Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, sou novo no uso do RAID. Eu sabia alguma coisa, mas muito superficialmente, pois era algo que lia nos jornais e na internet.

A mais de dois anos, usei continuamente um note da HP e como gosto de jogos e o desempenho já se mostrava crítico há tempos, tomei coragem e montei um desk.

Comprei três discos. Dois de 80GB e um de 250GB. A minha intenção é habilitar os dois de 80GB no RAID 0 e o de 250GB disponibilizar para backup.

Como eu disse no início, sem conhecimento prático e quase sem conhecimento teórico, realizei a primeira tarefa, a base de muita tentativa-e-erro, consultas em manuais e sites da internet.

Porém, até o momento, não consigo enxergar o HD de 250GB. Mas o que me faz escrever aqui é mais por uma informação que não conseguí encontrar neste tópico, que estava travando meu avanço. No setup da minha placa-mãe (Asus M2N-X +) tenho as opções spanning, striping (ou RAID 0) e mirroring (ou RAID 1). O RAID 0 e 1 já sabia, mas o que era esse tal de spanning?

Encontrei no site (em inglês) http://www.wiebetech.com/raidfaq.php a informação a respeito. Apesar do meu forte não ser o inglês, vou arriscar traduzir:

"Qual é a diferença entre striping e spanning?

Striping e spanning são duas formas do RAID 0.

Na configuração de stripe RAID, o RAID irá escrever uma pequena parcela de informação em cada disco por vez. A parte boa é que assim o sistema irá escrever em todos os discos em RAID, ao mesmo tempo. Por isso, o usuário verá um incremento de velocidade por todos os discos adicionados ao stripe ( RAID 0).

Spanning, por outro lado, escreve em um disco apenas e quando este estiver cheio, irá continuar no próximo disco. Uma boa razão para escolher spanning é se você tiver dois discos com tamanhos diferentes mas por alguma razão quiser trabalhar como se fosse um único disco."

Segue uma imagem tirada do mesmo site, que me ajudou mais ainda e entender as diferenças.

raid_stripspan.jpg

À todos, um obrigado e um bom fim de semana.

José Eduardo.

Postado

minha placa-mãe é uma M2N-E sli,eu já tenho 2 hds iguais da samsung HD250HJ.Quero fazer RAID0 aqui ,só queria saber se preciso instalar algum drive antes de instalar o windows vista ultimate 64bits?

Ou o windows vista já reconhece sozinho o sistema raid0?Se eu precisar instalar algum driver onde eu acho ele?No cd da placa-mãe só veio os driver raid para o windows 200,xp e 2003

Postado
minha placa-mãe é uma M2N-E sli,eu já tenho 2 hds iguais da samsung HD250HJ.Quero fazer RAID0 aqui ,só queria saber se preciso instalar algum drive antes de instalar o windows vista ultimate 64bits?

Ou o windows vista já reconhece sozinho o sistema raid0?Se eu precisar instalar algum driver onde eu acho ele?No cd da placa-mãe só veio os driver raid para o windows 200,xp e 2003

Amigo, na minha máquina instalei o Vista e não tive maiores dificuldades. Ele reconheceu como apenas um volume só.

José Eduardo.

Postado

Fala galera, tenho um HD Seagate ST3250820AS 250GB e vou comprar outro pra fazer um RAID 0. Achei um HD Seagate ST3250310AS, acho que Não tem problema o modelo ser diferente né?

ST3250820AS:

Fabricante Seagate

Nome do disco rígido Barracuda 7200.10 250820

Forma 3.5"

Capacidade depois de formatado 250 GB

Discos 2

Superfícies de gravação 3

Dimensões físicas 146.99 x 101.6 x 26.1 mm

Peso máximo 580 g

Latência média de rotação 4.16 ms

Velocidade de rotação 7200 RPM

Interface SATA-II

Taxa de transferência do buffer para o host 300 Mb/s

Tamanho do buffer 8 MB

ST3250310AS:

Specifications 250 GB

Model Number ST3250310AS

Interface SATA 3.0Gb/s

Cache 8 MBytes

Capacity 250 GB

Areal density (avg) 163 Gbits/inch2

Guaranteed Sectors 488,397,168

Spindle Speed 7,200 rpm

Average latency 4.16 msec

Random read seek time <11.0 msec

Random write seek time <12.0 msec

Vocês sabem me dizer se vai funcionar 100%?:confused:

valeu.

Postado

Vou comprar um Seagate de 250 Gb e tenho a hipótese de comprar outro igual para fazer Raid 0,para aumentar o desempenho.No entanto li que o Raid 0 é usado para programas de CAD ou imagem,e o meu objectivo é aumentar o desempenho nos jogos!Nos jogos nota-se muito a diferença?Porque para além de jogos só uso o PC para NET e Word ou Excel!A alternativa é comprar o Seagate e continuar a usar um Samsung de 160 Gb,porque no caso do Raid 0 teria que vender o Samsung

Postado
Nos jogos você terá um desempenho melhor quando carregar alguma coisa(Load). no resto não usa tanto o HD...

Quer dizer então que o Raid 0 é mais adequado para quem trabalha com ficheiros grandes,tipo imagem e vídeo ou CAD?

Pessoal,

é só responder sim ou não á minha questão,OK?

Postado

como faço para desabilitar o hd sata na bios. Não estou encontrando na bios onde desabilitar para reconhecer o cd do windows xp grato

precisava de um passo a passo na bios para desabilitar

• 5 semanas depois...
Postado

Por favor, me ajudem! Já possuo há quase um ano uma HD Samsung SATA-II de 500GB e estou adquirindo mais uma igual. Esta minha atual está particionada em 2: Uma parte de 30GB para o sistema e o resto pra jogos, filmes e músicas.

Ao instalar a segunda HD, pretendo habilitar o RAID 0, mas gostaria de saber se posso manter as duas HDs particionadas da mesma forma, podendo aumentar para uns 60 ou 80GB a partição do sistema e o restante só pras músicas, filmes e jogos. É possível isso? Como faço pra não perder meus dados atuais ao fazer o RAID 0 nelas? Minha placa mãe é uma Asus M2N-32-SLI de Luxe. Alguém pode me dar uma luz?

Postado
Por favor, me ajudem! Já possuo há quase um ano uma HD Samsung SATA-II de 500GB e estou adquirindo mais uma igual. Esta minha atual está particionada em 2: Uma parte de 30GB para o sistema e o resto pra jogos, filmes e músicas.

Ao instalar a segunda HD, pretendo habilitar o RAID 0, mas gostaria de saber se posso manter as duas HDs particionadas da mesma forma, podendo aumentar para uns 60 ou 80GB a partição do sistema e o restante só pras músicas, filmes e jogos. É possível isso? Como faço pra não perder meus dados atuais ao fazer o RAID 0 nelas? Minha placa mãe é uma Asus M2N-32-SLI de Luxe. Alguém pode me dar uma luz?

Se você ta usando o xp tem um programinha logo nas primeiras paginas deste topico q é muito bom pra particionar RAID e nao perder o desempenho... agor ano Vista n obtive bons resultados... o programinha até funciona, mas o desempenho cai muito qto particionei!!!

:bye:

Postado

Galera! Sou muito Leigo nessa parte de HD!

É o seguinte, comprei 2 HD's de 320GB Sata Maxtor, queria que um ficasse meus trabalhos, fotos e imagens gravados, e no outro HD ficaria o Sistema operacional, jogos e programas.

Gostaria de saber o que fazer nesse caso, apenas instalo os HD's e pronto? ou preciso fazer RAID etc.?

• 4 semanas depois...
Postado

Estou comprando 2xHD Seagate 500GB 32MB - irei fazer raid 0.

Placa mãe é a RAMPAGE FORMULA.

A dúvida é: Preciso de uma placa controladora de raid?

Existe + perigo de perder arquivos quando não se tem uma controladora raid ou é mais seguro com ela?

Postado

Gostaria de tirar uma dúvida.

Tenho 2 HDs Maxtor de 250gb cada.

Colocando eles em raid 0, como o sistema vai identificá-los?

Tipo, vai identificar uma só partição com 500gb?http://forum.clubedohardware.com.br/images/icons/icon10.gif

O que eu queria fazer é o seguinte(não sei se é possível).

"Juntar" os 2 hds, tendo 500gb, para que eu possa dividi-lo em 3 partições.

Uma de 200gb somente para dados, sem SO, e outras 2 de 150gb cada, uma com win xp e outra com win vista.

É possível isso ou estou sonhando demais ?

Postado

Boa noite pessoal,

Tenho umas dúvidas:

Tenho o micro da assinatura e estou usando Vista64.

Os HDs são do mesmo fabricante, série e tamanho.

Configurei a BIOS para o sistema em RAID e depois dei CTRL+I para entrar no programa da controladora RAID... A minha controladora aceita formar 2 partições e fiz uma partição de 60GB e outra com o restante.

Agora as perguntas:

1) Fazendo estas duas partições pela controladora RAID irei perder desempenho no meu sistema RAID 0?

2) Atualmente estou usando o raid com tamanho dos clusters de 128k. Seria melhor fazer ficar em 64k ou menor?

3) Na instalação do Vista64 eu particionei a segunda partição criada pela controladora RAID para colocar o WinXP nela sendo assim tenho 3 partições... Fiz testes com o HD Tune e constatei que minhas partições estão com taxa de leitura entre:

Minima = 120MB/seg

Máxima = 147MB/seg a 152MB/seg

Estas taxas de transferência estão boas ou quanto eu deveria alcançar?

4) O que possso fazer para conseguir alcançar o máximo de velocidade em meu sistema de RAID 0?

Obrigado pela ajuda.

[]'s

Importado

Postado

O RAID 0 fará o sistema reconhecer como um único HD de 500 GB, realmente,e todo dado para ser gravado em disco rígido será gravado metade em um, metade em outro. Mas quanto à instalção de dois SOs em duas partições, não sei te informar!

• 2 semanas depois...
Postado

Tenho uma dúvida quanto à inserção posterior de outro HD.

Tenho um HD 400G, e não gostaria de ter de formatar o meu, portanto pensei em comprar dois HDs 200G e colocar em raid 0, e após colocar meu HD atual separado do raid e copiar os dados para o raid. Minhas dúvidas:

1) é possível criar o raid 0 com 2 hds, instalar o SO, e após inserir outro HD (o meu atual) sem ter de reconstruir o raid? no caso o meu atual ficaria só para fazer alguns backups e copiar os arquivos atuais para o sistema raid.

2) se possível a hipótese acima, quando copiar os dados do HD antigo para os novos em raid 0 estes já irão para o novo sistema "divididos" nos dois HDs novos?

Pretendo fazer o raid pela bios, minha placa mãe é uma m2n-x, se eu colocar os dois HDs novos no array na hora da criação la na bios do raid e deixar o hd atual no "free disk", este não será formatado?

lí todos os tópicos até a pg.11, mas me ficou essa dúvida em relação à inserir um hd posteriormente

Postado

Tenho um sistema com um hd e penso em comprar outro e usar raid0..

mas eu tenho varios arquivos no meu hd atual, se eu começar a fazer raid0 vou perder os arquivos do meu hd ou eles simplesmente não serão divididos entre os 2 hd?

eu digo isso porque vi num artigo do clubedohardware isto:

É muito importante notar que ao configurar um sistema RAID todos os dados contidos nos discos rígidos são apagados. Por isso recomendamos que você faça backup de todos os seus dados antes de continuar, caso os seus discos contenham dados importantes.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1296/3

obrigado

• 4 semanas depois...
Postado

Eu também tenho essa dúvida de partição, e além disso a seguinte:

O HD tem que ser idêntico? Tive problema com um Seagate agora e to mandando pro RMA...

Tava pensando em pegar outro agora e quando o outro chegar fazer RAID 0

Além disso fico com um de 160Gb para backups mais importantes...

O que acham? Ah, ele tem bom funcionamento no vista?

Postado

o topico esta excelente ... mas eu ainda nao estou esclarecido ...

o RAID é então um conjunto de discos rigidos (SATA), configurados para funcionar de maneira conjunta , certo ?

mas essa configuração de RAID é feita automaticamente ao ligar varios discos sata ou e no processo de formataçao, ou com programas no sistema operacional ...

ou eu to flando muita bestera ? ahuahuahuahuahua

tomara que alguem me de uma luz ^_^

Postado

Respondendo a sua pergunta, pelo que eu entendi:

Se sua placa mãe suporta RAID, você configura ele pela BIOS. Se não suporta, você compra uma controladora por fora, e aí já não sei como funciona direito, só sei que ela vem com um programa para configurar..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...