Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador Elétrico


leandroyata07

Posts recomendados

Bom dia pessoal.

Seguinte: Meu pc... além de ter apenas 4 meses de uso..., comecei a perceber já no 2ª mes, que ao tocar em algumas partes do case, eu tomava uns pequenos choques, isso eu estando completamente descalço. Então logo vi que tinha algo errado com isso.. porque não deveria estar assim. Exemplos: as entradas USB, todas as quinas do case, a parte de tras do case.. onde fica toda a parte onboard. Tem aterramento do lado de fora do meu quarto, desse aterramento é que está ligado o meu estabilizador e pc. Tem um fio grossão verde, grudado numa ponta de ferro (acho) e fincado no chão. Será que esses choques estão relacionados ao aterramento? Qual as especificações pra um aterramento correto?

Me ajudem pessoal!

Abraços!!

PS: Tem também uma placa de tv no meu pc... porém, mesmo antes de colocá-la, esses choques já eram emitidos. Até mesmo quando coloco a antena interna na placa... se eu estiver descalço e tocar na mesma.. tomo choque:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos falar sobre alguns Ses!

- Se dá choque, falta aterramento;

- Se tem aterramento e dá choque, o terra não tá bom;

- Se existem vários equipamentos ligados, alguns deles podem fazer com que choques sejam sentidos, devido ao fato do sistema não estar totalmente(100%) aterrado!

Vale lembra que, choque elétrico pode ser sentido, mesmo que não haja contato elétrico entre as partes e sim, por indução!

Quando se aterra o gabinete, mas a placa-mãe está isolada do chassi, pode ocorrer choque em alguma parte do conjunto, já que, o case aterrado, mas não os demais componentes, favorecerá esse tipo de ocorrência! Faça uma verificação para constatar o que ou qual peça está influindo nos choques ou se é mesmo deficiência no circuito do terra! Reveja todas as conexões elétricas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, quer uma dica boa?

Inverta o plug da tomada! de estiver com o pino terra pra direita, coloque pra esquerda, se tiver pra baixo coloque pra cima e vice versa, depois que mudar veja se o computador ainda está com "rabo quente"! e posta aqui pra gente.

Isso soluciona o problema dos choques, mas não relaxe no aterramento por causa disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, quer uma dica boa?

Inverta o plug da tomada! de estiver com o pino terra pra direita, coloque pra esquerda, se tiver pra baixo coloque pra cima e vice versa, depois que mudar veja se o computador ainda está com "rabo quente"! e posta aqui pra gente.

Isso soluciona o problema dos choques, mas não relaxe no aterramento por causa disso.

Olá Xaxim.. obrigado.. mas veja bem:

aqui é assim: o cado de energia do monitor e do cpu estão ligados a um estabilizador... e desse estabilizador a tomada está encaixada na parede... de onde está um fio que desce até o chao.. sendo o terra! não tenho experiencia, e to com medo de algo grave... me da mais uma dica alternativa... porque essa eu não entendi direito!

Vamos falar sobre alguns Ses!

- Se dá choque, falta aterramento;

- Se tem aterramento e dá choque, o terra não tá bom;

- Se existem vários equipamentos ligados, alguns deles podem fazer com que choques sejam sentidos, devido ao fato do sistema não estar totalmente(100%) aterrado!

Vale lembra que, choque elétrico pode ser sentido, mesmo que não haja contato elétrico entre as partes e sim, por indução!

Quando se aterra o gabinete, mas a placa-mãe está isolada do chassi, pode ocorrer choque em alguma parte do conjunto, já que, o case aterrado, mas não os demais componentes, favorecerá esse tipo de ocorrência! Faça uma verificação para constatar o que ou qual peça está influindo nos choques ou se é mesmo deficiência no circuito do terra! Reveja todas as conexões elétricas.

Valeu Meiraneto.. vou verificar essa pendencias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o xaxim quis dizer o seguinte:

abra a "tomada" de luz onde você liga o estabilizador...

verifique se a ligação está bem feita (cuidado p/ não levar um choque) se preferir desligue o disjuntor da casa...

caso não esteja bem feita (um fio solto ou invertido) refaça a ponta do fio com um alicate...

o esquema de montagem geralmente vem gravado na tomada na parte traseira...

o terra é o bem de baixo, o que acontece muito é que os eletrecistas invertem o neutro com o fase e ai dá esses choques no gabinete...

Se não fui muito claro me avisa vleu?

Um abç

; )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi isso mesmo q ele kiz dizer com o tall "rabo quente"(nunca havia ouvido essa espresao),

se o neutro e fase estiver trocado na tomada da parede, muito provavel ser esse o motivo dos xokes,

inverta os dois pinos e faça o teste(não estamos falando do terra, cuja o pino é aterrado como você mencionou ai na sua casa)

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!