Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

habilitando o Cache L2 do seu processador?


julio_accioly

Posts recomendados

texto retirado de:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=797...7666&na=1&nst=1

Aqui eu vou ensinar como utilizar a memória Cache L2 de seu processador para aumentar o desempenho do mesmo.

Por início, explicarei o que é o Cache L2.

O processador possui 2 memórias nele imbutidas, chamadas Cache, Cache L1 e L2(apenas máquinas de grande porte como Mainframes e processadores Xeon possuem Cache L3).

Para as pessoas que utilizam Windows como sistema operacional, o Windows tem um modo que quando se é instalado na máquina ele deixa as memórias Cache no estado Padrão, ou seja, utilizando o Cache L1 no máximo e o Cache L2 o Windows deixa no 0, este é o modo Padrão.

Para Utilizar o Cache L2 de sua máquina e deixá-la muito mais veloz,faça o seguinte:

Abra o menu Iniciar,

E clique em Executar... e escreva regedit.exe

Você entrará no Editor de Registros do Windows, onde fica todos os registros do Windows,(melhor lugar para se procurar virus quando estiver infectado).

Com o Editor de Registro aberto

Clique em Editar e depois em Localizar...

Na janela localizar, escreva SecondLevelDataCache

E mande localizar

localizado o SecondLevelDataCache você poderá ver que o último número da direita está em 0 entre parenteses,Assim:

(0)

Logo, clique com o botão direito no SecondLevelDataCache e clique em Modificar

abrindo esta nova janela, mude a Base de Hexadecimal para Decimal e digite quanto de Cache L2 sua máquina tem, o Windows reconhece o número que você escrever em KB, ou seja, o Athlon XP possui 512 de Cache L2, então você apenas digite 512.

depois de editado o valor do Cache L2 aperte F3 (atalho para localizar próxima)

para o Editor de registros localizar o outro SecondLevelDataCache, Edite este outro, e aperte F3 novamente e Edite o último SecondLevelDataCache.

==>Pronto, mais velocidade para sua máquina.

Se você não sabe quanto de Cache L2 sua máquina possui, entre no Site do Google e digite "Cache L2 (nome do seu processador)" ou algo do tipo, e ele achará sites que mostram vários Caches L2 de várias máquinas.

Eu uso um Athlon XP, ele possui 512kb de Cache L2.

QUERIA INFORMAÇÕES SOBRE A VERACIDADE DESSE TEXTO... POIS NUNCA OUVIR FALAR DISSO!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Olá a todos :bye:

Rápida explicação:

"Mémoria Cache":

Sistema de leitura/gravação de alta velocidade de memória (SRAM) entre a CPU e a memória principal.

A memória de cache ARMAZENA cópias das seções da memória principal geralmente MAIS acessadas pelo CPU para compensar a diferença de velocidade entre a CPU e a memória principal. Isto aumenta a velocidade em que o CPU pode executar instruções.

Para as pessoas que utilizam Windows como sistema operacional, o Windows tem um modo que quando se é instalado na máquina ele deixa as memórias Cache no estado Padrão, ou seja, utilizando o Cache L1 no máximo e o Cache L2 o Windows deixa no 0, este é o modo Padrão.

Nesta parte, que ele se refere aos "Sistemas Windows", não foi especificado quais sistema se aplicam e que estarei relatando abaixo:

Sistema que se beneficiam: (NT/XP/2000), segundo a microsoft e outras fontes de pesquisas, o (Win98), não estaria habilitado para tal procedimento (SecondLevelDataCache)), fato que pude comprovar por meio de teste, que SIM, está apto para recebe tal procedimento, já quanto ao (Win95/ME) não posso compravar o mesmo, por não ter testando ainda.

Antes de explicar o procedimento correto para a habilitação (SecondLevelDataCache), precisamos saber de fato, o que venha a ser ele.

SecondLevelDataCache

(Explicação detalhada pela MS e que em parte, foi adaptada por mim)

SecondLevelDataCache grava o tamanho da cache do processador no registro do windows, mais conhecido também como o Cache L2. Se o valor desta entrada for 0, o sistema tenta recuperar o tamanho da cache L2 pela Hardware Abstraction Layer (HAL) para a plataforma. Se falhar, usa um tamanho padrão da cache L2 de 256 KB. Se o valor desta entrada não for 0, será usado o valor especificado como o tamanho do cache L2 (Editado pelo usuário).

Esta entrada, é projetada como uma fonte secundária da informação do tamanho da cache, para os computadores em que o HAL não possa detectar o cache L2.

SecondLevelDataCache pode aumentar o desempenho por aproximadamente 2 porcento em determinados casos, para uns computadores mais velhos com memória ampla (mais MB de 64)dispersando páginas físicas melhor no espaço de endereço, desta maneira não haverá muitas

colisões da cache L2.

E agora a informação mais importantes, que muitos não levam em consideração:

O Pentium II e uns processadores mais antigos não tem o cache L2 direct-mapped (Mapeamento Direto), fato irrevogável e de conhecimentos de todos.

Veja baixo explicações retirado do site INTEL:

Este documento enfoca o processador in a box Intel.

O processador Intel Celeron no encapsulamento S.E.P. nas velocidades de 400 MHz, 366 MHz, 333 MHz e 300A MHz tem um cache 128-KB L2 no chip e o processador Intel Celeron nas velocidades de 300 MHz e 266 MHz não tem nenhum cache L2. Um "A" é acrescentado a "300A MHz" do processador Intel Celeron na velocidade de 300A MHz para distingui-lo como um processador com cache L2, enquanto que o processador Intel Celeron na velocidade de 300 MHz não tem cache L2. Os processadores Intel Celeron estão encapsulados em um encapsulamento S.E.P. (Single Edge Processor). O processador Intel Celeron não suporta processamento duplo.

Em outras palavras, este procedimento é somente ÚTIL/VÁLIDO para os computadores com cache L2 direct-mapped (Mapeamento Direto).

Vocês devem estar se perguntando:

"- O que viria a ser este direct-mapped (Mapeamento Direto) ?"

Explicando de um modo superficial...

O direct-mapped(Mapeamento Direto) seria uma dentre várias técnicas/modos de armazenamento da cache.

Realizando a operação via Regedit

1-Abra o Regedit

2-Localize a chave abaixo:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management]

3-Caso a chave "Memory Management" não exista, basta criá-la , no painel direito clique com botão direito (Novo- Chave) e nomeie exatamente como esta sem aspas "Memory Management".

4-Dentro da chave, clique com o botão direito (Novo-> Valor DWORD) e nomeie como SecondLevelDataCache.

5- Sigo a explicação que foi dada:

Logo, clique com o botão direito no SecondLevelDataCache e clique em Modificar

abrindo esta nova janela, mude a Base de Hexadecimal para Decimal e digite quanto de Cache L2 sua máquina tem, o Windows reconhece o número que você escrever em KB, ou seja, o Athlon XP possui 512 de Cache L2, então você apenas digite 512.

6-Reinicie o windows para que as alterações tenham efeitos

Qualquer dúvida, entre em contato

Um abraço,

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

SecondLevelDataCache grava o tamanho da cache do processador no registro do windows, mais conhecido também como o Cache L2. Se o valor desta entrada for 0, o sistema tenta recuperar o tamanho da cache L2 pela Hardware Abstraction Layer (HAL) para a plataforma. Se falhar, usa um tamanho padrão da cache L2 de 256 KB. Se o valor desta entrada não for 0, será usado o valor especificado como o tamanho do cache L2 (Editado pelo usuário).

Esta entrada, é projetada como uma fonte secundária da informação do tamanho da cache, para os computadores em que o HAL não possa detectar o cache L2.

Mas como saber se o HAL não falhou e pegou o tamanho certo da L2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Saudações!

Gostaria de contestar uma informação aqui dada: a de que os processadores Athlon XP possuem 512kB de cache L2.

Segundo artigo retirado daqui mesmo:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/951

Somente alguns modelos do Athlon Xp possuem 512 de cache: aqueles com núcleo barton (a citar: Athlon XP 2500+, Athlon XP 2600+ de clock interno de 1,90 GHz, Athlon XP 2800+ de clock interno de 2,08 GHz, Athlon XP 3000+ e Athlon XP 3200+).

Possuo um Athlon XP 2200+. Então, pelo artigo, tenho 256KB de cache l2.

De fato constatei pelo posto #1 de julio_accioly que o valor do SecondLevelDataCache do meu computador está igual a 0 (Zero). Porém, se eu não tiver entendido errado a explicação no post #2 de Bruno Barros, mesmo que zerado, o meu computador, caso precise, vai recuperar o valor de 256 KB para usar de cache L2. Diantes destas premissas, como meu processador temno máximo 256KB de L2, portanto, me corrijam se eu estiver errado, para mim, tal procedimento de renomeamento manual de nada adiantaria! (De uma forma ou de outra, o Windows aqui vai usar - se necessário - os 256KB que tenho máximo aqui de L2).

Parabens pelo post elucidativo.

Submeto para análise o que escrevi, pois qqer erro podem ser prontamente corrigido por quem entende mais do assunto.

[ ]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Eu tenho a mesma dúvida do morihideki (post#5): "Mas como saber se o HAL não falhou e pegou o tamanho certo da L2?"

Eu tenho o PC da minha assinatura, com WinXP Pro v.2002 SP2. Se o WinXP tiver usando apenas 256Kb, estou no preju., já que o proc. tem 2MB de cache L2 (estou certo?). Já fiz algumas alterações no registro que deram certo, mas não prejudicarei o meu sistema colocando manualmente os 2048Kb no registro?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • mês depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

Mas e no meu caso?! Tenho um athlon X2, sendo assim... ele tem duas cache L2, antes quando tinha um p4 3.0, deu uma melhorada mexer na cache, mas e agora nesse que tem duas... como habilito as duas? Crio duas chaves... ou só faço o mesmo? Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

Pessoal, essa dica só funciona com Pentium II ou anteriores, como o Bruno explicou, que não têm mapeamendo direto do cache. Em todas as plataformas superiores o valor deve ficar em 0 (zero) porque a HAL detecta o tamnho do cache. A HAL não falha nas máquinas novas!

Bruno, é ao contrário, esse processo só é útil para máquinas que NÃO têm mapeamento direto, onde a HAL pode falhar.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Eu n acho o SecondLevelDataCache, já procurei muito!

Olhem a print screen!

PS.jpg

O q faço???

-------------------------

Com o Editor de Registro aberto

Clique em Editar e depois em Localizar...

Na janela localizar, escreva SecondLevelDataCache

E mande localizar

localizado o SecondLevelDataCache você poderá ver que o último número da direita está em 0 entre parenteses,Assim:

(0)

Logo, clique com o botão direito no SecondLevelDataCache e clique em Modificar

abrindo esta nova janela, mude a Base de Hexadecimal para Decimal e digite quanto de Cache L2 sua máquina tem, o Windows reconhece o número que você escrever em KB, ou seja, o Athlon XP possui 512 de Cache L2, então você apenas digite 512.

depois de editado o valor do Cache L2 aperte F3 (atalho para localizar próxima)

para o Editor de registros localizar o outro SecondLevelDataCache, Edite este outro, e aperte F3 novamente e Edite o último SecondLevelDataCache.

Eu já vi essa dica varias outras vezes, mas da mesmo forma q das outras, n acho essa chave, "SecondLevelDataCache", vou em localizar e escrevo isto, mas o regedit n encontra nada!!! Se eu procurar manualmente tb n encontro!!!!

Como faço então???

Abração!

-------------

Já descobri como!

É só criar a chave... :)

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!