Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É preciso rotear o modem?


Elielton

Posts recomendados

Caros irmãos,

Quando eu solicitei velox pra casa, não falei nada pro pessoal da telemar que queria dividir a conexão com um vizinho, pois, depois que eles tivessem instalado, nós iriamos dar um jeito de dividir a conexão, através de um servidor, ou hub, ou roteador, ou switch, o que quer que seja. Quer dizer, pra gente o importante era que eles instalassem apenas em uma máquina a velox.

Só que como o técnico nos pareceu boa praça, nós revelamos o nosso "plano" pra ele. Então, ele disse que dava pra fazer a conexão entre a minha máquina e a do vizinho sem a necessidade de estabelecer uma rede (servidor) ou de um hub, sendo que pra isso ele precisava somente trocar o modem que ele trouxe (D-Link - o número eu não lembro) por um Speedstream 5200 e que nós lhe pagássemos pelo serviço extra. Aí, ele saiu e já voltou com esse modem Speedstream 5200.

Depois, rapidamente ele estabelceu a conexão na máquina do vizinho através da porta USB e na minha através da placa de rede, sem ter mexido no modem. Nesse caso, as duas máquinas conectam-se independentemente de uma ou outra estarem ligadas. Mas o técnico disse que isso só era possível com apenas duas máquinas.

Diante desse fato, gostaria de saber:

1. O modem Speedstream 5200 que ele trouxe já veio roteado ou, no nosso caso (conexão entre apenas duas máquinas), ele não precisa estar roteado?

2. Caso seja necessário, como faço pra rotear um modem dessa mesma marca (Speedstream 5200)?

3. O cabo de rede que está conectando a minha máquina ao modem está cross over ou reto?

4. Que configurações são necessárias no XP pra conectar uma máquina via USB e outra via placa de rede? As configurações serão idênticas ou diferenciadas?

Obs: Estou fazendo essas perguntas porque tenho um colega que quer contratar a velox pra dividir somente com uma vizinha e, nesse caso, ele mesmo queria fazer o mesmo que o técnico fez aqui em casa, sem ter que pagar a mais por isso.

Agradeço as colaborações.

Elielton.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possivelmente esse modem speedstream já seja roteador, ou seja, ele distribui o sinal pelas portas de saída, ou seja, um de lan e uma USB.

Hoje em dia quase todos modelos de modem ADSL são roteadores também. E não existe nada de vergonhoso em querer ligar dois ou mais micros numa rede para que tenham sinal da internet. Afinal, o sinal ficará dividido e você seria o prejudicado, e não a companhia telefônica.

No caso se quisesse mais micros ligados paar receberem o seu sinal teria que usar um hub, o cabo de rede que sai do modem iria na entrada uplink do hub e os cabos das máquinas iriam ligados nas outra entradas no hub.

O cabo que vai ligado do modem até o seu computador é ponto-a ponto, cabo cross serve para ligar duas máquinas via placas de rede.

No caso do windows Xp, ele detecta o sinal da internet se vem pela porta USB ou pela placa de rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!