Ir ao conteúdo

Levitador magnético

RicX

Posts recomendados

Postado
E aí Dimitriz... tudo legal?

falei que o site deu origem ao tópico porque o primeiro a postar uma pergunta sobre o levitador magnético foi o Ricx que citou um site que não abre mais, mas que parece ser este mesmo que postei alí em cima, pois deve ter mudado de endereço. Acho que seu projeto deve ser mais atualizado do que o do site mesmo... seja como for ainda não montei nada.... mas estou animado a tentar ver se faço isto!.... Valeu!

Falai Supersix, tudo certo e você?

hum, verdade, desculpa meu furo!

Mas sobre meu projeto, ele funciona, mas como eu disse, muito bom esse site que você colocou pois nele vi exemplos que deveriam ter sido aplicados no meu circuito e eu nao utilizei, como por exemplo um AMPop atuando como buffer no sinal do sensor IR, com certeza isso dá mais precisão ao circuito, mas infelizmente eu nao pensei nisso na hora de montar o meu.

Nao testei o circuito desse site mas parece estar correto, ele é bem parecido com o meu nos cálculos que faz, portanto, deve funcionar também, e talvez até melhor, devido ao buffer.

abração

Postado

E aí pessoal?

Alguem saberia me explicar como isto funciona?..... é um processo de levitação ...

será que da pra fazer um em casa?.... hehehehe

olhem isto!

preciso de um negocio deste urgente....hehehehehe

Postado

eu ainda não pude montar projeto nenhum sobre isto,portanto não testei nada, mas, alguem ja conseguiu algo parecido com isto aqui?.... parece algo bem refinado não é, pois esta bem estabilizado.

• 2 meses depois...
Postado
Falai Lipesh,

desculpa a demora pra postar, tava tentando a uns dias atrás e só dava erro no asp de postar... parece q agora ja resolveram

tai o circuito

levitte9.th.jpg

dimitriz sou novo no forum, estou querendo montar um levitador magnetico...peguei esse diagrama que você postou mais estou com

uma duvida qual a tensão do Vcc+ do eletroima!!??

po se eu puder te add no msn pra agente troca uma ideia melhor ainda!!

meu ai: [email protected]

abrazzz

Postado

estou tentando montar o levitador tb, na verdade ele ja está pronto... porém os sensores parecem nao funcionarem como deveriam, se alguem pudesse me ajudar ficaria agradecido...

falou!

Vamos Dar um UP nesse topico Gente!

• 2 semanas depois...
Postado
:joia:

Olá pessoal...antes de mais nada....meu conhencimento de eletrônica é micro, ou seja, posso montar........

ola,tenho um projeto de um levitador magnetico,queria que me mandasse o seu e efetuassemos uma troca.tenho um conhecimento amplo em eletronica

posso lhe ajudar?????meu email:[email protected]

Postado
ola,tenho um projeto de um levitador magnetico,queria que me mandasse o seu e efetuassemos uma troca.tenho um conhecimento amplo em eletronica

posso lhe ajudar?????meu email:[email protected]

Daniel não seria interessando você disponibilizar o material no forum? assim todos nós podemos utilizar. Inclusive eu estou tentando montar um mais não manjo nada!

Afim o forum é para isso!

Obrigado!

Postado
queria saber.......

Se voce no minimo se dispor a olhar as mensagens do tópico, vai ver que o projeto que eu desenvolvi está todo descrito aqui!

Se você não se dispor a se ajudar, sinto muito mas ninguem mais vai...

sem mais

Dimitriz

Postado

gente,tai o circuito com apenas dois transistores.

lembrete, a fonte tem que ser simetrica!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ai,gente tai um circuito de um levitador.

alias e ficar atento pois a fonte e simetrica!!!!!!!!!!!!!!!

post-508502-13884950726053_thumb.jpg

• mês depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

Falai Matheus, beleza?

rapaz eu tenho certeza absoluta q ja tinha respondido essa sua msg, mas minha resposta não está aqui.... vai saber......

a fonte é 12v, eu utilizei uma fonte de pc!

o número de espiras eu não contei, eu fiz um eletroimã que ficasse bem forte e com pouca corrente pra não esquentar muito (isso envolve mais espiras)... mas vai variar também de acordo com a espessura do fio....

isso também vai mudar de acordo com o seu projeto, se você quer que a bolinha flutue mais longe do imã, ele terá que ser mais forte pra conseguir puxar ela pra cima...

qqr dúvida fala ai

abraço

Postado

Na verdade o minha primeira tentativa foi com uma bobina que eu tirei de uma sucata de equipamento de transmissão de radio AM.

Uma p*** bobina de uns 10 cm de comprimento por uns 4,5 cm de diametro, com um fio bem fino. O núcleo era um pino de (plasmem...) aço inox!! que pode ser removido. Eu troquei por um pino de Ferro puro, o pino tem 1 cm de diametro...

Mas quanto menor for o diametro das espiras, maior a concentração do campo magnético...

valeu...

Postado

Hum,

então vou enrolar em um fino e comprido parafuso...

Mas que tenho um MONTE, de trafos queimados, vou tirar o fio deles.

Mas ainda, qual seria mais ou menos o diâmetro do fio??

e um amigo disse aí em cima que enrolava a bobina, e prendia com garra de jacaré, que rompia o esmalte... Isso não funcionou comigo, podem me explicar como isso funciona??

.Matheus Ryndack.

Postado

Não tenho nada contra usar fios de trafos antigos...

Eu mesmo tenho uns 3 ou 4 trafos velhos que guardo só para reaproveitar o fio. Use os fios que você tem.

Quanto ao esmalte, essa é bem simples, o esmalte nesse fios é um issolante, e o problmea do amigo que você citou era não ter contato na ponta...

Bem se o esmalte é um isolante, basta remove-lo na ponta para opder ter contato eletrico com a garra de jacaré.

:lol:

Postado

eu usei o fio da bobina de um ventilador de teto velho...

o negócio do jacaré é o seguinte, ele só serve pra você ligar o eletroimã sem ter que descascar o fio, se você forçar um pouco ele no fio, faz contato.... dai você consegue medir a corrente ou a resistência do fio sem ter que descascar... se não estiver suficientemente bom, você continua enrolando....

quando acabar, usa fogo mesmo na ponta, e depois raspa o verniz queimado...

quanto a usar fios de trafo, só dá atenção pra um detalhe, normalmente, eles são bem grossos no enrolamento de baixa tensão, já no de alta são mais finos... dependendo do tamanho do seu eletroima, um fio fino vai ser melhor, porque um fio mt grosso tem resistência baixa, e você vai precisar de mais e mais metros do mesmo fio pra conseguir um eletroimã que não puxe muita corrente...

abraço

Postado

Opa,

Eu tenho ums reatores, daqueles pesadões, sabe?

Dele eu já tirei fio pra tudo!!!

Vou tentar usar dele..

A corrente é pra ser de mais ou menos 2A certo?

Isso em 12 v daria 24ohms.

hum,

que daria com fio 27, que tem resistência por metro de 0.172ohm, seria aproximadamente 140 metros de fio...

Seria esse o calculo??

Abraço...

Postado

12V/2A = 6ohms

o que daria aproximadamente 35metros...

mas como eu disse isso vai depender muito do seu projeto... porque dependendo de como você enrole o eltroimã, vai adianta nada ter 2A, porque o campo gerado pode não ser suficiente...

na verdade seu objetivo vai ser sempre conseguir um eletroimã forte e que não puxe muita corrente, pra esquentar menos e diminuir a necessidade de dissipação no transistor de potência... 2A por exemplo é mt alto, o meu ficou, se não me engano, com 600mA...

abraço

• 7 meses depois...
Postado

Ok, pessoal, este é meu primeiro post e entrei aqui por estar atrás de um projeto destes.

O meu post é para adicionar um link que achei muito interessante e traz uma alternativa ao projeto, visto que tem o mesmo efeito e pode ser desenvolvido por alguns para ampliar as formas de como fazer algo levitar eletromagneticamente.

Segue o endereço:

http://www.instructables.com/id/Electromagnetic-Floater/#

Espero que seja de ajuda para alguns.

Abraço a todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!