Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dual boot


LordWoMeN

Posts recomendados

Tinha 2 windows XP em meu HD(em partições diferentes). Queria deletar um deles. Para isso, bootei o windows que queria continuar a usar(que estava datado como C:) e no menu "meu computador" cliquei com o botão direito do mouse em "Formatar" na partição D:(partição esta que havia o windows que queria apagar). Feito isso, tudo foi apagado dessa partição(todos os arquivos do windows que queria formatar), mas mesmo assim o windows continua a reconhecer a partição e na tela de boot continua a aparecer a inicialização pelos dois windows(lógico que quando tento dar boot pela partição que foi formatada, o windows não inicia).

O que eu queria, era que não aparecesse mais o Dual boot, e que o HD não ficasse particionado, tendo a penas a partição com o windows. Como faço?

Obs.: não consigo dar boot pelo cd-rom do windows, quando tento diz que o arquivo i386 está corrompido, já testei outros cds e da a mesma coisa, inclusive já bootei outro computador com este cd e deu tudo normal, pode ser que seja o drive de Cd-rom, mas como queria apenas resolver este problema da inicialização, acredito que tenha apenas que editar alguns arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para sair a tela do dual boot, vá no painel de controle e abra as propriedades do sistema. Abra a guia avançado e clique em Configurações, no ítem inicialização e recuperação. Desmarque a opção "Exibir lista dos sistemas operacionais..."

Para manipular as partições, instale o partition magic. Depois use o comando merge para juntar a partição do windows com a outra partição. (As partições têm que estar com o mesmo sistema de arquivos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, outra forma de retirar o outro sistema operacional da lista no menu de boot é editando na mão o boot.ini(arquivo oculto) que se localiza na raiz da partição correspondente(no caso c:).

Vamos supor que tenho o Win2k e o WinXpPro, tenho uma controladora IDE, um HD-IDE e duas partições. Na primeira partição o WinXpPro e na segunda o Win2k. A pasta do sistema do WinXpPro é a \WINDOWS e a do win2k é a \WINNT.

O sistema default é o XP caso passe os 30 segundos e o usuário não selecionar um sistema.

[boot loader]

timeout=30

default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional"/fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINNT="Microsoft Windows 2000"/fastdetect

onde:

[boot loader]

timeout=30 é o tempo que o menu será exibido para escolha dos sistemas.

default=*caminho, localização do sistema operacional padrão caso os 30 segundos sejam ultrapassados.

[operating systems]

*caminho dos sistemas

*No caso dos caminhos, vou explicar com é configurado em discos que não são SCSI:

.............................................

multi() identifica em qual controladora o disco se encontra. Os valores são 0 e 1 que são a primeira e segunda controladora, respectivamente.

Ex:

tenho duas controladoras e um disco que está na primeira controladora. Então o valor será multi(0)

tenho duas controladoras e um disco que está na segunda controladora. Então o valor será multi(1)

.............................................

disk() Sempre vai ter valor zero(0) quando o existir o multi. O valor do disk só é diferente de zero(0) quando é utilizado discos SCSI, que não é o caso.

Ex:

Certo

multi(0)disk(0)

multi(1)disk(0)

Errado

multi(0)disk(1)

.............................................

rdisk() identifica o disco dentro da controladora, o valor zero(0) significa este é o primeiro disco da controladora e o valor 1 que é o segundo disco da controladora.

Exemplo de uma controladora com dois discos.

multi(0)disk(0)rdisk(0) primeiro disco da primeira controladora

multi(0)disk(0)rdisk(1) segundo disco da primeira controladora

.............................................

partition() identifica a partição que o sistema operacional em questão está instalado.

<strike>Importante</strike>

O valores aqui começam do 1, diferentemente dos outros valores citados até agora que começam a partir do zero(0).

Ex:

Um sistema operacional que está na primeira partição, do primeiro disco da primeira controladora.

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)

Um sistema operacional que está na segunda partição do primeiro disco da primeira controladora.

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)

.............................................

/windows Identifica o local onde se encontram os arquivos do sistema operacional. Nas instalações padrão é a pasta windows que fica na raiz do partição.

Ex: c:\windows

.............................................

="Microsoft Windows XP Professional" é apenas o nome que será exibido na lista do menu de boot.

Poderia ser ="Windows XP Professional" hehehe

.............................................

/fastdetect é uma chave que é incluida em todas as opções de sistema operacional do arquivo boot.ini, com exceção de linhas que correspondem ao windows 9x ou Me.

.............................................

Resumindo:

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

\windows => pasta do sistema

partition(1) => primeira partição

rdisk(0) => primeiro disco

multi(0) => primeira controladora

Com essas alterações você conseguirá retirar o outro sistema da lista. Dai para juntar as partições acho que só com o

Partition Magic mesmo.

Aprendi isso aqui http://www.juliobattisti.com.br

Espero ter ajudado a esclarecer o menu de boot... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!