Ir ao conteúdo

Athlons xp fsb 333 em mobos fsb 266

Fabsoldier

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu tenho uma placa-mãe A7V266C da ASUS, ela suporta apenas FSB 266 e estou querendo comprar um Atlhon XP 2600 mas só acho a versão FSB 333.

O cara da loja WAZ disse que eu posso pegar o XP 2.6 FSB 333 que ele vai rodar beleza, mas tenho lá minhas dúvidas:

1) O XP 2.6 FSB 333 já vem com o multiplicador de clock desbloqueado?

2) Poderei ajustar na bios o XP 2.6 FSB 333 para rodar normalmente como um XP 2600 FSB 266 ou terei que mexer nas pontes do processador?

3) Qual a diferença de clock do XP 2600 FSB 266 e FSB 333? Ambos rodam a 2130mhz?

Sei que eu poderia pegar um XP 2400 mas eu quero o 2600 pois não sou muito fan de overclock, além do mais aqui no planalto central faz um calor imenso e o clima é super seco. Meu XP 1800 já  chegou a 75º no verão!!

Postado

Funcionar eu não posso lhe dizer, pois a sua placa mãe foi lançada muito antes desses processadores, com uma atualização de bios eu creio que funcione, mas em 266 MHz DDR.

Este processador é totalmente destravado.

KT133A não suporta 0.13 microns, será que o KT266A suporta??

Postado

a única solução é alterar o multiplicador, mas a sua placa-mãe possui esta opção no setup? correto? senão só arriscando, qual a data da última atualização? se tiver, olhe o review e veja se existe alguma alteração para esta aplicação.

Postado

Não se preocupem com relação a placa pois a minha A7V266C é a revisão 2.0 e eu já fiz o update de bios para ela suportar o XP 2600+ FSB 266 que é Tbred B 13 micron.

No próprio site da ASUS diz que ela é compatível!

Alguém sabe algo sobre as perguntas que eu fiz??

Postado

Como já foi dito, o multiplicador é destravado. Com relação a sua pergunta 3, o meu processador é um XP2600+ FSB333 e o clock dele é 2083 MHz com multiplicador 12,5.

Já o XP2600+ FSB266 tem o clock 2133 MHz (ou algo muito próximo) com multiplicador 16,0.

Também fiquei na dúvida sobre esses clocks e baixei três arquivos do site da AMD que são muito bons, pois trazem muitas especificações dos processadores. O endereço é:

http://www.amd.com/us-en....00.html

É só fazer o download para os arquivos referentes aos modelos 6, 8 e 10 dos processadores.

Até mais.

• Membro VIP
Postado

Acho melhor você pegar o 2400+. A diferença de desempenho não é tão grande (6,7%) e ai você garante o funcionamento. E pode até chegar aos 2.133GHz com um pequeno overclock no FSB. É só ter memória razoável, aumentar um pouco a tensão nela, e colocar 142MHz no FSB. Talvez precise aumentar um pouquinho no processador também (para 1.7V). Mas ai só testando.

• Membro VIP
Postado

Desista deste XP amigo. O problema é q mesmo sua placa-mãe manipulando os multiplicadores livremente sua barreira é o 12.5x. você não conseguirá chegar no clock normal do 2600+ fsb 266 pois seu multiplicador é 16x. Já, c fosse o multiplicador correto não teria problemas pois a placa somente leria as informações da CPU (poderia ser mult. 20 por exemplo)

Compre o 2400+ mesmo, ou então aproveite e troque d placa-mãe =:-)=

Postado
Postado Originalmente por NASCARBR@08 Julho 2003,10:47

E se eu tentasse colocar na minha K7VTA3 v3.1, um processador Athlon XP2600+ FSB333 funcionaria? a minha placa-mãe tem a opção deste FSB333 (166/33). Daria certo? :help:

Sim! Com certeza!

Só não daria certo se ficasse assim: Ex. 166/40 Isso significa que não suporta oficialmente, como nas placas com KT400, que ficam assim: 200/40 ou seja, processadores com FSB de 400 MHz DDR não são suportados normalmente, mas no seu caso suporta sim, pois o PCI continua em 33 MHz, mas é sempre recomendável deixar a biso atualizada.

Postado
Postado Originalmente por Phoenyx@08 Julho 2003,02:01

Desista deste XP amigo. O problema é q mesmo sua placa-mãe manipulando os multiplicadores livremente sua barreira é o 12.5x. você não conseguirá chegar no clock normal do 2600+ fsb 266 pois seu multiplicador é 16x. Já, c fosse o multiplicador correto não teria problemas pois a placa somente leria as informações da CPU (poderia ser mult. 20 por exemplo)

Compre o 2400+ mesmo, ou então aproveite e troque d placa-mãe =:-)=

Acho que você se enganou pois a A7V266C V2.0 além do multiplicador 12.5x existe na bios dela o 13x e o 14x, sem contar que eu já fiz o update da bios e ela agora suporta o Atlhon XP 2600+ FSB 266 (16 x 133) conforme descrito no site da ASUS.

Mas como ela executa o multiplicador 16X se na bios só tem até o 14x?

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por fabsoldier@09 Julho 2003,15:28

Acho que você se enganou pois a A7V266C V2.0 além do multiplicador 12.5x existe na bios dela o 13x e o 14x, sem contar que eu já fiz o update da bios e ela agora suporta o Atlhon XP 2600+ FSB 266 (16 x 133) conforme descrito no site da ASUS.

Mas como ela executa o multiplicador 16X se na bios só tem até o 14x?

Mas essa placa reconhece graças a um remapeamento. 16x só no modo automático. Só que quando você for mudar manualmente os multiplicadores, ela irá se restringir a faixa entre 5x e 12.5x.

• Membro VIP
Postado

Funcionar a 166mhx nessa placa é suicídio de dados, você tem 90% de chance de corromper dados. Eu tive uma dessas e a 160Mhz ela já corrompia arquivos no hd.

E você não vai conseguir pegar o multiplicador correto para usar ele como 2600+ (16x133=2.133MHz), já que no modo manual o multiplicador máximo que ela aguenta é 12.5x. O XP 2600+ de 333Mhz é 12.5x166=2.083MHz.

Pegue o XP 2400+. Até porque a diferença de preço é grande.

• mês depois...
Postado

Valeu pela ajuda pessoal, foi difícil encontrar mas acabei comprando o Athlon XP 2600+ FSB 266 Tbred B. Não queria gastar uma nota em uma nova placa mãe pois estou super satisfeito com a minha A7V266C.

Realmente a placa-mãe reconheceu meu novo Athlon com o multiplicador 16X e agora minha máquina está rodando a 2150mhz!

O ponto negativo deste fato vai para o vendedor da WAZ que queria me empurrar um XP 2600+ FSB 333 garantindo que funcionaria na minha A7V266C.

Olho vivo galera!

• Membro VIP
Postado

É isto aí! 50% dos vendedores querem empurrar suas mercadorias a qualquer preço, os outros 50% restantes realmente não sabem nada a respeito d hardware e ficam falando besteira...

Viva aos fóruns!!! :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...