Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida de nomenclatura entre os slots de memórias da MB e as memórias


rlcdo

Posts recomendados

  • Membro VIP

Na verdade, DIMM é o nome do encapulsamento da memória RAM.

DIMM = Double Inline Memory Module, ou Módulos de memórias com duas linhas de contatos.

As memórias mais antigas eram as do tipo SIMM.

SIMM = Single Inline Memory Module, ou Módulos de memórias com uma única linha de contato.

Isso se ferere aos contatos da memória que fazem a comunicaçao com a placa mãe.

No entanto as memórias SDR são popularmente conhecidas como memórias DIMM, mas DIMM é só o encapulsamento da memória, a sua tecnologia, era a SDR.

Já as memórias DDR, este se refere à tecnlogia, ou seja Double Date Rate, que significa, Taxa de dados dobrados. Mas o seu encapulsamento continua sendo DIMM. Por isso nos manuais das placas mães é comun encontrarmos DIMM para se fererir as memórias DDR.

Qualquer dúvida é só postar aqui.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá, entendi =)

Um amigo meu, disse que comprou uma memória p/ pc dele, mas na mémória estava escrito dimm sendo que só tinha um cortezinho na memória... e eu havia dito a ele que era DDR, pois as DIMM (ou SDRAM) tem 2 cortezinhos... então nessas memórias DDR podem vir escritos "DIMM" também??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah tá, entendi =)

Um amigo meu, disse que comprou uma memória p/ pc dele, mas na mémória estava escrito dimm sendo que só tinha um cortezinho na memória... e eu havia dito a ele que era DDR, pois as DIMM (ou SDRAM) tem 2 cortezinhos... então nessas memórias DDR podem vir escritos "DIMM" também??

Sim, pois como eu tentei expliar acima, DIMM é o nome da parte física da memória, enquanto que DDR é a sua tecnologia.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o que seria esse tal "encapsulamento"????

E outra coisa... se eu colocar uma memória 512 400 com uma 256 333 não será compatível, certo?

E se eu usasse uma de 512 400 com uma de 256 400 o pc usaria a latência da memória menor (256), certo?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E o que seria esse tal "encapsulamento"????

Encapulsamento é a parte física da memória, o pente ou módulo em si, você me compreende? Equivale a chamar o seu corpo de encapulsamento humano.

E outra coisa... se eu colocar uma memória 512 400 com uma 256 333 não será compatível, certo?

Elas até funcionarão, entretanto, a memória DDR 400, passará a funcionar como uma DDR 333, ou seja, será respeitado a frequência da memória mais lenta.

E se eu usasse uma de 512 400 com uma de 256 400 o pc usaria a latência da memória menor (256), certo?

Valeu

Não necessáriamente a memória com menos capacidade de armazenamente será a que tem menor latência, para isso, deve-se consultar as especificações das memórias.

E as latências irão funcionar de acordo com a "maior", que no caso seria mais "lenta", pois se uma memória com altas latências funcionar com latências menores, haverá riscos de ocorrerem erros.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E existe outro tipo de encapsulamento a não ser DIMM?

Outra coisa eu coloquei uma kingston de 512 400 junto com uma genérica de 256 333 e deu incompatibilidade, isso pode ocorrer? ou será que eu fiz algo errado?

E sobre a latência, quanto maior a latência mais lenta é a memória?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
E existe outro tipo de encapsulamento a não ser DIMM?

Outra coisa eu coloquei uma kingston de 512 400 junto com uma genérica de 256 333 e deu incompatibilidade, isso pode ocorrer? ou será que eu fiz algo errado?

E sobre a latência, quanto maior a latência mais lenta é a memória?

Valeu

Como o fire explicou, existe o SIMM, encapsulamento antigo, que ficou conhecido como sendo as memórias "DIMM", por isso esse equívoco das pessoas ao falar de meórias "DIMM"(na verdade SDR) e SDR.

Sobre a incompatibilidade, não sei te dizer...

E não confunda latência com frequência, a frequência você vai ver sempre 266 Mhz, 333 Mhz, 400 Mhz, etc, já a latência vem geralmente em uma sequência de 4 dígitos tipo 4-4-4-15, daí já é um assunto um pouco mais avançado, mas nenhum bicho de 7 cabeças, bem simples de se entender, mas se eu for explicar vou estender demais o post... e também não sou muito bom de explicações hehe...

Espero ter ajudado.

Falou!

OBS: desculpa reviver esse post, agora que fui perceber a data, é que já 05:30 e eu já to meio dormindo sentado aqui... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!