Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida de C


joubet

Posts recomendados

Sou iniciante no estudo da linguagem, e gostaria de entender melhor o funcionamento do tipo VOID. Suponha:

1) Sei que se eu escrever uma função precedida de VOID, estou dizendo para que a mesma não retorne valor. Mas qual a diferença de se escrever:

Soma(void)

{

int num =0;

num = num + 30;

return (num);

}

OU

Soma()

{

int num =0;

num = num + 30;

return (num);

}

OU

void Soma(void)

{

int num =0;

num = num + 30;

return (num);

}

E

void Soma()

{

int num =0;

num = num + 30;

return (num);

}

2) Por que não posso adicionar ou subtrair ponteiros tipo float ou doble ? Qual a vantagem de fazer isso ?

3) Como inicializar ponteiros corretamente para evitar ponteiros nulos ?

4) As afirmativas abaixo estão corretas ?

main()

{

int dezena =10, *p;

p =&dezena;

printf (“%d”, p);

/* imprime o valor da variável “.dezena” */

printf (“%p”, p);

/* imprime o endereco da variável “.dezena” */

printf (“%p”, &p);

/* imprime o endereco da variável “p” */

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Primeiramente você deve explicitar qual o tipo de retorno de uma função sempre, mesmo que o compilador que você esteja trabalhando não te obrigue a fazer isso, mas faça isso como boa prática de programação. Logo esqueça declarações desse tipo:

Soma(void)
{
  int num =0;

  num = num + 30;
  return (num);

}

O void dentro dos parênteses só deixa explícito que a função não recebe parâmetros, não há nenhum diferença com relação ao código gerado após a compilação.

2) Não entendi o que você quer dizer, já que você pode sim adicionar ou subtrair ponteiros tipo float ou doble.