Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc sem aterramento


Speed Storm

Posts recomendados

O meu pc não está aterrado, pois na minha rede eletrica o cabo terra não está ligado, Gostaria de saber

se por conta disso , mesmo eu nunca tendo tocado na parte interna do meu pc, os componentes do mesmo podem estar sofrendo danos causados pela estica, supostamente causada pela carencia de um fio terra na minha rede eletrica.

OBS: o meu gabinete nunca deu choque!

Agradeço desde já a colaboração de todos que puderem ajudar. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu pc não está aterrado, pois na minha rede eletrica o cabo terra não está ligado, Gostaria de saber

se por conta disso , mesmo eu nunca tendo tocado na parte interna do meu pc, os componentes do mesmo podem estar sofrendo danos causados pela estica, supostamente causada pela carencia de um fio terra na minha rede eletrica.

OBS: o meu gabinete nunca deu choque!

Agradeço desde já a colaboração de todos que puderem ajudar. :joia:

Pode sim.

Além de protegê-lo contra choques elétricos.

O aterramento é a referência 0V para o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBS: o meu gabinete nunca deu choque!

inverta os pinos(plugue) do estabilizador(se você usa) ou o q estaja conectado na tomada, ai fique descalço e de um agraço gostoso no teu PC, ai tu vai sentir uma "emoçãozinha",

ele vai dar ums xokes, hehehe

como o amigo RSFJR disse, proteje sim!

contra estaticas e descargas eletricas, pois o circuito interno foi projetado usando o Terra

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente eu também não tenho aterramento ha uma penca de anos e nunca tive problemas, mas...

isso torna meu PC desprotegido, talves nunca de problemas, mas em uma condiçao adversa eu não poderei contar com esta proteçao extra e pode danificar algo,(toda proteção que você poder fazer é bem vinda),

ai depende da sorte, o q não é de confiança

quanto aos sintomas podem ser varios, desde um sistema com defeitos não estão evidentes, que ficam sacaneando por não se apresentarem de uma forma clara, ou algo pifado de vez

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais, tem perigo de queimar as peças ou isso é lenda porque eu conheço diversas pessoas que tem pc sem aterramento a muuito tempo e nunca tiveram problemas de placas danificadas!

P.s: quais seriam os sintomas??

Como eu disse lá em cima, tem perigo de queimar sim.

O Terra é o Referencial 0V.

A fonte do seu PC vai aquecer menos com o Terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Como eletricista profissional afirmarei e darei exemplo de como a falta de aterramento em um computador pode ser prejudicial à maquina e ao usuário: pra começar a tomada é polarizada - e os fabricantes não gastam grana em coisa imprestável -, pois a inversão provocará uma verdadeira balbúrdia no sistema de proteção como nos varistores. Estando com o estabilizador instalado no mesmo quando examinadas as saídas elétricas continham a mesma tensão do positivo nas saídas do neutro e do terra o que equivale dizer que o "bichinho" estava pondo fogo pelas ventas, defeito que só pode ter sido provocado pela falta de aterramento e usado assim por muito tempo. Fui atender um cliente que eu sabia usar aterramento e logo fui ligando meu pendrive, ele fez um breve aparecimento e nunca mais funcionou, motivo: alguém desligou o estabilizador da tomada certa ligando outro dispositivo e ligou o computador em uma tomada comum - usando aquela tomada que elimina o terra, acho que é proibida, mas se encontra por aí -, e quando excutei medição no gabinete do computador e em nossa região a tensão nominal são 220V esta mesma tensão foi medida no gabinete. Li no GHD um dos grandes técnicos de lá afirmando que o aterramento é para proteger o usuário e não o computador, discordo totalmente, o aterramento serve para proteger tudo. Há uma ligação na fonte que envia para o gabinete tensão terra, mas se esta não está presente... por consequencia a mobo sofre muito com esta teimosia, acho que os fabricantes deveriam incluir algo nos processadores para quando "sentirem" a falta de aterramento desligarem o computador e só funcionando normalmente após instalação adequada. Penso até nos orgãos públicos que deveriam exigir aterramento correto quando fossem emitir a certidão do habite-se (A certidão do habite-se é um documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo-se as exigências (legislação local) estabelecidas pela prefeitura-Google).

É uma irresponsabilidade, uma loucura um técnico afirmar tamanha besteira assim: TRABALHO A MUITO TEMPO E NUNCA TIVE PROBLEMAS COM A FALTA DE ATERRAMENTO NO COMPUTADOR. Isto poderá ser considerado como pôr a arma na mão do criminoso, cuidado e voltem aos livros, lembre-se de uma coisa simples, mas que não está sendo levada em consideração: POLARIDADE. O perigo nisto aqui é que a maioria dos técnicos são autodidatas e esta deficiência escolar lhes faz muita falta, também sou autodidata com a diferença que fiz muitos cursinhos, perguntei e continuo perguntando para saber sempre mais e não me considero conhecedor profundo, enfim desejo continuar sempre apredendo com humildade. Diz o ditado: que o sábio estará sempre aprendendo quanto ao *****, ah! Este sabe tudo, ou mais menos isto o enunciado. Um lance também por mim observado: estes que se dizem "técnicos", não conhecem nada de eletricidade e sabem somente que um fio da choque e outro não os princípios das grandezas da eletricidade são absolutamente ignorados ou desconhecidos sendo assim muito pior. Como exemplo posso citar a confusão diante da diferença gritante entre terra e neutro: o neutro é gerado a partir do zero da senoidal dentro do transformador e o terra vem da grande MÃE TERRA então, referir-se a ambos como a mesma coisa é o mesmo que não saber a diferença de uma carreta para um fusca, digamos.

Outra que não me convence, porém aceito: são os esbilizadores que aterram, melhor que certas aberrações no referencial desse assunto.

Por favor, sempre aterrem seus computadores e não valerá jarros grandes ou pequenos de plantas nos apartamentos, pregos ou parafusos em parede. Não pode furar colunas de concreto para alcançar a ferragem e partindo pro terra através das ferragens esta ação gerará stress-corrosion sendo assim a pior solução. Colocar haste para aterramento sem liga-la a haste do padrão de entrada da concessionária melhor não pôr nenhuma porque em uma ação de raio criará uma diferença de potencial e aí, aí, aí CUIDADO. Outra que deve ser evitada é jumpear na tomada 3 pinos polos neutro e terra é melhor deixar sem aterramento - eletricistas comuns fazem esta ligação em chuveiros criminosamente -, bom mesmo e neste caso em que a teimosia e a ignorância vencem a razão e o bom senso é ligar na tora, diretamente sem dó nem piedade na tomada de energia comum, destas com dois polos usando para o sucesso da operação um eliminador, literalmente um eliminador de terra. :)

Agenor B. dos Anjos - Porto Seguro - Bahia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte dos "Sintomas", vale lembrar que a grande maioria dos componentes não tem meio termo, ou está intacto ou está pifado. Os capacitores, que até tem "meio bom, pé-na-cova, quase morto", são mais afetados pela idade e pela temperatura, raramente são afetados por curtos picos de tensão maior ou por estática diretamente.

Aterramento é questão de "prevenção" e não de "prolongar a vida útil de aparelho que já estaria num ambiente ideal" (Usuario leigo costuma achar que a rede elétrica é perfeita).

Ter aterramento não prolonga a vida de aparelho nenhum se a sua alimentação já for ideal (Tensão constante, sem ruídos, sem picos, sem possibilidade de ser afetado por raios (Diretamente ou por estática)), e alimentação só é livre disso em caso de, por exemplo, uso de inversor a partir de DC, uso de gerador a combustivel fossil, desde que ambos dentro de ambiente fechado longe de qualquer possibilidade de raio proximo... enfim, em 99,99999% dos PC's não há uma alimentação isenta de problemas.

Algum matemático poderia fazer uma tese sobre as possibilidades de problemas versus locais altos ou com grande histórico de raios e etc, ainda assim seria apenas a título de estatística, na prática continuará a aparecer posts com conteúdo tipo "Não precisa, eu não tenho e meu PC nunca queimou"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O irmaozinho,ai ta qrendo demais nao,tu acha q a maioria tem aterramento,ja e difícil erguer uma parede ,acha q a pessoa vai se preocupar em enfiar la uma barra de cobre no chao,e perigoso alguém vir e roubar kkkkkkkkkkkkkkkk.Na moral,o fato q "deveria" todos imoveis terem aterramento porém isso foge a realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querido amigo Jorge, boas!

Primeiro que a A haste de aterramento normalmente, é feita de uma alma de aço revestida de cobre. Seu comprimento pode variar de 1,5 a 4,0m. As de 2,5m são as mais utilizadas, pois diminuem o risco de atingirem dutos subterrâneos em sua instalação. E não de cobre puro para ser roubada... :)

Nem precisa comprar, pois o aterramento tem que vir do padrão de entrada elétrica cuja haste é de obrigatoriedade, já há uma só usar.

O irmaozinho,ai ta qrendo demais nao,tu acha q a maioria tem aterramento,ja e difícil erguer uma parede ,acha q a pessoa vai se preocupar em enfiar la uma barra de cobre no chao,e perigoso alguém vir e roubar kkkkkkkkkkkkkkkk.Na moral,o fato q "deveria" todos imoveis terem aterramento porém isso foge a realidade.

Ok, Rubens! Mas pode ser que a falta de aterramento diminua a vida útill do equipamento em virtude de alta tensão em locais que usa apenas baixa tensão - veja o caso de meu pendrive -. Quanto as impurezas elétricas, estas serão atenuadas pelos pequeninos componentes ajustados em fábrica para isso. Olha, levo a maior fé no aterramento e deve ser levado à sério existem países que se não há uma fiação terra em todas as tomadas do imóvel, além de outros dispositivos como o "FI", este não poderá ser habitado. No mais concordo com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso acho engraçado, gasta-se uns R$ 10 a 20 mil pra fazer uma casa relativamente simples, paga-se uns R$ 1.000 numa TV enorme pra ver novela, outros R$ 1.000 num PC e mais R$ 100 mensais de internet pra acessar o orkut, e não há muito interesse por parte da maioria das pessoas de comprar umas duzias de metros de fio 1mm e tres barras pra fazer o aterramento (Antes que alguem alegue ignorância, citei o computador e internet porque nele qualquer ser um pouco mais evoluído que um macaco-prego pode buscar informações e aprender. Quem opta por não aprender nada está optando pela ignorância, e a ignorância deve e sempre sai mais caro que a informação). É questão de pesar as necessidades, eu não ficaria sem aterramento, algumas pessoas não ficam sem TV ou sem ceramica no piso... nesse comparativo o aterramento sai mais barato que muitos outros superfluos.

Nas casa tão simples que os moradores não tem condições de pagar fio e barras de cobre, duvido que existam eletronicos tão caros... quer dizer, acontece de alguns barracos serem recheados de eletroeletronicos super-caros, mas como disse isso é opção do morador e ele deve arcar com o custo de escolher gastar com um home-theater ao invés de gastar com um aterramento.

Acredito que todo gasto preventivo tem o custo amortizado pelo tempo, e também acredito que todo gasto na aquisição de aparelho para se colocar em local não protegido por aterramento é duplicado com o tempo. O tempo que o aterramento se paga é inversamente proporcional ao custo dos equipamentos que ele protege, ou do tempo que esses equipamentos podem ficar fora de uso devido a reparo/troca.

(Nem vou citar as casas de R$ 100 mil ou mais, ou os apartamentos de R$ 200 mil, nesses todo e qualquer dano causado por raio, sujeira na rede, ou estática, é pouco, pelo descaso dos moradores (de novo, nesse caso não vale alegar ignorância, com um patrimonio desse há preguiça e não falta de acesso a informação))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo Rubens, difícil discordar de você., és afinadíssimo.

Abaixo uma citação do Dr.Alexandre Capelli parte de um artigo para Revista Saber Eletrônica indicado para os que por estupidez, teimosia ou puro desconhecimento usam PC sem o aterramento, riscos assumidos por conta da mais pura sandice, maybe. :)

Os sustentadores do PC SEM ATERRAMENTO, por favor, se redimam senhores lembem-se que a linha divisória entre a teimosia e persistência é muito tênue... pender para um lado ou outro é uma questão de humildade, inteligência ou bom senso, pelo menos deixem de oferecer aconselhamentos ruins aos outros usem suas máquinas desta forma ou nada mais haverá para fazer.

8 - IMPLICAÇÕES DE

UM MAU ATERRAMENTO

Ao contrário do que muitos pensam os problemas que um aterramento

deficiente pode causar não se limitam apenas aos aspectos de segurança.

É bem verdade que os principais efeitos de uma máquina mal aterrada

são choques elétricos ao operador e resposta lenta (ou ausente) dos sistemas

de proteção (fusíveis, disjuntores , etc...). Mas outros problemas operacionais

podem ter origem no aterramento deficiente.

Abaixo segue uma pequena lista do que já observamos em campo.

Caso alguém se identifique com algum desses problemas, e ainda não checou

seu aterramento está aí a dica: - Quebra de comunicação entre

máquina e PC (CPL, CNC, etc...) em modo on-line. Principalmente se o protocolo

de comunicação for RS 232. - Excesso de EMI gerado (interferências eletromagnéticas).

- Aquecimento anormal das etapas de potência (inversores, conversores, etc...), e motorização.

- Em caso de computadores pessoais, funcionamento irregular com constantes “travamentos”.

- Falhas intermitentes, que não seguem um padrão.

- Queima de CI’s ou placas eletrônicas

sem razão aparente, mesmo sendo elas novas e confiáveis.

- Para equipamentos com monitores de vídeo, interferências na imagem e ondulações podem ocorrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte do seu PC vai aquecer menos com o Terra.

De onde retirou essa dedução?

Como eletricista profissional afirmarei e darei exemplo de como a falta de aterramento em um computador pode ser prejudicial à maquina e ao usuário: pra começar a tomada é polarizada - e os fabricantes não gastam grana em coisa imprestável -, pois a inversão provocará uma verdadeira balbúrdia no sistema de proteção como nos varistores.

Informação interessante e talvez relevante. O que acontece com os varistores na ausência do aterramento?

Estando com o estabilizador instalado no mesmo quando examinadas as saídas elétricas continham a mesma tensão do positivo nas saídas do neutro e do terra o que equivale dizer que o "bichinho" estava pondo fogo pelas ventas,

Estas falando sobre tensão continua ou alternada? De onde apareceu o positivo?

defeito que só pode ter sido provocado pela falta de aterramento e usado assim por muito tempo.

"Pode ter sido" ou "foi" provocado pela falta de aterramento? Parece não ter muita certeza mesmo sendo um "eletricista profissional",

Fui atender um cliente que eu sabia usar aterramento e logo fui ligando meu pendrive, ele fez um breve aparecimento e nunca mais funcionou, motivo: alguém desligou o estabilizador da tomada certa ligando outro dispositivo e ligou o computador em uma tomada comum - usando aquela tomada que elimina o terra, acho que é proibida, mas se encontra por aí - e quando excutei medição no gabinete do computador e em nossa região a tensão nominal são 220V esta mesma tensão foi medida no gabinete.

Simples assim? Apenas deduziu e deu seu laudo tecnico? Baseado em qual parecer?

Li no GHD um dos grandes técnicos de lá afirmando que o aterramento é para proteger o usuário e não o computador, discordo totalmente, o aterramento serve para proteger tudo.

De fato ele possui algumas funções (proteção e funcional),mas, a principal é a proteção do ser humano. Está na NBR 5410.

Há uma ligação na fonte que envia para o gabinete tensão terra, mas se esta não está presente... por consequencia a mobo sofre muito com esta teimosia,

O que é "tensão terra"? De onde tirou isso?

acho que os fabricantes deveriam incluir algo nos processadores para quando "sentirem" a falta de aterramento desligarem o computador e só funcionando normalmente após instalação adequada.

Já lhe passou pela cabeça que não existe essa necessidade?

lembre-se de uma coisa simples, mas que não está sendo levada em consideração: POLARIDADE.

O que a polaridade tem a ver com o assunto sobre aterramento?

Isto poderá ser considerado como pôr a arma na mão do criminoso, cuidado e voltem aos livros... ...O perigo nisto aqui é que a maioria dos técnicos são autodidatas e esta deficiência escolar lhes faz muita falta, também sou autodidata com a diferença que fiz muitos cursinhos,

Fez apenas cursinhos? Não é um profissional habilitado? Possui CREA?

perguntei e continuo perguntando para saber sempre mais e não me considero conhecedor profundo, enfim desejo continuar sempre apredendo com humildade. Diz o ditado: que o sábio estará sempre aprendendo quanto ao *****, ah! Este sabe tudo, ou mais menos isto o enunciado. Um lance também por mim observado: estes que se dizem "técnicos", não conhecem nada de eletricidade e sabem somente que um fio da choque e outro não os princípios das grandezas da eletricidade são absolutamente ignorados ou desconhecidos sendo assim muito pior.

Isso é humildade?

Outra que não me convence, porém aceito: são os esbilizadores que aterram, melhor que certas aberrações no referencial desse assunto.

Se não lhe convence por que aceita? És eletricista profissional ou não?

Colocar haste para aterramento sem liga-la a haste do padrão de entrada da concessionária melhor não pôr nenhuma porque em uma ação de raio criará uma diferença de potencial e aí, aí, aí CUIDADO. Outra que deve ser evitada é jumpear na tomada 3 pinos polos neutro e terra é melhor deixar sem aterramento -

Ahhh...

Então você também é favorável a não fazer um aterramento ruim? Então por que fez referencia a um artigo do Alexandre Capelli (abaixo), o qual recomenda aterramento isolado?

Mas pode ser que a falta de aterramento diminua a vida útill do equipamento em virtude de alta tensão em locais que usa apenas baixa tensão

O que significa alta tensão em localidades de baixa tensão?

Quanto as impurezas elétricas, estas serão atenuadas pelos pequeninos componentes ajustados em fábrica para isso.

Está ficando interessante. Quais componentes são esses?

Olha, levo a maior fé no aterramento e deve ser levado à sério existem países que se não há uma fiação terra em todas as tomadas do imóvel, além de outros dispositivos como o "FI", este não poderá ser habitado.

O que é "FI"?

Abaixo uma citação do Dr.Alexandre Capelli parte de um artigo para Revista Saber Eletrônica indicado para os que por estupidez, teimosia ou puro desconhecimento usam PC sem o aterramento, riscos assumidos por conta da mais pura sandice, maybe.

Caro Agenor.

Sendo você um eletricista profissional e grande conhecedor das praticas de aterramento, fico admirado pela citação de um artigo onde o autor ignora recomendações normativas. Leu o que o Dr, escreveu sobre o aterramento TT?

O que também me chamou a atenção foi o titulo da citação destacada por você:

8 - IMPLICAÇÕES DE UM MAU ATERRAMENTO

"Mau aterramento" não significa "ausência de aterramento" e nem o que você "tenta" defender aqui.

Mau aterramento é o que a maioria dos usuários possui em suas residências. Isso em virtude de pessoas como você afirmarem ser o modo milagroso de se livrar de todas as pragas provenientes da rede elétrica. Isso sim é estupidez e falta de conhecimento.

Creio nem ter lido o artigo na integra ou não faria menção sobre. Leia bem antes de postar: Lá está escrito "ATERRAMENTO DEFICIENTE" e não "AUSENCIA DE ATERRAMENTO".

Uma outra pergunta: "De onde tirou o título de Dr.?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande marcao,confesso q tinha uma certa intipatia com esse cara ,mais depois q add ele no msn e conversamos ,comecei a admira lo .cara e gente finissima,e lhe dou os parabens pelo modo q debate os assuntos.So reforçando,todos deveriam ter de fato um aterrramento bem feito,mais isso nem em casa de bacana kkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marco_piracicaba, sei perfeitamente q para cada indagação tens a resposta, acredito também que és membro do GHD e como tal ofendido -quando procuro algo no Google e cai no GHD e se minha busca só tem resposta neste site abandono-, postei para ajudar as pessoas induzidas a ter computador sem aterramento e q a sua opinião opõe-se. Porém, não vou perder tempo respondendo-lhe e peço-lhe gentilmente que vá tomar umas cervejas NO COpo, não enche, viu?

Não sei se posso proibir que entre em contato comigo, mas se assim puder ou se só tens esta cara-de-pau, continue, no entanto, se a compustura estiver presente em sua personalidade, me deixe em paz.

Vou me descredenciar deste site e não terei q aturar gente como você. De novo vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa ,o amigo se ofendeu mesmo ein,aqui todos os participantes conhecem o grande marcao,e o jeito como ele debate os assuntos,e uma questao de democracia,as pessoas debatem um assunto e com isso cada um aprende um pouco,o forum nao tem nada ver com isso,eu amo este forum então,por favor se nao tem argumentos para debater ,então nao ofenda o site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, aqui temos opiniões, o amigo marco defendeu sua tese técnicamente, se não tens argumento então não culpe o forum não temos culpa de sua falta de informação.

e cuidado com as ofensas, ja leu as regras?

um abraço e dsculpe a chatice, mas é necessário.

Caro Felipe!

Não é por falta de argumentos/conhecimento e nem pedi opinião do forum, considero estar certo em minha contribuição e não vou responder a quem quer apenas discutir um assunto que todos sabem o quanto é prejudicial para os computadores o não uso, nem garantia terá uma máquina com aterramento inedequado tanto pelo fabricante e até pela própria concessionária de energia elétrica. Se fosse algo que pudesse ser de uso facultativo, mas não é, a não ser q o usuário queira assim mesmo e bancar a garantia. Porquê então existe essa discussão no mundo? Portanto, nego-me a responder é perda de tempo.

Falei q não uso/suporto o GHD - Guia do Hardware e NÃO o Clube do Hardware, porém pelo enunciado parece que há confusão que pretendo desfazê-la agora, se possível.

Aproveite o ensejo, a oportunidade e também vá tomar umas cervejas no copo para espairecer!!!

E, quando vier em Bahia-Porto Seguro o lanche será por minha conta, se quiseres...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!