Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Particionamento do HD...Só enxerga 32GB


JMMC

Posts recomendados

Srs.

Estou com um HD Seagate Barracuda 7.200 RPM de 80 GB, que foi formatado em 32GB para se utilizar o windows e o restante formatado para se utilizar o Linux.

O Linux foi retirado do HD ficando apenas a partição do windows.

Acontece q. agora, no windows, não se consegue enxergar o restante da partição q. estava com o Linux.

O que devo fazer para q. o HD volte a exibir toda a sua capacidade?

Mesmo utilizando as ferramentas de particionamento da Seagate não se consegue enxergar os 80 GB.

Agradeço a ajuda.

Atenciosamente.

Maurício Carvalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá a

Painel de controlo --> Ferramentas administrativas--> Gestão de Computadores..>

Gestão de discos

Vai ver o seu disco e como tem as partições

Faça click com o botão direito do rato sobre a partição que era do unix e depois formatar.

Assim vai ficar com duas partições

Depois se desejar pode usar algo como o particion magic para unir as partiçoes numa só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q. não me expliquei bem...

O HD era(é) de 80 GB. 32 GB estavam com o windows e o restante com o Linux. O linux foi retirado e a partição apagada com o seagate em DOS. A partição do windows também foi formatada(não foi apagada - apenas formatada). Com este procedimento, algo deve ter sido feito erradamente, depois disto, o hd só exibe 32gb de tamanho, tanto em dos(com qualquer. software de manutenção) e da mesma forma no Windows XP,utilizando o formatador do windows ou PQMagic ou até mesmo o Seagate DiscWizard. Só se enxerga o tamanho de 32GB.

Com o Seagate DW, última vs, em windows há uma opção para se instalar novo driver no sistema. Na 2a. pagina mostra q. o hd está com LBA de 66000000 de tamanho e recomenda-se utilizar o tamanho real do HD que é de 156000000(estou arredondando os numerais), mas ao utilizar a opção do tamanho real aparece o erro que não se conseguiu fazer a instalação. (não foi possivel realizar a operação. em resumo FAIL esta operação).

Nunca trabalhei com linux e estou tendo dificuldades em trabalhar com as ferramentas tanto em DOS quanto no XP.

Já baixei o OpenCD, Ubutun, Kurumin e dezenas de outras ferramentas como o qparted - parted - Partimag - fatresize, partlogic etc.

Eu já baixei o adminHD, em PDF, que ensina as ferramentas e as operações básicas de cada uma, mas não mostra como fazer o passo-a-passo para tudo funcionar, tanto pelo DOS ou pelo Windows.

Este é o meu problema.

Agradeço aos que podem ajudar.

Maurício Carvalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo.

Como já disse, os programas de manutenção, sejam quais forem, só enxergam 32GB. Então o que deve ser feito é arranjar uma maneira, lógicamente, através de um software, que seja capaz de retornar a partição desaparecida(?). Pode-se usar zerofill, low level, write zeros etc. qualquer. um só vai ser executado em cima da partição q. o software enxerga e todos só enxergam 32GB.

Vou tentar baixar as ferramentas do Linux-Kurumim, tais como: Cfdisk, GPart, Part, PMag e outras, pois só através delas é que poderei resolver o problema e, o grande entrave nestas ferramentas é que eu não as estou achando para baixá-las, elas só vêm dentro do Kurumin, Ubutun q. têm mais de 700MB e demora muito a baixar.

Se alguém souber de um endereço aonde posso baixar as ferramentas isoladamente, peço-lhes o favor de me mostrar.

Agradeço a ajuda de todos.

Maurício Carvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos.

Executei o CFDISK do Kurumin formatando as partições em fat32(32gb) e a dev/hda - 46GB (q. estava erroneamente como primary/logic sem definição).

Deixei o HD sem partição alguma do linux e do windows.

Desta forma todos os util de manutenção passaram a reconhecer o tamanho total de 80GB.

Agradeço a ajuda dos q. me aconselharam.

MC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...