Ir ao conteúdo

Cache l1 e l2

Johny

Posts recomendados

Postado

Tenho um XP 1800+ (heheh) ultimamente, em algumas aplicacoes 3D (jogos) depois de algum tempo, o pc reboota do nada, já formatei e o problema continua, para parar c essa chatisse, eu programei na BIOS que a memoria funcionasse 1:1 com o processador, e dei um UnderClock no meu XP, XP 1800+ @ 1437 (125 x 11.5)(é triste!!). deu certo por um tempo, depois parou d funcionar já que a performance da minha VGA cai desgrassadamente. Peguei uns programinhas pra teste, como o SIS SAndra e o BurninTest, tetsei minha memoria a diversos clocks, nenhum problema nunca era encontrado, até deixei o meu pc durante 6 horas cauculando PI, deve ter achado u mnumero monstruoso ,mas td funcionou certinho. só me resta testar o Cache L1 e o L2, o L2 eu desativer e mesmo assim o pc Rebootava, tentei desativar o L1, ams o pc demorou 5 min só p entrar no Windows, contra os 15 normais!!! eu tive alguma luz, ou alguma tentativa q eu fiz me apontou q o problema estava no cache do processador, se algeu mven tendo problemas parecidos me dá u mtoque, ou or favor, alguma alma caridosa me de uma dica de algum programa q teste o Cache!!

Desde já,

Obrigado

• Membro VIP
Postado

você já verificou a temperatura? 15 minutos para entrar no windows? :crazy:

A primeira coisa a dar problema por causa da temperatura é a memória cache...

Postado

eu entro no winmdows em 15 segundos!!! se desligar o cache L1 (q roda a 1.533) ele demora 15 minb, porque aí ele usa a ram como cache.. e a ram é uma lepra!! 266!!

a temp fica a 62 no max, rodandu programa d torrar cpu!! e normalmente a 53...

valeu!!

Postado

Parece problema de temperatura. você já experimentou pegar a temperatura no hardware monitor (no setup da bios) logo que o micro reinicia?

Postado
Postado Originalmente por Johny@05 Junho 2003,14:15

a temp fica a 62 no max, rodandu programa d torrar cpu!! e normalmente a 53...

não é por nd, mas essa temperatura tá alta!!

:ui:

deve ser a causa dos seu problemas!!!

coloca um cooler melhor e um fan adicional na parte superior traseira do gabinete, na função de exaustor, pra melhorar a circulação de ar, da uma olhada pra ver se não tem nenhum flat que atrapalhe o ar perto do cooler...

acho que se conseguir baixar a temp media pra uns 45 graus e maxima pra uns 50 e poucos vai melhorar mt!!!

t++

:hehehe:

• Membro VIP
Postado

Então você deveria ter c expressado melhor Johny :chicote:

Use o Prime95 para testar a memória cache, pegue no Google, mas do jeito q tá indo as coisas acho q num vai rodar também...

Verfique também os drivers AGP (pegue o mais atualizados) e veja c o fast-write está desativado na bios (deixe-o assim) =:-)=

Postado

Nem sei q parada é essa d fast-write, acho q não tem não... vou usar o prime95 e depois posto aqui, mas eu usai aquele programa q te mlah no premeiro post desse forum um tá d CPU Stress e deu tdd certo!!! não é temperatura não, ela esta do mesmo jeito q sempre esteve, o cooler rodando do mesmo jeito.

Nem uso cooler d exaustauim na torre porque uso o pc aberto, dentro dele, todos os cabos estão escondidos, não estão obstruindo o cooler ou nada q possa pprejudicar o pc... o meu cooler é um da AVC acho q 80 qualquer coisa.. hehe mas ele é suficiente pro meu XP 1800, seugtra até XP 2400, mas eu pretendo trocá-lo sim, por um volcano 9 ou por um volcano 11, talvez por um 7!! meus drives agp estão atualixzados, Via 4in1 4.47...

só isso....

valeu!!

• Membro VIP
Postado

Acho que não é temperatura. Pelo menos não do processador. Sua placa de video fica muito quente?

você já instalou drivers atualizados da placa de video, da placa de som e o directX? Muitas vezes é problema de drivers.

Pode ser memória também. você deveria tentar rodar com ajustes padrões da BIOS pra ver se continua instável.

Outra possibilidade é a fonte. Diga como ficam as tensões quando você roda algo pesado.

• Membro VIP
Postado

to crendo também que seja a fonte ou a memória mesmo!

como o sledge passou ai, mesmo com a config mais relaxada possivel

use o memtest86 pra testar a memória, é  um bom programa!

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Johny@05 Junho 2003,21:17

Nem sei q parada é essa d fast-write, acho q não tem não...

Tem sim amigo! Procura q você acha, lá nas opções AGP, deixe desativado. Isso aí pode causar este tipo d problema...

Postado

e uandei testando jogar c o asus pc probe ligadu, o pc nem passava d 58º, ams agora eu peguei um Volcano 11, td d cobre, lindo, hehehe q rugulador.. etc etc etc... parou d dar aqueles problemas, e to conseguindo botar o FSB até 147 mesmo c a minha memoria Micron lixona... bem, parece q era a temperatura, masmo q nau mestuivesse taumalta assim,,, moh pena porque se o processador tiversse ######, estava na garantia, aí eu ia pegar um XP 2400... #####, vou ver se douuma martelada no meu processador... uahuahuahuha brincando, no max eu tiro o cooler c o pc ligado e o prime 95 rodando.. uahuahuha

valeu!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!