Ir ao conteúdo

Cabos flat

rlmsf

Posts recomendados

Postado

Tenho algumas dúvidas sobre os cabos flats: Meu computador é um AMD Duron 800MHz, 128MB Ram, HD Maxtor de 20GB, placa Onboard (não sei a marca). Comprei recentemente um (gravador/DVD) samsung 48x24x48x16x. Ao tentar gravar no Nero consegui apenas a velocidade máxima de 16X. Meu HD divide o mesmo cabo flat (40 vias) com o Gravador. (IDE Primária HD Master e Gravador Slave).

Me flaram sobre a possibilidade de eu colocar um cabo flat para cada drive (IDE Primária e IDE Secundária). Estou na dúvida se eu posso usar o cabo flat de 80 vias no meu computador, como posso descobrir isso? Tem alguma maneira de visualmente eu perceber se a minha placa suporta o cabo? O slot do de 80 vias é maior do que o de 40? Finalizando você acha que o desempenho do computador melhorará com esse cabo (se for possível utiliza-lo), vou conseguir aumentar a velocidade de gravação?

Muito obrigado,

Romero.

Postado

Bom amigo você pode sim mudar o cabo de 40 para 80 vias o temanho é o mesmo, e com certeza o gravador deve estar sozinho na ide secundaria como master de preferência, pois o tempo de acesso e leitura do hd e o gravador são diferentes, os dois na mesma ide na maioria das vezes ocasiona problemas na gravação... ???  ???

Postado

Meu amigo eu li outro do dia uma matéria do Laércio Vasconcelos nos jornal estado de minas que fala disso, ele estava explicando que a fragmentação do HD atrapalha a leitura e assim cai o buffer e ocasiona a queima do cd em velocidades altas de gravação. Ele estava explicando que se possível crie uma partição nova no seu HD de uns 800 MB ou 1GB e sempre copiar la o que você vai gravar pois assim nunca vai o ter o problema de fragmentação no disco (naquela unidade é claro) e portanto irá conseguir melhores velocidades na gravação, se não puder criar outra partiçao você pode desfragmentar sua maquina para dar uma ajeitadinha no seu HD.

Obs.: Troque sim o seu cabo flat para um de 80 vias você ve a diferença visual no cabo e não na saída da placa, o de 40 vias tem os "gomos" mais largos e são 40 "gomos" já o de 80 vias os "gomos" são mais finos e ele tem 80 "gomos".

Postado

Os chipsets mais atuais dão suporte aos modos ATA-66 e ATA-100 pelo menos. isto significa que se sua placa é relativamente nova, com certeza você poderá utilizar um cabo de 80 vias.

É importante para que o cabo tenha efeito que o HD esteja conectado sozinho na porta IDE. Você precisa habilitar também o BUS Mastering, senão tudo continuará na mesma.

Quanto ao CD não é necessário utilizar um cabo de 80 vias. Na verdade, não há nenhum efeito sobre ele no que se refere a velocidade.

O cabo de 80 vias só faz diferença em HD's que estejam trabalhando com o BUS Matering ativado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...