Ir ao conteúdo

BOOT SATA LENTO

sydpiper

Posts recomendados

Postado

Procurei isso no fórum e não achei nada..então vou postar.

Meu HD SATA está BOOTANDO muito mais lento do que o mesmo modelo anterior em ATA

Já descobri o porque mas não sei como resolver isso.

O Windows XP está procurando todos os boots primeiro mesmo quen ão existam (IDE, CD) e só depois parte pro SATA.

Sim, já fui na BIOS e dei preferência para o BOOT no SATA. Mas me parece problema fisico ou é do Windows mesmo?

Pois, assim que desativei o CD-ROM ele passou das onze barrinhas com o SATA para apenas 3 sem o cd-rom.

Ele está procurando primeiro o BOOT no CD-ROM e só mais tarde no SATA mesmo especificando na BIOS.

Um tempo atrás li um dica que falava sobre desativar o cd-rom na inicialização mas mesmo assim ele funcionaria no XP quando carregasse mas não achei mais onde vi essa mensagem

Alguém passa por algo parecido ou saberia o que fazer?

O PC é:

Pentium D 805

Placa INTEL GTP

G-FORCE 6200

SATA SAMSUNG 160

GRAVADOR LG 6182B

Postado

Procurei isso no fórum e não achei nada..então vou postar.

Meu HD SATA está BOOTANDO muito mais lento do que o mesmo modelo anterior em ATA

Já descobri o porque mas não sei como resolver isso.

O Windows XP está procurando todos os boots primeiro mesmo quen ão existam (IDE, CD) e só depois parte pro SATA.

Sim, já fui na BIOS e dei preferência para o BOOT no SATA. Mas me parece problema fisico ou é do Windows mesmo?

Pois, assim que desativei o CD-ROM ele passou das onze barrinhas com o SATA para apenas 3 sem o cd-rom.

Ele está procurando primeiro o BOOT no CD-ROM e só mais tarde no SATA mesmo especificando na BIOS.

Um tempo atrás li um dica que falava sobre desativar o cd-rom na inicialização mas mesmo assim ele funcionaria no XP quando carregasse mas não achei mais onde vi essa mensagem

Alguém passa por algo parecido ou saberia o que fazer?

O PC é:

Pentium D 805

Placa INTEL GTP

G-FORCE 6200

SATA SAMSUNG 160

GRAVADOR LG 6182B

:: O windows xp não procura boot irmão

Você reinstalou o windows neste HD Sata? Instalou os drivers do teu controlador SATA?

Aguardo sua resposta! :joia:

Postado

ME expressei mal

o BOOT está sendo procurado primeiro no SATA

SIM, instalei o XP direto no sata, não deu problema nenhum

reconheceu tudo numa boa(to na duvida se ta funcioanndo em uma velocidade SATA mesmo mas ai é outra historia)

To com XP e servive pack 2 com todo atualizado...não instalei nenhumcontroladora ...o xp instalou tudo sem problemas...

só essa lentidão que me estressa....

Postado

Caro, então achamos seu problema!

Na instalação do windows xp, logo depois do autorun do cd, ele pergunta se você quer instalar drivers scsi ou raid de terceiros e pede para que você aperte F6, você DEVE apertar F6 e ter os drivers da tua controladora em disquete, pois na instalação ele vai pedir os drivers, informa ai qual a tua placa mãe que posso tentar ajudar a encontrar os drivers (normalmente tem no cd da placa mãe).

Qualquer dúvida, há tópicos por aqui mostrando como se instala.

Boa sorte!

Postado

Cara, mas não entendi...pra que precisa apertar F6 se o XP consegue instalar normalmente?

Minha placa-mãe é uma INTEL GTP como eu disse acima..

Na verdade o "problema" é que na hora daquela barrinha do XP, com o SATA ele ta dando 11 voltas e com o IDE dava apenas 4.

O que descobri foi o que eu disse...o SATA sendo inicializado por ultimo mesmo eu já tendo configurado zilhoes de vezes o BOOT para primeiro no HD.

Agora se eu desabilitar o CDROM, o ciclo passa a ser novamente so de quatro ciclos...

Mas não entendi, prq que precisaria de drivers?

Postado

A controladora SATA das placas mães precisam de um driver que normalmente vem num cd ou disquete, na instalação do Windows, aperte F6 logo que perguntar se quer instalar raid ou scsi de terceiros (acho que é assim) então ele vai solicitar o disquete.

boa sorte!

Postado

Consegui resolver o problema!!

No micro que acabei de comprar motherboard K8N Neo4 PLatinum, estou com o CD-ROM e DVD nas IDEs e um HD SATA. Estava com o mesmo problema, a barra de inicialização do windows, aquele que fica correndo, passava, parava, ficava um tempo parada, ai corria de novo depois parava, era muito chato. verificando o gerenciador de dispositivo em Controladores IDE ATA/ATAPI ele deixou tudo como Serial ATA Controler, e isso estava deixando a inicialização lenta, não sei porque, ai fui no site da NVIDIA, entrei em download de drivers, selecionei plataforma NForce4, peguei o pacote de instalação de drivers, desinstalei tudo que estava no meu micro, e instalei a ultima versão que peguei no site da Nvidia que é a Nforce4 6.70. Reiniciei o micro e, MARAVILHA, funcionou perfeitamente, agora a barrinha passa apenas 3 vezes sem parar e inicializa muito rápido, e verificando o Gerenciador de Dispositivos, ele deixou o que é IDE no seu devido lugar, hehehe, e também instalou os drivers SATA, ou seja, agora tem dois canais IDE e dois canais SATA. Enfim, espero ter ajudado.

Abraço.

Postado

Rapaz, fiquei confuso

vou testar isso aqui também

mas o porque do NVDIA com SATA?

Testa ai depois me diz se deu certo, se não encontrar os drivers me passa o modelo da sua placa mãe.

Postado

Entendi!!

IDE SATA_IDE driver version 6.22 (WHQL)

Agora só não entendi ainda o que tem a ver com a NVIDIA

Minha placa é

INTEL GTP

com

HD SAMSUNG SP1614C

GEFORCE 6200

PENTIUM D

Postado

Entendi!!

IDE SATA_IDE driver version 6.22 (WHQL)

Agora só não entendi ainda o que tem a ver com a NVIDIA

Minha placa é

INTEL GTP

com

HD SAMSUNG SP1614C

GEFORCE 6200

PENTIUM D

Minha placa é da MSI e tem chipset da NVIDIA, é que no site da NVidia tinha driver mais novo que no site da MSI, entendeu?

Postado

Minha placa é da MSI e tem chipset da NVIDIA, é que no site da NVidia tinha driver mais novo que no site da MSI, entendeu?

Rapaz...descobri...no meu caso é update da BIOS

Minha bios tem dezens de defeitos que foram sendo corrigidos desde maio de 2005.

Inclusive um deles é:

Fixed long system delays while booting with Intel® Active Management Technology

IDER enabled and SATA drives attached to the system.

Agora é ter coragem de atualizar minha bios....

estou lendo sobre como fazer backup dela primeiro....da ultima vez que fui fazeer update de bios detonei-a

:S

Postado

é...não deu certo

digo, atualizei a BIOS normalmente...mas não adiantou muita coisa em relação ao sata...aliás ainda não sei no que adiantou a´lém de mudar o logo da intel....

estou caçando o que posso fazer...meu sistema está igual ao que o seu estava antes...com IDE e SATA tudo no mesmo lugar...

é só tirar o cd-rom que o boot não passa de 3 barrinhas...

Postado

é...não deu certo

digo, atualizei a BIOS normalmente...mas não adiantou muita coisa em relação ao sata...aliás ainda não sei no que adiantou a´lém de mudar o logo da intel....

estou caçando o que posso fazer...meu sistema está igual ao que o seu estava antes...com IDE e SATA tudo no mesmo lugar...

é só tirar o cd-rom que o boot não passa de 3 barrinhas...

Me passa os dados da sua placa mãe, vou ver o que posso achar pra você pra te ajudar.

Postado

é essa aí em cima

peguei um driver no site da intel pra raid/sata mas ele diz que não encontra o hardware nescessario, peguei outro arquivo que faz uma copia em disquete pra instalar durante a instalaçºao do windows mas somesmo quando reinstala-lo..pois fiz com ele instalado e dá erro.

a placa é a que eu disse acima

INTEL GTP

Chipset: 945G

Socket 775

e agora com a bios mais recente

8369 senao me engano..é algo com oito

Postado

é essa aí em cima

peguei um driver no site da intel pra raid/sata mas ele diz que não encontra o hardware nescessario, peguei outro arquivo que faz uma copia em disquete pra instalar durante a instalaçºao do windows mas somesmo quando reinstala-lo..pois fiz com ele instalado e dá erro.

a placa é a que eu disse acima

INTEL GTP

Chipset: 945G

Socket 775

e agora com a bios mais recente

8369 senao me engano..é algo com oito

Ela possui Nforce?

Qual destas é a sua?

945G Neo2

945GM2 Series

945G Platinum

945G Neo

Postado

tentei editar e não consegui...

entendi o que você falou, comprei a placa num revendedor oficialda intel

e pelo que me parece esses chipsets sao terceirizados..acho que não se aplica a minha placa....ACHO!

Vou postar depois tudo que já fiz...era pra editar mas deu erro aqui no trabalho....

Rapaz...agora você me pegou.

Estou no trabalho agora..só de noite pra olhar isso

Mas nunca vi isso no site da intel, voce pegou de onde isso ai???

O que achei no site da intel foi aqui:

http://www.intel.com/products/motherboard/d945gtp/index.htm

Chipset Intel® 945G Chipset

E sei que a placa é da série Classics da intel

Eu realmente(apesar de trabalhar cm informatica) estou sem a menor noção se tem ou não NFORCE.

Dos citados acima o que mais chegou perto foi o 945G NEO2 e o 945GM2 pois os outrs tem audio com 7.1 e minha placa é apenas 5.1

Se ajudar, uso PCI EXPRESS, DUAL channel com DDR2.

Agradeço desde já a ajuda ...

EDITADO: Pelo que entendi seria chipsets terceirizados. Acho que minha placa é totalmente intel pois comprei de um revendedor oficial.

Vou postar também o que fiz ontem daqui a pouco..

EDITADO: Do problema inicial do tópico até agora:

1. Desabilitei um dos IDE não utilizados , não adiantou.

2. Atualizei a BIOS com sucesso, não adiantou.

3. Baixei um software para o chipset atualizado, não adiantou. (INF: Intel® Chipset Software Installation Utility [iNF_ALLOS_7.2.2.1007_PV.EXE] (944KB))

4. e outro drive que so tenho o link em casa ( o site da intel é monstruosamente grande e desorganizado) em que criava um disquete para instalar durante o famoso F6. Mas de acordo com as intruções não é recomendado instalar com o SO Já instalado e como BOOT então vou tentar instalar o windows fazendo essa etapa já que assim deu erro.

E TAMBÉM...andei lendo que o XP emula o SATA como IDE PARALELA por isso as vezes fica abaixo do esperado..mas aí é outra história...eu quero consertar primeiramente esse BOOT lento que irrita...

Postado

Isso, eu instalei o meu precionando F6 na instalação do Windows, mas mesmo assim ele ficou lento, só melhorou depois de atualizar os driver. Vou ver o que encontro aqui pra você de driver.

Em relação aqueles dados, peguei no site da MSI.

Postado

Foi exatamente esse que eu instalei via F6

Fiz backup do meu windows se por acaso desse pau(tô com um HD velho em IDE) não deu pau..mas também não mudou absolutamente nada de nada.

Ainda mais que depois ele pede para instalar o chipset da placa com o cd que vem...ai voltou os mesmos drivers que já estavam antes.

Dá só uma olhada em duas telas. Uma no ge renciador de dispositivos e outra do intel desktop utilities que comprova que o SATA está realmente funcionando em ATA 100

Samsung não tem drivers pra HD...é coisa do windows...tem uma explicação que o XP converte o sata pra ata paralelo..mas não explica como mudar isso

post-70948-1388491435622_thumb.jpg

Postado

Amigos, também estou tendo problemas de lentidão com a inicialização do meu micro. Uso um mb a8n-s e hd seagate 160gb.

É como se ele travasse, demora um século só para o computador ligar. Depois, beleza.

Outra coisa: o XP não reconhece os 160gb só 152gb.

O que poderia ser?

Obrigado

Postado

Amigos, também estou tendo problemas de lentidão com a inicialização do meu micro. Uso um mb a8n-s e hd seagate 160gb.

É como se ele travasse, demora um século só para o computador ligar. Depois, beleza.

O que poderia ser?

Obrigado

Cara quanto ao boot eu ainda to na guerra..tá igual ao meu

mas esse de reconheceer...é conta....se você procurar no Clube do Hardware você acha a explicaºao pra isso

tem a ver com aproximação dos 1024 bytes que fazem e tal....

Postado

O que poderia ser?

Obrigado

Pessoal insistam nos e-mail pra ASUS, ou pra Seagate, pra vero que eles falam.

O meu acontecia exatamente igual o seu, a barrinha, para, fica um tempo parada depois continua depois parava de novo, ai depois que eu atualizei os drivers da placa mãe, aquele pacote, só que não baixei da MSI, baixei do site da Nvidia, ficou ótimo, agora a barra passa 3 vezes e inicializa. Mas quando coloco meu hd antigo pra pegar algo, na inicilialização ele demora um pouco porque reconhece tudo. Mas o meu está perfeito.

Outra coisa o drive de audio também, o drive AC97 que vem no cd, deixa o microfone super baixo, não tem condições de usar o Skype, ai instalei novamente drivers da audio da Nvidia, e novamente funcionou perfeitamente.

Abraço, estou a disposição pra ajudar vocês com as pesquisas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!