Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
designer

escolha de notebook

Recommended Posts

Olá,

sou visitante do forum há algum tempo e queria parabenizá-los pelo excelente trabalho, já me ajudou diversas vezes!

Desta vez resolvi me cadastrar pois preciso de uma ajuda MAIOR... Não entendo muito do assunto e estou pesquisando custo de notebook, e queria algumas dicas:

- sou designer e trabalho com programas do tipo Corel, photoshop, pagemaker, illustrator, acrobat, também com office (word, excell). Uso também para navegar e me comunicar (skype, MSN).

- um amigo me passou uma configuração que ele adquiriu há pouco tempo e que eu estou usando como referência para procurar note (a configuração é para um pc):

Placa mãe Asus A8N-E

Processador Athlon 64 3200+ socket 939 BOX

Memória Kingston 512MB RAM DDR400

Placa de vídeo Powercolor Radeon X300 PCI-Express

HD Seagate 80GB SATA

Gravador DVD-RW Toshiba SD-R5372

Fonte Genérica 450W (gabinete ATX 4 baias) ou Seventeam 420W

- Queria uma máquina com o melhor custo possível (claro!), que aguentasse trabalhar com pelo menos 3 destes programas ao mesmo tempo, por ex, o photoshop, o corel e o pagemaker abertos e em uso. O que é importante para ter esta performance? memória ram simplesmente?

- como não posso investir muito agora, pensei em aumentar a memória ram no futuro - ou seja, que o note permita isso...

- outro item desejável, mas não fundamental, é o tamanho da tela, se possível 15'', mas parece que é beeeem mais caro que 14''... ou não?...

- a bateria não é um item de tamanha importância, pois pretendo usar a maior parte do tempo plugado na tomada

- um gravador de dvd seria ótimo pois os arquivos sao enormes, mas posso me contentar com um gravador de cd (o tal custo x benefício...)

- hd: li que era melhor comprar o maior possível em notes (porque não dá para aumentar), mas se isso significar um custo muito maior, pensei em usar algo em torno de 40GB

- placa de vídeo: isto é um incógnita para mim - como não uso jogos, isto é um item realmente importante? vale a pena investir nisso? qual seria uma boa opção?

- marca: dei uma olhada nos notes da DELL, também vi alguns HP, li muita coisa sobre toshiba por aqui... dentro do meu perfil, tem alguma marca mais indicada?

- bluetooth, Wireless, Access Point Wireless: não sei a diferença... o que vale a pena?

- vou ter um outro computador (velhinho...) que pretendo usar para backup dos arquivos - como fazer a conexão entre os dois? via usb? uma pequena rede?

- por último, pretendo comprar a máquina em são paulo (apesar de morar em outra cidade, vou p/ lá em breve). Queria muito algumas indicações de lojas e sites (mas com loja física). tudo legal, com garantia...

Acho que é isso (tudo isso!). agradeço qualquer ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alô, amigo Designer,

Li o seu tópico. Muito interessante, já que também trabalho com computação gráfica. Vou tentar te ajudar considerando duas hipotéses:

a) O senhor pretende utilizar o Notebook em trânsito. Realmente vai precisar de um notebook. O problema é que um notebook com essas caracteristicas vai te custar um R$ 5.000,00. No site bondfaro.com.br, com tu acha um Note Accer com a seguinte configuração AMD Mobile Sempron 1,6 GHz, HD 60 GB, 512 MB RAM, Tela de 15,4", CD+R/RW, DVD+R/RW por R$ 3.300,00. Esta configuração é muito semelhante ao desktop com o qual trabalho com o COREL (a oitava maravilha do mundo :D ), o Photoshop, adobe acrobat, OFFICE 2000 e ainda me aventuro a usar 3D Studio Max 7 e Poser 6 nele e funciona. Tirando o 3D e o Poser, a maquina que o senhor propões está de bom tamanho. Fuja de notebooks mais baratos porque fazer upgrade neles é uma dor de cabeça. Já que o senhor vai usar a maior parte do tempo ligado numa tomada, porque não pensa em adquirir um monitor de cristal liquido 17" para levar junto ao notebook? Os seus olhos vão agradecer muito.

B) O senhor possuí dois lugares de trabalho fixos e pretende levar o notebook entre eles a apenas entre eles. Com o dinheiro do notebook o senhor poderia montar dois desktops parrudos com monitores de 19" (pode ser de tubo de imagem para economizar $$$).

Já cogitei ter um notebook também, mas aqui em Recife é completamente inviavel pelo altíssimo risco de ser assaltado. por isso pretendo comprar um palmtop (claro que não para trabalhar com gráficos).

Quanto aos upgrades, vamos disseca-los:

HD de notebook: é um item relativamente fácil de achar e trocar por um maior, embora que com gravador de CD e/ou DVD, pen drives e rede comum e wireless, o senhor pode sincronizar seus arquivos com seu desktop e manter no notebook apenas os arquivos necessários.

Processador: já é mais complicado, devido às limitações da placa mãe do notebook os upgrades serão minímos.

Redes: Bluetooth, wireless, ethernet 10/100 (cabo), modem: Os notebooks em geral já vem com placa de rede ethernet, modem e wireless, uma maravilha para acessar a internet e transferir dados para routros micros. já que vem inclusos, apenas relaxe e goze.

Placa de vídeo: já que o senhor não pretende jogar, ela não influi tanto assim. O 3d que já vem nela é suficiente para os programas 3D caso o senhor utilize. Não se faz upgrade em placa de vídeo de notebook.

Memória: Um upgrade caríssimo e muito difícil até porque os netebooks usam uma memória especifica e em geral só tem um slot de memória para a vida e para a morte. Quando for comprar a maquina é melhor ver se a loja instala logo a maior quantidade de memória que a placa-mãe reconhece.

Por enquanto é só. Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

olá aurelio,

obrigada pela resposta, é ótimo poder ter a opinião de alguém que conhece os programas específicos da área... em especial o corel e o photoshop, que exigem bastante da máquina...

Ainda não estou 100% pelo notebook, vai depender do custo. se realmente for possível conseguir uma configuração decente por menos de R$ 4000, acho que vou optar pela mobilidade... Pretendo usar para levar a clientes quando necessario ou para viagens.

Quanto a memória RAM para note, é interessante sua observação, pois vi que vários notes, no site da dell por ex, vem com 2 slots, por isso pensei em uma opção com 2x256 e no futuro aumentar até 1gb. Achei que fosse algo simples de fazer upgrade, mas não tinha ideia do custo... é realmente caro e difícil...? difícil do tipo incompatibilidades?

Outra questão nova:

fiz uma pesquisa em alguns sites e encontrei opções com preços muito interessantes para máquinas Refurbished - o que pelo que entendi é uma máquina que foi devolvida para a fábrica (com problemas ou não) e é vendida com garantia (de 1 ano) legalmente. é isso mesmo?

alguém pode dar uma boa (ou má!) referência de lojas como RMshop ou plug informática?

mais uma vez obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais