Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LCDs, hoje.


johannesrs

Posts recomendados

Oi galera.

estava olhando os tópicos sobre LCD (e CRT, óbvio) pra comparar.

Plasma ainda tá fora das minhas condições, ainda mais q pelo q eu sei em consumo ele consegue ser pior que o CRT! :P Mas pode ser discutido também, já q isso pode ser outro mito. :)

Bom, no começo, tinha-se o problema dos refresh rate maiores q 16ms, e agora eles tão batendo em 8ms. Logo, traço de tela já é mito, certo?

Olhar de 90º ainda também é mito, certo?

Qualidade de cor, isso ainda é realidade, ou já é mito? E ser ruím de noite? E terem uma polegada a menos no nome significar equivalente ao CRT uma polegada maior?

Ou, pior, que a durabilidade deles é muito menor que dos CRTs?

quanto eles costumam consumir de energia comparados aos CRT?

Eu vou ter q comprar um monitor no fim do ano provavelmente, pra substituir o meu CRT tela curva (:D) de 17 polegadas. Isso significaria que o ideal seria um LCD 16 polegadas, com menos de 8ms, e com 400:1 no mínimo de contraste, certo?

Agora, o q me preocupa é a resolução dos jogos. Tipo, quem tem os LCDs com nativa de, por exemplo, 1280x1024, como tão ficando jogos que o máximo é 1024x768?

E quais são as resoluções wide disponíveis? :) Não é mais 4:3 a proporção, então, como é agora as resoluções chave? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P. Bom, no começo, tinha-se o problema dos refresh rate maiores q 16ms, e agora eles tão batendo em 8ms. Logo, traço de tela já é mito, certo?

R. Em primeiro refresh, é a taxa de atualização de tele, e é medida em Hrtz, e não em ms, e para o LCD não tem muita importancia, visto que LCD, não tem flicker (cintilação). quanto ao rastro na tela(fantasma) ai depende, como não existe só um Tempo de resposta (medido em ms), mais 2 que são o de cinza p/ cinza (entre graduações de cores) e o de preto p/ branco ( tipo ligado e desligado), ai vai de quando o fabricante coloca o TR nas especificações, ele se refere a media ou a máxima do TR, então se um fabricante coloca 16ms e se refera a máxima, você joga sem problemas, porque na média vai a uns 8ms e até menos dependendo da transição de cor, e se outro coloca 8ms e se refere a media, ai você pode ter problemas, porque da mesma forma, dependendo da situação, pode chegar a 20ms...

P. Olhar de 90º ainda também é mito, certo?

R. Dependendo do modelo você tem angulos bem mais abertos (120, 140 160 graus).

P. Qualidade de cor, isso ainda é realidade, ou já é mito? E ser ruím de noite?

R, a qualidade de cor do LCD, é melhor e mais viva e tanto a noite como de dia, LCD em sua maioria não tem refexo, e cansam menos a vista, tem tela realmente plana, e não emitem radiação.

P. E terem uma polegada a menos no nome significar equivalente ao CRT uma polegada maior?

R. Ao contrario, um LCD de 17" tem realmente 17", a sua area util é real, enquanto um CRT, tem a area nominal, pois contam o tamanho do tubo, e não só a area visível (util), dai um LCD, de 15" se equivale (com pouca diferença a um 17" CRT e um 17" LCD, a um 19" CRT.

P. Ou, pior, que a durabilidade deles é muito menor que dos CRTs?

R. Ao contrario, um LCD tem, teoricamente, vida util maior,visto que não esquentam o que ocorre com os CRT, gerando entre outros problemas, a fomosa solda fria, porém o seu conserto e bem mais caro

e eles são bem mais sensiveis, e é necessário maior cuidado.

P. quanto eles costumam consumir de energia comparados aos CRT?

R. Dependendo do modelo, 1/4, e na media 1/3 de um CRT.

P. Eu vou ter q comprar um monitor no fim do ano provavelmente, pra substituir o meu CRT tela curva () de 17 polegadas. Isso significaria que o ideal seria um LCD 16 polegadas, com menos de 8ms, e com 400:1 no mínimo de contraste, certo?

R. para substituir o seu CRT 17", e ter amesma area util, você pode pegar um de 15", se você pegar um de 17", dai tera a area de um CRT de 19", quanto menor o TR melhor, e quanto maior o contraste melhor, depende de seu $$$.

P. Agora, o q me preocupa é a resolução dos jogos. Tipo, quem tem os LCDs com nativa de, por exemplo, 1280x1024, como tão ficando jogos que o máximo é 1024x768?

R. E fácil saber como sera no seu caso, coloque o seu CRT na resolução do LCD pretendido, e rode os jogos nela, o resultado se repetira no LCD...

P. E quais são as resoluções wide disponíveis? Não é mais 4:3 a proporção, então, como é agora as resoluções chave?

R. no memento, não tenho inf. de uma pesquisada, nos fabricantes, pois todos oferecem LCDs Wide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu mesmo Mobru! Resolveu quas etodas as minhas dúvidas! :D

Só ficaram a última, que eu voupesquisar, e um detalhe na antepen[ultima: Por exemplo, eu uso o windows em 1280x1024, mas quando inicio um civilization 4 por exemplo, ele mesmo altera a resolução pra 1024x768, sozinho, antes de começa, e devolve à normal quando termina. Então, infelizmente, não posso propriamente "testar" o que acontece. Aí vem a curiosidade, quando vocês tem esse tipo de jogo q roda numa resolução menor que a do monitor na marra, vocês fazem o que, tentam fazer o ***** rodar em janela pra não distorcer? :)

Engraçado é que eu tenho ouvido boatos insistentes que a durabilidade média de um LCD é de apenas 3 anos... :(

Ah, e sem querer iniciar um flamme war marca x marca, quais são as melhores ou mais indicadas marcas de LCD? :D

Valeu de novo! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, valeu!

a única pergunta que nãom quer calar mesmo, então, é: como ficam os jogos que rodam apenas em resoluções diferentes da nativa do lcd.

E aquela história de LCD durar só 3 anos então é lenda e foi pra ganha mesmo, né?

lcds atuais duram em torno de 10anos mas final do ano serao lançados os lcd com leds q vão durar bem mais.

Os games ficam com uma certa degradaçao em 1024x768 mas nada desesperador, da pra jogar numa boa mas em 800x600 fica horrivel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, acho que isso termina as questões sobre as lendas e verdades dos LCDs até agora.

Resumo:

1 - LCDs duram no máximo 3 anos: FALSO! Os LCDs atuais duram aproximadamente 10 anos, e com possibilidade de aumento nessa média.

2 - Precisa olhar perpendicularmente pra tela: FALSO! Isso é do tempo de guaraná de rolha.

3 - Qualidade de cor, e dificuldade de visualização à noite: FALSO! Isso é mais velho que o tempo do guaraná de rolha.

4 - Problemas com os tempos de resposta longo: DEPENDE! Existem dois tempos de resposta, preto-branco (ligado-desligado), e cinza-cinza (entre tons da mesma cor). Logo, depende do se o fabricante está informando o tempo de resposta máximo ou médio. Ideal abaixo de 8ms pra tudo.

5 - E quanto às diferenças de tamanho: VERDADEIRO! O LCD tem melhor aproveitamento da área útil. Leia-se, um LCD informando 15" tem verdadeiras 15", e perde em pouco na sua área útil para um CRT de 17". Um LCD de 17" ídem na comparação com um de 19", e por aí vai.

6 - E quanto à economia de energia: VERDADEIRO! Os LCDs consomem em média 1/3 de um CRT equivalente, chegando à 1/4 em alguns casos.

7 - E as proporções pra wide screen, que são diferentes das "antigas, quais são? em geral, 16:10, diferente do 4:3 antigo

8 - Jogos: a resolução nativa do LCD atrapalha ou não, afinal de contas? DEPENDE! Se o jogo roda na resolução nativa, ótimo. Se ele roda a uma resolução maior que a nativa, vai ficar meio esmagado, e menor meio esticado, a menos que tu consiga configurar o jogo pra um modo janela no segundo caso. Pra exemplo, um jogo com resolução máxima de 1024x768 num LCD 1280x1024 fica aceitável, já um 800x600 nesse mesmo LCD fica horrível.

9 - Ainda Jogos: Se tu tem um jogo cuja resolução máxima dele seja na proporção 4:3, e for usar um LCD wide com resolução 16:10, ele alarga as imagens ou coloca as tarjas pretas de cada lado automaticamente? AINDA SEM RESPOSTA, ESPERANDO CONTRIBUIÇÕES.

Acho que é isso mesmo, certo galera? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!