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Técnicas de Solda para iniciantes!


Attumsp

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:-BEER Olá amigos!!!

Bom... Vou dar algumas dicas de solda para os iniciantes (que como eu só se perdem em soldar componentes hahaha...)

O primeiro passo para iniciar uma BOA solda, é escolher um ferro bom... :joia:

Escolha um ferro do tipo lápis, NÃO muito potente, pois alguns componentes são sensíveis a altas temperaturas!!! Indico um ferro entre 15W e 30W. Escolha ferros com ponta "TRATADA".

Como? Simples, ferros de alta qualidade tem em sua ponta um tratamento com "BRONZINA", um material que resiste a altíssimas temperaturas. Caso você compre um ferro com uma qualidade não muito boa, essa ponta pode com o tempo estragar, e o ferro que você tanto cuidou irá pelos ares!!! As marcas mais comuns de ferro são: Weller, Weasel, Furukawa, B&D entre outras. Dê preferência a um ferro com um cabo de energia de boa qualidade, e com uma base de apoio robusta, se tiver selo do Innmetro, melhor ainda!

Agora vamos para o ESTANHO... :blink:

Estanho é, nada mais nada menos, do que aquele fiozinho prateado que parece com um arame, no qual é utilizado para solda.... :D

" Você deve escolher um estanho adequado para o seu trabalho, pois existem estanho para vários tipos de trabalho!!! "

Escolha de preferência um próprio para eletrônica!!! Eu usualmente utilizo o estanho da qualidade AZUL de 0.8 mm. Dependendo do tipo de trabalho (como soldar componentes SMD) recomendo que utilize uma solda mais fina. A solda azul é uma das melhores para eletrônica, pois funde em temperaturas não muito altas e costuma dar uma liga boa pois ela acaba ficando mais "líquida" do que as outras. Na solda azul, em sua composição, temos que 60% é estanho e 40% é Chumbo. Ainda no fio de estanho, é adicionado um tipo de resina. A resina serve para dar a "Liga" na solda, fazendo com que alguns circuitos soldem melhor e que a solda tenha um fluxo controlável. Eu recomendo para ferros com potência entre 15W e 30W esse estanho, pois ele não precisa de uma temperatura TÃO elevada quanto os outros tipos de estanho para fundir e dar liga com os outros materiais. Algumas marcas que eu recomendo: Best e Soft.

Agora temos a parte de acessórios! :palmas:

Um dos mais úteis é o suporte para o Soldador (Ferro), principalmente se inclui uma esponja para limpeza da ponta, muito útil para evitar acidentes, já que impede que o ferro fique livre na mesa. Já me queimei várias vezes com o ferro, e graças a deus não foram graves. Esses ferros de 30W chegam a 250°! O Suficiente para fazer um belo churrasco com a sua pele! Cuidado mesmo que você pense que ele está frio, pois o ferro segura temperaturas altas por um bom tempo, mesmo após desligado!

A esponjinha deve estar umedecida em água para limpar a ponta do soldador. Outro conselho importante é não deixar o ferro ligado quando não estiver em USO. Pois assim você pode ficar livre de acidentes e também pode prolongar a vida útil do soldador.

Agora vamos soldar!!! :devil:

Além do ferro, do estanho e dos acessórios, temos também que saber soldar!!! Vamos aprender a soldar pouco a pouco.

No interior do soldador e da ponta existe uma resistência elétrica que esquenta e transmite seu calor para a ponta do soldador, o qual atinge uma temperatura o suficiente para fundir o estanho.

Os soldadores mais simples requerem de 2 a 5 minutos de espera, segundo o modelo, até que a ponta do soldador supere o ponto de fusão da liga de estanho qu estamos utilizando.

Mesmo que em nissi caso não seja necessário, existem soldadores com ajuste de temperatura com grande controle da mesma. Esses últimos são conhecidos como "Estação de Solda" onde na maioria dos modelos, a temperatura varia de 80° a 400°C.

Como eu posso soldar um componente num PCB???

Suponhamos que vamos soldar uma resistência num circuito impresso (PCB).

O Primeiro passo consiste em dobrar os dois terminais da resistência para entre nos orifícios correspondentes do circuito impresso, e empurrar a resistência até encostar à parte frontal do PCB.

O Segundo passo requer verificarmos que a resistência não saia ao virarmos o PCB (Print Circuit Board); em algumas oportunidades, obtém-se bons resultados separando os terminais da resistência entre si.

O Terceiro passo é a verificação de que o soldador esteja ligado e que alcançou a temperatura necessária, para isto o aproximamos da ponta do fio de estanho e verificamos se o funde. Caso não seja assim, devemos variar a regulagem da temperatura ou esperar que esquente. Pois se não esperar, poderá ocorrer a conhecida "Solda Fria" onde pensamos que o componente soldou, mas na verdade a solda não conseguiu "fixar" o componente.

No Quarto passo aproximaremos a ponta quente do soldador ao terminal da resistência a soldar, bem perto do nó no da soldagem no circuito impresso.

O Quinto passo consistem em aproximar a ponta do fio de estanho ao terminal da resistência, bem perto do soldador, de tal forma que o estanho funda e aconteça a união.

Uma vez que o estanho se funda e comece a "molhar" o terminal, desliza-se o soldador, arrastando o estanho até alcançar o nó do PCB.

O estanho deve fluir bem e a solda deve ficar brilhante, evitando que se forme bolhas; este efeito deve-se à falta de limpeza ou de temperatura.

Também devemos evitar esquentar em excesso para não estragar nem o PCB nem o componente a soldar.

O Último passo consiste em cortar as sobras dos terminais da resistência.

Os terminais dos componentes devem ser cortados depois de realizada a soldagem por dois motivos: porque cortando no final, conseguimos a medida exata, e porque a parte restante do terminal pode evacuar o excesso de calor durante a soldagem.

Algumas dicas com estação de solda! :rolleyes:

A Estação de solda me foi útil quando eu necessitava soldar componentes com cases plasticos, no caso de alguns transistores. Na maioria dos datasheets tem a "Max Soldering Temperature" ou "Temperatura máxima de solda". Vai a seguir a foto de uma estação de solda digital, onde a temperatura é mostrada em um display. As técnicas de solda com a estação de solda é praticamente a mesma do que com um ferro comum, porém com uma temperatura variável, que pode auxiliar de acordo com o trabalho desejado.

A estação de solda acompanha o suporte para a ponta do ferro, e na maioria dos modelos vem com esponja para a limpeza do mesmo. Lembre-se, a esponja deve estar MOLHADA para que a limpeza seja feita com sucesso.

E para remover componentes?? Está difícil :tantan: !!!

Essa é fácil :rolleyes: !!! Existem em casas que vendem componentes para eletrônica, os famosos SUGADORES.. São aparelhos interessantes que SUGAM o estanho fundido (ainda quente), e assim facilita a remoção de solda velha e de componentes que ficam difíceis de tirar a solda, tais como IC's, conectores, etc... Existe um artigo no Clube do Hardware explicando corretamente como se remove componentes, escrito Gabriel Torres e por Cássio Lima: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1054

Boa sorte! B)

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poxa! legal esse topico!

bom pra quem tá começando... a gente se matou pra aprender se queimando perdendo componentes e tal! hehehehhe

Gabriel

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Muito bom o tópico, só uma correção a solda azul não tem 25% de resina, as soldas utilizadas em eletrônica são de liga estanho-chumbo por exemplo o carretel laranja é Sn63% e Pb37%, a resina serve como antioxidante e meio para a solda correr durante o processo. Se o tópico tiver uma boa procura com certeza eu o fixarei.

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Olá Medx, pedi para comprar uma delas aqui no serviço. Estou ansioso para que ela chegue para eu testar. Dizem que o acabamento dela é mais ruim, fica mais fosca lembrando solda fria. O ponto de fusão dela é maior, mas com um bom ferro de solda ou estação você quase não percebe.

Abraços

Cassiano

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Aproveitando o assunto alguém já usou alguma solda "RoHS"? :-BEER

É bom para dar uma fixação melhor!!! Deve ser O BICHO essa solda com ferro potente huhuuh. :P

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É, a solda deve ser boa, principalmente por não fazer mal à saúde. Mas temos que ver também que se nós comprarmos um ferro muito potente, a solda vai que é uma beleza, mas pode acontecer do componente não aguentar. Aí que está o problema...

Não me lembro onde estava lendo, e vi que eles já tinham criado uma, mas a mesma não ficou muito boa justamente pelo alto ponto de fusão. Acho que eles ainda estão procurando uma combinação melhor para contornar esse problema.

Abraços!

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Uma dúvida:

Aquela fumaça que sai ao soldar, ela faz mal a saúde?

Se for, que cuidados devemos tomar?

abraços

Postado

Uma dúvida:

Aquela fumaça que sai ao soldar, ela faz mal a saúde?

Se for, que cuidados devemos tomar?

abraços

Sim! Aquela fumaça é tóxica pois contém chumbo, eu acho.

Para evitar isso, faça o trabalho num lugar ventilado. O bom seria ventilar o local com um exaustor ou um ventilador. E talvez o uso de alguma máscara simples.

Acho que é isso.

Abraços.

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Guardian...

As estações nada mais são do que ferros com temperturas variáveis. Essas coisas que sopram ar quente são simplesmente Sopradores de ar quente hehe.

E Se alguém souber de algo para ajudar o tópico eu agradeço!

Postado

As estações nada mais são do que ferros com temperturas variáveis. Essas coisas que sopram ar quente são simplesmente Sopradores de ar quente hehe.

Estou falando disso aqui:

http://www.hakko.com/english/products/hakko_851.html

Elas sopram ar quente para retrabalho em smd, mas como usa isto? precisa de alguma pasta nos componentes, ou coloca o estanho na placa antes, ou isso não solda smd, entendeu minha dúvida?

:joia:

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Isso mesmo... Tem as antigas "Colheres"... que são ponteiras que se encaixam nos ferros. Com essa "colher" você desolda ou solda componentes SMD do tipo Microchip... Interessante esse "Soprador" pelo fato de não haver contato físico entre a placa. Evitando assim o problema de queimar trilhas com o ferro.

  • 2 semanas depois...
Postado

Tenho que realmente tirar o chapeu para a qualidade do post!! informaçao precisa, sem muitas delongas, pratica e ainda com ilustraçoes... coisa de profissional caprichoso no meu ponto de vista.

parabens amigo!!

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