Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Por favor, preciso de um esquema de um oscilador de 60Hz com o 555.

Quero fazer um inversor, mas quero que seja com um 555 operando em 60Hz e de preferência uma onda senoidal de saida pra injetar num transistor de pot e assim alimentar um transformador e retirar 110 volts no primario.

Bom isso tudo eu sei fazer exceto o oscilador de 60Hz com um 555

Por favor me ajudem.

Postado

O circuito abaixo poderá lhe ajudar.

RV1 = trimpot multivoltas

C1 = capacitor de tântalo

O CI 555 está trabalhando com duty-cycle de 50% para você poder obter uma senóide mais perfeita na saída do seu transformador.

post-80586-13884919594146_thumb.jpg

Postado

Cara valeu mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

depois eu nando o esquema q eu fiz....

muito sem noção.. estava dando mais de 8KVolts.

vou montar esse ai e depois posto o inversor pra ver se eu num errei nda ^^

valeu mesmo

OBS: sei q o 555 pod ser alimentado desde 5volts ate 15, mas posso substituir os 6V de entrada por 9V sem q haja mudança de freqüência?

Postado

zurca1599;

sem querer desmerecer o seu circuito, mas se você procurar na literatura técnica você poderá comprovar que este circuito enviado por você não possui exatamente 50% de duty cycle devido ao caminho de carga e descarga do capacitor serem diferentes.

no primeiro circuito que enviei, a carga e a descarga do capacitor ocorre através do mesmo resistor. Isto garante o ciclo igual.

Acredito também que um ajuste de frequência é de extrema importância visto que os componentes possuem tolerância nos seus valores nominais, então poderemos somente ter precisão no valor de frequência de saída através do ajuste.

Postado

Pra quem usa o multisim, ele tem uma ferramenta propria do 555. Basta você colocar a freqüência e o duty e a tensão que quiser, no caso 60hz e 50% e ele vai te dar o valor dos resistores e capacitores.

Postado

Gusporti, esse multisim é um programa q simula circuitos eletronicos?

se for onde possso baixa-lo?

Eu uso o Eletronich WorkBanch, não gosto muito porque é cheio de frescuras q pra fazer o circuito funcionar tem q atender a um monte de requisitos.

Jack.... eu ate sei fazer um oscilador com um 555 ( q inclusive é muito parecido com o esquema q você me mandou ), eu só num sei como calcular a freqüência mas vou usar seu esquema porque o do zurca eu já tinha feito e realmente..... o duty cycle num é de 50% e meu circuito ficava instavel..... alterava a frenquencia de saida dependendo do transistor que eu usava pra alimentar o transformador sem contar q as tenções não xegavam nem a 100 Volts..

Bom, ta valendo muito esses esquemas q assim posso estudar mais algumas maneiras de conseguir montar um inversor usando um 555 ( tem q ser 60Hz ).

Agora..... se alguem tiver um esquema desse pronto ai em casa... por favor manda pra mim !!

Postado

O circuito abaixo poderá lhe ajudar.

RV1 = trimpot multivoltas

C1 = capacitor de tântalo

O CI 555 está trabalhando com duty-cycle de 50% para você poder obter uma senóide mais perfeita na saída do seu transformador.

Este circuito fornece um sinal senoidal?

Postado

Este circuito não fornece uma saída senoidal.

Ele somente serve para chavear uma carga RLC em um transformador e assim retirar um sinal aproximadamente senoidal na saída.

Aliás a fórmula de cálculo para o período de oscilação é:

T=1,4RC

Postado

RockX0

Nada desse circuito é instável.

Nenhum dos circuitos lhe garante 50% de duty cycle simplesmente porque isso não existe.

Na realidade poderá ter 50$ +- x% , isto para qualquer circuito electrónico .

Mesmo o circuito proposto não lhe garante 50% isto porque o circuito de carga e descarga feito através da saída , sendo aparentemente igual , na realidade não é.

Porquê ? a carga e descarga é feita através da saida. Esta tem parametros de tensão de saída nos estados on e off que não são "exacto". As tensões e correntes não são exactas e dependem dos parametros de corte e saturação dos estágios finais do CI 555.

Segundo se quer fazer algo que terá que primeiro especificar o que quer e os limites de variação.

Não faz NEHUM sentido apreciar a variação do circuito total apenas pela variação de uma parte.

Será que a freqüência não varia com a temperatura ?

Será que oa parametros não variam com a alimentação ?

Será que o circuito fiñal não depende da implementação total inclusivé da montagem pcb etc. ?

Como vai encontrar componentes de valores "exactos"

No circuito que coloquei "teoricamente" se alterar o valor de R1 para 107,xxxxx obtem teoricamente 50% de duty cilce.

Se quer fazer algo com 60, 000000000000000000000000000000000000000000000000000 Hz tudo bem mas isso se calhar isso serve para quê ? e qual o impacto no circuito final a alimentar?

Se quer algo tão preciso terá que usartecnicas muito diferentes.

A variação que tinha nas saídas dependendo do transistor , mais uma são normais , pois cada transistor tem os seus parametros , para alem do circuito que estava a usar.

Como não colocou aqui o circuito é difícil dar opinião

Mais uma nota só se quer um gerador de onda sinusoidal para que usar um 555 que lhe dá uma onda quadradangular ? e depois complicar com filtros etc ?

porque não usa um gerador de onda sinusoidal por exemplo baseado num opamp ?

Desculpe

Postado

Jack..... é verdade mesmo cara!!!

mas a resposta pra sua pergunta é que eu estava mexendo no Eletronic WorkBenk e estava tentando fazer um oscilador de 60Hz com um 555 gerar uma onda senoidal.... sabendo q o 555 gera uma onda retangular.

Num estava conseguindo e ainda percebi q estava tirando muita tensão do transformador e ai deu um estalo!!! porque não fazer um inversor com um 555?!!!

então isso é u q eu quero fazer ( inclusive montar ), mais como um desafio porque eu não sei muito de eletrônica e queria me aventurar um pouco mais....

Agora..... pod crer q pra cada componente q eu adicionava..... a oscilaçao sofria uma interferencia e sempre tinha q mudar os valores dos componentes pra manter uma freqüência perto da q eu estava procurando......

AH!! to com uma duvida... essa formula : T=1,4RC se refere ao periodo de que? ( desculpa a ignorância ) porque ate onde eu estudei Periodo é o inverso da freqüência, então pra eu conseguir 60HZ no circuito eu precisaria fazer +- assim :

se F=60HZ e T=1/60 ;

sendo T= 1,4RC e F=1/T ;

então RC=1/1,4x60 <--> RC= (84)-¹ <--> RC~0,012

Ta certo isso ai? ou o periodo a q se refere diz respeito a freqüência de saida no pino 3 do 555?

Postado

Sim, o multisim é o eletronic workbench.

Vai ali em tools/555 timer wizard. Só informar a tensão a freqüência e o duty, ai você pega os valores dos resistores e capacitores e usa em outro programa pra testar.

Achei um esquema de inversor com o 555, não testei mas os valores de alguns componentes não se encontra por ai.

http://www.uoguelph.ca/~antoon/circ/555dcac.html

Postado

O 555 montado como astável (oscilador) funciona chaveando um capacitor e comparando a sua tensão. Quando a tensão sobe a mais do que 2/3 de Vcc ele descarrega o capacitor. Quando a tensão desce a menos do que 1/3 de Vcc ele carrega o capacitor. Este ciclo se repete indefinidamente (oscilação).

Bem... O valor de 1,4RC vem de:

0,7RC = período de carga

0,7RC = período de descarga

1,4RC = período total de oscilação (soma dos anteriores)

0,7RC é uma aproximação de 66,67% do valor da constante de tempo do circuito RC formado => 0,67 aprox para 0,7.

Como disse anteriormente, o circuito GARANTE 50% de duty cycle porque a carga e a descarga do capacitor ocorrem pelo mesmo resistor.

Conforme nosso amigo Zurca afirmou, o circuito NÃO garante 100% de eficiência em garantir o duty cycle em 50% porque os transistores que conectam a carga e a descarga não são os mesmos, mas funciona BEM MELHOR do que a proposta com diodo em paralelo com resistor.

Aliás, para a montagem de inversores, TODO MUNDO usa um sinal quadrado para chavear uma carga RLC e assim obter uma senóide aproximada, até porque uma senóide perfeita é irrelevante para a grande maioria das cargas que queremos conectar a um inversor doméstico (exeção feita aos motores síncronos).

Existem inversores senoidais, feitos com circuitos complexos e MUUUUUITOS amplificadores operacionais, mas isto FOGE COMPLETAMENTE ao propósito deste tópico.

Os cálculos no nosso amigo RockX0 me parecem corretos.

Lembre-se de que quando calculamos o período ou a frequência em um circuito desse tipo estaremos nos referindo à frequência ou o período em todo o circuito (inclusive no pino 3).

Postado

Mas ainda to com duvida..... Quero saber se Esse Periodo a q se refere se traduz por 60HZ? Eu entendi q ele diz respeito ao tempo de carga e descarga do capacitor, mas esse tempo significa q o tempo de carga e descarga no capacitor vai me produzir uma onda de 60HZ no pino 3 do 555?

Postado

Não, a freqüência de carga e descaraga (oscilaçao) vai depender dos valores dos resistores...

Vou te simplificar e postar aqui um com duty 50% e 60hz...

Ai ta pronto, n adiciona nen tira nada... A unica coisa é que esses resistores não sao comerciais, mais ai voce usa o mais proximo que funciona igual.

post-13236-13884919839459_thumb.gif

Postado

ORockX0

Embora me pareça absolutamente desnecessário para o que pretende , mas

se quer algo estável e com dutycicle de 50% aqui tem o circuito .Só terá de calcular os valores de R1 e C pelas formulas da constante de tempo wue já foram aqui expostas , o tempo total sera 2 vezes a constante de tempo do circuito R1 C

Melhor e mais estável configuração é criada com a adição de um transistor e um diodo ao R-C que cronometra a cadeia. A freqüência pode ser variada em um alcance largo enquanto mantendo uma constante o 50% duty ciclo. Quando a saída é alta, o transistor é colocado em saturação por R2 de forma que as passagens actuais carregando pelo transistor e R1 para C. Quando a produção vai baixo, o transistor de descarga corta o transistor e a descarga o condensador por R1 e o diodo. O períodos alto e baixos são iguais. O valor do condensador © e o resistor (R1 ou potenciometro) não é determinado. É um mero exemplo de como fazer isto e os valores está pendente no tipo de aplicação, assim escolha seus próprios valores. O diodo pode ser qualquer diodo como os NTE519, 1N4148, 1N914 ou 1N3063, mas um de Germânio de condutância alto ou Schottky minimizará a tensão de diodo baixaa queda no transistor e diodo. Porém, o transistor deveria ter uma beta alto de forma que R2 pode ser grande e ainda levar o transistor para saturar. O transistor pode ser um NTE123, 2N3569 ou equivalentes.

------------------------

Quanto ao gerar um sinal sinusoidal de forma simples aqui tem um exemplo básico que não usa nuitos opamps mas claro é apenas um exemplo con o 1458. desta forma evita muitas complicações desnecessrias para o que julgo pretender.

Note que se na saída deste circuito usar um transistor tipo TIP 140 por exemplo pouco mais precisa , mas claro isso depende exactamente do que quer fazer.

A frequência é f = 1/2RC

Postado

Não vou nem comentar o circuito do Gusporti...

Bem... voltando à vaca fria:

Se o nosso circuito gasta 1,4RC [segundos] para completar um ciclo, então a frequência será f=1/T=1/(1,4RC). Esta frequência será a frequência do sinal no pino 3.

Para os valores dados:

C=1uF=1E-6F=0,000001F

Rmin=10K (valor mínimo => trimpot=0)

Rmax=10K+5K=15K (valor máximo => trimpot=5K)

Tmin=1,4RminC=1,4x10Kx1uF=14ms => fmax=71,43Hz

Tmax=1,4RmaxC=1,4x15Kx1uF=21ms => fmin=47,62Hz

Então teremos dois valores limites dentro dos quais o nosso trim-pot poderá ser ajustado para sintonizar o circuito em 60Hz.

Para 60Hz teremos 16,67ms de período de oscilação, este valor está dentro da faixa de ajuste do circuito. Pode-se ajustar o mesmo utilizando-se um osciloscópio ou até um multímetro digital (alguns vem com frequencímetro).

Postado

muito legal gente !!!!

To entendendo tudo!! valeu mesmo....

só queria salientar q o proposito q tenho em relaçao a esse projeto de um inversor feito com um 555 é exatamente o fato de eu estar aprendendo ( autodidata - por isso peço muita ajuda ) eletrônica e como estava estudando o 555, me deu vontade de criar uma onda senoidal com ele sabendo q ele produz somente onda quadrada..... o estalo do inversor veio através de muitos erros q cometi e conseguia valores muito elevados no secundario do transformador ( mais porque num estava conseguindo produzir uma onda de 60HZ, e sim algo em torno de muitos GigaHertz ).. pensei e decidi criar um aparelho q me desse 60HZ de freqüência e voltagens em torno de 110~220 volts - ta ai o porque do inversor - mas o q queria mesmo era aprender - e ta valendo a pena porque to achando muito boa as explicaçoes... OBRIGADO a todos pela ajuda !!

AGORA q eu to com as ideias meio clara.... vou montar o circuito de uma maneira pessoal.... ( vou tentar aplicar as explicações de vocês )... quero ver se passo no teste de vocês... me aguardem ^^ .

T Breve !!

Postado

Hm... enteressante os esquemas comdek.....

Mas meu proposito é mais educativo... alias, um desafio ( no caso pra mim né..)

só descobrir como colocar os esquemas do EBW na net ai vocês vão ver q q eu fiz..

• 2 semanas depois...
Postado

:wub: Olá Amigos. Procurei sobre o tema até em sites americanos, mas vejos que aqui existem alguns bambas no assunto.

Meu pepino está em montar dois inversores (os mais compactos possíveisl), sendo:

01) Inversor de 6 volts para transformador com entrada de mesma tensão e saída de 300-0-300 sob 100mA.

02) Inversor de 12 volts para transformador com entrada de mesma tensão e saída de 300-0-300 sob 120mA.

O fato é que montei um que usa dois Tip's31 e 4 Tip's 3055. O funcionamento até que é legal, mas não fica compacto e em alguns casos, há o super-aquecimento dos 3055.

Tentei um que usa um SG3525 e dois Fet's de canal N IRF640. Esses quase pegam fogo.

No caso, algum desses citados por vocês dariam resultado? Alguém pode me ajudar????

Obrigado;

• 6 meses depois...
Postado

daee pessoal!!!!

andei pesquisando, mas não achei realmente o q eu queria!!!

na verdade eu precisava de um oscilador q gerasse um sinal senoidal de 100.000hz a 120.000hz!!

achei circuito q geram bem menos q isso e como meu conhecimento de eletrônica é pouco, não sei modificá-lo!!!

valeu aeeee

espero resposta!!

abraço

• 12 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...