Ir ao conteúdo

Colocar em rede OS 9.2 e Windows XP + internet

BatRoger

Posts recomendados

Postado

Pois é, falam pra pesquisar e pesquisei. Não tem! Só tem pra Mac OS X.

Precisa de algum programa? Se tem, existe algum freeware?

Se não precisa, quais os passos?

Quero compartilhar arquivos e internet e estão conectados ponto a ponto via cross-over.

Já adianto que não tenho memória pra colocar Mac OS X. É o que a casa oferece... :blink:

Quando peço pro XP ativar a rede daquele ponto, ele diz que é nula ou limitada... não aguento mais :muro: minha cabeça tá fritando de tanto pensar e preciso da ajuda dos Oráculos do Clube. Heeelp !! :cry:

Postado

Exatamente isso. P4 com ADSL conectado via cross-over com o iMac (Summer 2000)

Emerson, pra você que é o Oráculo do Mac: vale a pena instalar o Mac OS X nele, tendo 128Mb? Mesmo na lerdeza, vale a pena? Esse 9.2 é muito sem graça e não acho muita coisa pra ele. Ninguém faz mais nada pra esse sistema!

Quero usá-lo pra MSN e Internet... e basicamente isso.

Postado

Não sou o oráculo, não! Principalmente dos modelos mais novos, dos G4 em diante e dos portáteis, eu tenho pouquíssima experiência.

Quanto ao X com 128MB, sinceramente, não tente. A impressão será a pior possível. Uso um iMac inferior ao seu e o fato de estar com 384MB é apenas aceitável. Com menos memória fica sofrível e você irá acabar pegando raiva do sistema. Realmente aconselho um pente de 512MB. Vale a pena!

Infelizmente o sistema clássico está abandonado a alguns anos. O MSN pra ele é absurdamente defasado e o melhor navegador é o Mozilla WaMCom 1.3.1, já um tanto incompatível com os sites, diversos bugs em funções periféricas e bem lento em micros inferiores ao iMac.

Pessoalmente eu gosto muito do sistema clássico e consigo fazer quase tudo nele (exceto acessar Orkut).

Postado

O problema é achar essas memórias 2-2-2... Ainda estou com dois pentes sofríveis de 64 megas. Ainda fazendo o update de firmware, vou correr o risco de ficar sem memória :(

A questão é que não quero ficar super rápido. É pra minha esposa navegar na net e conversar no msn com as amigas dela....

Coloquei o trial do PC MacLan, mas ele é mais complicado do que eu imaginava... acho que vou comprar um HUB e ativar o meu router ADSL. Não seria mais fácil e mais barato?

Postado

O PCMacLan é apenas para compartilhamento de disco e impressora entre Mac OS clássico e Windows. Eu optei pelo Dave, que é instalado no Mac e acrescenta o NetBIOS sobre o TCP/IP.

Pra compartilhar a internet, você apenas precisa configurar o Mac como cliente DHCP (selecionar Ethernet e Use DHCP Server). No máximo, terá que colocar manualmente os endereços IP dos servidores DNS (ai depende de qual provedor/serviço você usa).

Com certeza, reconfigurar o MODEM para roteador é a melhor opção.

É improvável que você perca toda a memória. Se der muuuuito azar, apenas um pente (!). Mas realmente, nem perca o seu tempo com menos que 256MB no iMac pra rodar o X. De qualquer forma, pra instalar o X, o update do firmware precisa estar instalado.

Postado

Certo. Então comprando um Hub e deixando ele ligado no roteador, as configurações são mais simples?

Saberia como fazer? Em rede sou meio burraum... no XP eu me viro... Mas o Mac OS 9.2 me lembra o Windows 95... :(

Até comprar as memórias, vou ficando com esse mesmo. Quem sabe com o meu 13º :)

Vou ver se compro um HUB hoje mesmo e os cabos!

Aí, achei esse HUB:

Switch 08 Portas RJ45- 10/100MBps-D-Link DES 1008D-IEEE802.3/802.3u-256KBytes Cachê (hehehe, cachê foram eles que escreveram, hahaha)

http://www.digimer.com.br/detalhe.php?PROD_CODIGO=0000004204

Vou comprar os cabos também, porque eu tenho é o cross-over.

Thanks pela ajuda!

Postado

Huehuehue.... já tô com ele em rede... bunito!! Podem notar que o teclado não tá configurado. até que o bichinho é bom mesmo!!!

Coloquei o HUB e ajustei o router pra DHCP que ele definisse o enderecamento... BATATA!

Agora é achar um browser que preste pra esse matuzalem aqui....

Emerson, thanks pelas dicas!!!

Agora é esperar pelo 13 salario e meter uns 512 mega nele!!

abraço!!

Postado

Se o seu teclado NÃO TEM o cedilha, use o layout de teclado do Rainer:

http://www.brockerhoff.net/usi/index.html

Quanto ao navegador, eu aconselho o Mozilla WaMCom 1.3.1:

http://wamcom.org/

Outra opção é o iCab:

http://www.icab.de/

O desatualizado MS-Internet Explorer foi tirado do ar no último dia 31.12.2005, mas pode ser encontrado em sites diversos pela web.

Não se esqueça de colocar os números IP dos servidores DNS no painel de controle TCP/IP pra poder navegar.

Postado

Ueh, mas tá funfando.... não olhei no TCP/IP pra ver isso... só configurei para ser DHCP e coloquei os enderecos. Deve ser isso que você tá falando né?

Ah, com o WamCom tô acessando o Orkut sem problemas :)

você acha que preciso do Matuzalem Explorer? não tô achando site pra baixar, por incrivel que pareca.... abraço! Ah, depois posto com cedilha, OK?? :)

aí, não tem aquele lance do acento + c para fazer o cedilha? Já instalei o patch e não mudou nada....

Postado

Quando o teclado não tem o cedilha, o jeito é acento + c.

Depois de instalar o layout do Rainer, vá em Control Panels -> Keyboard e selecione U.S. - International. A partir dai, tudo funciona como deveria (letra acentuada = acento + letra).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...