Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar a velocidade do disco


Basile

Posts recomendados

Encontrei um site que dá orientação sobre procedimento para aumentar a velocidade do disco rígido utilizado com  aplaca MLR810 (pcchips). Alguém poderia dizer se este procedimento pode ser feito sem perigo e se isso dá resultado?

O que ele propõe é habilitar a opção "APCI" no power manegement do SETUP.

Aqui está o texto (sorry, in English) e o endereço do site:

http://radel.inet.net.nz/m810lmr.html#general

25. Why does my harddrive run so slowly on my M810LMR?

In short, you need power management in the BIOS set to "APCI", and you will need 80pin UDMA cables for UDMA speeds. Depending on whether you are using Windows9x or Windows 2000, please read through the solutions to the following FAQs. No doubt you'll find something of use there.

Li em um teste da placa M810mlr, feito pelo Clube do Hardware, a seguinte conclusão:

"Após a correção no driver de bus mastering, o desempenho do disco rígido passou para 14,5 MB/s e a taxa de utilização do processador ficou em menos de 3%. É uma taxa de transferência ridícula (já que o disco rígido usado em nossos testes era um DMA/33, que pode atingir até 33 MB/s), porém foi a máxima que conseguimos! "

O meu disco é UDMA100. Será que minha taxa é baixa? Como posso averiguar?

Por favor, gostaria de ler opiniões sobre o assunto.

Abraço,

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Basile@05 Set. 2002,13:47

"In short, you need power management in the BIOS set to "APCI", and you will need 80pin UDMA cables for UDMA speeds. Depending on whether you are using Windows9x or Windows 2000, please read through the solutions to the following FAQs. No doubt you'll find something of use there. "

Não se esqueça de trocar o cabo flat de 40 para 80 pinos. É fácil saber qual você usa. Basta olhar para o cabo flat do drive de 3" 1/2. Se os cabinhos forem da mesma espessura, você precisa de um cabo de 80 pinos. Se os cabinhos forem fininhos, você tem um de 80 pinos.

O cabo flat de 80 pinos isola cada cabinho impedindo que um interfira na transmissão de dados do outro, quando se tenta passar um volume de dados em alta velocidade. (Desculpe a linguagem tosca, não lembro os termos técnicos).

O caso é que no caso da BIOS da Asus P3V4X, por exemplo, a BIOS detecta que o cabo é de 80 pinos e permite UDMA 4. Caso o cabo seja de 40 pinos ele permite até UDMA 2.

Verifique como funciona isso na sua BIOS. Acredito que pior do que está não fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!