Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CMOS x Teclado x Bateria x BIOS


Posts recomendados

Olá, como estão?

Uma amiga resolveu desmontar o computador. Ao montar, se deparou com mensagens estranhas e não conseguiu utilizar mais a máquina. Me ligou, e a máquina está aqui.

É um K6-2, com 64 Mb de RAM. Abri e verifiquei que aparentemente não tinha nada trocado. Liguei-a, então.

Ao ligar a máquina, me deparei com o seguinte:

1) Contagem de memória

2) Após o POST, são exibidas as seguintes mensagens:

CMOS Checksum bad

Unlock Keyboard

Press F1 to run Setup

Abri a máquina e conferi todos os jumpers, seguindo o manual, os conectores, e tudo mais. Tudo certo. Ela me disse que achava que a bateria tinha problemas. Troquei-a por uma usada, para fazer um teste. Como ficou bem na mesma, resolvi comprar uma bateria nova. Com a bateria nova, a mensagem mudou:

CMOS Battery Low

Unlock Keyboard

Press F1 to run Setup

Nas duas situações, o teclado fica realmente sem funcionalidade, mesmo apertando F1, mesmo apertando Turbo + F11, depois F1, nada funciona.

Troquei, inclusive, a memória RAM, e tentei colocar uma controladora USB para alterar o teclado (que é Mini-DIMM), porém, não obtive nenhum resultado (acho que seria necessário acessar o Setup para configurá-la, de qualquer forma).

Também troquei o Jumper do CMOS, usando o modo Clear por algum tempo, e tudo continua na mesma.

Então, tenho um grande problema. A bateria nova não resolveu (inclusive continua falando que está fraca), fazer o reset da BIOS também não. A controladora para o teclado PS2 não foi detectada, e o teclado está congelado, e não consigo acessar o Setup (já troquei 3 teclados, os 3 funcionam perfeitamente em outras máquinas, mesmo usando Delete, F1, nada funciona).

Já li muita coisa que encontrei em sites internacionais e alguns nacionais, na maioria das vezes o problema bem parecido, sem nenhuma solução aparente.

Será que, ao desmontar a máquina, ela danificou algum componente?

Alguém tem alguma ideia de qual passo eu possa seguir?

O BIOS é AMIBIOS e a placa mãe é PC Chips M598MLR.

A controladora que usei, creio não ser para USB 2.0, ou seja, é um pouco mais antiga. Provavelmente posso conseguir uma mais nova para testes, acham que vale a pena (aí, trocaria o teclado para um USB, e não PS/2)?

Muito obrigado, desde já, por qualquer informação.

Abraços,

João Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então, vamos por partes. Eu conhecia esse tipo de erro em placas da ASUS por terem alguns componentes mais sensíveis.

Postado Originalmente por joaotostes+07 de março de 2006, 23:44-->
Será que, ao desmontar a máquina, ela danificou algum componente?

Talvez, se ela não tiver esperiência em hardware. O simples fato de por exemplo, você tocar em uma memória, já pode danificá-la. Tudo isso graças a eletricidade estática. Quando sua amiga desmontou o micro, ela utilizava pulseiras anti-estática, ou tocou na fonte para descarregar qualuqer possivel carga? Pergunte a ela.

Postado Originalmente por joaotostes@07 de março de 2006, 23:44

Troquei, inclusive, a memória RAM, e tentei colocar uma controladora USB para alterar o teclado (que é Mini-DIMM), porém, não obtive nenhum resultado (acho que seria necessário acessar o Setup para configurá-la, de qualquer forma).

Isso é verdade. Se sua amiga, antes de desmontar a máquina, tivesse habilitado no setup a conexão USB, o teclado estaria acessível, já que as placas on-board da PCchips como a M598MLR vem com elas, por default, desabilitadas (em Features Setup Page -> USB Function), por não terem portas USB na própria placa-mãe...ou seja...você deve primeiro adquirir a ATX Form Card.

Isso também elimina as chances de clear no cmos.

Postado Originalmente por joaotostes@07 de março de 2006, 23:44

A controladora que usei, creio não ser para USB 2.0, ou seja, é um pouco mais antiga. Provavelmente posso conseguir uma mais nova para testes, acham que vale a pena (aí, trocaria o teclado para um USB, e não PS/2)?

O problema das controladoras USB é que primeiro você deve entrar no windows pra instala-las. Mas você não consegue dar o boot porque o teclado não funciona. Mesmo que você tenha uma controladora que não dependa do setup via windows, ela também não funcionaria pela restrição das configurações na bios, onde as portas USB estão desabilitadas, e na qual você não pode entrar.

joaotostes@07 de março de 2006, 23:44

Já li muita coisa que encontrei em sites internacionais e alguns nacionais, na maioria das vezes o problema bem parecido, sem nenhuma solução aparente.

Bom, o motivo pelo qual você ainda não encontrou uma solução seria, que talvez, não houvesse uma solução "razoável" ou que compensasse o sacrifício. Não interprete mal....sua amiga tem um K6-II. Se ela tiver que comprar uma nova placa-mãe, ela vai gastar no mínino um R$150. Com uns R$350 ela pode comprar um P4 (kit placa-mãe+proc). você pode contiar a tentar. Se eu fosse você eu tentaria ver se encontro um adaptador de teclado para as portas serial ou paralelo, que com certeza estão habilitadas na bios.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As placas mãe mais antigas tinham um conector (ao lado do power led) para você ligar uma chave frontal no gabinete, que servia para travar o teclado ao ser acionada. Provavelmente foi conectado nesse local um jumper ou o cabo do led do hd, fazendo com que o teclado não responda. Retire os cabos dos leds e do speaker e tente novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para alem do que foi dito e antes de trocar o mb penso que devera testar todo o seu hardware

vai ter de verificar todo o hardware

faça reset ao bios com o jumper de reset

verifique se tem os jumpers do hd e do cd correctamente colocados master e slave

desligue todo o hardware possivel excepto o processador

limpe os terminais da memoria , e coloque apenas uma memoria

limpa a placa grafica e coloca a mesma

ligue o teclado e o monitor

arranque o pc

se não arrancar ou der beeps repare como sao estes curtos longos e numero

e veja se consegue ir ao bios , e coloque os parametros "FAIL SAFE"

agora ligue a diskete e com diskete de arranque do win 98 verifique se arranca e corre

passe ao disco e verifique o bios se detecta o disco e como detecta , deve detectar como master ide1

va adicionando outro hardware sempre passo a passo

ate encontrar a causa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!