Ir ao conteúdo

Ajuda com transmissor

hgccsp

Posts recomendados

Postado

aí galera do fórum!

Eu tenho uma dúvida que é a seguinte: eu tinha uma vez um carrinho de controle remoto, sendo que o seu acionamento era apenas por um botão, que quando pressionado, ligava um transmissor de FM, mandando um sinal para o carrinho e então ele ia para frente, e soltando esse botão o transmissor desligava e o carrinho ia pra trás. Como eu perdi esse carrinho e agora só tenho o controle, eu poderia modificar ele para transformá-lo num transmissor de voz para ouvir em um rádio ou algo do tipo?

Link do esquema:

http://img209.imageshack.us/img209/2236/transmissorqf5.png

Compnentes:

(Obs.:Como não consegui interpretar o valor dos capacitores, eu vou escrever o que tinha neles.)

C1: 02/AEC

C2: 10/AEC

C3: 82/AEC

C4: 150/AEC

C5: 100/AEC

L1: ?

L2: ?

L3: ?

L4: ?

L5: 12 voltas, fio de 0,5 mm

L6: aproximadamente 10 a 15 voltas, fio 0,25 mm com núcleo de ferrite de 2 mm

R1: 15K

R2: 5K6

R3: 390R

XTAL: 27.115 MHZ

Q1: 1502D (era isso que estava escrito)

Eu acho, repetindo, eu acho que L1 é ligada a L2 e L3 é ligada a L4, pois essas bobinas são reguladoras para definir a freqüência.

Link das fotos do circuito (Me desculpem a qualidade, foram tiradas pelo meu celular.):

http://img207.imageshack.us/img207/5779/imag122id6.png

http://img60.imageshack.us/img60/5040/imag123tn0.png

Valeu desde já pela ajuda!!

Postado

Ola amigo? beleza?

Olha você pode sim tramformar o controle remoto em transmissor sim, digo isso por experiencia propria.

Funciona perfeitamente e ele e de fácil ajuste de freqüência para o radio.

So tem um problema... não sei se funciona na transmissao de voz (como se fosse um microfone), pois o teste que fiz foi com audio bem mais forte (cd player), mais pra você saber se vai funcionar so testando mesmo.

Espero ter ajudado. falou!!!

:bandeira:

Ah, se o controle que você tem ai tiver cristal td isso q eu disse se torna duvidoso, porque no aparato q fiz o teste na epoca n tinha cristal.!!!!

Postado

ok valeu!

mas eu estava pensado em botar ele na saida de audio do pc, para escutar em alguns radios por perto, curto alcance, eu disse apenas no microfone para explicar melhor.

mas como eu poderia modificar o esquema, para que eu possa transmitir o audio?

valeu!

Postado

não conheço muito de eletrônica, mas eu não poderia tirar o cristal e no lugar botar a entrada de audio e regular a freqüência para os 90MHZ? porque na minha ideia seria o cristal que estaria "modulando", digamos assim. me corrijam se eu estiver errado!

Postado

E ai? beleza?

Bom, você primeiro tem q colocar audio nele e testar pra ver se ele entra na freqüência do radio (87,9 a 107,9) para fazer isso você deve colocar o audio no pino base do transistor...

Agora se você fazer isso e n entrar na freqüência do radio você deve trocar o cristal, colocar um de freqüência maior, porque o papel do cristal e estabilizar a freqüência...

Se você trocar o cristal você tera q fazer um ajuste fino nas bobinas ate entrar na freqüência desejada!!!

Espero q consiga... POIS A MELHOR MANEIRA DE SE APRENDER E FAZENDO!!!

Boa sorte!!!

:bandeira:

Postado

aí, beleza?

Então o microfone deve ficar em paralelo com o cristal?

Qual a freqüência que você me recomendaria para o cristal?

Eu tenho um aqui de um autoradio antigo e vem inscrito nele 4500, deve ser em khz. O radio era am/fm, será que serve?

valeu!!!

Postado

Brow, sinto decepcioná-lo.... esse transmissor aí é pra 27 mhz, não basta apenas trocar o cristal, pra alterar a freqüência tu tem q alterar transistor (bf 495 vai bem) e enrolamento de bobinas. Pra modular, pode usar um varicap ou simplesmente acoplar o sinal na base do transistor com um eletrolitico isolador. But... procura no google por "transmissor fm" q tu acha coisas muito mais simples e funcionais.... dica: substitua o bf495 por um bd135 e alimente o circuito com 12 v e tu ganha um alcance melhor... abraços !

Postado

É mais simples, barato e eficiente montar um outro circuito baseado num BF 494 ou equivalente.

Tá cheio de esquemas na Internet e em revistas. Aqui no forum tem um montão deles, ok.

Postado

valeu galera!

Eu só postei para ver se tinha algum jeito de mudar, mas enfim!

eu achei o carrinho e vou tentar transmitir o audio pra ele, vamo ve o que dá!

eu tenho um esquema aqui com bf 494, vamo ve o que dá nesse tambem.

valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!