Ir ao conteúdo

Conversão Pal-M>NTSC sem transcoder

Posts recomendados

Postado

Ola!

Olha só depois de me bater atrás de uma maneira de transcodificar o sinal de vídeo PAL-M para NTSC para a minha Liquid 6, descobri que existe uma maneira de fazer isso sem transcoder apenas usando software.

Infelizmente Não é possível usar o programa da Liquid 6 para capturar nesse caso!

Existe um plugin para o Adobe Premiere Pro que se chama Mainconcept MPEG Encoder especifico para o Premiere.

Esse plugin tem a capacidade de efetuar captura usando qualquer placa WDM ligada ao pc.Essa captura será realizada pelo Premiere mesmo,consegui fazer captura com a Liquid 6 em PAL-M direto usando esse software.O mais interessante é possível captura desde o formato DV até mesmo em DIF ou MPEG2 e 1 mesmo.

Por incrível que pareça dá certo esse software além de controlar a Liquid 6 ,consegue fazer ela receber direto o sinal PAL-M sem necessidade de transcodificação.

Espero que essa dica ajude quem como eu fica se batendo e não tem grana pra investir em transcoder.

Detalhe esse software trabalha com todos os tipos de placas WDM internas ,USB e até mesmo i-Link(Firewire - IEE1394).

Boa Sorte

E até mais.

• Membro VIP
Postado

Cara,

Você está tão enganado que nem há como discutir essas coisas com você. Por favor não faça afirmações levianas.

Para os que porventura forem ler esse tópico, deixo o aviso que nada do que está escrito é verdade.

Quem tiver dúvidas, pergunte em tópicos sérios que explicaremos.

Fui...

Postado
Olha só depois de me bater atrás de uma maneira de transcodificar o sinal de vídeo PAL-M para NTSC para a minha Liquid 6, descobri que existe uma maneira de fazer isso sem

PAL_M para NTSC todo mundo já sabe fazer a maioria das placas de captura com TV fazem isso, captura em PAL-M da TV ou VCR e salva em NTSC, eu mesmo to cansado de indicar essa forma de capturar, dai depois grava em DVD NTSC que é o padrão mas usado.

Postado

Red,

Certa vez baixei um programa na net que fazia a conversao de NTSC para Pal-m. Desacreditado em funcionar, testei. O programa realmente funcionou, mas acho que usava muito do processador, e com isso, só no preview ele travava muito, nem precisava capturar pra perder quadros!haha! Com raiva apaguei e não testei mais. E o caso do DV master, ele já tinha pal-m suportado por sua placa e não sabia, pois programas da pinnacle só sao visiveis NTSC e PAL.

Obs: O drive que estava usando em minha placa só tinha opção de NTSC, não tinha Pal-M "escondido".

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por cristianoback@05 de fevereiro de 2006, 13:25

Red,

Certa vez baixei um programa na  net que fazia a conversao de NTSC para Pal-m. Desacreditado em funcionar, testei. O programa realmente funcionou, mas acho que usava muito do processador, e com isso, só no preview ele travava muito, nem precisava capturar pra perder quadros!haha! Com raiva apaguei e não testei mais. E o caso do DV master, ele já tinha pal-m suportado por sua placa e não sabia, pois programas da pinnacle só sao visiveis NTSC e PAL.

Obs: O drive que estava usando em minha placa só tinha opção de NTSC, não tinha Pal-M "escondido".

Cristiano,

Ok, vamos ao quesito PAL-M / NTSC.

Fisicamente falando, o que diferencia esses dois sinais é a fase do sinal de cor, que é sempre igual no NTSC e é alternado entre positivo e negativo no sitema PAL-M.

Dessa forma, se o hardware estiver preparado para "ler" o sinal sempre na mesma fase (NTSC) e o sinal vier na fase invertida (PAL-M) ele simplesmente não vai ler. Da mesma forma, se ele estiver preparado para ler de forma intercalada entre positivo e negativo (PAL-M) e o sinal vier sempre na mesma fase, ele não vai conseguir ler 50% da informação e vai se perder descartando tudo.

Agora, ou estou enganado ou o título desse tópico é "conversão PAL-M>NTSC sem transcoder". E isso é fisicamente impossível. Não há como o computador advinhar qual o sinal que a placa perdeu por estar em fase invertida.

É lógico que sei que a Liquid tem suporte para PAL-M e que o DVMaster deve ter "inventado a roda" ao conseguir as cores sem um transcoder, mas afirmar que "consegui fazer a transcodificação por software" e ainda por cima que o MainConcept é o responsável por isso, eu acho que é demais.

No computador, salvo engano de minha parte, não existe nem NTSC nem PAL (nem suas variantes PAL-B, G, I, N, M, ...). O que existe são (1) tamanho de quadro sendo o número de linhas e colunas da imagem, e (2) frequência desses quadros, dando o bitrate que o arquivo está gravado.

Se o arquivo foi gerado a partir de uma fonte NTSC (ou PAL-M), ele deve ter no máximo 525 linhas de pixels e os quadros devem estar na frequência de 30 por segundo. Se o arquivo foi gerado a partir de uma fonte PAL(B, G, H, I, N) cada quadro pode ter no máximo 625 linhas e em 25 quadros por segundo.

Converter um formato em outro (525 linhas X 30 quadros/s em/por 625 linhas X 25 quadros/s) é um processo matemático que qualquer computador pode fazer, mas isso nunca vai ser a conversão de sinais analógicos em fase invertida.

Realmente há programas que convertem arquivos e que por simplificação eles dizem que convertem PAL (ou seja, um arquivo de Áudio e Vídeo que, assim como o sinal PAL, esteja com os valores de 625 linhas por 25 quadros) em NTSC (ou seja, um arquivo de Áudio e Vídeo que, assim como o sinal NTSC, esteja com os valores de 525 linhas por 30 quadros), ou vice versa.

Todos estamos sujeitos a errar, nos enganar ou sermos enganados, mas eu acho que fazer tais afirmações como se fossem "a verdade" em um fórum público é no mínimo irresponsabilidade pois imagine o que um leigo pode pensar ao ler isso?

Você mesmo foi fundo para esmiuçar o formato AVI/DV e todos aprendemos juntos, uns mais e outros menos, mas todos evoluimos. Ninguém aqui está se negando a ajudar nem ao mesmo quando a dúvida é a mais básica de todas, porém não acho correto a atitude de tentar ensinar o que você não tem certeza como se fosse "a verdade".

Abraços,

RedBeard

Postado

Senhores,acredito que vocês criticam demais as pessoas nesse fórum,entendo o que colocaram,mais se de alguma forma consegui burlar o software da pinnacle que só aceitam um tipo de sinal e consegui capturar sem necessidade de transcoder por outro software,só por ele ter tipos de filtros diferentes e conseguir receber o sinal,não acredito estar mentindo.Talvez minhas colocações tenham sido errôneas,porém se é uma forma de capturar com colorido perfeito na máquina e pra mim deu certo,porque não compartilhar essa informação!

Segundo,isso pode variaqr de maquina pra maquina sim,pois quando tinha apenas um Athlon Barton 2600,realmente perdia quadros na captura pelo mesmo software.

Agora com 5 também de discos em RAID,processador Athlon 64 FX X2 - 3800+, e o sistema inteiro em SLI eu consegui.

E o fato de por outros programas vocês não conseguirem filtros capazes de receber o sinal que chega na placa de captura,aí é um problema de vocês!

Pois estou afirmando que o Mainconcept instalou filtros capazes de realizar a tarefa!Pois por natividade a Liquid não tem o filtro em PAL-M,não só no software dela,mais no próprio Windows,qualquer outro programa que abra a seleção de filtros de entrada e saída,nenhum abria a opção Pal-M e com o Mainconcept eu consegui.

Sem mais pelo momento.

Postado

Acho que agora entendi melhor o seu caso é que seu programa de captura não reconhece o sistema PAL_M , aqui com minha Pixelview tambem tem programa que não faz, como WinDVD Creator2, so aceita NTSC , mas isso não chega a ser um problema com tantos outros programas que aceitam PAL_M

Comprar um transcorder, nem se a placa não aceitasse PAL-M , seria melhor e mais economico trocar a placa de captura por outra que aceita PAL_M, alias todas que tem TV tem por obrigação aceitar PAL-M, pelo menos as vendidas no Brasil.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!