Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

Eu não faria isso, perdendo um espaço de 160GB à toa...

Você tem razão é possível criar a RAID :lol:, porém perde-se 160Gb a toa :unsure: ...

O que eu acho que você poderia ao menos tentar, apesar de eu achar que não funciona, é antes de fazer o RAID criar uma partição no HD de 320GB. 160GB de cada lado, e fazer RAID0 só com uma das partições...

Pensei nesta ideia ;), de principio era o que tinha em mente, mas, também acredito que não será possível :(, quem sabe eu faça alguns testes para comprovar :wacko: ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver disposto a gastar uns R$150 (na verdade nem sei quanto tá um HD de 320GB), você compra outro, faz raid nos dois de 320GB e deixa o de 160GB para backup.

Se você acha que fica apertado, ou quer economizar dinheiro, pode comprar um de 160GB por mixaria e botar os dois de 160GB em RAID0 e o de 320GB como backup, acho que fica show ;)

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Cadu! Conseguiu resolver o problema do RAID que postou? Estou com uma placa Intel que está apresentando o mesmo problema. No Type/Status aparece o "Error Occurred (0,1)" mas o RAID funciona perfeitamente. Ja troquei os cabos, já troquei os HD's de posição mas não resolveu. Se tiver alguma luz, aponte para mim. Abraço, Marco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

oi galera ouvi falar que vale fazer esse RAID 0

melhora em muito a velocidade

então tenho umas duvidas

para mim fazer o RAID é so comprar duas HD identicas exemplo

comprar duas dessas http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98041494-hd-samsung-500-gb-sata2-7200-rpm-16mb-em-estoque--_JM

ae ligo as duas normal no pc e automaticamente acontece o RAID ou tem que fazer mais algo ?

a placa mãe que vou comprar vai ser

Placa Mãe Gigabyte GA-MA770T-UD3P, Socket AM3

ou

Placa Mãe Asus M4a78t-e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

To querendo fazer RAID nos meus HD's, alguém disponibiliza ajuda?

Tenho dois hard Disk.

Campo Valor

Propriedades do dispositivo ATA

ID do modelo SAMSUNG HD161HJ

Número de série S15LJ50QB23018

Revisão GF100-07

World Wide Name 5-0000F0-05BB23018

Tipo de dispositivo SATA-II

Parâmetros 310101 cilindros, 16 cabeças, 63 setores por trilha, 554 bytes por setor

Setores LBA 312581808

Memória de armazenamento temporário (buffer) 8 MB (Dual Ported, Read Ahead)

Setores múltiplos 16

Bytes ECC 4

Capacidade não formatada 165148 MB

Funções do dispositivo ATA

48-bit LBA Suportado

Gerenciamento de energia avançado Suportado, Desativado

Automatic Acoustic Management Suportado, Desativado

Device Configuration Overlay Suportado

DMA Setup Auto-Activate Suportado, Desativado

General Purpose Logging Suportado

Host Protected Area Suportado, Ativado

In-Order Data Delivery Não suportado

Native Command Queuing Suportado

Phy Event Counters Suportado

Gerenciamento de energia Suportado, Ativado

Power-Up In Standby Não suportado

Read Look-Ahead Suportado, Ativado

Release Interrupt Não suportado

Modo de segurança Suportado, Desativado

SMART Suportado, Ativado

SMART Error Logging Suportado

SMART Self-Test Suportado

Software Settings Preservation Suportado, Ativado

Streaming Não suportado

Tagged Command Queuing Não suportado

Cache de escrita Suportado, Ativado

Informação física sobre o dispositivo ATA

Fabricante Samsung

Família do disco rígido SpinPoint S166

Forma 3.5"

Capacidade depois de formatado 160 GB

Discos 1

Superfícies de gravação 2

Dimensões físicas 146.05 x 101.6 x 25.4 mm

Peso máximo 462 g

Latência média de rotação 4.17 ms

Velocidade de rotação 7200 RPM

Coeficiente máximo de transferência interna 967 Mbit/s

Tempo de busca médio 8.9 ms

Busca trilha a trilha 0.8 ms

Busca completa 18 ms

Interface SATA-II

Taxa de transferência do buffer para o host 300 Mb/s

Tamanho do buffer 8 MB

Tempo de rotação 8 segundos

Fabricante do dispositivo ATA

Nome da empresa Samsung

Informação sobre o produto http://www.samsung.com/global/business/hdd

E

Campo Valor

Propriedades do dispositivo ATA

ID do modelo SAMSUNG HD502IJ

Número de série S13TJFWQ526987

Revisão 1AA01112

World Wide Name 5-0000F0-003259678

Tipo de dispositivo SATA-II

Parâmetros 969021 cilindros, 16 cabeças, 63 setores por trilha, 554 bytes por setor

Setores LBA 976773168

Memória de armazenamento temporário (buffer) 16 MB (Dual Ported, Read Ahead)

Setores múltiplos 16

Bytes ECC 4

Capacidade não formatada 516064 MB

Funções do dispositivo ATA

48-bit LBA Suportado

Gerenciamento de energia avançado Suportado, Desativado

Automatic Acoustic Management Suportado, Desativado

Device Configuration Overlay Suportado

DMA Setup Auto-Activate Suportado, Desativado

General Purpose Logging Suportado

Host Protected Area Suportado, Ativado

In-Order Data Delivery Não suportado

Native Command Queuing Suportado

Phy Event Counters Suportado

Gerenciamento de energia Suportado, Ativado

Power-Up In Standby Suportado, Desativado

Read Look-Ahead Suportado, Ativado

Release Interrupt Não suportado

Modo de segurança Suportado, Desativado

SMART Suportado, Ativado

SMART Error Logging Suportado

SMART Self-Test Suportado

Software Settings Preservation Suportado, Ativado

Streaming Suportado

Tagged Command Queuing Não suportado

Cache de escrita Suportado, Ativado

Informação física sobre o dispositivo ATA

Fabricante Samsung

Família do disco rígido SpinPoint F1

Forma 3.5"

Capacidade depois de formatado 500 GB

Discos 2

Superfícies de gravação 3

Dimensões físicas 147.0 x 101.5 x 26.1 mm

Peso máximo 610 g

Latência média de rotação 4.17 ms

Velocidade de rotação 7200 RPM

Coeficiente máximo de transferência interna 1400 Mbit/s

Tempo de busca médio 8.9 ms

Interface SATA-II

Taxa de transferência do buffer para o host 300 Mb/s

Tamanho do buffer 16 MB

Tempo de rotação 12 segundos

Fabricante do dispositivo ATA

Nome da empresa Samsung

Informação sobre o produto http://www.samsung.com/global/business/hdd

O que posso fazer e qual a melhor opção de RAID no meu caso?

PS: Informações obtidas do EVEREST.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DUVIDA:

Se eu for montar um sistema raid usando a controladora raid onboard (fake raid), teria problema se eu fosse usar Linux junto com o Windows? Pelo que andei lendo, no raid onboard (fake raid) tem que ser instalado um drive no SO, mas como eu quero usar linux junto com o windows, eu teria que instalar e confgurar o raid em ambos o S.O certo? Não daria algum problema ou conflito ao ultilizar varios distribuições linux junto com outras versões do windows (estou querendo saber tudo isso ultilizando controladora raid da placa mãe)? E se por exemplo, eu duas partições no sistema raid, uma que eu guardo arquivos e a outra fica o SO, eu por algum problema eu tiver com o SO e tiver que formatar a partição dele e depois reinstalar o SO eu perderia o sistema raid antigo? Os arquivos que eu tinha guardado na outra partição vão ser perdidos ou mesmo se der problema na partção do SO e tiver que formata-la, o sistema raid ainda funcionara para a outra partição?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é porque a controladora é onboard que ela faz um fake raid, a maioria funciona como uma controladora raid nativa, você entra no setup dela e faz sua combinação, nao necessita de nenhum tipo de software para funcionar, o proprio sistema interpreta durante a instalação que você possui apenas 1HD.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é porque a controladora é onboard que ela faz um fake raid, a maioria funciona como uma controladora raid nativa, você entra no setup dela e faz sua combinação, nao necessita de nenhum tipo de software para funcionar, o proprio sistema interpreta durante a instalação que você possui apenas 1HD.

Abs.

isto procede? Pelo que li em arios lugares, ao usar sistema raid onboard você teria que instalar um driver nos SO, mas não disse que era necessariamente. Se for assim como eu sei que depois de configurar o raid onboard os S.O irá ou não precisar de algum driver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, em todos os computadores pessoais que eu utilizei RAID, foi o meu AM2 em uma ABIT KN9S e neste atual(vide sign).

Em ambos os casos, você entra no setup e ativa a controladora RAID, feito isto, ao iniciar o computador, durante o post, há uma tecla que você aperta e vai para o setup da controladora. Lá dentro ela informa os discos que você possui e pede as configurações desejadas, no meu caso, utilizo 2x320Gb em RAID0, é só montar meu RAID por lá e tudo ok.

Ao iniciar a instalação do sistema, caso ele seja antigo como o windows XP, muito provavelmente o driver da controladora não é carregado, necessitando assim de fazer um cd com o Nlite com os drivers. No windows Seven e Vista, não tive problemas, os sistemas reconheceram o RAID tranquilamente, durante a instalação é informado que eu possuo apenas "1disco de 640Gb" o sistema é instalado e tudo que faço é instalar os drivers normais, chipset, video, rede, etc etc, provavelmente um driver RAID tambem, já que estamos com a controladora ativada(nao me recordo se instalei ou não).

Caso fosse um fake raid, não haveria ganho em desempenho, meu windows XP por exemplo, da ultima vez, instalei em menos de 5 minutos (do boot ao iniciar o sistema pela primeira vez), o windows vista demorei entre 5 a 10 minutos para instalar, é realmente muito rápido.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em todos os computadores pessoais que eu utilizei RAID, foi o meu AM2 em uma ABIT KN9S e neste atual(vide sign).

Em ambos os casos, você entra no setup e ativa a controladora RAID, feito isto, ao iniciar o computador, durante o post, há uma tecla que você aperta e vai para o setup da controladora. Lá dentro ela informa os discos que você possui e pede as configurações desejadas, no meu caso, utilizo 2x320Gb em RAID0, é só montar meu RAID por lá e tudo ok.

Ao iniciar a instalação do sistema, caso ele seja antigo como o windows XP, muito provavelmente o driver da controladora não é carregado, necessitando assim de fazer um cd com o Nlite com os drivers. No windows Seven e Vista, não tive problemas, os sistemas reconheceram o RAID tranquilamente, durante a instalação é informado que eu possuo apenas "1disco de 640Gb" o sistema é instalado e tudo que faço é instalar os drivers normais, chipset, video, rede, etc etc, provavelmente um driver RAID tambem, já que estamos com a controladora ativada(nao me recordo se instalei ou não).

Caso fosse um fake raid, não haveria ganho em desempenho, meu windows XP por exemplo, da ultima vez, instalei em menos de 5 minutos (do boot ao iniciar o sistema pela primeira vez), o windows vista demorei entre 5 a 10 minutos para instalar, é realmente muito rápido.

Abs.

Mas será que o Seven ou o Vista ja não está carregando esses drivers no fundo? Você ja testou com alguma versão do linux? Eu acho que eles ja estão instalando esses drivers automaticamente, vou procurar sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é... li mais um pouco sobre o assunto e cheguei a conclusão que raid onboard = fake raid.

A diferença de um SoftRaid para um FakeRaid é que o primeiro não possiblita um segundo sistema operacional rodando como dual boot. O bom é que tem distribuições que ja facilitam o uso do FakeRaid, como é o caso do novo ubuntu 9.04.

http://viniciusvbf.wordpress.com/2009/08/17/instalando-o-ubuntu-server-com-o-temido-fakeraid/

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
é... li mais um pouco sobre o assunto e cheguei a conclusão que raid onboard = fake raid.

A diferença de um SoftRaid para um FakeRaid é que o primeiro não possiblita um segundo sistema operacional rodando como dual boot. O bom é que tem distribuições que ja facilitam o uso do FakeRaid, como é o caso do novo ubuntu 9.04.

http://viniciusvbf.wordpress.com/2009/08/17/instalando-o-ubuntu-server-com-o-temido-fakeraid/

Abraços.

Amigo, só para reinterar meu post anterior, eu trabalho aqui com servidores onde temos controladoras RAID nativas e posso lhe assegurar que o funcionamento delas e do RAID que tenho em meu computador pessoal, é o mesmo funcionamento e procedimento e sim, eu posso instalar quantos S.O eu desejar em meu sistema RAID.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas será que o Seven ou o Vista ja não está carregando esses drivers no fundo? Você ja testou com alguma versão do linux? Eu acho que eles ja estão instalando esses drivers automaticamente, vou procurar sobre isso.

o windows 7 carregou os drives automaticamente. Não tive qualquer problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho algumas perguntinhas aqui...

1. Todo Hd SATA II suporta RAID?

2. Qual o melhor RAID para se jogar com alta perfomance e gravação?

3. (Pergunta ***** meu deus...) COMO SE FAZ RAID?

1 - SIM.

2 - Raid 0

3 - Sua placa mãe precisa ter uma controladora RAID ou você precisa adquirir uma separadamente, você precisa de 2 ou mais HD´s de preferência do mesmo tamanho e performace.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera tenho 4 HDs 500GB SATA II Seagate Barracuda 7200.12 - ST3500418AS, como estou pensando em desempenho acho que vou fazer raid 0 com os 4, a minha placa mãe é a p6t deluxe v2 tem 6 portas sata e posso fazer raid 0, 1, 5 e 10, qual o desempenho do raid 5 com esses 4 hds comparando com o raid 0 ? e gostaria de instalar 2 S.O o seven e o xp, terei que fazer uma partição para cada S.O e que tamanho tem que ser essa partição? o tamanho da partição influencia no desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o pouco que eu sei, é que a diferença do 5 para o 0, é a segurança de algum dado corrompido, o raid0 se queimar algum Hd, você vai ter que formatar a maquina e instalar de novo o sistema, mas com o Raid5, um terceiro HD entra em ação imediatamente pra segurar o sistema, tornando-se um Raid0. Tem alguns bons tutoriais aqui no clube sobre essa diferença. Abraço ai.

OBS: Eu só sei um pouco sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera estou montando um RAID 0 e sei que os discos tem que ser iguais, mas em qual parte ? Por exemplo tenho um HD 161HJ da samsung, pra fazer RAID 0 com ele só precisarei de outro HD 161HJ, certo ? Se não o que no HD precisa ser igual pra poder colocar os 2 em RAID ?

No raid 0 os discos nao precisam ser iguais nem do mesmo tamanho... podem tranquilamente ser de marcas, tamanhos e performances diferentes, o único problema é que o Raid 0 limitara ao disco de menor "tudo". Ex.:

Raid 0 discos iguais

2x2 Seagate 320GB 7200 30MB/s = 1 Raid 0 640GB Rodando 7200 e 60MB/s

Raid 0 discos diferentes

1x Seagate 320GB 7200 30MB/s

1x WD 80GB 5400 20MB/S

= 1 Raid 0 160GB 5400 40MB/s

O raid formata ambos na capacidade do HD mais baixo (80GB) e soma as capacidades (160GB), ele não reconhece o 7200 rpm do seagate, reconhecerá ambos como 5400, já que o WD de 5400 obviamente não trabalhará a 7200 (fisicamente o HD Seagate continua trabalhando a 7200, só não terá utilidade o excedente) e a taxa de transferência é diminuida = à do menor (20MB/s) e depois somada (= 40MB/s) e não somada direto (que seria igual à 50MB/s)....

Este ai em cima é o meu cenário aqui em casa ^^... dei uma estudada porque queria adquirir uma controladora, pois a mb nao tem suporte (na outra MB eu tinha ... mas eram HD's idênticos)... e como o preço da contro é salgadinho... enfim... consegui uma controladora pra testar e o desempenho ficou abaixo do HD seagate single, porque sozinho ele já é muito bom... o ideal era ter um HD com mesmo rpm e taxas de transferência proximas...quanto às latências e tamanho (desde que não seja absurdo igual meu caso) podem ser diferentes para ter uma boa performace...

`

Por ex.: se fosse esse cenário

1 HD 7200 320GB 30MB/s

1 HD 7200 160GB 20MB/s

usaria Raid 0 tranquilo... perderia em capacidade mas ganharia em desempenho... isso é o Raid0 de pobre (meu caso ^^)... onde 02 HD's bons e caros não são viáveis... =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!