Ir ao conteúdo

Qual processador escolher?

AbreuXR

Posts recomendados

Postado

Chegou a hora de trocar minha máquina e estou perdido quanto a que processador usar.

Minha máquina atual tem um Sempron 3000+, 1Gb DDR 400, ATI 9600Pro, 80Gb Hd, etc etc etc. É boa, mas vou passar ela para frente.

Estou em duvidas sobre qual processador pegar, algumas opções:

- Intel Xeon SL7ZE 3.20Ghz 2Mb L2 -> R$899,99

- Intel Pentium 4HT 3.4Ghz Modelo 650 2Mb L2 64Bits -> R$949,90

- Intel Pentium DualCore 2.8Ghz 920 4Mb L2 -> R$899,00

- Intel Pentium DualCore 3.0Ghz 920 4Mb L2 -> R$1.099,00

Analizando não só pela velocidade, mas tambem pelo custo/beneficio, qual o melhor processador dentre estes? Caso queiram sugerir alguma outra opção, fiquem à vontade!

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Primeiro, o Xeon você pode esquecer,

O Pentium D 3.0GHz é o 930 e não 920 como ta ai,

Entre as outras opções fique com o 920 ou 650 (duelo single-core vs dual-core, não vou discutir aqui, veja as centenas de topicos sobre o assunto),

já que falou sobre opções que não estão na lista, ai vai algums interessantes por um preço semelhante:

- Athlon 64 3500+

- Athlon 64 3700+

- Athlon 64 3800+

- Athlon 64 X2 3800+

- Opteron 165

Entre os AMD não da para dizer qual tem o melhor custo x benefício sem saber a disponibilidade deles para você.

Postado

Recomendo você pegar o 930 3.0ghz.

Dá conta do recado,e não é tem preço tão salgado (Claro,se faltar uma graninha pro 930 ou você precisar investir numa vga boa,melhor ainda pegar o 920,se tiver com o bolso estourando de grana,pega o 930 sem pensar)

Postado

Certooo...

Resumindo que processador eu pego?

Estou meio por fora do desempenho dos processadores atuais...

Tem também um Processador Intel Pentium 4 de 3.4GHz HT, L775, por R$863,00...

Seria uma boa opção?

Eu quero a melhor opção de custo/beneficio entre esse processadores...

Não precisa ser o mais caro, até melhor que não seja por sobra mais $$$ para VGA...

Abraços.

Postado

erm,melhor você pegar o pentium D 920 e fazer um overzinho se você quer custo beneficio.

Seria mais em conta que o P4 do primeiro post por quase mil reais e teria um desempenho semelhante a esse P4 citado,que no caso,deve ser o antigo pescott de 1mb de l2 por estar bem mais barato :huh:

Pegue esse P4 por $863,00 apenas se você NÃO quiser rodar aplicações tipo edição de video/audio/imagem,jogos com suporte a SMP (atualmente o mais popular que suporte SMP seria quake 4,o resto tudo roda melhor no P4 3.4) porque isso roda bem (mas bem) melhor no pentium d :P

A grande vantagem do P-D 930 e do 920 é que eles são dual-core mas consomem quase o mesmo que o P4 HT e dissipam pouco,nesse quesito são melhores tanto desse com P4 HT 2mb de l2 quanto esse outro se for o de 1mb de l2

• Membro VIP
Postado

Um AMD nessa faixa de preço:

já que falou sobre opções que não estão na lista, ai vai algums interessantes por um preço semelhante:

- Athlon 64 3500+

- Athlon 64 3700+

- Athlon 64 3800+

- Athlon 64 X2 3800+

- Opteron 165

E para a placa de video, quanto pretende gastar? O forum sobre placas de video não te ajudou (tem ótimas sugestões la)?

Postado
Postado Originalmente por EduardoS@17 de abril de 2006, 16:08

Um AMD nessa faixa de preço:

E para a placa de video, quanto pretende gastar? O forum sobre placas de video não te ajudou (tem ótimas sugestões la)?

Ajudou sim Eduardo. Na verdade até pedir desculpas por ter postado essa pergunta aqui, não conhecia ainda o outro sub-forum.

Acho que vou em uma X800Gto², que ativa mais 4Pipes...

E quanto ao processador? Para jogos atuais (GT Legend, WordRacing 2, Colin Mcrae Rally 2005, NFSU, MFSMW) e pensando também em jogos futuros, qual processador usar?

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Nessa lista todos são bons:

- Athlon 64 3500+

- Athlon 64 3700+

- Athlon 64 3800+

- Athlon 64 X2 3800+

- Opteron 165

- Pentium 4 65x

- Pentium D 920

Para saber qual vale mais a pena só vendo os preços que você consegue em cada um.

Postado

Obrigado pela ajuda Eduardo...

Estou muito tentado a pegar o Penium D920, mas o D805 me atrai muito pelo preço. Vi o O.C. conseguido com ele, um absurdo, 4.5Ghz.

Sempre "pratiquei" OC em todos os meus computadores, o atual não é muito bom para isso, por conta da placa mãe, mas é um Sempron 3000+ 1.8Ghz @ 2.2Ghz (a placa não tem lock da PCI).

Minha placa mãe será a Asus P5WD2, que pelo que tenho visto, é excelente no OC...

Então fica a duvida, pagar R$560 no D805 ou R$900 no D920, ambos para overclockear. O D920 com a vantagem da maior FSB e Cache, o 805 com vantagem no preço, sobrando mais $$$ para os outros componentes.

Abraços.

Postado

Meu deus,você ta pensando uma coisa,e alias,melhor não usar testes do criminal como referencia.

Esse modelo da ASUS esquenta demais,então melhor ir com cautela,essa placa-mãe tem o costume de exceder o vcore.

Com um aircooler você conseguirá no máximo 4ghz,talvez até menos.

Porém esse processador segura atualmente todos os multi-tasking em desktop.

Postado
Postado Originalmente por SpellForce@18 de abril de 2006, 21:10

Meu deus,você ta pensando uma coisa,e alias,melhor não usar testes do criminal como referencia.

Esse modelo da ASUS esquenta demais,então melhor ir com cautela,essa placa-mãe tem o costume de exceder o vcore.

Com um aircooler você conseguirá no máximo 4ghz,talvez até menos.

Porém esse processador segura atualmente todos os multi-tasking em desktop.

Exato... Mas minha inteção não é quebrar records de OC, é apenas fazer o processador trabalhar melhor em jogos.

Não preciso nem de 4Ghz, o processador originalmente é de 2,66Ghz, se chegar a 3,66Ghz, já é uma glória! É 1Ghz a mais de freqüência no processador!

Acho que a 3.66Ghz esse processador (D805) já desbanca fácil meu atual Sempron 3000+ @ 2.2Ghz, estou certo?

Abraços.

Postado
Postado Originalmente por AbreuXR@19 de abril de 2006, 00:24

Exato... Mas minha inteção não é quebrar records de OC, é apenas fazer o processador trabalhar melhor em jogos.

Não preciso nem de 4Ghz, o processador originalmente é de 2,66Ghz, se chegar a 3,66Ghz, já é uma glória! É 1Ghz a mais de freqüência no processador!

Acho que a 3.66Ghz esse processador (D805) já desbanca fácil meu atual Sempron 3000+ @ 2.2Ghz, estou certo?

Abraços.

Nem precisa de overclock pra desbancar ser Sempron...você tinha perguntado a respeito de processador bom pra jogos. Vou repetir o que disse em outros tópicos. Tem que se um bom processador, seja qual for a marca. O que importa é o conjunto! :-BEER

Postado

Concorda,mas adicionando uma pequena parte:

O que impede o conjunto é o gargalo.

O processador P-D 805 não trabalha bem com placas de video pesadas,muito menos se elas estiverem em SLI,pois o FSB já tem a comunicação dos dois núcleos pra fazer,imagina suportar um SLI?

Mas tudo se resolve com um leve overclock,talvez um FSB@667 e um pouco de vcore e pasta artic silver 5 com um air cooler bom vai resolver tudinho e voce tera uma excelente máquina.

Postado
Postado Originalmente por SpellForce@19 de abril de 2006, 15:03

Concorda,mas adicionando uma pequena parte:

O que impede o conjunto é o gargalo.

O processador P-D 805 não trabalha bem com placas de video pesadas,muito menos se elas estiverem em SLI,pois o FSB já tem a comunicação dos dois núcleos pra fazer,imagina suportar um SLI?

Mas tudo se resolve com um leve overclock,talvez um FSB@667 e um pouco de vcore e pasta artic silver 5 com um air cooler bom vai resolver tudinho e voce tera uma excelente máquina.

Cara, tem certeza disso? Acho muito estranho um processador moderno e caro não trabalhar bem com placas de vídeo modernas.

Postado

Cara,nem é isso,e "modernas" ele trabalha bem,o problema é o FSB dele,que é um pouco baixo pra um dualcore,ele é o dual core mais barato que tem,então,caro ele não é,tente pegar o processador top de linha da intel (pxe-965) pra ver o que é caro,eu só disse que ele causa um pequeno gargalo,mas se você for fazer over vai fuuuuuuuundoo,porque o P-D 805 é o dual core mais barato e fácilimo de overclockar,vide celerons D,FSB baixo trás um custo x beneficio: facilidade do overclock.

Se você realmente quer overclockar pegue ele,se não pegue o 920.Aumentando esse FSB pra ums 600mhz tu já consegue tirar o "gargalo"

Postado

Descobri hoje que meu processador é um Sempron 3100+ soquete 754...

Eu jurava que era um 3000+, mas não...

A Placa mãe e uma Asus K8V-X...

Vendo os testes no Clube do Hardware, esse Sempron fica na frente do P4 3.0Ghz, em desempenho no 3Dmark2001...

Ainda estou em duvida sobre qual processador comprar para jogos... :(

Abraços.

Postado

Amigo é o seguinte, não sou um "expert" nisso, mas posso dar uma forcinha...

Estava pensando em montar um XEON dual 6.4Ghz (2x 3.2 2mb L2) mas pra jogo ele não serve, porque os nossos games de hoje, não são MULTI-PROCESSADOS, e é quase difícil nós usar-mos programas multi-processados...

Particularmente eu não gosto da AMD, e NÂO tenho nada contra quem gosta beleza...

Mas estou montando um micro e vou pegar um Pentium D série 900,,, ai fica a teu critério, porque pra jogo o que vai mandar mesmo é a VGA, já fiz testes com o 3Dmark, entre outros, e o processador não deu quase nem uma diferença, (os teste foram com o P 4 D = 920, 940 e o extreme Edition 955 1066FSB todos com 2 GB DDR2 667Mhz) só que com as VGA, ATI X850, ATI X1300 e ATI X1800, é claro que a X1800 foi a melhor, só que entrando custo/beneficio no meio eu pego a X850em 1° ou a X1600 em 2° que são excelente também e possuem a tecnologia ATI CROSSFIRE... Ou você pode pegar entre as da NVIDIA Geforce 6800GT, 6600GT, com tecnologia SLI e entre outras...

Agora eu voto pela INTEL cara, sou mais fã do Pentium

Se for optar pelo P4 escolhe qualquer um da série 900 que é show(menos o de 2,66 que é de FSB533)

Agora se for pro AMD, segue os conselhos dos nossos amigos ai que eles mandam bem nisso...

falou

Grande Abraço

B) RAFA B)

Postado
Postado Originalmente por AbreuXR@23 de abril de 2006, 13:22

Descobri hoje que meu processador é um Sempron 3100+ soquete 754...

Eu jurava que era um 3000+, mas não...

A Placa mãe e uma Asus K8V-X...

Vendo os testes no Clube do Hardware, esse Sempron fica na frente do P4 3.0Ghz, em desempenho no 3Dmark2001...

Ainda estou em duvida sobre qual processador comprar para jogos... :(

Abraços.

Um Sempron ganhar de um P4? Só se o P4 não for HT. Não vejo outro jeito...

Postado

Eu sempre recomendo á quem compra placas-mãe P5 (Pois eu tenho uma.) á baixar o Vcore para 1.3v se a pessoa estiver usando um Pentium 4 HT até 673 ou Pentium D até 950.

Se ficar instável, basta aumentar 0,025v. E ir testando, pois a configuração original da ASUS é preocupante (Senti isso na pele com minha P5WD2-E).

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Danelon@23 de abril de 2006, 19:53

Um Sempron ganhar de um P4? Só se o P4 não for HT. Não vejo outro jeito...

o sempron em over ganha sim, ele a 2,7ghz fica equivalente a um athlon 64 4000+, porque não ficaria na frente de um p4?

Postado
Postado Originalmente por Danilo Souza@24 de abril de 2006, 00:00

o sempron em over ganha sim, ele a 2,7ghz fica equivalente a um athlon 64 4000+, porque não ficaria na frente de um p4?

Bom, aí pode até ser....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!