Ir ao conteúdo

Duvidas sobre desfragmentação de HD

diego gr

Posts recomendados

Postado

Várias duvidas para evitar ficar criando tópicos à toa:

1) Eu tenho um HD 80GB não particionado, é o HD primário. Tem somente 15GB livres. Desfragmentei ele, demorou quase 10h. Senti uma melhora na velocidade, mas não "aquela coisa". Abaixo a imagem do disco após a desfragmentação e dos dados sobre o HD.

defrag3wq.jpg

Info do HD após defrag:

Volume CARLOS RS (C:)

Tam. do volume = 74,51 GB

Tam. do cluster = 32 KB

Espaço usado = 56,93 GB

Espaço livre = 17,58 GB

Percentual de espaço livre = 23 %

Fragmentação do volume

Fragmentação total = 23 %

Fragmentação de arquivo = 45 %

Fragmentação de espaço livre = 2 %

Fragmentação de arquivo

Total de arquivos = 80.287

Tamanho médio de arquivo = 707 KB

Total de arquivos fragmentados = 65

Total de excesso de fragmentos = 16.914

Média de fragmentos por arquivo = 1,21

Fragmentação do arq. de paginação

Tamanho do arquivo de paginação = 551 MB

Total de fragmentos = 7

Fragmentação de pastas

Total de pastas = 5.733

Pastas fragmentadas = 29

Fragmentos de pasta em excesso = 42

Tem como reduzir ainda mais essa fragmentação? Usando o defrag do windows ou usando outro programa?

2) Suponha que eu tivesse um HD de 80GB dividido em 4 partições de 20GB e usando WinXP. Eu poderia desfragmentar somente uma partição se eu quisesse ou teria que desfragmentar tudo?

3) Em CDs e DVDs multisessão, a cada nova sessão perde-se alguns MB de capacidade do CD. E nos HDs, a cada partição criada há perda de capacidade como nos CDs e DVDs?

4) Uma vez me disseram em outro fórum que "desfragmentar no modo de segurança do windows é mais rápido". Mas recentemente descobri que no modo de segurança o windows usa o modo de transferência PIO para todo o canal IDE, ou seja, a velocidade do HD cai mais de 8x (no meu caso). É mais rápido desfragmentar no modo normal (com todos os processos fechados, inclusive explorer.exe)?

5) É verdade que se o PC for desligado ou reiniciado durante a desfragmentação os dados do HD são totalmente perdidos?

6) O ideal (embora seja quase impossível) é que o gráfico ficasse como na figura abaixo?

defragideal2sg.jpg

Postado

1- discos em FAT demoram umas 10x mais para desfragmentar do q em NTFS (opinião propria) e fagmentam bem mais...

2- desfragmenta-se 1 por 1 manualmente.

3- sim

4- sim

5- não sei

6- não porque a parte verde deveria estar mais proxima do inicio pro boot ser mais rápido:)

• 2 semanas depois...
Postado

Então rapaz. Na verdade, pelo que percebi, você está querendo é ganhar performance no seu computador.

O fato é que a desfragmentação ajuda levemente, mas não é a solução principal.... Seu HD está muito cheio, o que libera pouco espaço para gerenciamento de memória virtual. Tente aumentar a memória ram de seu computador, colocar outro hd ou gravar alguns (CDs/DVDs) para liberar espaço no seu hd...

Quanto e deligar o computador e perder tudo. Isso é mito. Hoje em dia, todo sistema operacional tem diversos recursos contra perda de dados. Principalmente o XP Professional, que é para uso em rede. Imagine você transferindo informações em um programa de gerenciamento de uma empresa e com uma queda de energia seu banco de dados ir para o espaço? Não se preoculpe com isso.

Bom, espero ter ajudado.

Abraço.

Postado

Use o PartitionMagic p/ converter a Fat32 p/ NTFS, e instale os drivers do controlador IDE, próprios p/ o Chipset de sua PM, procure os mais atuais no site do fabricante ou use os que estão no CD de instalação...Supondo-se que você já não fez isto, pois, apesar de ser Fat32, eu achei que demorou demais, eu mando desfragmentar as 5 partições de 3 Hds ao mesmo tempo (por volta de 150GB) e não demora acho que nem 1 Hora, vou marcar o tempo da proxima vez... (Obs. Uso o, "Diskeeper", não o Defrag do XP)

Postado

Como você conseguiu criar uma partição FAT32 de quase 80 GB? Pra mim o XP trabalhava com partições nesse formato somente até 32 GB!

Outra coisa, sobre a pergunta 6 na realidade outra coisa que seria idela é que não existisse a parte vermelha e todos os dados estivessem marcados como verdes ou azuis!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!