar 2 HDs SATAI em RAID0 ou colocar 1 HD SATAII com o sistema operacional e deixar 1 SATAI pra guardar arquivos???

Ou seja, e melhor usar um SATAII sem RAID nenhum ou usar SATAI com RAID0?

Obs: Não coloquei a opção de colocar SATAII em RAID0 pois já possuo um HD de 120GB SATAI, assim sendo, quero um opção para continuar utilizando-o.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É vantagem utilizar esta tecnologia se utilizo HDs ATA (2x160GB, 1x60GB, e 2x30GB)?

O que é RAID

...É importante notar que o RAID foi desenvolvido há mais de 15 anos e que foi originalmente desenvolvido para discos rígidos SCSI e só recentemente “herdado” pelos discos rígidos SATA. Então não espere que todos os níveis do RAID sejam encontrados em discos SATA, mesmo porque muitos dos níveis abaixo explicados não são utilizados nem mesmo em discos SCSI alguns desses níveis por não serem tão úteis e outros por serem economicamente inviáveis....

POR FAVOR POSTEM COMENTÁRIOS E DÚVIDAS.

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos.

To montando um PC com uma P5B deluxe (na verdade vou montá-lo hoje a noite), pretendo utilizar dois HDs SATA2 de 80 Gb cada em RAID 0, e um outro HD de 250GB tb SATA2 como “storage”. O RAID 0 vou fazer pelas portas SATA controladas pelo chipset. O q me aconselham, ligar o HD “storage” tb nas portas controladas pelo chipset, ou ligar em um das portas controladas pelo Jmicron? Ou tanto faz? Qual possibilidade vai me dar mais desempenho?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um sistema Raid 0 funcionando com o Windows XP, com dois HDs. Se eu quiser adicionar mais dois discos pra totalizar em 4 discos em Raid 0 vou precisar executar algum programa pra reorganizar os dados entre os 4 discos?

Se alguém puder me ajudar visitem o link abaixo e vejam o que eu fiz no meu raid 0.

Raid 0 - Danificado, Programa para recuperar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, o que que proporciona maior desempenho: colocar 2 HDs SATAI em RAID0 ou colocar 1 HD SATAII com o sistema operacional e deixar 1 SATAI pra guardar arquivos???

Ou seja, e melhor usar um SATAII sem RAID nenhum ou usar SATAI com RAID0?

Obs: Não coloquei a opção de colocar SATAII em RAID0 pois já possuo um HD de 120GB SATAI, assim sendo, quero um opção para continuar utilizando-o.

A melhor opção para desempenho são 2 HD´s SATA-I em RAID 0 + 1 HD SATA-3Gb/s como Storage.

Segundo alguns testes que realizei a algum tempo o RAID 0 com SATA-I é mais rápido do que apenas 1 SATA-3Gb/s de 17% até 29%. Dependendo da controladora e configuração utilizada.

É vantagem utilizar esta tecnologia se utilizo HDs ATA (2x160GB, 1x60GB, e 2x30GB)?

Vantagem é, porém para realizar RAID com HD´s ATA seria necessario a compra de uma placa controladora off-board PCI-ATA (raid) que é muito cara e o desempenho nem sempre é bom, a não ser em placas top de linha da promise e highPoint.

Eu aconselho continuar com o seu sistema sem RAID e quando possivel migrar para uma placa mãe com SATA-300MB/s e PCI-express.

Tenho um sistema Raid 0 funcionando com o Windows XP, com dois HDs. Se eu quiser adicionar mais dois discos pra totalizar em 4 discos em Raid 0 vou precisar executar algum programa pra reorganizar os dados entre os 4 discos?

Se alguém puder me ajudar visitem o link abaixo e vejam o que eu fiz no meu raid 0.

Raid 0 - Danificado, Programa para recuperar?

Para instalar mais 2 HD no seu Array RAID 0, infelizmente você terá que recomeçar do zero pois o RAID 0 em HD´s SATA (diferentemente de algumas controladoras SCSI) não permite a inclusão de mais discos em um array existente.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos.

To montando um PC com uma P5B deluxe (na verdade vou montá-lo hoje a noite), pretendo utilizar dois HDs SATA2 de 80 Gb cada em RAID 0, e um outro HD de 250GB tb SATA2 como “storage”. O RAID 0 vou fazer pelas portas SATA controladas pelo chipset. O q me aconselham, ligar o HD “storage” tb nas portas controladas pelo chipset, ou ligar em um das portas controladas pelo Jmicron? Ou tanto faz? Qual possibilidade vai me dar mais desempenho?

Obrigado.

luciano ajuda eu :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

luciano ajuda eu :cry:

Eai Cara tudo beleza??

Bela maquina que você vai montar hein!!! Essa placa eu considero a melhor placa que eu já vi da Asus... e lembre-se que fora essas opções que você passou também existe a opção de ligar o seu HD na porta SATA-3Gb/s externa que essa placa tem...

O caso que você passou é bem complicado e depende de uma visão muito subjetiva de cada um... Eu particularmente instalaria todos nas portas do chipset, pois esse tem mais banda de barramento do que o chip JMicron... mas acho que a melhor opção como você esta "Com a faca e o queijo na mão" é instalar inicialmente todos nas portas do chipset, fazer um benchmark e depois instalar o de storage e refazer o benchmark.

Inclusive eu peço a gentileza de depois desses testes você postar aqui os testes para eu também matar essa duvida cruel!!!

Atenciosamente e prazar em reve-lo no tópico...

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai Cara tudo beleza??

Bela maquina que você vai montar hein!!! Essa placa eu considero a melhor placa que eu já vi da Asus... e lembre-se que fora essas opções que você passou também existe a opção de ligar o seu HD na porta SATA-3Gb/s externa que essa placa tem...

O caso que você passou é bem complicado e depende de uma visão muito subjetiva de cada um... Eu particularmente instalaria todos nas portas do chipset, pois esse tem mais banda de barramento do que o chip JMicron... mas acho que a melhor opção como você esta "Com a faca e o queijo na mão" é instalar inicialmente todos nas portas do chipset, fazer um benchmark e depois instalar o de storage e refazer o benchmark.

Inclusive eu peço a gentileza de depois desses testes você postar aqui os testes para eu também matar essa duvida cruel!!!

Atenciosamente e prazar em reve-lo no tópico...

Luciano Roberto®™

Luciano, obrigado!

Realmente essa placa da asus parece ser muito boa, só q to com um problema de drivers com ela.

Não ta dando pra fazer esse teste q você propôs porque se eu instalar o driver da jmicron o pc fica lento, sem contar q causa problemas pra gravar cd, dvd (olhei pelos fóruns gringos e tb vi muita gente com o mesmo problemas)

Além disso tem o problema do som, quando instalo o driver do som o boot do windows fica bemmm lento... tipo antes passava 1 vez apenas a barrinha, agora passa 5, 6, até 7 vezes... se fosse só isso td bem, mas mesmo com os drivers mais novos n consigo fazer o meu som funcionar direito, o 5.1 n funciona legal nem com reza... instalei uns drivers modificados e ta funcionando pelo menos, mais ou menos mas ta, mas o boot continua bem lento (pelos fóruns gringos tb achei mtaaaaa gente com o mesmo problema)... se souber alguma coisa q possa me ajudar em relação a estes problemas eu agradeço muito.... se puder da uma passada pelo fórum de placas de som, tem uns tópicos meus lá sobre isso... agradeço....

Assim q eu conseguir resolver o problema com o driver da jmicron eu tento fazer os testes q você me disse. A principio coloquei td na controlador principal. O raid nas portas vermelhas e o storage na porta preta (slave), e ta bem rápido. Vou ver se faço um teste com o HD tach p ver se ta bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, obrigado!

Realmente essa placa da asus parece ser muito boa, só q to com um problema de drivers com ela.

Não ta dando pra fazer esse teste q você propôs porque se eu instalar o driver da jmicron o pc fica lento, sem contar q causa problemas pra gravar cd, dvd (olhei pelos fóruns gringos e tb vi muita gente com o mesmo problemas)

Além disso tem o problema do som, quando instalo o driver do som o boot do windows fica bemmm lento... tipo antes passava 1 vez apenas a barrinha, agora passa 5, 6, até 7 vezes... se fosse só isso td bem, mas mesmo com os drivers mais novos n consigo fazer o meu som funcionar direito, o 5.1 n funciona legal nem com reza... instalei uns drivers modificados e ta funcionando pelo menos, mais ou menos mas ta, mas o boot continua bem lento (pelos fóruns gringos tb achei mtaaaaa gente com o mesmo problema)... se souber alguma coisa q possa me ajudar em relação a estes problemas eu agradeço muito.... se puder da uma passada pelo fórum de placas de som, tem uns tópicos meus lá sobre isso... agradeço....

Assim q eu conseguir resolver o problema com o driver da jmicron eu tento fazer os testes q você me disse. A principio coloquei td na controlador principal. O raid nas portas vermelhas e o storage na porta preta (slave), e ta bem rápido. Vou ver se faço um teste com o HD tach p ver se ta bom.

Poxa cara que mal esse seu problema com a placa hein... vou pesquisar melhor a respeito dos problemas mencionados e depois te mando por MP... quanto a inicialização tente aquele velho e bom script de desligamento, pois em muitas vezes esse problema na inicialização é que o driver de som (ou outro qualquer) encerra com erro e no proximo boot o sistema verifica se o driver esta funcionando... com o script de encerramento (postarei abaixo) normalmente o boot vai ser um pouco mais rápido;


digite no bloco de notas;
del c:\windows\prefetch\ntosboot-*.* /q

Depois salve o arquivo como ntosboot.bat e digite no menu executar "gpedit.msc" e escolha configurações do windows e scripts e depois clique em desligar... encontre o script que você criou (dica importante: quando localizar o script de um CTRL + X para recortar o arquivo e clique na setinha de voltar e colo o script na pasta Shutdown) e dê os ok´s que você tiver que dar.

Qualquer coisa me avise...

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal . sou novo por aqui e to com algumas duvidas.

bom meu pc tem esta configuração "ATHLON 64, PLACA A8N VM, 1GB MEMO, DVD RW LG, 1 HD IDE DE 80 COM O SISTEMA OPERACIONAL NESTE E 2 HD'S DE 80 SATA II EM RAID 0 PARA TRABALHO, USO O VÍDEO E SOM DA PLACA".

Minha dúvida é saber se desta forma o RAID funciona como deveria ou eu tenho que instalar o sistema operacional nos hd's em RAID, já que no meu caso, o sistema se encontra no hd ide e só uso o RAID para render e capiturar os vídeos que faço edição.

Gostaria de saber também, se minha placa mãe é boa para o sistema RAID ou eu tenho que mudar ou acrecentar alguma coisa para melhorar.

Eu agredeço muito se alguem poder me esclarecer esta s dúvidas .

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal . sou novo por aqui e to com algumas duvidas.

bom meu pc tem esta configuração "ATHLON 64, PLACA A8N VM, 1GB MEMO, DVD RW LG, 1 HD IDE DE 80 COM O SISTEMA OPERACIONAL NESTE E 2 HD'S DE 80 SATA II EM RAID 0 PARA TRABALHO, USO O VÍDEO E SOM DA PLACA".

Minha dúvida é saber se desta forma o RAID funciona como deveria ou eu tenho que instalar o sistema operacional nos hd's em RAID, já que no meu caso, o sistema se encontra no hd ide e só uso o RAID para render e capiturar os vídeos que faço edição.

Gostaria de saber também, se minha placa mãe é boa para o sistema RAID ou eu tenho que mudar ou acrecentar alguma coisa para melhorar.

Eu agredeço muito se alguem poder me esclarecer esta s dúvidas .

obrigado.

Primeiramente seja bem-vindo!!!

Na sua configuração atual a gravação e leitura dos arquivos de video e toda a sua renderização é fita de uma forma mais rápida porém lembre-se que como o programa que faz isso esta armazenado e sendo rodado no HD IDE ele não usufrui dos beneficios do seu RAID 0.

A instalação do sistema operacional no seu array raid aumentaria a performance do seu computador no geral perceptivelmente. Considere como upgrades futuros uma placa de video de boa qualidade (acima da 6600GT) e não se preocupe com o som pois acho o som dessa placa muito bom... além disso compre mais um modulo de memória e trabalhe com 2GB de memória em dual channel pois essa sua placa aceita isso, e por enquanto eu não vejo a necessidade de um upgrade de placa mãe visto que a sua já é pci-express e com bom suporte SATA-3Gb/s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!