Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Prós e contras das cameras Panasonic LX1, Nikon P4 e Canon SD700


PERDIDO

Posts recomendados

Estou querendo comprar uma boa camera digital compacta, para uso em trekkings de vários dias em meio a montanhas e bosques, mas também farei fotos internas em ambientes de baixa luminosidade. Portanto gostaria de uma camera compacta para se levar na pochete ou mochila, com zoom ótico de 4x ou mais, 5MP ou mais, estabilizador de imagem, além de boas características técnicas (bom ccd, lente claras, lcd luminoso, iso por volta de 800, baixo ruído, etc).

Já estou pesquisando há algum tempo e estou em dúvida entre a Panasonic LX1, Nikon P4 e Canon SD700.

Poderiam relacionar os prós e contras de cada uma delas?

Qual compraria e porquê? Ou quais não compraria e porquê?

Podem também indicar outro(s) modelos de preferência.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para boas fotos noturnas e com controles, indicaria as Fuji F11 e F30, mas como são dificeis de se achar vamos tentar ajudar você com essas três.

As três são cam muito boas, ou seja qualquer uma delas vai ser uma boa escolha.

A nikon P4 deve ser a mais barata, tem boas fotos, boas lentes, mas tem menos zoom, 3,5x, é bem automática e perde um pouquinho em qualidade final.

A LX1 tem boas fotos, lentes, tem recursos manuais, no geral é a mais completa das 3, mas é a mais cara, macro de 5cm pior que as outras 2, maior e um pouco difícil de achala.

A SD700 IS tem fotos muito boas, boas lentes, melhor macro (2cm), melhor ISO (800, embora o usável geralmente é um valor abaixo, ou seja, ISO400), melhor modo continuo, é a menor das 3, mas tem flash levemente mais fraco, e também é meio cara, deve estar custando mais que a P4, mas menos que a LX1.

É até difícil tecer um comentário sobre o que comprar, visto que as 3 são muito boas, pelo dpreview a SD700 tem a melhor satisfação dos usuarios, mas é complicado analisar isso. Se você busca uma cam com controles manuais, vá de LX1, caso contrário qualquer uma será uma boa esolha, eu gostei do design da SD700, mas cada um é cada um né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Perdido

Como você, também curto o trekking e nada melhor para guardar e recordar as belíssimas paisagens é ter uma boa câmera. Não analisei as câmeras que você mencionou, mas têm umas dicas importantes que coletei e outras que a própria experiência nos ensina. Creio que ficará mais claro na sua decisão.

Para paisagens, utiliza-se muito uma grande angular - 28 mm ou menor.

Se for fotografar flores, insetos, enfim fazer fotos close-up - macro é preciso.

Caso de pássaros, animais silvestres ou grande porte - um tele (zoom) de 200mm ou mais.

Uma câmera que além do display, tenha o visor é bem vindo, desligando o display a economia de bateria é gritante, principalmente em trilhas de vários dias.

Câmeras que utilizam pilhas comuns (alkaline, tipo AAA), tem a gde vantagem de encontrar em qualquer boteco, principalmente em lugares remotos.

Ser leve e poder sacar ela sem ter que tirar a mochila (geralmente carrego na alça da mochila) é muito prático e confortável, sem falar em parar a turma toda só para você bater uma foto de uma flor rara.

quanto as fotos noturna, prefira um que tenha um iso elevado, em geral iso 400 quebra-galho, mas se quiser fazer fotos sem flash, iso 800 é uma boa pedida, e que tenha recursos manuais, controle de luminosidade, wb...

Para fotos de paisagens com baixa luminosidade ( mata fechada, amanhecer, entardecer) uma que tenha controle de velocidade ou bulb ajuda.

Enfim, têm uma gama de opções e considerações a levar, primeiro analise o que irá necessitar e depois vá nas lojas e manuseie as câmeras. E não se esqueça de ver as partes técnicas do equipamento, ccd, lentes, design... mas pelas marcas que você mencionou, todas são boas. :palmas:

É isso aí, espero ter contribuído para a sua escolha.

[ ]s Tadashi

Nikon Coolpix 5400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Perdido

Como você, também curto o trekking e nada melhor para guardar e recordar as belíssimas paisagens é ter uma boa câmera. Não analisei as câmeras que você mencionou, mas têm umas dicas importantes que coletei e outras que a própria experiência nos ensina. Creio que ficará mais claro na sua decisão.

Para paisagens, utiliza-se muito uma grande angular - 28 mm ou menor.

Se for fotografar flores, insetos, enfim fazer fotos close-up - macro é preciso.

Caso de pássaros, animais silvestres ou grande porte - um tele (zoom) de 200mm ou mais.

Uma câmera que além do display, tenha o visor é bem vindo, desligando o display a economia de bateria é gritante, principalmente em trilhas de vários dias.

Câmeras que utilizam pilhas comuns (alkaline, tipo AAA), tem a gde vantagem de encontrar em qualquer boteco, principalmente em lugares remotos.

Ser leve e poder sacar ela sem ter que tirar a mochila (geralmente carrego na alça da mochila) é muito prático e confortável, sem falar em parar a turma toda só para você bater uma foto de uma flor rara.

quanto as fotos noturna, prefira um que tenha um iso elevado, em geral iso 400 quebra-galho, mas se quiser fazer fotos sem flash, iso 800 é uma boa pedida, e que tenha recursos manuais, controle de luminosidade, wb...

Para fotos de paisagens com baixa luminosidade ( mata fechada, amanhecer, entardecer) uma que tenha controle de velocidade ou bulb ajuda.

Enfim, têm uma gama de opções e considerações a levar, primeiro analise o que irá necessitar e depois vá nas lojas e manuseie as câmeras. E não se esqueça de ver as partes técnicas do equipamento, ccd, lentes, design... mas pelas marcas que você mencionou, todas são boas. :palmas:

É isso aí, espero ter contribuído para a sua escolha.

[ ]s Tadashi

Nikon Coolpix 5400

Excelentes esclarecimentos Tadashi. Parabéns. A única opção que eu, respeitosamente, gostaria de comentar, mas não é o mais importante, e sim um pequeno detalhe, é quanto ao uso de pilhas alcalinas, que deixam a camera maior e mais pesada (é verdade também, que com melhor pegada). A escolhe depende do objetivo de cada um, priorizar tamanho e peso. Quanto a facilidade de encontra-las é relativo. Naquela trilha distante ou numa praia deserta no Nordeste (já aconteceu comigo!), não tem ninguém vendendo pilha nenhuma. O piloto da Land Rover alugada também não tinha! Deixei de tirar fotos maravilhosas. As baterias de litio duram muito mais. As cameras atuais tiram de 150 a 300 fotos sem flash. O argumento do custo, que tu não citaste, mas vários citam aqui no fórum, tambem é relativo. Uma bateria já vem junto com a camera e uma bateria reserva (indispensável, assim como vários jogos de pilhas) esta custando 45 reais (para a Nikon). Nas cameras a pilhas, voce tem que adquirir separado, um carregador e, no mínimo 4 pilhas recarregáveis (eu compraria 8), que tem o custo muito aproximado de uma bateria reserva!

Escrevi apenas para informar o amigo que pediu orientação, que o assunto das pilhas ou baterias de litio é relativo. Eu já prefiro as baterias, pela maior duração e leveza.

Mais uma vez parabéns. Gostei muito principalmente porque não indicaste modelo nenhum, de marca nenhuma, completamente imparcial. Um forte abraço. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nabucodonossor, Tadashi e Elyluc, muito obrigado pela ajuda.

Demorei muito, mas me decidi hoje.

Acabei abandonando a ideia das super e meio-compactas e decidi que vou comprar a Canon S3 IS.

Tive uma em mãos hoje e considero que tem um tamanho razoável, mas não atrapalhando para se levar numa pochete no meio de uma trilha, além de ser uma super-zoom e ter estabilização de imagem.

Espero estar acertando, ou pelo menos não errando muito.

Se quiserem comentar a escolha, agradeço (já que só vou compra-la no meio da semana).

Abraços aos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:ahh: uau!!!!!

Você não foi nem de Honda, nem de Toyota, foi logo de Ferrari ;-))))... é uma sra câmera, dei uma rápida olhada no site DPreview e pude constatar a qualidade dessa câmera, um pouco volumosa, mas nada exagerado (é muito semelhante com o Nikon 5400, que utilizo), tem uma tele respeitável, para fazer fotos fechado; faltou descer alguns milimitros e atingir 28mm e teria uma grande angular para paisagens ou cenas em que afastar muito e enquadrar todo cenário é complicado...apenas detalhes....

E parece me que tem alguns opcionais (lente) que pode ser acoplado, sem falar do SD card, que se popularizou e é compatível com vários aparelhos, ISO 80 a 800, 6 mega....sem dúvida, uma excelente câmera. :palmas:

quanto a bateria, uma boa observação do nosso amigo, Elyluc, é algo que devemos dar atenção também, pois é o "combustível" para tudo funcionar ( não mencionei por haver um tópico só para baterias), vale lembrar também, que há carregador de bateria solar.... mas isso é uma outra história.....

Valeu

Tadashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 8 meses depois...

Oi, amigos.

A S3 que comprei é realmente ótima, mas vou ter que comprar uma supercompacta mesmo. Considerando o uso que farei (favor ver a minha primeira mensagem - dia 31/05/2006), qual se encaixaria melhor, a Canon SD800 ou a Panasonic TZ3? Ou indicaria outra marca/modelo? A TZ3 além de ser um pouco maior, me deixa preocupado algumas opiniões que vejo por ai dizendo que as Panasonics dão muito ruído, vocês concordam? O que puder falar sobre as duas cameras (ou outras) para eu me decidir, agradeceria muito.

Brigadão. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa fio, essas 3 são ótimas câmeras, a SD800is por ser bem pequena bonita e tirar ótimas fotos, a TZ3 pelo tamanho e zoom e a LX2 pelos recursos e tb por ter um tamanho relativamente pequeno.

A TZ3 é a melhor escolha se você vai se desfazer da S3, pois ela tem zoom de 10x estabilizados, agora se você vai continuar com a S3 e quer essa nova cam apenas para fotos mais "sociais", ela é um pouco grande e tem abertura F3,3 em wide, o que é um pouco pequena, o que pode não ser muito legal em fotos "de perto", nesse caso a SD800 e a LX com abertura f2,8 (maior) é mais interessante.

É uma escolha muito difícil, se você quer uma cam só, acredito que a TZ3 é a melhor escolha, agora se você vai continuar com a S3 acredito que a SD800is será uma ótima pedida, pois é bem pequena, bonita e tira muito boas fotos.

A panasonic já teve mais problemas de ruido sim, mas diminuiu bastante talvez tenha um pouco mais que as canon por exemplo, mas isso é em condições bem especificas.

Recomendo e muito você testar as três.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi...

Eu ficarei com a S3, pois estou gostando muito dela e vou comprar uma compacta para poder carregar em viagens no meio do mato, dentro da pochete e com mochila nas costas, tirando fotos de monumentos e paisagens montanhosas. O primeiro uso que farei com ela será daqui há um mês, numa viagem a pé de 800kms pelas paisagens e monumentos espanhois do Caminho de Santiago de Compostela. Inclusive preciso me decidir logo e ver onde vou comprar a um bom preço (tem alguma sugestão?), pois embarco no dia 22/04.

A minha dúvida quanto ao ruído das Panasonics é porque tirarei muitas fotos dentro de lugares fechados, tais como igrejas medievais e museus. Com isso o ISO vai lá pra cima, dando muito ruído, deixando as fotos horríveis.

Eu tenho uma queda pela SD800 por sua conhecida qualidade, beleza e tamanho, mas o LCD, o zoom e o 16:9 da TZ3 são muito atraentes, mas tem o lance do ruído, sendo que as duas partem de 28mm.

Que acha?

Com a LX2 é a mesma coisa, mas tem RAW, que todo mundo acha o máximo, mas eu nem sei o que significa. Poderia me explicar?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, eu faria o contrário, levaria a S3, num lugar como esse que você vai uma cam com tantos recursos como a S3 é bem interessante, ela pode não ter um wide dos melhores, mas o tele de 432mm sempre é útil em muitas situações.

O modo Raw, de uma maneira mais simples de explicar, seria os dados capatos pela cam, ou seja, as "informações" captadas pela cam para formar a imagem (jpg), mas não processadas. O raw é um modo muito bom, desde que você saiba mexer depois e se você tiver paciência para mexer com isso pois requer tempo e paciência, de maneira geral é mais indicado em cams mais avançadas.

A sd800is também tem o formato 16:9.

Não sei que tipo de fotografo você é, mas em caminhadas, ou coisas do genero eu procuraria levar a S3, pois ela tem muitos recursos e deixaria a outra aquisição para o mais "social", ou seja festinhas de amigos, lugares onde você não precise de recursos, mas sim de portabilidade, nesse sentido a SD800 poderia ser uma boa escolha, mas as outras duas também são, difícil, vou deixar a escolha por sua conta, pois para mim são todas boas escolhas.

Acho que todas tem seus atrativos, recomendo que você não compre sem testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a S3 é ótima.

O wide não é um problema tão grande, mas o tamanho dela e o peso é um incômodo dentro de uma pochete, além de uma mochila de dez quilos nas costas.

você acabou me fazendo pensar novamente na possibilidade de leva-la.

Vou analisar e ver o que farei, mas se decidir comprar outra cam é possível que opte pela SD800.

Valeu pelas dicas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!