Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lenda do SM3.0


Posts recomendados

Galera,

tenho uma grande dúvida. Todo mundo sabe que a serie 6600 e 6800 da nvidia é tecnologicamenete superior (devido ao diretcx 9.0c) as X800 da ATi. Mas eu ouvi dizer algumas coisas, por exemplo:

1- As GF6600GT e 6800 não tem nem "potecia" boa pra rodar o SM3.0, por isso não vale a pena comprar uma dessas ao invés de um X800GT ou X850 por exemplo.

2- Se um jogo precisa de SM 3.0 ou PS 3.0 voce pode roda-lo com uma placa que não tenha esses recursos, por exemplo:

Battlefield2 precisa de PS 1.4, que só esta presente nas Geforce FX5700 pra cima (ou radeons que ue não sei direito quias sao)... Porém, se voce tiver uma GeForce FX5200 ou outra placa que não tenha PS 1.4 voce consegue rodar esse jogo.

então eu pensei:

Se isso é verdade, vale muito mais a pena comprar uma radeon como a X800GTO ou X850 do que uma GeForce 6800, 6800GS etc... Porque essas Radeons tem clocks altissimos e só perdem pras GeForces por não serem compativeis com o

DiretcX 9.0c, ou seja, não tem SM3.0 e essas coisas mais. Mas se isso é "inutil" para elas, porque comprar uma placa com clocks mais baixos e com essas funçoes "inuteis" ao invés de comprar um com clocks altos e sem recursos "inuteis"??

Uma coisa que eu notei é que o 3DMark06 quando é rodado em placas sem SM 3.0 (no caso uma X800GTO) nos resultados de teste com SM 3.0 fica N/A, ou seja, ele não faz os testes.

É isso galera... Gostaria muito que alguem me explicasse esses negocios de SM, PS, directx e etc, porque tenho serias duvidas em relaçao a qual placa de video comprar. Acho as Radeons muito atraeentes pelos seus clocks altos e tudo mais, mas por outro lado tenho medo de daqui a 1 ano sair um jogo manero (um BF3 por exemplo) que precise de SM3.0 e eu fique na :priv: porque comprei uma placa sem ele, e acabe precisando trocar de placa por isso.

Valeu galera!!

Tentem me ajudar por favor, se voce já leu tudo até aqui já fez um esforço, valeu! :joia::joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha cara, isso também frita meus 3 neuronios.

Por isso o pessoal indica a seria x1xxx.

Mesmo nos testes do Clube do Hardware as GF 6 só ganham de lavada no doom 3.

Tem um camarada meu que tem uma GF 4ti e diz que não troca tão cedo, e já vi ela rodar BF.. ######.. animal.

Agora, eu achei 1600XT pelo mesmo preço de 6600GT, e seja pelos testes ou pelo calculo bruto a 1600 ganha.

Mesma coisa pra 6800GT e X850XT

já me disseram aqui no forum que no futuro os jogos serão 9.0c, mas ainda não se sabe quando isso será.

Bem, me foi dito o seguinte por um gamemaniaco: radeons são mais rapidas, mas geforce permitem mais recursos ativos.

Onde eu to comprando a diferença entre a 6600GT e a 6800 GT é de ~ R$ 250, o que eu acho que vale a pena pacas.

Então.. duro escolher.

Se você for fazer upgrade logo e não for rodar jogos no talo (o que eu acho improvavel pra qualquer um) não precisa gastar tanto.

Eu pretendo manter meu PC na boa por uns 3 anos ou mais, quando os 939 mais punks de hoje estarão bem mais em conta, e isso SE precisar de upgrade, afinal, to escrevendo de um K-6II com dial up.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hoje em dia o jogo mais exigente necessita pelo menos uma placa com ps 1.4, que como você mencionou precisa de no mínimo uma fx (porque a Nvidia resolveu implementar ps 1.3 nas placas anteriores as ps2.0), enquanto a Ati resolveu implemetar ps1.4 na geração anterior as ps2.0, portanto no mínimo uma Radeon 8500 (que se não me engano foi lançada em 2001)...

Portanto quando os jogos deixarem de ter suporte a ps2.0 (o que ocorrerá daqui a um bom tempo) as placas de hoje já estarão bem ultrapassadas, a maioria das pessoas já terão aposentado elas....hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é que eu tenho medo de comprar um placa se SM3.0 e daqui a um ano eu precisar dele... Eu não faço tanta questao de qualidade, eu prefiro ter mais FPS do que ver o carinha piscando o olho por exemplo. Eu estava bema fim de comprar uma X800GTO de 16pipes ou então uma connetc3d pra fazer mod, mas tenho medo de perda-las muito rápido. A minha maior duvida é:

Jogos que precisam de DiretcX 9.0c rodam em placas com o 9.0?? Por exemplo no caso do Evandro Xita, o BF2 precisa de PS 1.4, mas com uma GF4 Ti (que não tem PS 1.4, ou tem?) ele roda o jogo. Eu quero um PC que dure bastantes, afinal não vou precisar trocá-lo estão cedo. Se for fazer alguma troca ssera só upgrade, comprar um Athlon X2, colocar mais RAM e etc... não queria ter que trocar a placa estão cedo, mas também não quero ficar com uma placa meia broxa que não roda os jogos bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pedro, se tem eu não sei porque a pv não é minha.

Mas pelo que já li no Clube do Hardware as Ti eram "estuprantes" pra época e ainda hoje algumas delas têm bom desempenho por causa dos clocks bem altos.

Vejo que muita gente aqui tem a serie x800 e falam muito bem dela.

E nem todos que tem um 6600 elogiam na mesma proporção.

Acho (e espero) que daqui uns 2 ou 3 anos as pvs sem SM 3.0 vão começar a apanhar, mas até la já vai existir um SM 4, directx 10.. GF 8.. e assim vai.. feliz e infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Quem fala que 6600 e 6800 não tem "poder" para rodar SM3 não sabe o que fala. Muita gente confunde SM3 com HDR e uma coisa não tem nada a ver com a outra. O SM3 possui maior desempenho do que o seu antecessor SM2, logo, se uma placa tem poder para rodar o SM2 é totalmente sem nexo falar que ela não ter poder para rodar SM3, isso fica bem claro no patch do farcry, onde houve ganho médio de 3 a 5 fps quando se instala o patch que ativa o SM3. O HDR sim é pesado e placas como a 6600 "pura" penam um pouco para rodá-lo, mas nas 6800 já se torna jogável, digo isso porque jogo muito bem farcry com hdr na minha 6600gt.

2. A FX5200 já tem ps2.0. Se um jogo é requerido um nível de pixel shader (1.4 no caso do bf2) não se consegue rodar o jogo em placas de nível inferior. Sobre a ti no caso do bf2, não sei como está agora, mas quando eu tinha uma ti não era possível rodar esse jogo justamente pelo suporte dela somente ao ps1.3, na época havia saído um patch para conseguir rodar, mas os gráficos ficavam absurdamente ruins, não sei como está isso agora, mas quero deixar bem claro que é um patch externo, nada oficial da fabricante do jogo, que por ela o jogo nem sequer rodaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tyellbee@09 de fevereiro de 2006, 14:08

As 6800gs PCI-E são tão boas quanto as x800gto e elas alcançam overclock de 500/1200mhz ou mais.... E custam pouco a mais.... Se pra você SM3.0 é importante pegue ela... E sim, ela deverá rodar os jogos que saírem por um bom tempo com sm3.0...

Aí é que ta... não sei se é importante pra mim porque não sei até onde ele é necessario... Mas eu vou tenta comprar uma 6800GS, se eu comprar uma 6800nu e fazer over ela não chega em uma GS não?? porque a GS é consideravelmente mais cara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PedroDLA@09 de fevereiro de 2006, 19:36

Aí é que ta... não sei se é importante pra mim porque não sei até onde ele é necessario... Mas eu vou tenta comprar uma 6800GS, se eu comprar uma 6800nu e fazer over ela não chega em uma GS não?? porque a GS é consideravelmente mais cara...

Infelizmente não porque o núcleo da 6800nu chegar a 425mhz é muito difícil acontecer, e a memória dela chegar a 1000Mhz é impossível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!