Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A importância da lavagem do dissipador


Acidjed

Posts recomendados

Então gente

Primeiramente, meu processador é um XP 2800+ 2.08 GHZ overclockado para 2.25 GHZ

De mês em mês eu LAVO com água e sabão o dissipador do meu processador (VCOM 39B)

Desmonto ele, retiro o cooler e deixo só o dissipador

Jogo água em forma de jato forte no dissipador até ficar bem limpinho

E na base de cobre geralmente ficam umas manchas escuras, creio que por causa da temperatura, para retirar isto eu uso aquele produto para "arear panelas de alumínio"

Esqueci o nome, acho que é Alumil ..... hehehehe :P

A base de cobre fica brilhando passando ele....

Na verdade ele é lapidado :D

Mas como eu disse, o alumil tira as manchas escuras, parece que fica recém-lapidado

Quando o dissipador tá sujo (acumula um bocado de poeira, forma-se uma pelicula de poeira entre as aletas) a temperatura fica em 52~53 graus depois de alguns minutos jogando

Quando atinge esta temperatura eu já sei: "Precisa de lavagem"

Depois que a faço, a temperatura não passa de 46 graus

Isso meu cooler é lapidado com lixa de funileiro e uso a Arctic Silver 5

Mas a diferença é bem grande

Faço o mesmo procedimento no chipset da placa mãe (de vez enquando apenas) e o mesmo no meu VF700 instalado na placa de vídeo

Pois aí vai minha recomendação. lave seu dissipador constantemente pois o mesmo acumula muita poeira!!!

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é muito importante a limpeza dos dissipadores. Muito válida essa sua observaçao.

Também já tive experiencias ruins com dissipador sujo.

A poeira acumulada nas haletas dificultam a circulação do ar e consequentemente a retirada de calor.

Uma base bem polida assegura uma melhor superficie de contato, transferindo o maximo de calor para o dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria perguntar.. quanto tempo você deixa o dissipador secando depois de lavar?

Como saber se já está totalmente seco?

Eu pelo menos deixo uns 15 minutos tomando vento aqui na janela e uns outros 5 minutos na frente do ventilador...... isso quando é denoite

Quando é de dia só deixar um tempo no sol....... para ver se ainda tá molhado você bota o dissipador na frente de uma fonte luminosa, aí você vê entre as aletas se tem pequenas gotículas de água.... heehhe :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu limpei meu cooler tambem essa semana , mas não limpei com agua e nem tirei da placa-mãe

apenas retirei o cooler e deixei o dissipador

limpei com cotonete e uma folha de papel entre as aletas

tirei bastante pueira , muitos cotoes

é claro que não ficou 100% limpo , mas ajudouuu demais

antes meu processador ficava nos 54 graus

agora com a limpeza ele não passa de 45 graus , quando estou jogando fica em 46 , mas logo dps de sair do jogo já baixa pra 45/44

muito bom mesmo

ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu estou com preguiça limpo o meu com um pincel. Mas quando estou inspirado eu tiro lavo tudo. O meu também é lapidado e quando eu lapidei ele diminuiu 7ºC. Eu não limpo o meu com tanta freqüência mais ele também demora para sujar.

Eu não seco muito o meu não eu fico balançando ele e espero no máximo 10 minutos em tempos frios tem umas pequenas e poucas gotas de água em suas alertas, eu nãi me preocupo pois logo que ligo o PC o dissipador esquenta e a água evapora. Não aconselho ninguém a fazer isso mas eu faço.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu acho que há alguns problemas com esta prática:

1) Não é bom tirar e recolocar dissipador sobre o processador toda hora... Aos poucos haverá desgaste mecânico do socket. A mola ou presilha do cooler também poderá perder pressão com o tempo, sem falar que existe sempre o risco de trincar um DIE, quando tratamos de processadores de DIE pequeno.

2) A Arctic Silver 5 tem um tempo de cura que leva algumas semanas para máximo desempenho. Tirar e recolocar o cooler de vez em quando, zera esse tempo de cura.

As manchas escuras acho que são mais de oxidação do que de temperatura... O cooler deve na minha opinião, sem secado o mais rápido possível para não oxidar. Seque ao sol... E num 39b, eu já tive um processador que deixou a marca do DIE perfeitinha e brilhante, cercada pelas manchas escuras. Isso na minha opinião não influi em nada na condução de calor. Se no contato com o DIE não penetrou ar para oxidar, e efetivamente não oxidou, o calor será transferido normalmente!

O melhor em minha opinião, então, é colocar filtros de FANs, e quem tiver compressor de ar como eu, soprar o cooler de vez em quando. Isso evita de ficar tirando, e limpa o bichinho bem, fazendo efeito semelhante à lavada, sem no entento tirar nada do lugar ou ficar gastando pasta térmica.

Pensem no assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!