Ir ao conteúdo

Athlon 64 fantasma!

rodrigofss

Posts recomendados

Postado

Olá amigos!!Tive um daqueles dias em que tudo dá errado na vida...e nesse dia eu fui trocar a pasta termica do meu processador e na inserção do cooler eu quebrei um dos pinos do meu querido e amado processador, um Athlon 64 3700+ San Diego.Fiquei em estado de choque e sem respirar por alguns segundos, quando recobrei a consciencia e liguei o computador percebí que tudo funcionava normalmente(tensão normal, temperatura um pouco acima porque a pasta termica foi colocada à poucos instantes, tudo normal).A pergunta é:Isso é normal??Já viram isso acontecer antes??No futuro isso trará algum problema??Terei que comprar um novo processador??Obrigado!!

Minha ssinatura:

Abit Fatal1ty AN8 SLI

Athlon 64 3700+ San Diego (pobrezinho!!)

2 Gb RAM Corsair XMS

XFX Geforce 6800gs

...

ST 420BKV

• Membro VIP
Postado

Nunca ví isso acontecer (funcionar sem um pino), só quebrei pinos de 2 processadores na minha vida (todos por acidente é claro), quando isso aconteceu, eu não liguei eles sem os pinos, coloquei no soquete um "fio" - na verdade pernas de um resistor - milímetros maior que os pinos quebrados, quando fixado com o zip funcionaram perfeitamente.

Postado

HeHe!!Muito legal essa sua ideia...Muito estranho o meu processador funcionar sem um dos pinos.Falei com alguns amigos meus e eles falaram que já ouviram pessoas usando athlon 64 com "alguns" pinos faltando...eu nunca acreditei...agora aconteceu comigo e o processador tá rodando, até agora!!Mas já estou na espectativa de algum tipo de "BUG" no meu processador!!Valeu!!

Postado

Cara, roda um SuperPi ou um Prime, pra ter certeza que ele está bem de saúde, rsrsrs.

Eu já quebrei um pino de um Athlon XP, quando eu liguei e testei, ele funcionou normal, mas depois começaram os resets aleatórios, daí troquei de processador.

EDIT: Meu AXP não rodava Prime nem SuperPi. :P

:-BEER

Postado

É comum. Muitos pinos estão lá apenas enchendo lingüiça, ou cumprindo alguma função inútil que ninguém usa. É bastante provável que seu pino seja um desses. Ah, sem contar os pinos de alimentação, os seletores de tensão e os pinos de configuração que você não selecionou.

Agora, se está funcionando, provavelmente vai continuar a funcionar. Por garantia, mude a tensão e o clock dele, troque tudo quanto é tipo de configuração de processador, e ative o modo 64b. Se não acontecer nada, ria e agradeça a AMD por usar muito mais pinos do que o número necessário...

E, se você tiver coragem pode ir até o site da AMD e procurar os dados a respeito dos pinos. Há a possibilidade deles terem uma tabela da função de cada pino.

Postado

Tem sim, tem um pdf gigantesco (4.5mb) com todas as especificações dos 939. Meio enfadonho, mas dá pra tirar a dúvida.

Mas como o Igor falou Rodrigo, passa um prime95 e deixa rodando o torture test Blend, se tiver algum problema no seu processador, dificilmente você conseguirá rodar o teste por mais de 15 minutos.

Mas é como o Thiago disse, muitos pinos são inúties e não fazem diferença alguma.

Eu já quebrei um thunderbird (CPGA, quebrou a cerâmica...) que caiu no chão e foram-se embora dois pinos, continuou funcionando belezinha.

Postado

Valeu pelas dicas galera!!Quando tiver um tempinho vou rodar o prime95 em torture test Blend e ver o que acontece!!Tomara que funcione perfeitinho...não estou com "$tempo$" para comprar um processador decente por esses dias!!Se der pau vou "surrupiar" o 3500+ da minha maninha que viajou para um congresso!!hehehe

Tambem vou deixar ele rodando o dia todo pra ver se reseta e em que freqüência!!

Se eu cortar a ponta de um alfinete...pedir pra um colega meu, que é fera em solda de componentes de celular, soldar essa ponta no lugar do pino quebrado...será que vai rolar??

Se meu processador der "pau" e não funcionar, vou colocar todo tipo de "artefato" metalico em formato de pino e soldar no processador para depois ver se funciona e postar os resultados!!hehe

Postado

Já aconteceu isso comigo só que foi numa placa-mãe LGA775 que %$¨%$¨de soquete nem precisa estar num dia ruim que você entorta um sem querer e o pior que nem sempre acontece um milagre igual o seu caso.Também já vi um x2 "936" funfando normal.

Flows

Postado

Éh amigão!!Acho que você teve um pouquinho mais de azar do que eu!!Tomara que meu processador aguente até eu conseguir juntar a grana necessária para comprar um processador decente...quem sabe minha "irmãnzinha querida" de tanto reclamar da vida por eu estar usando seu precioso processador não me ajuda a comprar um Athlon X2!!hehe

Enão 0m4r você já viu um X2 funcionando com o pino "avariado"!!

Valeu pelas respostas e pelo apoio psicológico!!

Postado

pode ser que esse pino tenha danificado a comunicação com um dos slots de memória, troque a memoria de slots e veja se todos funcionam... se um deles não funcionar provalvelmente esse será o unico problema do processador

Postado
pode ser que esse pino tenha danificado a comunicação com um dos slots de memória, troque a memoria de slots e veja se todos funcionam... se um deles não funcionar provalvelmente esse será o unico problema do processador
Os contatos não são multiplexados entre os slots de memória? Afinal, caso não fossem multiplexados, estarímaos falando de 736 pinos só no soquete 939, e 552 pinos no 754 (assumindo quatro slots no caso do primeiro, e três no caso do segundo). Me parece demais...

Edição:O que eu escrevi está errado. Leia abaixo.

Postado

poderia esclarecer esses números?

seria 184*4=736??

nesse caso você tem que assumir que seu cálculo supõe que TODOS os contatos da memória levam ao processador

não tenho certeza com relação à quantidade, mas vou verficar em uma placa-mãe 754 aonde levam as trilhas dos contatos das memórias...

Postado
poderia esclarecer esses números?
Falei besteira. O que você disse é verdade, nem todos os contatos das memórias levam ao processador. E não há como multiplexar os dados, a não ser que você inclua uma minicontroladora de memória entre a controladora do processador e os chips de DRAM.

O que já foi feito, diga-se de passagem, mas não com algum padrão DDRx. Se não me engano, as DRDRAM e particularmente as FB-DIMM são dois ilustres representantes dessa ideia. Bom, talvez não tão ilustres...

De qualquer modo, para tirar a dúvida basta olhar para as controladoras do chipset: todas têm caminhos diferentes para os diferentes slots. Ou seja, o que eu falei é besteira, e vou editar minha mesagem para evitar problemas...

Eu, pra falar a verdade, só entrei em contato com Opteron 165, destinado a servidores. Fiquei impressionado com o peso e tamanho da pastilha, além do número de contatos. Me lembro de ter perguntado pro cara se eles não quebravam muitos. Ele riu: disse que montavam muito poucos, e que depois dos 775, nada era difícil de verdade...

Mas, não creio que a quebra de um pino cause algum efeito diferente em um x2, com exceção é claro do prejuízo, que vai ser grande...

Mas, se não restarem esperanças, você pode ir a um ourives competente, e pedir para colocar um contato na base do processador. Ou dependendo você pode soldar o que sobrou do pino com outro (não faça isso em casa!).

Postado

eu definitivamente preciso dar uma olhada no pcb de uma placa 754 ou 939 pra tirar dúvidas relativas aos contatos dos pinos...

rodrigofss, se puder nos dizer qual pino exatamente está quebrado vai nos ajudar a tirar essa dúvida...

vou procurar também as especificações dos pinos dos processadores

já sugeri antes: poderíamos fazer uma base de dados de pinos quebrados e suas consequencias... ia ser uma ajuda imediata pra alguem que venha a quebrar um pino de um processador

Postado

Valeu pelas respostas e pelo apoio psicológico!!

Não ele estava memo sem os pinos.Pensei em fazer o que GusGraf falou mas pensei bem e lembrei "que em ***** quanto mais mexe mais fede" e deixei quieto.

Postado

Olá galera!!Realmente eu anotei a posição do pino quebrado, porém eu deixei o papel lá na faculdade e só vou pegá-lo na terça-feira.

Depois de algum tempo os problemas já começaram a aparecer, afinal, eu não tenho tanta sorte assim!!O único problema que apareceu, até agora, foi na inicialização do windows.Na maioria das vezes aparece a tela principal do windows xp com aquela "coisinha azul" passando da esquerda para a direita sem parar, o máximo que eu aguentei esperar foi 5 minutos e o computador não saiu daquela tela.Depois eu reseto minha máquina e escolho a opção iniciar normalmente ou a opção iniciar com a ultima configuração e o computador liga, porém, com uma pequena demora!!De resto, até agora, tá normal!!

Valeu pelas respostas!!

Postado

Será que não é alimentação elétrica?

Tenta um clock mais baixo ou mais tensão!

Mas primeiro checa o troço dos pinos, daí você vai saber o que fazer...

Postado

Beleza Edvaldo!!Não, eu nunca danifiquei nada.Eu não sou tecnico mas já realizei várias vezes montagens de computadores, nada profissional e não tenho ambição de me tornar um .Eu monto computadores apenas para meu uso e tambem monto computadores para alguns amigos que me pedem.Problemas como esse nunca aconteceram.Eu tenho o kit anti-estatico e tenho uma mesinha em casa que eu pedí pra um amigo estudante de Eng.Elétrica aterrar... eu sempre "mexo" no meu pc nessas condições.Quando alguma coisa não encaixa eu vou em um tecnico de confiança ... lá ele resolve!!Nesse caso eu fui lá e ele disse o que eu já sabia...o pino do processador estava quebrado.

Eu "fusso" em computadores a uns 2 anos e nunca nada deu errado...até agora!!hehehehe

Vivendo e aprendendo!!hehehehe

Obrigado pelo apoio e o windows cada vez mais difícil de iniciar!!

Postado

Olá galera!!Realmente eu anotei a posição do pino quebrado, porém eu deixei o papel lá na faculdade e só vou pegá-lo na terça-feira.

Realmente não entendi, se o pc é seu, o que tem a ver o papel onde você anotou ter ficado na faculdade?

se o processador está na sua casa...

Postado

hehehehe!!Eu entendo o seu espanto neckilljo.Vou te explicar...eu tô com MUITO RECEIO de abrir meu computador e verificar qual pino está faltando por isso eu escreví a posição desse pino em um papel para que eu não tenha que abrir meu computador.Não estou com "$tempo$" para comprar um processador decente por isso eu evito ao maximo abrir meu computador, já foi uma sorte tremenda meu computador estar rodando razolvelmente bem.Estou tereroso em tirar o processador e depois coloca-lo e ele não funcionar mais.Tipo..."em time que está ganhando não se mexe".

"Ganhando" é um pouco demais...mas empatando...isso sim!!!!!!!Se meu processador parar eu vou ficar sem computador por um bom tempo e isso não é nada bom.Eu sei que é totalmente "nóia" da minha cabeça mas...fazer o quê!!hehehehe

Por isso eu peço desculpas pela minha "falta de coragem" e pela demora em informar qual o pino está faltando!!

Obrigado pelo apoio e pela paciencia!!

Postado

a sim, a cautela hehehe

é porque estranhei mesmo, o mais comum aqui é o cara fuçar até ficar "0 ou 100%"... qualquer valor fora disso é motivo pra continuar fuçando... hehehe

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...