Ir ao conteúdo

converter para fat32

Felipefpds

Posts recomendados

Postado

alquem conhece algum programa que converta disquetes para Fat32 ? meu hd é em fat32 e particionado , mas com cd do windows98 da para converter disquetes tambem ,mas não tenhoo cd do windows sera que alguém conhece um programa que faça isso ???

Postado
Postado Originalmente por Felipefpds@15 de abril de 2006, 17:47

alquem conhece algum programa que converta disquetes para Fat32 ? meu hd é em fat32 e particionado , mas  com cd do windows98  da para  converter disquetes  tambem  ,mas não  tenhoo cd do windows  sera que alguém conhece um programa que faça isso ???

Desculpe amigão, mas eu não entendi muito bem o que você quer fazer (converter disquete em FAT 32).

Que disquete é esse?

Explique mais detalhadamente o que você quer fazer.

Postado

agente não converte o hd para fat32 para melhor o armazenamento de arquivos e o desempenho é a mesma coisa , o que eu quero e converter o disquete para fat 32 ele fica mais rápido ,os discos de sistema ficam mais rapidos ele le mais rapidamente o que eu queria era criar um dico de inicializaçao convertido em fat32!!! e outros discos tambem .eu sei que tendo o cd do windows da para fazer isso atraves de um comando que ele tem, mas não tenho cd e queria saber de algum programa que faça, já tentei o parttiion magic mas não faz !!!! ou outra forma se alquem conhecer ???

Postado
Postado Originalmente por Felipefpds@16 de abril de 2006, 07:09

agente não converte  o hd para fat32  para melhor  o armazenamento de arquivos e o desempenho é a mesma coisa , o que eu quero e converter o disquete  para  fat 32 ele fica mais rápido  ,os discos de sistema ficam mais rapidos  ele le mais rapidamente  o que eu queria era criar um dico de inicializaçao  convertido em fat32!!!  e outros discos tambem .eu sei  que  tendo o cd do windows da para fazer isso  atraves de um comando  que ele tem, mas não tenho cd e queria saber  de algum programa que faça, já tentei o parttiion magic  mas não faz !!!!  ou outra forma se alquem conhecer ???

disquete comun de 1,44mb

Postado

Na minha opinião, pode ser que eu esteja enganado, mas o desempenho (velocidade) na leitura de um disquete não está no sistema de arquivos e sim no próprio drive de disquete que por si só, já é um dispositivo lento.

De que adianta você ter um HD pré-histórico e formatar em FAT 32.

Ele nunca terá um desempenho comparado a um HD atual, por uma série de motivos relacionados ao próprio HD e não pelo sistema de arquivos na qual foi formatado.

Postado
Postado Originalmente por Libra@16 de abril de 2006, 11:46

Na minha opinião, pode ser que eu esteja enganado, mas o desempenho (velocidade) na leitura de um disquete não está no sistema de arquivos e sim no próprio drive de disquete que por si só, já é um dispositivo lento.

De que adianta você ter um HD pré-histórico e formatar em FAT 32.

Ele nunca terá um desempenho comparado a um HD atual, por uma série de motivos relacionados ao próprio HD e não pelo sistema de arquivos na qual foi formatado.

mas adianta sim amigo meu hd e desses novos de 7200 rpm e 40gb e convertido para fat32 e particionado em 2 partiçoes de 20 e 20G uma onde trabalha windows e outra de beckup para armazanar arquivos ,instaladores,setups de jogos e tudo mais sem perdelos na foramtaçao do sistema e ficou mais rápido eu não vou dizer que não ficou assim na velocida da luz (rsrsr) mas melhora sim amigo, agiliza mais !!!! entendeu mesmo que o drive seja antigo mas melhora a leitura sim amigo ; eu concordo com você quanto a leitura o drive

mas em fat 32 melhora o desempenho sim devido ao armazenamento porque os cluster em fat32 fican diferentes no tamanho e você pode ate especificar tamanhos de acordo com uma norma !!!

o sistema fat32 atimiza o armazenamento dos arquivos no hd assim melhorando tambem o desempenho, porque se ele atimiza o armazenameto otimiza tambem a leitura pelo modo como os dados foram armazanados !!!!!

e meio complicado de explicar isso eu entendo alguma coisa mas não sou tecnico !!!

mas melhora sim !!!!

e se tem alguam duvida mas sobre isso leia outras mensagens postadas no forun sobre isso ,faça uma busca sobre fat32 e leia as postagens tem explicaçoes melhores !!!!

Postado
Postado Originalmente por Felipefpds@17 de abril de 2006, 06:39

e se tem alguam duvida mas sobre isso leia outras mensagens postadas no forun sobre isso, faça uma busca sobre fat 32 e leia as postagens tem explicaçoes melhores!!!!

Sem querer abusar da sua boa vontade, será que o colega não poderia me dar umas explicações sobre esse assunto de FAT 32 é que eu pesquisei e até encontrei, só que não entendi muito bem.

Grande abraço.

Postado

olha so eu não sou tecnico não falou , to apredendo tambem sobre isso a pouco tempo aqui no forun.

mas fat16 ou fat32 é referente ao armazenamento de arquivos no hd pelos clusters ;clusters sao tipo setores . exemplo: imagina um hd de 20 G e o sitema de arquivos divide ele todo como pequenos setores e cada setor e um cluster ,então vamos supor que que um hd de 20 G e divido em 20 clusters que contem 1G cada um .assim o sistema le os arquivos pelos clusters (setores) divididos , modificando esse tamanho você modifica o armazanamento e a leitura dos arquivos nos cluters (nos setores). exe:imagina um arquivo de 1000 kb e você tem clusters de 4kb enquantos clusters ele se dividiria !!!!. e se mudasse o tamanho desse cluster!!!!

OBS:mas o clusters não sao dividios em MB ou GB, mas sim em kb; os tamanhos possiveis que eu conheço sao (4k\8k\16k\32k) então olha so um hd mesmo contem centenas , milhares ou mais clusters dependo do tamnho dele entendeu acima eu so dei um exemplo de como seria a divisao so que muda os mb pelos kb e aumenta o numero de clusters.

não sei se a explicaçao vai da para enteder eu sei mais menos isso ai, quanto a otmizaçao da leitura devido ao tamanho dos clusters eu ainda to aprendendo falou mas o principio e esse ai !!!

quando eu aprender mais sobre a leitura e mais sobre os clusters eu respondo aqui falou!!!!

Postado

consegui uma explicaçao melhor !!!

No sistema FAT, o tamanho de todos os arquivos salvos no disco devem ser múltiplos do tamanho de cada unidade de alocação (cluster), que é a menor unidade de armazenamento usado por esse sistema. Por exemplo, se o seu disco rígido está usando um cluster de 32 KB e você deseja salvar um arquivo de 100 KB, obrigatoriamente este arquivo usará 4 clusters (128 KB, que é o múltiplo de 32 KB mais próximo), e você terá um desperdício de 28 KB. Esse desperdício é também conhecido como slack space. Acontece que quando você der um comando Dir neste disco, o arquivo aparecerá como tendo 100 KB, mas ele está ocupando, na verdade, 128 KB de seu disco rígido. Em um disco rígido típico, o desperdício pode chegar a até 25%. O problema é que não há como usar esse espaço desperdiçado e seu disco rígido ficará cheio antes do tempo: em um disco rígido de 2 GB que tenha 25% de seu espaço desperdiçado você só poderá armazenar 1,5 GB de dados, por exemplo. O sistema FAT-32, usado pelo Windows 95 OSR2 e Windows 98 ameniza esse problema, pois ele usa clusters menores (tipicamente de 4 KB). Na figura você observa um disco rígido sendo analisado pelo programa Partition Magic. Como você pode ver, este disco está com 25% de seu espaço sendo desperdiçado por conta do slack space. A solução para acabar com esse espaço desperdiçado é mudar o sistema de arquivos de seu disco para FAT-32 (no caso do Windows 95 OSR2 e Windows 98), NTFS (no caso do Windows NT) ou HPFS (no caso do OS/2; o HPFS tem funcionamento parecido com o NTFS).

post-68455-13884910045932_thumb.gif

Postado

1- FAT16 tem desempenho melhor que o FAT32 em alguns casos. Há até um artigo sobre isso no Clube do Hardware.

2- O cluster de um disquete 3,5" 1,44 MB tem o mesmo tamanho do setor físico (512 bytes) - que é o menor tamanho possível.

3- Então, no caso de disquetes, não fará a menor diferença alterar o sistema de arquivos padrão (que é, no caso, o FAT12).

Lei de Murphy Básica: Quanto menor o tamanho do cluster, menor será o desperdício de espaço em disco, e menor será o desempenho de acesso, leitura e gravação (pois um arquivo grande armazenado em clusters pequenos o HD vai ter um trabalho do caramba para ir "ler e recolher" os milhares - ou até milhões - de clusters que irão compor esse arquivo).

O NTFS é o melhor sistema de arquivos - falando da família "Windows" - que consegue ter um desempenho melhor com clusters menores, comparado aos outros dois. Além de inúmeras outras vantagens (como suporte à arquivos maiores que 4 GB).

Ah sim, o HD conta também. Dê preferência no mínimo à um IDE ATA 100 de 7.200 RPM.

Postado
Postado Originalmente por hemp_@17 de abril de 2006, 22:58

que tamanho de cluster o sistema NTFS usa?

Nenhum: no sistema NTFS a menor unidade de alocação é o próprio setor de 512 bytes.

Para saber mais sobre sistema de arquivos Cliquem aqui

Abração.

Postado

Mas mesmo assim, que não melhore em nada o desempenho... será que não tem um jeito de converter o sistema de arquivos do disquete que é FAT12 para pelo menos FAT16 eu até FAT32? será que existe um programa para isso? ou como o amigo falou que até no CD do windows tem essa opção... e se tem qual é o comando que se deve dar para formatar um disquete a FAT16 ou FAT32... ir pelo Fdisk (deve ser impossivel pelo FDISK...)... como?

Eu gostaria mesmo que piorasse o desempenho... fazer só por experiencia... ou até como os clusters são menores armazenar mais arquivos...

Falou...

Postado

Libra, é que eu tenho uma apostila q esta escrito isso:

Tamanho do disco - Tamanho do cluster com NTFS

Ate 512MB = 512bytes

512MB-1024MB= 1kB

1GB - 2GB = 2kB

Acima de 2GB=4kB

Postado
Postado Originalmente por hemp_@18 de abril de 2006, 20:48

Libra, é que eu tenho uma apostila q esta escrito isso:

Tamanho do disco -  Tamanho do cluster com NTFS

Ate 512MB = 512bytes

512MB-1024MB= 1kB

1GB - 2GB = 2kB

Acima de 2GB=4kB

Lá em cima está o link de onde eu tirei a informação, pode está havendo um desencontro nessa informação, talvez o autor da sua apostila não quis dizer cluster, ou o autor do tutorial do link que é o Gabriel Torres.
Postado

resposta ao amigo douglasjohan que quer converter o disquete !!!!!

no cd do windows 98 completo. va na pasta tools depois na subpasta mtsutil depois na sub pasta fat32ebd depois execute o aplicativo fat32ebd.exe e siga as instruçoes do aplicativo !!!!!!

olha ,isso é para o windows 98 ta legal ,os outros eu não sei se tem esse comando não . e eu não sei se converte o disquetes assim avulço pelas minhas informaçoes ele cria um disco de inicializaçao convertido em fat32 para melhor compatiblidade com sitemas em fat32 !!!!

eu to querendo criar um topico so sobre dicas o que vocês achan? ai vai uma :

no windows98 se você quiser tirar aquele historico de documentos recentes no menu iniciar siga os passos abaixo :

em executar digite regedit para entrar no registro do windows

depois de entrar va na quia editar e em localizar digite nodrive e deixe terminar abusca ,na janela da direita onde tem o valor nodrivetypeauto clique com o mause2 na area livre e em novo valor dword isso cria uma nova entrada renomeia com o nome norecentdocshistory e de enter para fixar deplois click nela e abria uma janela , troque o valor 0 por 1 fechea saia do regitro e tudo feito de um tempo e não tera que se preocupar

em limpar o historico da pasta recent mais o window não armazenara mais essas informaçoes

se historico estiver cheio e so limpar apasta recent Em c:windows\recent e depois não enchera mais .

Postado

hemp explica melhor esses tamanos dos clusters ai !!!!!!!

4k\8k\16\32k eu tenho um programa que convert em ate 512bytes o tamanho dos clusters e o maxblast que

é o software de diagnostico do meu hd do meu hd Maxtor.

olha so eu tenho uma duvida aqui eu converti minha partiaço primaria para clusters de 4k em fat 32 ta rodando legal o windows , mas não ta executando mais o scandisk por dentro do windows na manutençao (diz memoria insuficiente ,eu acho que e a memoria virtual ) alquem pode falar sobre isso ,e assim mesmo?? meu windows e o 98 se !!!! e engraçado na outra partiçao (D) com clusters de 16k ele executa numa boa !!!

Postado

olha so esse negocio ta meio confuso de entender um fala um troço e outro outro troço vou tentar exlicar bem diretamente e simplememnte o que eu entendi !!!!

vamos supor que eu sou um arquivo e o amigo

libra e outro arquivo eu to no meu cluster ele em outro , os clusters 5metros , mas tem os espaço vazio de 2metros no nossos clusters ,se eu quiser chagar ate o libra vou ter que passar pelos espaços vazio do meu cluster e o dele então seriam 4 metros então que eu andaria ate chegar nele , então!! os clusters sao assim quanto menores menos os espaçoes perdidos entre eles o que diminui a distancia entre os aquivos nos clusters por isso a leitura fica mais rapida quando o hd e lido ele localiza os arquivos mais rapidamente porque ?: porque tem menos espaço vazio, vamos dizer assim para caminhar entre um arquivo armazenado e outro com isso perde menos tempo lendo a unidade como eu e o libra se ao invens de 2metros vazios em nossos clusters tiver 1 metro em cada cluster e eu quiser chegar ate ele agora vou ter que caminhar apenas 2metros seria mais rápido!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...