Ir ao conteúdo

Wats, Volts, Amperagem e consumo?

Kaarell

Posts recomendados

Postado
:muro: Amigos! abro esta discussão para q possamos esclarecer algumas dúvidas na área de W, V, A, consumo de energia e qual o trensformador correto. Eu, Jairo Jr., e MeiraNeto, se discute sobre um motor de 1/4Hp, (assim também poderia ser uma TV, Monitor, Impressora e etc...). Vamos colocar como base este motor: Motor carcaça NEMA - CV 1/4Hp - corrente (A) Ie(4) - Potência KV 0,25 - Consumo Médio em KVh 3,7 - Corrente Nominal 2.8 - tensão 220/110 - >DUVIDAS: Qual a potência de força, que transformador poderia ser usado e quanto esse motor me custaria por mês em consumo??? Eles estão duvidando da minha matemática! Por favor vamos discutir...
Postado

OI.

HP - é cavalo pontencia que é dado em Watts = 1 HP vale 745Watts se é 1/4HP divide 745W por 4.

Consumo de ernergia é dado pela potencia = Watts.

(Potência KV 0,25 ) quando a sua a palavra potencia você quer dizer Watts esta parte que esta entre parenteses para mim quer dizer Kilovolt (KV).)

Vou coloca certa grandeza:

Volt = Tensão (V)

Amper = corrente (I) ou (A)

Watts = Potencia (P)

Ohm = resistencia ®

Tem muitos aparelhos que marcar a corrente de trabalho (A)amper.

vou passar as formular para encontrar qualquer uma da grandeza eletrica.

Sabendo usar esta formular, não ha projeto que você não consiga calcular.

Olha o que você escreveu sobre o motor carcaça Nema eu não entendi nada, me desculpa a minha ignorância.....tente me explicar de outra maneira, KVh é muito grande você já sai no minimo 1000 volt hora, para mim esta confuso me desculpe novamente.

• Membro VIP
Postado

Vamos participar do "debate", mas para começar, o Kaarel deve(acho) começar a escrever com mais cuidado! :D Uma letrinha mal colocada acaba fazendo um estrago no que demostra seu conhecimento! Sei que foi um descuido, mas se desejamos atingir a coisa certa, devemos trilhar os caminhos corretamente e respeitando as UNIDADES de medidas!

Vamos ver o que diria a matemática ou a física:

1/4HP = 746/4 = 186.5W. Ok. Qual o Fator de Potência? E o RENDIMENTO?

Levando-se em conta apenas a POTNCIA de 186.5W(carga fixa), se trabalhasse continuamente nesse regime teríamos:

Em 30 dias de 24 horas >> 0.1865 x 30 x 24 = 134.28kWh mensal.

Minha conta de energia esse mês deu 201kWh. Isso inclui toda a parafernália existente em minha residência(02 TVs 29 e 21 polegadas, som portátil, ventilador, ar condicionado tipo janela, lâmpadas, PC, ferro de passar, máquina de lavar, etc, etc e etc.

Quanto ao transformador, um de 600VA segura essa geladeira com segurança! Se queimar, mande a conta, que faço questão de pagar(não confiem muito ahahahahah).

[]s

Postado

só pra completar as vezes a potencia que vem escrito no motor é a potencia mecanica que ele consege por no eixo por exemplo. a potencia eletrica depende do rendimento desse motor fato que muitas vezes é omitido em motores pequenos.

o rendimento não chega a 100% consegue-se ter um valor muito proximo hoje em dia. :-BEER

Postado

Quando a potencia do motor vem escrita em HP ou CV é porque ela se refere a potencia mecanica no eixo. Já em furadeiras eletricas, por exemplo, que vem especificada em W, se refere ao consumo eletrico de fato.

Portanto, equivalencia 1HP = 746W não significa que um motor de 1HP consome 746W, pois há perdas na conversão de energia elétrica para mecânica.

Realmente muito estranho recomendarem autotrafo e/ou estabilizador de 1KVA em geladeiras, já que a potencia (eletrica) delas mal chega a 200W...

[ ]s

Postado
Postado Originalmente por Meiraneto@29 de março de 2006, 00:16

Vamos participar do "debate", mas para começar, o Kaarel deve(acho) começar a escrever com mais cuidado! :D  Uma letrinha mal colocada acaba fazendo um estrago no que demostra seu conhecimento! Sei que foi um descuido, mas se desejamos atingir a coisa certa, devemos trilhar os caminhos corretamente e respeitando as UNIDADES de medidas!

Vamos ver o que diria a matemática ou a física:

1/4HP = 746/4 = 186.5W. Ok. Qual o Fator de Potência? E o RENDIMENTO?

Levando-se em conta apenas a POTNCIA de 186.5W(carga fixa), se trabalhasse continuamente nesse regime teríamos:

Em 30 dias de 24 horas >> 0.1865 x 30 x 24 =  134.28kWh mensal.

Minha conta de energia esse mês deu 201kWh. Isso inclui toda a parafernália existente em minha residência(02 TVs 29 e 21 polegadas, som portátil, ventilador, ar condicionado tipo janela, lâmpadas, PC, ferro de passar, máquina de lavar, etc, etc e etc.

Quanto ao transformador, um de 600VA segura essa geladeira com segurança! Se queimar, mande a conta, que faço questão de pagar(não confiem muito ahahahahah).

[]s

Só isso MEIRANETO?

Se fosse aqui em Pernambuco, nós da FISCALIZAÇÂO DA CELPE estariamos na tua cola! :D

Minha conta chegou ontem e deu 270 kWh!

E eu tenho:

1 TV 20'

1 Video Cassete

1 DVD

1 Conjunto de Som

1 Refrigerador 310L

4 Ventiladores de 80W

1 Liquidificador

10 Lâmpadas Fluorescente de 15 a 20W

1 Microcomputador

1 Ferro Eletrico

e outras coisas bestas

a maquina de lavar ta quebrada, chuveiro não, ar também não.

Postado
Realmente muito estranho recomendarem autotrafo e/ou estabilizador de 1KVA em geladeiras, já que a potencia (eletrica) delas mal chega a 200W...

Sim, mas veja a diferença entre W e VA, tem 200 Watts e o fator de potência? E o rendimento??? Faz os calculos e esse valor sobe um pouquinho, não?

Postado

Se eu disse 'a potencia (eletrica) delas mal chega a 200W', significa que já levei em conta o rendimento.

Quanto ao fator de potencia, este teria que ser de 0,2 para chegarmos a 1KVA. Nem em Guiné Bissau se faz motor elétrico com fator de potência de 0,2 ....

[ ]s

Postado
Postado Originalmente por Linuxer@30 de março de 2006, 18:36

Se eu disse 'a potencia (eletrica) delas mal chega a 200W', significa que já levei em conta o rendimento.

Quanto ao fator de potencia, este teria que ser de 0,2 para chegarmos a 1KVA. Nem em Guiné Bissau se faz motor elétrico com fator de potência de 0,2 ....

[ ]s

Nesses 200W já está incluso o rendimento ?

Diz aí o Cosseno de Fi !

Postado
:P POTNCIA, segundo o nosso amigo, Gabriel Torres (Fundamentos da Eletrônica): Potência é a capacidade de transformação da energia elétrica em outro tipo de energia, normalmente calor ou som. P=V.I -Unidades de Potência: Para calcularmos a potência de qualquer circuito, usamos a fórmula de potência diretamente ou suas derivações. No caso circuitos de corrente alternada, os valores entrados na fórmula deverão ser os valores eficazes (RMS), Tensão Elétrica Alternada, è o valor equivalente da grandeza (tensção ou corrente) caso ela fosse contínua ou alternada. O valor eficaz mede o verdadeiro "poder" de qualquer sistema elétrico. O mesmo ocorre em relação à potência. Da mesma forma que, quando falamos em valores de tensão alternada, estamos nos referindo ao seu valor eficaz, a não ser quando explicitamente falamos "valor de pico" ou "valor de pico-a-pico".
Postado

Mas não e esse tipo de calculo que estamos querendo fazer!

Seria :

P = V x I x Cos Fi

P = S x Cos Fi

S = V x I

Cos Fi = FP ( Fator de Potëncia )

Isso considerando incluso o rendimento em 200 W!

• 3 semanas depois...
Postado

Vou entra nessa também, acho que o amigo Kaarell ta pizando na boleta, hehehe

Fusando na net podemos achar algums valores de consumo de refrigeradores, onde podemos deduzir um transformador(estabilizador) para o equipamento:

Freezer: 400W - Geladeira Duplex: 300W - Geladeira Simples: 200W

mas é claro que sao medias aproximadas, então vamos para os calculos:

não sei a potencia de eixo do motor de uma geladeira duplex então vou considerar o valor de 1/4HP que o amigo Kaarell diz ter

vamos conciderar um fator de rendimento ruim de 20% o que vai exigir um trafo de maior potencia e que resolve o caso de qualquer maneira, então:

P = 746W/4 = 187W (potencia do eixo)

187W + 20% = 225W (potencia eletrica consumida pelo motor)

225W - 187W = 38W (potencia perdida na conversao de energia

eletrica para mecanica)

Mas o que entereça é o consumo eletrico que no calculo deu 225W, no exemplo que eu achei numa pagina de engenharia deu os 300W que citei acima, e todo esse debate começou porque um cara pediu se ele podia usar um estabilizador de 440W

Mas todo mundo sabe que o consumo de arranque de uma geladeira é bem maior que a potencia nomial, que para facilitar vou conciderar um valor mais alto: 8X

então no arranque vamos ter:

P = 225W x 8 = 1800W (potencia consumida no arranque)

Mas todo mundo aqui sabe que temos um capacitor que armazena caraga para suavizar esse valor, e que ele não vai dar esse tranco todo na rede e mesmo assim é bem diferente dos valores da solução do amigo Kaarell:

##sua geladeira duplex usa um motor de1/4 de HP, então ela é de 1.800W, e vai precizar ter um estabilizador de 2.000 a 2500W no mínimo##

eu, Ismael Crestani, ligaria um chuveiro no morno com um estabilizador desse, hehehe

Como você diz que se você tivesse falando bobage nos teus calculos, rasgaria teu diploma, acho que sabe o que fazer né!?!?!?!

espero ter ajudado o amigo JairoJr deste link:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=377878&hl=

Postado
Postado Originalmente por Kaarell@20 de abril de 2006, 23:02

Amigão, até q em fim, alguém entendeu, você é inteligente! valeu! eu não sei nada e com vocês vou aprender muito!!!!!! :-BEER

Todos aqui estão a aprender, duvido que alguem saiba de tudo,

acho que você deveria ter mais cuidado ao postar tuas opinioes,

tu mais critica que ajuda, se o pessoal é leigo, você pode ajudar,

tem conhecimentos, mas se não for pra ajudar evite comentarios...

não quero comprar briga, não tenho motivos pra isso, aposto que tu tem teus conhecimentos, mas manera no jeito de se espresar

duvida é amiga do conhecimento,

é prazeroso a opiniao modesta de alguem

agredir não é legal

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!