Ir ao conteúdo

Duvida séria e que já me deram respostas diferentes...

Mknopfler2003

Posts recomendados

Postado

A questao:

"um processador Intel Pentium extreme edition com Hypet Threading 995 (L2 de 2x2 MB, 3,4 GHz, 1066MHz realiza ate 3,4 bilhoes de processos simultaneamente." CERTO OU ERRADO???

Alguns disseram que esta CERTO e a maioria me respondeu ERRADO, mas com justificativas diferentes

1)q era o dobro sendo 6,8 deivido à HT

2) outro disseram q era 6,8 mas devido aos 2 núcleos devido a extreme

3)outros disseram q era o quadruplo 13,6 devido à HT + extreme edition...

e então?? Esta certo ou errado e porque?

me ajuuuudaaaa

valeu!!!

Postado

Vou dizer o que acho.

Este tal de HT da intel, é furada!

Ele indica, no gerenciador de dispositivos, que há dois processadores, quando na verdade há só um.

Ele literalmente engana o Windows, fazendo-o reconhecer dois processadores.

Então. Alguém já notou alguma vantagem de velocidade de um processador """"normal"""", para um com está tecnologia?!?

Sejamos realistas...

Pense bem...

• Membro VIP
Postado

concordo com vocês....mas eduardo.... se sao 4, você acha q a resposta seria os 13 mesmo? tipo,,, 3,4 x 2 ht x 2 dual core?

Não... Com muitos Gigahertz ele pode executar muitos processos por segundo, mas ao mesmo tempo, simultâneos apenas 4.

Postado

A afirmativa é errada. Com certeza. Mas o porquê depende da interpretação.

Se você considerar, como todo o resto do universo, que processo é um grupo de instruções sendo executada da memória que usa o mesmo espaço de endereçamento (eu sei que a explicação foi porca, mas não consegui pensar em nada melhor), então um microprocessador que execute 3,4 milhões de processos simultaneamente seria uma obra de arte :D... completamente impossível de se fazer :(. O P EE possui dois núcleos, cada um capaz de realizar dois processos graças ao HT. Então são 4 processos simultâneos. Ponto.

Mas, talvez, essa sua prova considere processo como um sinônimo de instrução (eu sei que é ridículo <_<). E então, como cada núcleo é capaz de finalizar e começar 3 instruções, e executar 6 simultaneamente, o P EE é capaz de excutar 6 instruções simultâneas.

Mas, se você pensar, pode ser que sua prova ache que processo são operações nos estágios do microprocessador, ou então operações físicas nos transistores, ou então... Bom, de qualquer modo a afirmativa é errada.

Vou dizer o que acho.

Este tal de HT da intel, é furada!

Ele indica, no gerenciador de dispositivos, que há dois processadores, quando na verdade há só um.

Ele literalmente engana o Windows, fazendo-o reconhecer dois processadores.

Então. Alguém já notou alguma vantagem de velocidade de um processador """"normal"""", para um com está tecnologia?!?

Sejamos realistas...

Pense bem...

Realmente, a implementação de SMT dos NorthWood e Prestcott é bem ruinzinha. Mas é preciso lembrar que existem outras implementações, e outros conjuntos de instruções no mundo, além do x86. Itanium 2 Montecito, Power5, Xenos, Cell, Broadway, Alpha EV8 (esse nem foi lançado, coitado), UltraSparc T1 :bravo:, todos usam o SMT ou uma tecnologia semelhante e conseguem obter grandes resultados. E até mesmo os NetBurst conseguem aproveitar o SMT se forem bem programados.
Postado

galera queria agradecer demais pelas respostas, mas galera sem querer ser chato mas já sendo, mandei essa mesma duvida para um professor de informatica muito conhecido e olhem a resposta: "quando eles falam em Clock Interno, eles se referem à freqüência como sendo capaz de realizar 1 Operacao por ciclo de clock! Ou seja, se sao 3,4GHz, então sao 3 bilhoes e quatrocentos milhoes de operacoes por segundo! "

bom, eu acho q se eu juntar as respostas de vocês com a dele eu concluo que os 3,4gh não significam processos simultaneos, mas o nr de processos em 1 segundo. E que sao 4 processos simultaneos devido aos 2 núcleos e aos ht... ok?????

valeeeu

Postado
galera queria agradecer demais pelas respostas, mas galera sem querer ser chato mas já sendo, mandei essa mesma duvida para um professor de informatica muito conhecido e olhem a resposta: "quando eles falam em Clock Interno, eles se referem à freqüência como sendo capaz de realizar 1 Operacao por ciclo de clock! Ou seja, se sao 3,4GHz, então sao 3 bilhoes e quatrocentos milhoes de operacoes por segundo! "

bom, eu acho q se eu juntar as respostas de vocês com a dele eu concluo que os 3,4gh não significam processos simultaneos, mas o nr de processos em 1 segundo. E que sao 4 processos simultaneos devido aos 2 núcleos e aos ht... ok?????

valeeeu

São 4 processos simultâneos, isso é certo, mas não é bem assim que a coisa funciona. Apesar de ser capaz de executar 4 processos simultâneos, o Pentium EE precisa, assim como qualquer processador, mudar seu contexto quando quer trocar seus processos ativos atuais. Essa operação envolve acessar o cache L1 e dura no mínimo 3 ciclos (olha o chute :muro:, lá vou eu ser expulso do fórum :tantan:). Mesmo considerando que o cache é pipelinizado e que suas latências possam ser escondiadas por programação manual cuidadosa, é completamente impossível trocar de contexto uma vez por ciclo. Por isso o processador seria capaz de executar 3,4 Bilhões de operações por segundo, mas nunca processos por segundo.

Seria, se estivéssemos falando de um processador escalar (uma só unidade de inteiros) de um só núcleo. Mas o Pentium EE é superescalar (várias unidades de inteiros) e tem dois núcleos. Portanto ele é capaz de executar 6 operações por ciclo. O que dá...20,4 bilhões de operações por segundo :joia:. Obviamente, nem eu nem ninguém jamais vimos isso acontecer ao longo desse longuíssimo período de tempo que é um segundo :(... Mas que dá dá.

Concluindo: 4 processos simultâneos, um número de processos por segundo em torno de 170 milhões, por cima (coisa impossível na prática, até mesmo por questões de memória e programação), um número simultâneo de 6 operações sustentadas (máximo) e de 20,4 bilhões de operações por segundo (máximo).

OBS: Todas as estimativas e explicações disponibilizadas nessa mensagem são absolutamente imprecisas. Por favor, não me arrebentem. E nem digam que sou Intelzista, pelo amor de Deus. Três coisas ruins pro meu mundo: direita, processadores multinucleares e empresas que vendem micros x86.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!